1984

1984 George Orwell

Resenhas - 1984

Babi 02/04/2024

Um livro bem reflexivo, que nos faz pensar muito sobre o passado mas também sobre o agora. Para mim tem uma escrita mais difícil de ler, é até meio pesado até certo ponto, mas vale a pena ler pra sair um pouco da caixinha.

Ygor60 01/04/2024

Distopia sinistra
Quando tento me imaginar vivendo num mundo como esse, apresentado no livro, não acho que daria conta. Um mundo onde o governo não lhe mata, mas destrói a sua mente e a sua alma a ponto de você ser nada além de uma carcaça ambulante que serve à vontade soberana do partido (governo/Estado). Esse livro também serve para percebermos o que o sistema e a mídia tentam fazer conosco na vida real hoje em dia.
csflower 01/04/2024minha estante
Nossa, eu queria muito ler esse livro!

Ygor60 01/04/2024minha estante
Eu escutei o áudio-livro no Spotify, e dps assisti o filme no prime video. Vai em frente!

Gigi 01/04/2024

1984
1984 é uma distopia incrivelmente bem feita! O livro retrata um regime totalitário onde as pessoas são manipuladas ao extremo. Suas mentes são lavadas com as ideologias do Partido. São monitorados a todo momento sem cessar. Um olhar errado pode te fazer ser vaporizado. Totalmente esquecido pela sociedade. Como se jamais tivesse existido. Não existe liberdade de expressão, de ir e vir e até mesmo de pensar. É nesse contexto onde vive o protagonista, que em segredo é contra esse regime.

O livro mostra a realidade nua e crua de uma ditadura autoritária. Realmente um livro muito interessante! Recomendo
rafamassagardi 01/04/2024minha estante
Ótimo livro!!

clarabonifacio 01/04/2024

2+2 = 5
?Mas tudo bem, tudo estava bem, sua luta tinha chegado ao fim. Ele alcançara a vitória sobre si. Ele amava o grande irmão.?

Que livro! Incrível! Surpreendente!
Diria que é uma ?distopia real? ?. Você se depara com coisas extraordinárias e inimagináveis em nossa realidade, mas ao mesmo tempo, atuais e passíveis de ocorrer um dia - claro que de maneira branda. As amarras da política e do poder são capazes de ir até onde for necessário, senti um pouco de Maquiavel por aqui.

Eu diria que entre 1984 e Rev. dos Bichos, Orwell me ganhou mais nesse! Leitura muito necessária e cheia de problemáticas atemporais.
mateusdantaspp 01/04/2024minha estante
????

mateusdantaspp 01/04/2024minha estante
arrasou demaissss, amor!!

leonoragss 01/04/2024

Achei que esse livro era só sobre o Big brother monitorando todo mundo e acabou, não sabia que falaria muito mais do que isso.
Que livro perfeito, não sei porquê enrolei tanto tempo pra ler; depois da ?parte II? a história se desenrola tão bem que você fica preso, e ao mesmo tempo curioso pra saber o que vai acontecer, no meu caso fiquei curiosa para saber se iam descobrir o Winston e a Júlia (de fato descobriram).
Me deu tanta agonia sobre como o partido fazia lavagem cerebral em todos, para acreditarem/apoiarem tudo que eles faziam, e confirmar que 2+2=5; fiquei todo tempo com um sentimento de aperto quando descreviam as casas, os prédios, e a prisão que o Winston ficou quando foi pego; não sei se a escrita foi feita com essa intenção, mas me senti vigiada por esse olhão.
Resumindo, nem tenho elogios para esse livro, é ótimo para quando você pensar ?Será que o governo faria isso?? Sim, eles fariam.
?Liberdade pra mim, é a liberdade de dizer que 2+2=4.?
coloca aviso de spoilerrssss

amei

??

leonoragss 01/04/2024minha estante
não

Re Nader 31/03/2024

Altamente necessário
Leitura que eu acho obrigatória. Uma visão de mundo tão nua e crua para a época que chega a ser chocante.
Não necessita de spoilers aqui. Apenas abrir um jornal da atualidade, um feed de rede social ou a própria televisão, você já será atacado por páginas do livro em formato de reality shows, discursos progressistas, agendas políticas somente em prol do governo, guerras, aulas do novo idioma e por aí vai!
Leiam e conversem sobre. É tudo que a resenha tem para falar.

blucye 31/03/2024

O dia mais normal no caps
Primeiramente esse livro é um bomba, mas é necessário. Sabe aquele beco escuro cheio de trafica q vc tem q passar pra chegar a sua casa? Então ele é tipo isso, vc sente medo mas não final vai ter o conforto de sua caminha. Ele te tira da safe zone e te joga verdades q vc já sabe mas ao mesmo tempo é tão absurdo. Me deu uma ressaca mínima mas vale a pena, é um livro essencial pra sua vida de leitor.

LAvia326 31/03/2024

Mais um
Muita coisa... Livro muito profundo, várias camadas e, sinceramente, achei pesado o final. Gostei do livro, mas foi uma leitura densa. Bem escrito.
psraissafreire 31/03/2024minha estante
adoro esse

queen 30/03/2024

Adorei
Orwell explora TANTAS camadas que eu sinceramente nem sei elaborar, mas que obra de arte!
Não esperava que o Winston realmente fosse se converter, mas o partido consegue tudo né?
Foi um experiência muito boa ler esse livro, mesmo publicado há tanto tempo não deixa de ser atual, aprendi demais lendo.

mahrs 30/03/2024

Muuuuito legal!
adorei o romance que foi introduzido na história
amei as analogias, elas nos levam a reflexão sobre possibilidades...

Ana Evelly 30/03/2024

Você gosta de distopia ? Então leia isso agora mesmo!
Eu nunca tinha lido uma distopia, nem imaginava que um dia fosse ler e não me arrependo de nada !

Cara, a história é bem construída a escrita é maravilhosa ( pelo menos na minha opinião) os personagens, bem as vezes nos dão raiva mas faz parte. E o final, o que posso dizer do final ? Simplesmente nada, leia e tire suas próprias conclusões.

O que eu consigo dizer é que me pegou de surpresa. Tanto que eu fiquei olhando pro nada tentando processar o que eu tinha lido.

Enfim, recomendo bastante!

Carlos531 30/03/2024

Já é de se esperar algo bom quando vem de George Orwell
"1984" de George Orwell é um livro que fala sobre um mundo bem louco e controlado pelo governo de um jeito extremo. Tipo, tudo que você pensa, faz ou sente é vigiado e manipulado pelo Estado. O personagem principal, o Winston, tenta resistir a isso tudo, mas no fim ele acaba se ferrando mesmo.

O autor mostra uns lances bem pesados sobre como o poder pode ser abusado, tipo manipulando a verdade e vigiando todo mundo o tempo todo. E o pior é que isso ainda parece muito real hoje em dia, com a parada toda de fake news e vigilância digital.

Mas mesmo com toda essa vibe sombria, o livro também passa uma mensagem de resistência e esperança, tipo dizendo que a gente sempre tem que lutar pela verdade e pela liberdade, mesmo quando as coisas parecem bem ruins.

Resumindo, "1984" é um tapa na cara sobre os perigos do poder absoluto, a importância da verdade e da liberdade, e como é crucial resistir contra a opressão.

Chico34 30/03/2024

No início foi meio "massante" mas do meio pro fim o livro te prende muito, e você fica cada vez mais ansioso pra saber como vai acabar