Columbine

Columbine Dave Cullen

Resenhas - Columbine

Samara 14/04/2022

????
O livro chega a ser bem completo, relatando todos os fatos do dia do acontecimento, e até depois, achei bem conclusivo, mostrando que nem tudo que sabemos é verdade.
Resenhando Com Luke ® 14/04/2022minha estante
??????

Magê 09/04/2022

Can you still hear raging guns
Ending dreams of precious ones?
In God's son, hope will come
His red stain will take ur pain
Columbine, friend of mine
Peace will come to you in time.

julia6264 05/04/2022

Perturbador.
Enrolei muito pra ler esse livro por conta da carga pesada que ele trás, mas achei que era melhor ler logo. Não é o melhor livro de true crime que já li, acho que o autor enrolou muito a partir dos 50% do livro para deixar o livro maior, querendo que as pessoas continuassem a ler para receber as informações que queriam, fora a isso a riqueza de detalhes é inexplicável.

É perturbador você ler como eles já planejavam isso pelo menos a um ano antes, ler os trechos dos diários, vídeos, é ainda mais chocante. Muitos mitos sobre algumas vítimas foram esclarecidos aqui, mostrando mais uma vez como a mídia atrapalha e costuma sensacionalizar coisas horríveis apenas para conseguir lucro. Eric claramente era um psicopata, e Dylan foi manipulado pelas ideias dele e também pelas próprias. Porém, achei que o autor deu uma passada de pano para o Dylan, querendo mostrar que ele fez o que fez por conta do Eric, sendo que só pelos trechos de seus diários já demonstrava a vontade que tinha de matar as pessoas, independente de Eric ou não.

No geral, o livro é ótimo para saber mais profundamente sobre o caso, valeu muito a leitura.
tori 11/04/2022minha estante
Esse livro é cheio de mentiras sobre o caso. Ele não passou pano pro Dylan, ele meio que inventou um personagem né pq mil coisas dali nunca aconteceram. Não sei pra que pôr tanto detalhe se é tudo mentira. O Dylan nunca foi manipulado pelo Eric, a ideia do massacre foi dele.

julia6264 13/04/2022minha estante
onde você leu sabendo sobre isso?

tori 13/04/2022minha estante
Lê os transcritos das basement tapes. O Eric até chora pensando nas pessoas que vão ficar pra trás enquanto o Dylan faz piada sobre os pais.

julia6264 13/04/2022minha estante
vou procurar depois, de verdade nem precisei pesquisar muito pra ver como o autor meio que "defende" o Dylan de forma absurda, me incomodou bastante

tori 13/04/2022minha estante
SIM. Ele criou uma imagem do Dylan que não existiu. Do que adianta colocar tanto detalhe se nenhum é verdade.

julia6264 14/04/2022minha estante
é um absurdo ver ele tentando justificar o fato do Dylan ter participado do massacre por ser depressivo, como se isso justificasse alguma coisa. pesquisei algumas coisas hoje cedo e tem vários áudios do Dylan sendo até "mais maldoso" nas falas do que o Eric, coisa que o autor mesmo não falou

tori 14/04/2022minha estante
Sim! Eu acho o Dylan mais cruel que o Eric. Ele falou umas coisas nas basement tapes que me deixaram até agoniada. O Eric parecia se sentir meio jogado de lado e isso afetava ele. Os dois tinham problemas, óbvio que não justifica nada. Mas o autor criou um dylan que não existiu. E ainda me bloqueou no twitter por falar sobre isso ??

julia6264 14/04/2022minha estante
mentira que ele te bloqueou? KKKKKKKKK não tô crendo

tori 14/04/2022minha estante
Juro por deus. Ele bloqueia todo mundo.

julia6264 14/04/2022minha estante
KKKKKKKKKKKK tô em choque, não sabia disso. Que cara de pau

juresenhas 04/04/2022

"Se você se lembra das aulas de História, os nazistas inventaram a "solução definitiva" para o problema dos judeus... matar todos eles. Bom, caso ainda não tenham entendido eu digo "MATAR A HUMANIDADE". ninguém deve sobreviver

- essa foi uma das partes do diario do Eric que mais me assustaram, não faz sentido para mim uma pessoa pensar em algo assim , muito menos tentar levar isso em prática

os vídeos e os diários que o Dylan e o Eric escreveram sobre a ideia deles é horripilante e a escuta desse livro captou a maldade deles
leleceolins 07/04/2022minha estante
ansiosa pra ler AAAAA

darkblueonfire 04/04/2022

Incrível
Dave Cullen nos mostra a verdade por trás da verdade, todos aqueles detalhes que sempre foram escondidos e todas os questionamentos finalmente tem suas respostas, incrível a forma como a história é contada, a riqueza de detalhes, os acontecimentos, simplesmente fascinante.

Juliana 28/03/2022

Resenha publicada no @viagensentrelinhas
O livro dispensa sinopse, o Massacre de Columine é o mais conhecido episódio de tiroteio em escolas. Ocorrido em 20 de abril de 1999 e protagonizado por Dylan Klebold e Eric Harris e deixou 13 mortos e 21 feridos.
A obra de Dave Cullen é a mais completa sobre o caso, o autor foi um dos primeiros a chegar na escola no dia do massacre e passou 10 anos estudando e escrevendo sobre Columbine.
O livro não se detém somente a fatos, mas também faz muitas reflexões, a respeito da cobertura da mídia, psicopatia, depressão adolescente, e a que mais achei me chamou atenção foi sobre a fama, seria essa uma das motivações para grandes massacres como esse? Deveriamos dar esses minutos (ou mais) de fama a assassinos sendo que possívelmente é exatamente isso que eles buscavam?
A história do que aconteceu com o professor Dave Sanders foi uma das que mais mexeu comigo e entendo a revolta da família, acho que se fosse comigo não sei nem como agiria.
Os pais de Eric e Dylan com certeza sofrem muito até hoje, mas na época do massacre devia ser sido horrível. Além de serem apontados como culpados não podiam nem demontrar sofrimento pela morte dos filhos sem causar raiva aos sobreviventes e principalmente aos pais enlutados.
No final do livro o autor relata sobre a vida pós massacre de alguma das vítimas e a que mais me chamou atenção foi a Val Schnurr, senti uma paz lendo o relato dela e queria muito que as outras pessoas pudessem encarar o ocorrido daquela forma também.
Esse foi um dos melhores livros de True Crime que já li até o momento, ele traz um relato super completo sobre tudo o que aconteceu, o planejamento, a execução, a cobertura a mídia e todo o pós massacre até mesmo depois de anos.
Não é um livro fácil de ser lido, tem algumas partes bem fortes então se você é uma pessoa sensível eu não recomendo. Mas quem gosta do gênero e quer saber mais sobre Columbine esse é o livro perfeito, nenhum vai te trazer uma experiência tão completa.

Isa 27/03/2022

Desesperados por serem ouvidos e ainda damos o microfone
?Não devemos parar de reportar esses eventos apenas repensar a maneira: dar menos importância aos assassinos, informar o nome e mostrá-lo, mas como justificar a interminável repetição?? Fiquei pensando muito sobre esse parágrafo onde o autor cita o papel da mídia.

O massacre de Columbine foi um dos primeiros televisionados (deixou 13 mortos e ambos assassinos se suicidaram) e até hoje Eric e Dylan são endeusados por jovens movidos ao ódio inexplicável e insatisfação com a vida, que tentam repetir o que fizeram (inclusive aqui no Brasil). A mídia deu tanta repercussão e replicou tantas histórias falsas que até parece que foi um assassinato bem sucedido e genial, totalmente mentira.

Esse livro é muito detalhado e chega a ser uma homenagem as vítimas mortas e vivas deste massacre.

Daniel.Victor 27/03/2022

Impactante!
Escrito por um jornalista, confesso que o livro é pesado, não sendo uma leitura indicada para qualquer pessoa. Não sei o por que mas, li no auge da pandemia. É um livro bem escrito, com vários extras. Indico a leitura.

Gus 20/03/2022

All the other kids with the pumped up kicks, You better run Better run, outrun my gun
O trecho colocado como título faz parte da música Pumped up Kicks da banda Foster the People, o vocalista Mark Foster disse que a canção relata a vida de um jovem psicótico e homicida para debater e conscientizar a respeito da violência armada nas escolas e foi em parte inspirada pela tragédia de Columbine.

O livro começa com se fosse mais uma história adolescente, é época do baile, a maior preocupação é conseguir uma companhia para não ser zoado, o baile ocorreria no dia 17 de abril de 1999, um momento de felicidade e descontração. Ninguém sabia que em 3 dias aquela escola iria se tornar um inferno, pois no dia de abril de 1999, Eric Harris e Dylan Klebold entram na Columbine High School armados.

No dia do massacre, Eric estava equipado com uma espingarda Savage-Springfield 67H de calibre 12 (da qual ele descarregou 25 vezes), e uma carabina Hi-Point 995 de 9 mm com treze carregadores de 10 compartimentos (da qual ele disparou 96 vezes).[32]

Dylan estava equipado com uma pistola semi-automática TEC-9 da Intratec de 9×19mm, com um carregador de 52 compartimentos, um de 32 compartimentos, e um de 28 compartimentos, e uma espingarda serrada de cano duplo Stevens 311D de calibre 12. Dylan primeiramente disparou a pistola TEC-9 por um total de 55 vezes, enquanto descarregou sua espingarda de cano duplo por um total de 12 vezes.

Eles entraram atirando matando no total de 12 alunos e 1 professor e ferindo outro 11 pessoas. Após isso, cometeram suicídio: Eric atirou contra o céu da boca com a espingarda e Dylan atirou na tempora esquerda com a pistola 9 mm.

O livro começa a contar sobre a investigação, o que aconteceu com os sobreviventes após o atentado, a conclusão de que Eric realmente era um psicopata, mas Dylan foi uma caso diferente. O livro não foca 100% nos assassinos, ele é dividio em tudo relacionado no que ocorreu no atentado, assassinos, vítimas, familiares, investigação, etc.

Sinto informar, mas você não irá encontrar fotos do crime no livro, para isso existe o Goolge, porém no livro você irá encontrar partes dos diários de Eric e Dylan onde eles planejam o ataque, e descrevem seus sentimentos.

Eu achei a leitura um pouco demorada em alguns pontos, mas indico para todos. Darkside Books tem os melhores livros de crimes, todos com capa dura e excelente qualidade.

Mah 19/03/2022

Aterrorizador
Eu estou tremendo. Como advogada e estudante de pós graduação em Ciências Forenses e Investigação Criminal, eu sempre escutei que os psicopatas que se tornam assassinos normalmente o fazem após determinado gatilho em suas vidas. Como a perda de um emprego, por exemplo.
Dave Cullen deixa claro que Eric não sofreu nenhum gatilho específico. Após ter sido preso pela primeira vez, o sentimento de ódio se intensificou, mas como demonstrado em seus diários, o ódio e a vontade de matar sempre estiveram ali.
Eric planejou friamente o acontecimento por anos a fio.
Isso, mais do que tudo, me assusta.
O autor também faz um trabalho fenomenal ao descrever o sofrimento e o luto de todos os sobreviventes, inclusive os pais dos dois atiradores (será que não são esses as maiores vítimas dessa tragédia?)
Uma leitura difícil, que te faz analisar diversos aspectos da vida, e talvez por isso seja extremamente necessária

@mandinhas_angelo 08/03/2022

O livro traz uma riqueza de detalhes e informações sobre essa tragédia! É incrível poder acompanhar tudo tão a fundo dessa forma

Izabelle 06/03/2022

não me desceu
A pesquisa que o autor fez é profissionalíssima e inquestionável. Porém, achei o texto meio poético e senti que a forma que foi escrita pintava Erick e Dylan como pessoas complexas e interessantes. O autor passa pano e endeusa o Erick de uma forma que incomoda muito. E achei que tem muito detalhe desnecessário, que acabam confundindo o leitor. Poderia ser mais objetivo.

Liliane.Goncalves 02/03/2022

Impactante, triste e consternador
Me interessei por esse livro por três razões principais:

Queria entender melhor o que foi Columbine e porque essa tragédia aconteceu;

Queria entender como funciona a cabeça de alguém que concebe algo tão cruel e danoso;

E por último, mas não menos importante, como os sobreviventes e as famílias das vítimas seguiram com a vida após uma tragédia como essa.

Posso afirmar que o livro nos ajuda com esses questionamentos, mas não completamente.

A escrita do autor é um dos pontos positivos do livro. David Cullen é um exímio contador de história, consegue prender a nossa atenção totalmente. A leitura é bastante fluída e em determinados momentos a impressão que se tem é que se está assistindo um filme, pela forma como os fatos são narrados. Esse é também um dos pontos negativos, é impossível não notar certa dose de sensacionalismo por parte do autor. Sobretudo depois de saber que muita coisa que é relatada no livro é de segunda ou terceira mão. O próprio Cullen nos informa sobre isso no início e no final do livro, na parte das notas.

Outra coisa que me incomodou é que o autor claramente nutre certa empatia por um dos assassinos e me parece que isso acaba enviesando um pouco a escrita. Como se o assassino fosse apenas um menino solitário e triste que foi influenciado por "amigo" psicopata perverso. Acredito que ambos assassinos estão no mesmo nível de perversidade e os fatos falam por si.

Em que pese as críticas e polêmicas em relação ao livro e ao autor, considero que é uma leitura indicada para quem quer saber mais sobre essa tragédia.

PS: Sue Klebold, a mãe de um dos assassinos escreveu um livro chamado O acerto de contas de uma mãe. O livro é recomendado para quem se interessa pelo assunto e quer saber o outro lado da história. Como essa mãe lidou com a perda de um filho e ao mesmo tempo com a descoberta de que ele era um assassino. O livro é indicado tanto como contraponto ao livro de Cullen quanto para quem quer se aprofundar no assunto. Uma coisa legal sobre esse livro é que a renda gerada por ele foi destinada a pesquisas sobre saúde mental.

PsicoThriller 02/03/2022

O melhor de crime real
No dia 20 de Abril de 1999, por volta de 12h, ouviu-se vários tiros na Columbine High School, uma escola localizada em Jefferson County, no Colorado. Mais tarde, descobriu-se que os alunos Eric Harris e Dylan Klebold, os autores do crime, mataram 12 alunos e um professor.

Além do tiroteio, o ataque complexo e altamente planejado envolveu o uso de bombas para afastar os bombeiros, tanques de propano convertidos em bombas colocados na lanchonete, 99 dispositivos explosivos, e carros-bomba. Depois de trocarem tiros com policiais respondentes, a dupla cometeu suicídio.

O motivo? Até hoje não se sabe por completo.

Parecer do caso ?????

Quero começar essa resenha dizendo que eu não recomendo, em nenhuma circunstância, essa leitura para pessoas sensíveis. Columbine foi um soco no estômago para mim. Não me lembro de ter lido outro livro de True Crime que fosse tão duro como esse.

O autor introduz vários personagens importantes em cada capítulo e, também, os assassinos, descritivo sem ser prolixo mas abordando com cuidado a história e suas complexidades.

O autor aborda de forma sensacional o perfil psicológico dos atiradores, montados a partir de relatos de pessoas próximas e análise do diário e dos vídeos dos assassinos. Além disso, também fala sobre psicologia do trauma dos sobreviventes, sobre depressão, transtorno de estresse pós-traumático e sobre diversos temas sensíveis de saúde mental com clareza e objetividade.

A única pontuação que tenho a fazer a respeito desse livro é que, o autor, muitas vezes pode soar tendencioso a respeito dos atiradores, favorecendo um lado, ao passo que protege o outro.

Entretanto, Columbine foi, na minha opinião, o livro mais completo de true crime que li até o momento. Apesar de extremamente duro de ler, trás reflexões importantes que faz com que o leitor ria, chore, se emocione e se coloque na posição de cada pessoa desse caso, exercendo a empatia da forma mais completa possível.