1984 George Orwell

Resenhas - 1984

leopr 13/06/2024minha estante
Você ainda pegou leve na resenha (sei que leu a minha)

lavidostu 14/06/2024minha estante
Simmmm, eu li mesmo, acho q só nós que não gostamos do livro pq a sua foi a única crítica que encontrei kjkjkkk

leopr 14/06/2024minha estante
e esse é um livro que tem uma fanbase muito chata, que coloca o livro em um pedestal, mas acho ele muito superestimado

lavidostu 14/06/2024minha estante
Simmm, ele é tão aclamado que achei que seria magnífico, prefiro muito mais ?a revolução dos bichos?, meu amigo gosta muito mas acho que é por nossos estilos de leitura serem diferentes, eu esperava que fosse entrar para meu top 5 melhores leituras da vida mas entrou para as piores

leopr 14/06/2024minha estante
Entendo, eu li hoje a resenha desse livro escrita por Isaac Asimov (outro escritor famoso do século passado), recomendo fortemente pq ele foi bem pontual.

Esse livro só não é o Top 1 pior leitura que já tive, porque teve outro que superou ele na ruindade

lavidostu 14/06/2024minha estante
Estou lendo essa resenha que você citou, está mesmo sendo bem pontual sobre tudo.

Maria 13/06/2024

1984
Foi uma leitura bem lenta, por tratar de um assunto tão delicado e não ser o gênero literário que leio todo dia. Mostra claramente todas as privações que as pessoas são submetidas, sejam elas trabalhadoras do Partido ou proletas

Para ter o controle da população, o Partido faz uso de manipulação de notícias, tortura, até mesmo apagar ou rescrever a história, tudo para assegurar o poder do Grande irmão.

Eu gostei das ilustrações, imagens e forma como a escrita envolve a gente, seja como chorar e se horrorizar ou rir e se alegrar. Leitura bem reflexiva, nos faz pensar.

leopr 13/06/2024

Ideia boa, mas...
Bom, hora da verdade sobre esse livro, o que eu realmente achei dele. Sente, pegue a pipoca, e aproveite a resenha a seguir. (Lembrando que essa é a minha visão do livro)

Primeiramente, a ideia de abordar um governo totalitário é justa. O problema, é como a história foi conduzida. Bom, para começar, o livro é chato, insuportável, e sinceramente, superestimado até demais (e com uma fanbase tão incomoda quanto).
Como eu falei, sistema de governo totalitário é um assunto interessante se bem abordado, mas aqui, o Orwell se preocupa mais em só jogar informação que o governo é autoritário, parece que a história do livro não tem uma condução, aquela naturalidade para você começar a entender o mundo, ele vai jogando as informações sem mais nem menos na mente do protagonista, e isso cansa demais a leitura. O mesmo me ocorreu em alguns momentos da leitura de Os Miseráveis de Victor Hugo (que eu já fiz resenha, basta procurar no meu perfil). Mas aqui é simplesmente só isso.
Um ponto que me incomodou demais, é que os personagens não são orgânicos, não tem aquela carisma, ou fazer o leitor ter um apreço ao personagem, o que ajudaria o leitor a realmente se sentir a vontade lendo. Não consegui me afeiçoar a ninguém, o livro nem da uma ideia de mudança de status quo, muitos momentos, parecia que a história não progredia. 75% do livro é basicamente mais do mesmo, o protagonista reclamando da vida, que crimepensar é isso, crimepensar é aquilo, e fica boa parte do livro assim. Não consegui contar quantas vezes tava querendo deixar o livro de lado em definitivo (mas terminei na força do ódio extrema porque tenho a ideia de nunca deixar a leitura de um livro inacabada, basta ver minha resenha de A Dama do Destino - Amanda Carvalho).
Não é que eu não goste de distopia, eu acho um tema ótimo para ser abordado, mas essa daqui, não funcionou comigo. Levei muitos dias para terminar uma leitura que normalmente em 3 - 4 dias teria terminado (contando número de páginas/dia), mas varias vezes me peguei com vontade de fazer outra coisa e não ler.
Eu li esse livro aqui logo em seguida após ler o ótimo Revolução dos Bichos (esse a leitura me pegou de vez, as alusões entre animais e comportamento humano).
Eu sei que eu não estou sozinho na minha analise, pois tenho contato com outros leitores, e durante a conversa, alguns realmente tiveram a mesma reação que eu, outros abandonaram completamente o livro porque não aguentava a monotonia e a chatice.

1/5 na nota pela coragem ao abordar um governo totalitário onde tudo é vigiado (e o Big Brother é o mal do livro porque é toda a podridão do governo). Bom, é isso que esse livro merece. Não vou ficar forçando você a não ler, pois acredito que é valido a leitura para tirar suas próprias conclusões.

Anah Terrazas 13/06/2024

...
A inteligência do autor é admirável. Que história bem escrita... riquíssima em detalhes e apesar de poucos personagens foi o suficiente pra que a história fosse interessante. Trata-se de uma distopia aonde uma sociedade vive de formas extremamente precárias acreditando cegamente de que aquilo é o melhor pois trata-se de uma ideologia implantada pelo governo dessa sociedade. Eu indico a leitura.

makenfy 12/06/2024

Amo distopias e não foi diferente com essa! mas achei a escrita meio dura e alguns momentos do livro são cansativos de ler

Ana 12/06/2024

Muito arrastado
Esse é o primeiro livro que leio do George Orwell, achei muito arrastado, mas é um bom livro para se pensar. Esse livro abre sua mente, mesmo que já saiba dos males de socialismo e comunismo e todo tipo de totalitarismo, esse livro mostra de uma forma estimulante e bem próxima da realidade coisas que antes pareciam ser só utopia, que agora existem como distopia no nosso presente. Muda totalmente a forma de entender e interpretar coisas ao nosso redor que antes passavam batidas. Você acaba entendendo que muita coisa que parecia ser desimportante, ser de suma importância, como entender etimologia das palavras e, do porquê existe e como funciona a guerra cultural, seus sofismas e eufemismos.

couto 12/06/2024

Uma distopia que está virando realidade?
Com a realidade atual da sociedade, é espantador ler um livro de décadas atrás e ver que existe uma semelhança entre algo que era para ser apenas fantasia. A forma como Orwell consegue criticar e até prognosticar o que aconteceria com as futuras gerações é surpreendente.

"Big Brother is watching you."

Maria5943 12/06/2024

Livro extremamente necessário, aborda assuntos interessantes... E te faz refletir como um todo, gostei bastante.

Zezinholendo 11/06/2024

Muito bom essa versão em quadrinhos de 1984, senti falta de alguns trechos que aparecem no livro mas aqui no quadrinho não , tirando isso muito bom.
Meu conselho pra quem nunca teve contato com está obra é ler o livro primeiro, depois ler este em quadrinhos.

Alexandre.Cozzolino 11/06/2024

Um livro intrigante que traz uma realidade que extrapola as ideias do comunismo, levando à uma situação hipotética que faz sentido.

Descreve a vida de Winston nessa realidade, e a gente acompanha seus pensamentos e, ao longo do livro, ficamos imaginando qual a finalidade de tudo, se de fato fosse assim.

Vale a leitura.

Sirgubler 11/06/2024

1984
Bom livro, mas não acho que esteja à altura do mito que se criou em torno dele. Apesar da história ser interessante, o autor tem uma grande dificuldade de escrever personagens femininas e se perde um na tentativa de criar um inimigo crível, criando algo que acaba se tornando caricato em alguns momentos.

ciih 11/06/2024

Pedante...
O autor, assim como o protagonista, se propõem à uma magnitude que não conseguem alcançar.

Uma construção de personagens toscos, principalmente a protagonista feminina com comportamentos claramente pensandos por um homem.
Uma fuga da realidade que só poderia ser pensada por uma mente vendida para o imperialismo, que se mascara de uma intelectualidade falsa, mesclando verdades e mentiras.
Afinal se todo totalitarismo é o mesmo, então porque se explicita tanto a vertente russa e a tragédia nazista mal aparece em todo o livro?
Socialismo pra cá e pra lá, distorcido pelo autor quando lhe é conveniente pra ideia que ele criou. Tosco, pouco a se aproveitar.

Luca.Matheu 10/06/2024

Aterrorizante, um Estado máximo que tudo e todos controla.
1984 de George orwell, livro publicado em 1949 no período pós segunda guerra e início da guerra fria, Livro este que junto com a revolução dos bichos, são as duas principais obras de orwell, e amplamente difundidas como propaganda anti soviética pelo ocidente. É inegável a imensidão dessa obra, tanto em termos de popularidade, como em referências na cultura pop, e muitas vezes figurando como o livro que mais cai em vestibulares etc... A obra nos apresenta o personagem Winston Smith que vive em uma sociedade autoritária em que tudo que você faz deve seguir os padrões impostos pelo governo, e este esta de olho em você a todo o momento, com o desenrolar da história Winston conhece Julia, com quem passa a ter uma relação amorosa escondida de todos devido a repressão Estatal, com o passar do tempo winston chega até mesmo alugar um quarto para ter seus encontros secretos com Julia, e a relação deles fica maior.
No livro é mostrado que winston trabalhava no ministério da verdade e sua principal função era reescrever dados de acordo com as narrativas que o partido achava conveniente, reescrevendo a história e nos mostrando que diante da manipulação em massa é possível fazer a população acreditar nos maiores absurdos e aceitarem diversas coisas, sob o slongan de ?Quem controla o passado, controla o futuro. Quem controla o presente, controla o passado.? O partido sob a figura do grande irmão passa a dominar a sociedade, criando espantalhos sociais, como guerra contra outras nações ou infiltrados que supostamente agiam em prol de nações estrangeiras. O livro retrata extremamente bem como a perca das liberdades individuais em troca de controle social para possivelmente se criar um bem estar coletivo é péssimo e acaba por levar as piores situações imagináveis, a esperança de winston é que os proletas que formem 85% da população no livro acordem e façam uma revolução contra o establishment político-social.

Nota 8,5. Crítica batida, porém ainda válida, ideias e contextos para a obra geniais como o de "duplipensar" 2+2=5, novilíngua e até mesmo a tele-tela.

Gabriela4471 10/06/2024

Conhecendo George Orwell
Primeiro livro que eu li de George Orwell e obviamente o mais comentado. Muito é se dito sobre 1984, é um livro que se lê com espectativas. Dito isso, a história é tudo que dizem e mais um monte. É muito fácil se conectar com protagonista, entrar na cabeça dele, enxergar a sua perspectiva que, aliás, é muito agradável tendo em vista o seu discernimento. Não esperava ter um romance como o que eu li e ao mesmo tempo é tipo de relacionamento mais óbvio que caberia alí o que é, no mínimo, genial. Os personagens secundários são tão interessantes que você fica torcendo para eles aparecerem de novo. O final é a grande reviravolta, o ápice do enredo e que, de novo, por mais óbvio que seja, te surpreende. Até onde George Orwell te vai levar para provar o seu ponto? Quanta maestria para escrever uma distopia e ele sabia exatamente o que estava fazendo.