Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas -

V_______ 07/04/2020

Traiu ?
A polêmica e eterna discussão dos amantes da literatura, traiu ou não traiu?
Dom Casmurro certamente é uma obra que dispensa apresentações, é a obra-prima de Machado de Assis e muito provavelmente se não o melhor, um dos melhores livros da literatura nacional.
Bento Santiago, o Dom Casmurro, narra as memórias de sua vida em especial do princípio da adolescência até a vida adulta. Bentinho teve seu destino traçado ainda antes do nascimento, sua mãe que já havia perdido um filho, fez uma promessa de que caso o próximo filho vingasse ela o tornaria padre. Porém no caminho havia Capitú, a vizinha com qual Bentinho foi criado e por quem floresceu uma paixão, mesmo assim promessa é promessa, e Bentinho teve de fazer o seminário mesmo contra sua vontade, já planejando não o terminar, lá conheceu Escobar, que viria a se tornar seu grande amigo. O anos passaram e Bentinho deixou o seminário sem se tornar padre e realizou enfim seu sonho de casar com Capitú. Os primeiros anos de casamento são felizes, tem até um filho e tudo caminha bem. Escobar morre, e é aí que as coisas começam a mudar. Bentinho começa a ver as feições do amigo perdido em seu próprio filho, Ezequiel, fazendo assim suspeitar de um adultério de Capitú.

Thaí 26/02/2024minha estante
Não traiu, Bentinho é doido

Maria.Florentino 28/02/2024minha estante
Eu também cheguei nessa conclusão

@eusoudanivieira 20/09/2021

Dom Casmurro
Relendo lentamente esse livro, atenta aos mínimos detalhes que o Bruxo do Cosme Velho largaria pelo caminho, confesso que a grande verdade é que Dom Casmurro foi escrito de forma a incutir em nós a dúvida quanto a traição de Capitu, mesmo sem Bentinho conseguir, de fato prová-la.

Ele (Bentinho) tinha muita certeza e nenhuma prova.
Se valia tão somente da semelhança de trejeitos do filho (que os adorava imitar de todos ) para com o amigo.
Você pode argumentar: ?ah, mas e a semelhança física com Escobar??

Lhes digo: Nada prova!!

Se você leu a obra, lembrará que Capitu também teve sua semelhança comparada a mãe de sua amiga Sancha e elas não tinham parentesco algum.

Penso que se Machado quisesse uma definição, teria dado.
O que ele faz mesmo é mostrar como nós somos: pessoas que emitem juízo de valor baseados na própria percepção, quase sempre falhas.
Ele faz também duras crítica às aparências da sociedade burguesa da época e seus costumes.

Além do mais, temos apenas a versão dos fatos de Bentinho: homem inseguro e ciumento, que muitas vezes se deixou levar pela imaginação.

Vejo Capitu como mais uma vítima dessa sociedade que nega o direito de defesa para as mulheres.

Como o próprio Bentinho disse, Capitu sempre foi mais mulher do que ele era homem e, do início ao fim do livro, ela foi julgada por ele e seus familiares.
Tenhamos cuidado para não fazermos o mesmo!

Kami 04/07/2021

Releitura
Machado é um gênio!! Que livro espetácular!! Essa releitura foi muito válida para mim, pude aproveitar melhor a escrita e perceber acontecimentos que não consegui ver antes. É um livro complicado e com várias resalvas, não recomendo para quem está adentrando o mundo da leitura. A narração em primeira pessoa faz desconfiar muito de certos acontecimentos, então para mim, não houve traição.

Massai 21/04/2021

Surpresa com o decorrer da história (apesar de já conhecer)
O livro trás a história de um casal que passa por algumas dificuldades para ficarem juntos, mas acabam perdendo o protagonismo pro ciúme.
Amei a Capitu, ela é corajosa e dona de si. Bentinho escreveu a história para que o leitor respondesse sua famosa dúvida "Capitu traiu ou não traiu ele?"... Desculpa Bentinho, não consigo te ajudar, também fiquei na dúvida.

faiellyshelf 03/01/2021

se não traiu deveria ter traído
No começo achei lento e um pouco enrolado. Mas quando a trama começa a se desenvolver você não consegue parar de ler.
Tive um pouco de dificuldade por conta da narrativa mais antiga, então aconselho ler com um dicionário ou o celular por perto.

Acho que é impossível julgar realmente os fatos só pela visão do Bentinho, já que ele está contando a história já velho, com claros ressentimentos em relação a Capitu.
Mas na minha opinião não traiu!

Igor14 19/07/2021

Dom Casmurro
Bentinho e Capitu são duas figuras super conhecidas da literatura nacional, realmente faz necessário a leitura desse livro pelo menos 1x na vida.

Wlayne 14/06/2021

Maravilhoso
Já tinha lido na adolescência e resolvi ler novamente. O livro prende a cada palavra, narrativa surpreendente.

Ana 05/01/2023

Clássico
Esse é o primeiro romance que leio do Machado de Assis e durante a leitura fica fácil descobrir por que ele é tão consagrado. Fiquei encantada a cada segundo com a escrita e vocabulário do Machado, ele escreve de maneira tão sutil e perspicaz, além de possuir um repertório riquíssimo.

O livro é muito prazeroso de ler, em nenhum momento me senti cansada. Pelo contrário, queria ler cada vez mais e descobrir o que iria acontecer entre Bentinho e Capitu.
Betinho se mostrou uma pessoa extremamente ciumenta desde a adolescência e por vezes tomou atitudes desprezíveis, porém, durante o decorrer da história é fácil se influenciar pelas suposições dele. Mas é importante relembrar que estamos lendo apenas a visão do Dom Casmurro, agora já velho, sendo todo o livro reminiscências do escritor.
Dito isso, diria que Capitu não traiu Bentinho, mas foi fiel a ele desde a infância.
Adorei esse livro, me instigou bastante a ler outras obras do Machado de Assis, o que certamente eu farei.

Leonardo.Castilho 24/02/2022

Dom Casmurro
Será mesmo a semelhança de Ezequiel com Escobar uma paranoia de Bentinho ou uma brincadeira dos deuses??

Resposta em

@meu_escaninho

Renata - @luardelivros 22/12/2020

A primeira vez que li Dom Casmurro, foi uma experiência bem maçante. Mas eu precisava de uma releitura, algum tempo depois (uns 2 ou 3 anos), um pouco mais amadurecida com o gênero. E quando repeti a leitura, a achei maravilhosa. Tive uma percepção completamente diferente da primeira vez, e com algumas pesquisas sobre a fase de Machado na literatura, pude entender muito melhor o contexto.

Quanto à discussão final, sobre trair ou não trair, creio que Machado de Assis tenha deixado exatamente dessa forma para que o leitor decidisse. Cada um terá uma interpretação dos personagens, que servirá como um caminho para o desfecho. Particularmente, na minha opinião, sim, houve traição. Porém, creio piamente que está corretíssimo quando outro leitor entende que não houve.
Acho que esse é realmente um ponto incrível dessa leitura.

Vivi 31/10/2022

Primeiramente, Machado de Assis é um assassino!!!
Segundamente, me surpreendi com o livro mesmo não sendo fã de clássicos e tendo demorado bastante pra terminar ele, confesso que achei meio chato na maioria do tempo e no final foi tudo muito rápido, não mudou minha visão de mundo ou seja oq lá mas não foi ruim, por ser um dos primeiros clássicos acho que foi bom, talvez se eu reler ele daqui a alguns anos eu veja ele com "outros olhos" enfim é isto!