Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

micaela 21/06/2020

Esclarecedor
Ano passado, no dia 20 de abril, o massacre em Columbine completou 20 anos e apesar de tanto tempo já ter se passado ainda vemos muita desinformação a cerca do caso. Grande parte dessa desinformação é culpa da mídia da época (que aparentemente não investigava a veracidade de nenhuma notícia) e também das autoridades que retinham informações necessárias para compreensão do caso.

Dave Cullen após passar cerca de 10 anos estudando o caso e entrevistando sobreviventes nós dá uma visão minuciosa do que realmente aconteceu e nos emociona com relatos intensos das vítimas.

💬 Achei o começo bem parado e só fui pegar certo ritmo perto da página 100, daí em diante a leitura flui bem melhor.

💬 O autor tem um modo muito interessante de escrever, ele descreve os acontecimentos como em uma reconstituição e apesar de algumas dessas passagens deixarem o leitor aflito também mostra com clareza o que se passou na escola.

💬 Cullen tenta entrar na mente dos assassinos, tenta nos deixar resposta dos porquês e satisfaz o leitor no fim das contas. Esse livro se faz necessário por desmitificar a ideia que os criminosos eram apenas dois jovens cansados de sofrer bullying que decidiram acabar com seus opressores, algumas vítimas nem sequer os conheciam. Tentar querer justificar o que eles fizeram usando esse argumento é um ato deliberado de burrice.

site: https://www.instagram.com/p/B8_V8Rih_ye/
Thais 22/06/2020minha estante
Estou curiosa pra ler Columbine tbm. Vc já leu "O acerto de contas de uma mãe" ? é da mãe do Dylan, escrito por ela. Muito bom, triste e pesado. Recomendo!

micaela 22/06/2020minha estante
Ainda não, mas quero muito.

Askah 06/08/2021minha estante
O livro é cheio de detalhes, afinal foi uma obra de dez anos. Algumas partes chorei horrores. A mãe de Dylan tem o livro contando sua experiência com massacre. É basicamente o que ela diz nas palestras dela, que também recomendo verem.
O livro é sensacional.

Berenice.Thais 29/10/2022minha estante
Assim como falar que eles tinham como alvo os atletas spoiler
Que nem estavam lá

Pericles Avelino 12/11/2022minha estante
Excelente análise

maria 25/03/2023minha estante
acho que deveria conter mais imagens, tirando isso, é ótimo ;)

Aline MSS 18/05/2023

A verdadeira história sobre Columbine
?Livro q deveria ser lido por todos os profissionais da educação e da imprensa!

O livro trata em detalhes tudo oq aconteceu antes, durante e depois do massacre ocorrido no dia 20 de abril de 1999 na Columbine High School, escola situada no Colorado, Estados Unidos.

Sem dar spoilers, o ocorrido foi considerado um dos maiores ataques com armas em uma escola na história dos EUA e teve como protagonistas 2 alunos do Ensino Médio.
Eric Harris(18 anos) e Dylan Klebold (17 anos), que planejaram o massacre juntos, eram alunos medianos, com perfis diferentes e q até hoje servem de "inspiração" para crimes desse gênero.

Particularmente nunca procurei saber muito sobre esse caso, não tinha visto imagens dos assassinos, não li matérias com os detalhes e nem sabia oq eles realmente tinham feito. Adquiri o livro justamente para saber detalhes e ler sem qualquer viés, mas confesso q tive medo de q a narrativa tivesse sido de alguma forma "romantizada". (Não foi!)

O livro é mto bem escrito e conta a historia de maneira NÃO linear, ele vai e vem sobre os eventos, detalhando não só os planos e perfis dos assassinos(c/ estudos psicológicos), como também as vitimas antes e depois do evento. É simplesmente ESTARRECEDOR oq eles planejaram e a quantidade de erros cometidos pelas autoridades locais p/cessar o ataque.
O autor tb trata a atuação da IMPRENSA sobre o caso, os desdobramentos políticos, a atuação da administração da escola e o desenrolar das investigações. Os relatos dos familiares são de partir o coração e vc SOFRE junto ao longo da leitura.

Não é um livro pra qualquer tipo de pessoa, pois traz detalhes chocantes do q aconteceu com as vitimas durante o evento, além de descrições sobre o estado dos cadáveres. Os relatos são bem dolorosos e eu chorei 2 vezes lendo, além de sentir a minha ansiedade atacando. Já trabalhei com pessoas encarceradas e estou "acostumada" com True Crime, mas msm assim nunca senti q um livro mexeu tanto comigo qto esse. É bem triste em todos os aspectos!

O autor é um jornalista e trata os eventos, vitimas e autores do fato de maneira respeitosa e sem qualquer glamourização. Não existem imagens sobre o evento no livro, mas a narrativa contada é tão detalhada q vc entende pq isso é totalmente dispensável. Parece q vc está LENDO um documentário e vale DEMAIS o investimento.

Oq tem no livro:
- História não linear;
- Estilo documental:
- Poucos diálogos e muitas descrições;
- Citações de estudos psicológicos;
- Perfis criminais;
- Relatos de sobreviventes;
- Erros policiais e jornalísticos do caso.
- Detalhamento do massacre (antes, DURANTE e depois). O PLANO arquitetado foi oq mais "me pegou" e me chocou. Não foi "somente"um ataque armado, foi algo além disso e totalmente inesperado levando em consideração a idade dos envolvidos.

Assisti no YouTube o documentário lançado em 2002 "Blowing for Columbine"(Tiros em Columbine), q retrata a natureza da violência nos EUA, a publicidade das armas de fogo e todo o contexto do ocorrido em Columbine. É devastador e embrulha o estômago!

Li a edição física da DarkSide e achei o livro lindíssimo. A diagramação é boa, vc tem a sensação de q vai demorar mto p/finalizar a leitura, mas flui com mta rapidez apesar dos horrores descritos. Vale o investimento pra quem não é mto sensível/emotivo. É chocante! Sério!
Regis 18/05/2023minha estante
Sua resenha é bem descritiva e atiça a curiosidade apesar do tema pesado que o livro aborda. Ótima resenha, Aline! ? ??

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Obrigada, Regis. Amo suas resenhas tbm, Vc arrasa demais nas suas e sempre aumenta minha wishlist. ??

Regis 18/05/2023minha estante
???

Pedro 18/05/2023minha estante
Caramba, Aline, que resenha sensacional! Parabéns:)
????????

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Vlw, Pedro vc sempre é mto gentil.???

Tiago Doreia 18/05/2023minha estante
Resenha incrível, deu uma curiosidade genuína de ler depois da sua análise, parabéns!

Aline MSS 18/05/2023minha estante
Obg. Tiago! Ficou extensa, mas acho q consegui evitar spoilers.? ???

Fabio 19/05/2023minha estante
Parabéns pela resenha Aline!
Incrível!

Gustavo616 19/05/2023minha estante
É a primeira vez que leio algo a respeito desse livro, e só me deixou com mais vontade de iniciar a leitura.

Nunca me aprofundei nesse caso, mas lembro de ter visto um vídeo longo das câmeras de segurança do colégio no dia do massacre. É algo assustador ver todas aquelas pessoas passando por aquilo até então no que era "só mais um dia comum". Desde então tive interesse no livro, e por tudo o que você escreveu dá pra ver que é um livro bem completo.

Uma ótima resenha!

Aline MSS 19/05/2023minha estante
Obrigada, Fabio. ??

Aline MSS 19/05/2023minha estante
Gustavo, eu tb nunca procurei saber e só fui ver as imagens depois de ter lido. As descrições do livro conseguem ser mais pesadas do q oq foi capturado pelas imagens. Sério! Espero q o livro atenda as suas expectativas, assim como atendeu as minhas (foi a maior nota q dei esse ano p/ uma leitura).???

Núbia Cortinhas 30/05/2023minha estante
Amei a resenha! Já quero ler o livro! Parabéns!! ?? ?? ?? ??

Aline MSS 30/05/2023minha estante
Obrigada, Núbia.????

Rosangela Max 19/08/2022

Um massacre contado de forma floreada.
Eu teria gostado mais da leitura se o autor tivesse ido direito ao ponto.
Não gosto quando os autores se agarram a cada pontinho da história para esticar o conteúdo até não poder mais, na tentativa de aumentar o drama. Não há necessidade disso. O massacre de Columbine já foi trágico o suficiente.
O conteúdo se resume em contar sobre a evolução do plano dos assassinos até o dia D, o impacto que o ocorrido causou (ao longo dos anos) na cidade, nos sobreviventes, na família das vítimas (dos sobreviventes e dos não sobreviventes) e nas vítimas em recuperação. Também conta um pouco sobre a ação das polícias, da imprensa, dos políticos e da administração da escola.
Tem bastante informação e algumas são repetitivas. Senti falta de mais informação sobre o principal que é o que motivou os assassinos a cometerem a atrocidade. Mas creio que isso só eles mesmos poderiam responder, o resto é especulação.
Alguns pontos que me incomodaram: pessoas se aproveitando do fato para ganhar dinheiro e conquistar devotos; adolescentes de 16, 17 e 18 anos sendo considerados como crianças; atitudes e comportamento de haters sendo vistos como ?uma fase? pelos pais e conselheiros; e pessoas querendo procurar culpados pela situação sendo que os verdadeiros culpados já eram conhecidos e estavam mortos.
Apesar de ter terminado a leitura com a sensação de que está história poderia ter sido contada em muito menos páginas, a recomendo.
Bruno Oliveira 19/08/2022minha estante
Eh, têm muito adulto por aí que ainda acha que criança é ainda só uma criança.

annacsfraccaro 18/12/2023

O emblemático massacre de Columbine
Antes de ler esse livro eu jurava que os assassinos sofriam bullying ou tinham problemas com a família/sociedade, e por isso tanto ódio ocasionando o massacre. No entanto, eles não sofriam bullying, não tinham problemas familiares, não eram excluídos da sociedade, tinham uma vida boa, eles tinham uma boa família, amigos, eram excelentes alunos. O que foge de tudo que foi passado pela mídia.
Em alguns momentos foi um pouco difícil de continuar lendo, eram muitos detalhes.
No fim, o livro foi bom desmistificar todos os mitos que foram criados em torno de tudo.
Dyonathan 19/12/2023minha estante
Caramba, eu também achava isso pelo que foi passado pela mídia. Esse livro tá na minha lista pra ler tem um bom tempo, mas imagino que é bem pesado, então tô deixando pra ler no futuro.

Alan kleber 29/12/2023minha estante
Tem um livro escrito pela mãe de um dos assassinos que é bem esclarecedor.
O nome é, "O acerto de contas de uma mãe - A vida após a tragédia de Columbine".

annacsfraccaro 01/01/2024minha estante
Dyonathan, eu sempre pensei que o motivo era bullying, mas esse livro desmentiu totalmente essa história contada. E é um livro bem pesado mesmo porque tem alguns detalhes que preferia não saber

annacsfraccaro 01/01/2024minha estante
Alan, já ouvi falar de um livro que foi escrito pela mãe de um dos assassinos, não sei se foi esse que você citou, mas ouvi falar que a mãe tenta jogar a culpa toda para cima do outro assassino, sendo que os dois foram culpados, meio que falando que o filho foi manipulado

Alan kleber 02/01/2024minha estante
Anna o livro é esse mesmo. A mãe coloca parte da responsabilidade do massacre no amigo do filho.
Os dois assassinos foram como uma espécie de chave e fechadura. A dinâmica entre eles criou uma interação negativa, onde um influenciou o comportamento do outro. O livro mostra como a interação entre duas mentes perturbadas criou o massacre.

annacsfraccaro 02/01/2024minha estante
Alan, então foi esse mesmo que vi críticas negativas porque a mãe tenta ao máximo inocentar o filho e falar que ele foi manipulado, principalmente porque o dylan não atirou tanto quanto o eric

auroras 26/07/2022

Um livro imprescindível.
Columbine é um livro de reportagem sobre o massacre que aconteceu no dia 20 de abril de 1999. Dois adolescentes chamados Eric Harris e Dylan Klebold entraram no Colégio Columbine armados, eles atiraram em diversas pessoas deixando várias feridas e 13 vidas foram ceifadas.
O livro detalha tudo o que aconteceu desde o antes, o durante e o depois do massacre. É narrado o ato com "pausas" ao visar outros acontecimentos, mas ao chegar no final do livro a narração é feita sem interrupções e detalhadamente. Confesso que essa foi a parte que mais me deixou perturbada.
Um dos acertos desse livro é que ele não contém nenhuma foto apelativa. O autor também ressalta a culpa da mídia por conta da popularização da tragédia ao falarem sobre o massacre. A imprensa ficou com uma ideia fixa sobre a motivação dos adolescentes, o que acabou prejudicando os familiares das vítimas e dos atiradores. Dave Cullen é jornalista e esteve presente no dia 20 de abril fazendo a cobertura do ocorrido, ele também ressalta a sua parcela culpa em relação a isso. Essa popularização ainda é um grande problema atualmente, e por conta da mídia o desejo de Eric se mantém vivo até hoje, que é a propagação do medo e o ato em visibilidade.
O livro nos contempla com uma extensa cobertura do ocorrido, o que motivou os assassinos, uma análise dos diários do Eric e do Dylan. Dave Cullen ficou por 10 anos estudando e pesquisando sobre o massacre, então ele traz muito conteúdo e por ser tão bem descrito e rico em detalhes senti que estava dentro do colégio. Eu sou estudante de Psicologia e essa leitura me proporcionou um ganho de conhecimento muito grande, fora uma ampla compreensão sobre o caso, achei que sabia bastante coisa, mas estava enganada, não sabia nem da metade.
A edição deste livro é incrível, mas notei alguns erros na tradução e revisão, isso fez com que ficasse meio desconexo e dificultando a compreensão, precisei ler algumas partes várias vezes para finalmente entender. É um livro bem pesado, eu fiquei perturbada, chorei muito e fiquei muito aflita, mas é uma leitura bem interessante. Não recomendo a leitura desse livro em um momento ruim, guarde para depois, mas se cuide antes, durante e depois da leitura do mesmo. Esse massacre não deve ser romantizado, muito menos os atiradores.

Can you still hear raging guns
Ending dreams of precious ones?
In God's son, hope will come
His red stain will take our pain
Columbine, friend of mine
Peace will come to you in time.
- "Columbine (Friend of Mine)"
De Jonathan & Stephen Cohen -
Núbia Cortinhas 26/07/2022minha estante
Uauuuu! Parabéns pela resenha! ?? ?? ??

masochistic lion 27/07/2022minha estante
Que orgulho de você e das suas resenhas, amor! Primeiro, por ter encarado a leitura de um livro tão pesado quanto esse. Em segundo, por estar seguindo firme na sua meta. É sempre um prazer ler as suas resenhas e ter sempre a certeza de que você só melhora cada vez mais (o que eu achava ser impossível). Mesmo sendo uma leitura difícil, você me deixou, mais uma vez, com muita vontade de ler um livro. ??

auroras 27/07/2022minha estante
Obrigada pelo feedback, Núbia! ??

auroras 27/07/2022minha estante
Fico feliz que tenha gostado da resenha, amor. De verdade. Foi um livro difícil de ser lido, mas consegui. Gosto muito de ter você aqui lendo as minhas resenhas. Obrigada pelo feedback, é importante. E você deveria ler esse livro em algum momento.

Guibauer 27/01/2024

Pesado
Pesado, em alguns momentos difícil de ler, não pela forma de escrita ou construção narrativa do autor, mas sim pelas situações que estão sendo contadas, por mostrar todo sofrimento das vítimas e de seus parentes, a quantidade de vidas que foram abaladas e destruídas por esse caso.
Em alguns momentos também surgem a frustração e a raiva por como o trabalho policial foi conduzido e por perceber que, se tivesse sido melhor feito e de forma mais séria, tudo poderia ter sido evitado e o massacre de Columbine nunca ter acontecido.
Recomendo para quem gosta do tema, para quem quer tentar entender os porques verdadeiros de dois adolescentes terem feito tudo isso.
Fernanda.Akimi 27/01/2024minha estante
Queria muito ler esse livro, já ouvi podcast sobre ele, e se eu não me engano, tem um livro que a mãe de um dos meninos escreveu, não é?

@livros_no_quintal 27/01/2024minha estante
Uma das leituras mais pesadas que eu já fiz

Guibauer 27/01/2024minha estante
Fernanda.Akimi, tem sim, quero ler esse da mãe também

Saori Malfoy 10/12/2023

?A batalha entre o bem e o mal nunca termina?
Este é um livro que nunca me imaginei lendo, pois tenho gatilhos de qualquer coisa relacionada a massacre e geralmente tenho crises de ansiedade quando se trata do assunto, mas decidi reunir todas as minhas forças para ler. Foi um mês bem difícil, considerando o ar pesado que o livro traz consigo, teve momentos que considerei abandonar a leitura por que quase comecei a ter crises de ansiedade durante a leitura. No geral, apesar do gatilho que sinto, consegui ler o livro e pude conhecer mais a fundo a história deste crime. Confesso que teve umas informações que achei um tanto desnecessárias estarem no livro, o que tornou certos momentos da leitura cansativo e um tanto entediante. Também pude ver um pouco das motivações do Eric e do Dylan, a relação que eles tinham com os amigos e as famílias, mostrou um pouco dos diários e pensamentos deles, muitos deles me deixou aterrorizada, não entra na minha cabeça que dois adolescentes teve coragem de pensar e cometer atrocidades como estas, mas infelizmente, os Estados Unidos é um país onde venda e porte de armas são legalizados. Apesar de ter algumas informações que achei desnecessárias como citei antes, acho que este livro explica melhor o caso, entrando em detalhes que nem mesmo poderíamos aprender facilmente com a internet ou vídeos falando sobre Columbine. Com certeza, este é o livro mais difícil que já li e não é só devido aos gatilhos que sinto, o livro é bem angustiante e a maneira como fala das famílias das vítimas após o massacre é extremamente doloroso. Precisei levar um mês para ler para que eu não tivesse crises severas de ansiedade e para não afetar tanto minha saúde mental, com certeza é um livro no qual quero comprar e quando eu tiver uma estrutura emocional melhor poder reler com ainda mais calma.

Emanoel 12/05/2022

Columbine é a desmistificação dos "anjos vingadores"
Columbine não é nada do que achamos e esse livro prova que sempre estivemos sempre completamente errados. Não se trata de bullying, oprimir os fracos e, resultante disso, surge a vingança. Trata-se de menosprezo pela vida, da justiça falha e da negligência que poderia ter evitado o massacre.

Li o livro aos respiros. É forte e esclarecedor. Conhecia a história do massacre por meio de videos e, mesmo assim, nunca foi suficiente.

Me conectei às vítimas e aos sobreviventes. E surpreendentemente consegui me compadecer com as famílias dos assassinos, pois ao contrário da opinião popular na época, eles nunca foram culpados pelos erros de Eric e Dylan.

Quem sabe 100% os filhos que tem?

Eu recomendo demais a leitura, mas ela é bem intensa. O ataque teve diversos desdobramentos após 1999. Recomendo anotar também partes importantes.

Queria Estar Lendo 29/06/2023

Resenha: Columbine
Columbine, do Dave Cullen, é uma análise do massacre de 1999 que chocou o mundo e traz discussões até hoje. Publicado pela Editora Darkside no selo Crime Scene, é uma visão bastante ampla sobre tudo que aconteceu na escola - e as consequências daquele dia horrendo.

No dia 20 de abril de 1999, os atiradores Eric e Dylan entraram em Columbine munidos de armas e abriram fogo contra quem apareceu em seu caminho. O terror daquele dia foi amplamente discutido e analisado; as motivações dos assassinos, seu planejamento doentio, as relações com amigos e familiares; o livro traça uma análise bastante minuciosa sobre os dois, mas também sobre as inúmeras vítimas (fatais, feridas, as que escaparam e sofreram sequelas psicológicas pelo atentado) e a cobertura da polícia e da mídia naquele incidente aterrorizante.

Esse não é um livro fácil. Já no começo, o autor apresenta o terror que foi aquele dia, desde as bombas plantadas pelos dois quanto o desenrolar do atentado e o fim dele.

Toda a cobertura que o livro dá para as inúmeras localidades onde coisas terríveis aconteciam (o professor que ficou preso na sala de ciências, sangrando até a morte; o aluno baleado na biblioteca que precisou ser resgatado pela janela; a professora e o aluno que encontraram os atiradores no corredor e escaparam por pouco) mostra a amplitude do horror que foi aquele dia. E quão rápido terminou; mas quão demorado foi o resgate e a ação conjunta da polícia e a da SWAT para resolver aquela situação.

Daí até o fim, o autor se divide entre minuciosos estudos sobre o que a polícia e os investigadores descobriram a respeito dos dois garotos, além de dar espaço para falar sobre as vítimas, suas famílias e a repercussão que aquele caso causou na mídia e no mundo.

É revoltante, não apenas pelo atentado, mas pelo que surgiu em consequência a ele. O modo como a mídia tratou os sobreviventes e seus familiares, caçando entrevistas e exclusivas e minando até o fundo dessa tragédia é de ferver o sangue; chegou ao ponto de pais e conhecidos precisarem formar uma barreira em frente à escola, meses depois, quando reabriram para o fim do período escolar. A mídia não era bem-vinda - não com o tratamento que ofereciam ao incidente.

As análises sobre as ações policiais também causam problemas de nervos. Enquanto alguns pontos foram bastante eficientes, outros deixaram tanto a desejar que não é possível terem sido coordenados por especialistas naquela situação; a do professor Dave Sanders, que sangrou durante três horas até a morte - depois dos policiais terem visto uma PLACA NA JANELA dizendo que havia alguém mortalmente ferido na sala de ciências - foi a que mais me revoltou.

A falta de cuidado deles com o aluno Patrick Ireland, que caiu sobre o capô do carro durante sua evacuação pela janela, também é de arrancar os cabelos.

Os estudos sobre todo o material que os atiradores deixaram para trás foram bastante instrutivos sobre quem eram. Diários, filmagens no porão, planos de ataque; Eric e Dylan deixaram tudo para trás, um rastro de horror. O investigador responsável pelo estudo de todo aquele material elucidou muitos pontos a respeito da personalidade dos dois - Dylan, depressivo, ansioso para morrer. Eric, psicopata, ansioso para matar.

É assustador e perturbador ao extremo; a facilidade com que eles falavam de morte, com que o Eric convencia o Dylan de que homicídio era o caminho certo. O discurso psicopata dele é enjoativo; é um "por que?" simplista, mas já começa a raspar tudo que eram e os motivos que seguiram por esse caminho. Nada justificativo ou compreensível no sentido empático da coisa, mas no sentido científico e psicológico.

O livro é, principalmente, sobre os sobreviventes. Sobre suas vidas transformadas e a jornada até a rotina depois de escaparem de um momento tão terrível. Fala sobre o diretor, os alunos, seus familiares. É empático por dar tantos pontos de vista aos que escaparam e às famílias dos que não sobreviveram.

É devastador pelos alunos que perderam tanto em tão pouco tempo, e pelos que conseguiram fugir e reergueram suas vidas a partir daí. O significado de Columbine para eles, diferente do que significava para a mídia e o mundo, era a escola; seu lugar. Sua Columbine.

"Muitas das vítimas são consumidas pelo porquê, mas Val já cansou disso. "Não me pergunto mais. Quanto mais você se contradiz e se questiona, mais atrapalha o seu progresso. Se deixar Columbine arruinar minha vida, então eles venceram."

Eu me emocionei demais com os relatos do diretor e dos alunos. É de partir o coração, também, ler sobre os pais dos atiradores; Sue e Tom, pais do Dylan, foram os que "mais" se abriram, ainda que ambas as famílias tenham se reclusado desde o atentado. Sue, inclusive, publicou um livro de memórias, relatando sua experiência de mãe e então da estigma como mãe de um assassino.

Columbine foi um livro tenso. É um estudo profundo sobre tudo que aconteceu e dá visão a diferentes pontos de toda aquela situação; é uma peça de análise criminal, com os relatos dos investigadores e dos especialistas em psicologia e psicopatia. É, acima de tudo, importante por dar tanta voz aos sobreviventes e suas famílias.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/06/resenha-columbine-dave-cullen.html

Eduarda.Silva 11/11/2021

Um ótimo livro...
Esse livro retrata o massacre que ocorreu no dia 20 de Abril de 1999, cometido por dois adolescentes, Eric e Dylan, na escola americana, Columbine.

O autor, um jornalista que cobriu o dia o massacre e continuou com suas pesquisas por 10 anos, fez um trabalho incrível, mostrou o antes e o depois do massacre, como fizeram, como seus pais e as pessoas ao redor não desconfiaram de nada, contou a história de sobreviventes e de famílias que perderam seus entes queridos, retomou vários pontos interessantes, fez análises psicológicas (principalmente sobre a possível psicopatia de Eric), revelou investigações policiais, deu ênfase nos erros da imprensa e desmitificou lendas urbanas.

O livro também nos mostra que Eric tinha em seus planos a conquista da fama, e foi exatamente o que a imprensa deu, inclusive acabou conquistando fãs para esses meninos.

Eric, se achava melhor do que todos, em algumas passagens dizia que era deus, era muito inteligente e condenava as pessoas que pensavam diferente dele.

O livro também mostrou diversas anotações, o diário dos meninos escaneado e contou sobre as fitas que os policiais revelaram a pouco tempo, e esse conteúdo é simplesmente assustador, há passagens com mortes e estupros tratados com toda a naturalidade do mundo, fora que os meninos fizeram diversos planos para o dia do massacre, e por muita sorte, não deram certo, ou então o número de mortes seria muito maior (fico com um nó no estômago só de imaginar)

Enfim, o autor fez um trabalho incrível e por isso merece a minha avaliação de 5 estrelas.

Bruno 01/08/2022

Poucos livros foram tão difíceis/pesados de ler. Acho que por isso demorei tanto para teminar.
O trabalho do autor foi feito de forma brilhante, transmitindo a realidade por trás do massacre, desmistificando várias histórias que eu já tinha ouvido.

No mais, acho uma leitura válida, mas o fica o aviso: esteja preparado! Tem muita carga emocional aqui.

Andreza 23/03/2021

O livro é bem completo e tem muitos detalhes, não só do tiroteio em si mas também sobre a vida dos atiradores, das vítimas, da investigação, dos policiais envolvidos, dos familiares das vítimas e dos criminosos, tem até detalhes sobre o jornalista que escreveu o livro. Como tem muitos detalhes e que não narra os fatos de forma cronológica foi um livro um pouco lento pra terminar mas que vale super a pena a insistência.

Mynah Drakul 31/12/2020

Sem mitos
Resultado da longa e responsável cobertura da tragédia que atingiu a escola estadunidense, o livro de Cullen honra a memória das vítimas e de quem sobreviveu ao contar a verdade com sensibilidade e inteligência. O que num assunto com esse peso é dificílimo.

emy 23/01/2022

"Para Rachel, Danny, Dave, Cassie, Steven, Corey, Kelly, Matthew, Daniel, Isaiah, John, Lauren e Kyle.
E para Patrick, por me dar esperança"

Já tinha muito tempo que eu queria ler esse livro pra poder entender sobre oq foi e acho que de fato eu consegui entender.
No começo do livro eu desmoronei com as falas do Sr. D ou Frank DeAngelis.
Um ponto que eu de fato reclamei bastante foi em relação ao autor mencionar sempre o eric como cabeça de tudo e o dylan como o bom moço inocente que não sabia oq estava fazendo, que pra mim ele tem tanta culpa quanto o eric.
Eu fiquei impressionada com tudo desse livro, cada entrevista, as falas de pessoas próximas, os diários e até mesmo cartas.
Todos podem saber oque foi o massacre de columbine através de vídeos e reportagens, mas o livro vem completo e mostra tudo oq realmente foi de forma verdadeira.
Meses antes de acontecer essa tragédia foram instaladas câmeras por toda parte e no livro cita "Dia após dia, gravavam as imagens mais banais imagináveis. Ninguém poderia imaginar o que essas câmeras capturariam apenas quatro meses após serem instaladas" e olhando esses vídeos bate um sentimento de desespero por aquelas pessoas.
O Patrick Ireland foi um exemplo de superação, não só ele como todo mundo.
O encontro de alguns pais com os Harris e os Klebold foi algo que me pegou, assim como os diários.
Achei essencial o epílogo pela visão do dave.
Foi uma leitura boa mas que me deixou abalada

João Paulo 04/06/2021

Doloroso
Essa sem dúvidas é uma das leituras mais difícil que já li, porém muito esclarecedora sobre esse crime bárbaro que aconteceu e chocou todo o mundo. Mostra detalhes que a mídia não mostrou a respeito sobre a história e personalidades dos assassinos. Tbm relata um pouco sobre a "psicopatia" e "psicologia". O autor mostra como o crime abalou as famílias das vítimas , dos assassinos, da cidade e de todo mundo. Quem tiver interesse em conhecer mais sobre essa história é uma excelente recomendação.