Filme

Filme Lillian Ross

Resenhas - Filme

Kamila 17/02/2013

Retrato factual
O mais curioso no relato de Lillian Ross é a riqueza de detalhes com a qual ela nos retrata, não só todas as etapas de produção de “A Glória de um Covarde”, bem como as características principais de uma cidade como Hollywood e seus habitantes, como também a sua sensibilidade em encontrar o ponto chave dessa história: a gradual perda de controle dos realizadores do filme sob o seu produto. Neste sentido, a jornada mais difícil de acompanhar, em “Livro” (uma obra que a gente lê num fôlego só de tão boa que é), é a do produtor Gottfried Reinhardt, que assistiu de mãos atadas e brigou em vão, até o fim, pelo longa dele e de John Huston (que se afastou destas picuinhas quando começou a se envolver com a produção de “Uma Aventura na África”). É de se admirar a perseverança e a resiliência dele diante de tantas pedras e de tantos obstáculos colocados no seu caminho. Se faltou-lhe coragem para peitar Dore Schary, como bem comprova Lillian Ross, Reinhardt teve a sabedoria de mudar sua trajetória, começando, após a experiência desapontadora de “A Glória de um Covarde”, uma discreta – porém elogiada – carreira como diretor.

Quando Lillian Ross aceitou a proposta de John Huston para acompanhar o processo de produção de “A Glória de um Covarde”, ela tinha um objetivo certo em sua mente (“conseguir descobrir e aprender tudo o que pudesse sobre a indústria cinematográfica norte-americana”). Ao final da leitura de “Filme”, ficamos com a certeza de que a missão dela foi totalmente cumprida, uma vez que seu livro é um retrato pungente e forte dos meandros do funcionamento da indústria cinematográfica, com todos os ingredientes que um bom filme deve ter (paixão, tensão, descrença, suspense, mocinhos, bandidos…). Fica sempre aquela pulguinha atrás da nossa orelha falando que a própria história que acompanhamos durante o livro daria um bom longa-metragem. Quem sabe, com uma melhor sorte e destino do que o obtido por “A Glória de um Covarde”.