Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis

Resenhas -

Leonardo.Castilho 24/02/2022

Dom Casmurro
Será mesmo a semelhança de Ezequiel com Escobar uma paranoia de Bentinho ou uma brincadeira dos deuses??

Resposta em

@meu_escaninho

Desiree. 20/05/2024

eu acabei exatamente agora o livro e não esperava, confesso que chorei. Quando eu termino um livro automaticamente eu penso no começo deste, e logo lembro de toda a história; de um menino que eu me apeguei, com uma família boa, um grande amor pela filha da vizinha e no final terminar totalmente sozinho me deixou de certa forma triste. Eu não esperava.
ler Dom Casmurro é viver constantemente com o Google no lado pra pesquisar cada palavra que você nunca tinha visto antes na face da Terra. Machado de assis é um gênio da língua portuguesa, ele usa, brinca e molda as palavras de uma forma brilhante.

confesso que quando pensava no livro antes de ler, achava que seria a história inteira de um tal Betinho desconfiado da grandíssima Capitu por causa da famosa indagação; ?Capitu traiu ou não traiu?? Não foi isso que encontrei.
Encontrei; além de uma boa história contada, grandes referências, e um humor que me fazia rir aleatoriamente sozinha.
Demorei um pouco pra pegar o ritmo, nunca tinha lido um livro desse autor mas quando peguei o jeito não consegui parar de ler. Estava realmente ansiosa para saber o que o menino ia fazer para sair do seminário e o que iria acontecer depois.
O final do livro me deixou emotiva, gostava muito do Betinho e ver ele se transformando em um ? #$%!& me pegou de um jeito ? *insira aqui a lembrança de ler ele querendo, por um momento, envenenar o próprio filho*
Confesso que no começo tinha partes que eu ficava entediava pq fugia um pouco da história principal, mas com o passar do tempo lendo, você começa a apreciar essas reflexões e a história que o autor dispõe e ânsia por elas.
Enfim? gostei muito. Me trouxe grandes emoções e uma boa leitura.
Em questão a infidelidade:

1 - Betinho pode ter enlouquecido depois da perda do melhor amigo e visto coisa onde não tem, tirando o fato de que é ele que está escrevendo o livro, logo, ter cenas e destaques da Capitu sendo fingida na frente dos outros pode ser proposital, para que você, leitor, concorde com o escritor.
2 - ou talvez, ele realmente tenha escrito o que aconteceu e essa dissimulação da Capitu quando convém ao acaso seja indicação de como ela pode esconder-se com maior habilidade de situações, até mesmo trair.

convenhamos, Betinho quase matou próprio filho, mesmo que não fosse dele, qualquer um achar que ele estava em um estado mental bom deveria se pergunta se você próprio está em um estado mental decente.