O Homem que Sabia Javanês

O Homem que Sabia Javanês Lima Barreto

Resenhas - O homem que sabia javanês

caiohlp 25/04/2022

Nada mais aprazível do que o ardil do dia a dia
Lima Barreto encanta pela linguagem simples, pela aproximação com o leitor e pela capacidade singular de representar o estereótipo brasileiro, o homem que sabia javanês é o velho conhecido de todos, o parente, o amigo ou vizinho que procura a vantagem a todo custo, que se utiliza de artifícios para enganar quem quer que fique em seu caminho e que por fim nunca está satisfeito com o saldo, por mais que esse seja advindo somente da pilantragem. Na figura de um estereótipo mais cirúrgico do que o próprio professor de Javanês estão os brasileiros sem nome que idolatram e conferem ao autor do engodo todas as honrarias e benefícios possíveis, esse ar teatral e cômico é a tônica da sociedade brasileira de ontem, hoje e possivelmente do amanhã, cuja identidade está em aplaudir a fraude, desde que ela seja vistosa aos olhos.

Izabela 27/07/2012

Te prende muito, tem um humor inteligente e ao mesmo tempo muito simples.
Um livro que depois de começado, impossível de abandonar.

Capitu 03/01/2022

Uma grande critica
Esse livro conta a história de um homem farsante do qual mentia que sabia javanês
, assim enganou intelectuais da época.
Isso pode se refletir na própria história de Lima Barreto que nunca foi aceito intelectualmente por certos intelectuais da época, como também não foi aceito na academia de letras, tanto por ter sido afrodescendente, como uma pessoa considerada pobre. Por isso considero uma ótima sátira.

Fábio 28/02/2012

é muito legal, pois conta a história de homem que nao estava se dando bem na vida e encontrou um jornal com o seguinte anuncio:
precisa se de um professor de javanes.
e ohomem chamado Castelo resolveu tentar aprender a tal lingua javanesa.
ele descobriu era uma lingua malaia, e decorou todo o alfabeto e algumas palavras. e foi no endereço.
conheceu o velho que queria aprender javanes, foi aprendendo e ensinando o velho.
o velho antes de morrer o havia mandado para um lugar para que ele subisse na vida.
e assim foi.
lene 06/07/2013minha estante
me ajudou muito

Nike.K 10/04/2020

Um conto cômico que demonstra como é fácil se dizer de culto só sabendo duas coisas do assunto.

Nayara.Nairne 20/12/2020

Legal
Muito bom. É possível realizar várias críticas sociais com esse conto.

Ramon 16/04/2022

...

Bruno @viagempelomundodoslivros 16/06/2021

"Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios."
Lançado em 28 de abril de 1911, no Jornal Gazeta da Tarde (Rio de Janeiro) no formato de folhetim, foi posteriormente incluído na coletânea "O homem que sabia javanês e outros contos". A história é narrada pelo personagem principal que numa conversa com seu amigo Castro conta como em meio ao desespero por conta do desemprego, candidatou-se a uma vaga de professor/tradutor de javanês, língua falada pela maioria dos habitantes da Ilha de Java. O homem pensou: É a minha chance! Se eles precisam de alguém que ensine o javanês, é por que não sabem a língua, logo não saberão que eu também não sei (hahahaha genial). Após ser aprovado para a vaga, Castelo começa a "ensinar" o poderoso Barão de Jacuecanga a falar o javanês. A fama de Castelo se espalha por todos os cantos do país, sendo reconhecido como o maior professor de javanês do nosso país. Em determinado trecho Castelo afirma: "Imagina tu que eu até aí nada sabia de javanês, mas estava empregado e iria representar o Brasil em um congresso de sábios". Este trecho representa bem a crítica trazida por Lima Barreto à predominância das aparências nos meios sociais e politicos de seu tempo. Uma obra que tornou-se um clássico da literatura brasileira com méritos, tendo em vista se tratar de um livro leve e divertido, mas ao mesmo tempo levar uma profunda crítica social e política. Curiosamente, 108 anos depois de seu lançamento podemos notar que o conto continua atual, tendo em vista que o "viver de aparência" continua sendo um grande mal da sociedade, vide as vidas "perfeitas" nas redes sociais que em nada retratam a realidade. Pois bem, ainda hoje temos muitos "professores de javanês" por aí, ostentando o que não são, o que não tem e o que não sabem. Muito obrigado Lima Barreto!

Namira 22/02/2021

Leitura para a escola
Como outras leituras obrigatórias, tive medo de que este conto fosse cansativo e difícil de ler. Porém, ele me surpreendeu. Apenas 5 minutos de leitura mas que nos deixa entretidos e "em choque" com as atitudes do personagem principal. Até o momento é o conto para escola mais legal que li

Dalila60 27/05/2021

Leitura gostosa
Divertido, leve e com uma bela crítica ao jeitinho brasileiro e ao exibicionismo erudito.

Brunno 05/03/2022

Eis um livro de um crítica bem doce a nós brasileiros que nos prendemos muito a títulos! Vale a dica de leitura!

Laís Gonçalves 25/02/2021

O Homem que "Sabia" Javanês
A primeira obra de Lima Barreto que eu li. Muito boa, mas eu acho muito curta!
Trata sobre um falso conhecedor de Javanês, que vai subindo na "carreira" até representar o Brasil no conhecimento da língua, sem ser pego.

Valéria Alessandra 02/03/2021

Sátira do pseudo intelectualismo
O conto traz a trajetória de um homem que faz fama de grande intelectual através da ignorância e arrogância daqueles que o cercam.

Caio169 10/03/2021

Interessante, divertido...
Ótimo livro, achei super divertido e adorei os sinônimos usados durante as historias, bem simples e fàcil compreensão

Larissa 28/03/2023

Que conto legal, li vendo a live da gabi prioli, é um conto super interessante que expressa não só a existência do racismo naquela época, bem como, apresenta a importância do conhecimento na formação do pensamento crítico na sociedade, expressa o quanto esse pensamento é necessário para o confronto da inteligência artificial que está implantada nos dias atuais.