Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Kelvin 17/10/2022

Não tem igual
André Vianco te faz entrar nas páginas (o que é desesperador neste caso hahaha)
Obra-prima nacional!!!

Tayza.Pardini 08/03/2023

Eu adoro os livros do André vianco, leio ele desde a adolescência e pra mim sempre foi MUITO legal ver cenários de terror em locais brasileiros.
Dito isso, adoro Bento, é um livro que demorei muito pra ler pq sempre substitui a leitura dele por outros. Isso porque apesar de ser uma ótima história, tem um milhão de personagens e eu nunca lembro quem é quem.
Além disso acho chato os Bentos serem todos homens, tem esse lance da virilidade constantemente e as mulheres são completamente excluídas da história.
No entanto adoro ver uma história de futuro distopico com vampiros e no Brasil, são 3 fatores certeiros pra me conquistar.
E como ele cria os mitos e histórias desse mundo é incrível, eu fiquei muito surpreendida quando os milagres são revelados, muito ansiosa pra ler os próximos, mas provavelmente as críticas vão persistir.

Carol Chiovatto 15/10/2010

Resenha do Livro BENTO, de André Vianco
Eu não costumo oferecer grandes sinopses do livro resenhado, mas a deste faz parte da genialidade do autor (eu não elogio jamais se o livro realmente não merecer). A história se passa meio que numa Terra pós-apocalíptica, 30 anos depois do que chamam de A Noite Maldita, quando, da noite pro dia, metade da população mundial caiu num sono misterioso, em que as pessoas não envelhecem e não sofrem nenhum mal, apenas dormem, tipo Bela Adormecida, e a outra metade da população, a que ficou acordada é dividade: uma parte virou vampiros e a outra permaneceu humana.

Os humanos tiveram de passar a viver em fortificações cercadas de muros altos, afastadas dos grandes centros urbanos (tomados pelos vampiros e transformados em covis), e só podiam se comunicar por meio de mensageiros com as demais fortificações, porque os vampiros foram destruindo as redes de comunicação e, após a Noite Maldita, as ondas de rádio sumiram da física. As mulheres não engravidam mais e não existem mais doenças.

Os adormecidos aos poucos acordam ao longo desses trinta anos e alguns acordam o que chamam de "bento". Um bento é um cara comum à primeira vista, tinha uma vida normal antes da noite fatídica, mas quando sente o cheiro de um vampiro prestes a atacar fica louco e parte para cima, ou até matar todos os vampiros à volta ou até morrer. Tem uma profecia de que, quando reunissem 30 bentos 4 milagres seriam desencadeados, a partir da liderança do 30º. O protagonista da história, claro, é o 30º bento.

CLARO que o Vianco iria me matar se eu dissesse que a história é essa. É bem mais complexo, bem mais cheio de detalhes e ideias senssacionais que, misturadas, fizeram uma história superior a infinitas deste gênero que já li. De verdade, há muito tempo nao ficava tão empolgada com um livro.

A história se passa basicamente no contexto humanos lutando pra reunir os 30 bentos e os vampiros fazendo os humanos de reféns da noite.

Agora, coisas sensacionais: depois de 30 anos sem intervenção humana, o Brasil inteiro foi tomado de volta pela Mata Atlântica, e ficou uma florestona com algumas estradas por onde os humanos passariam apenas durante o dia. Então, os humanos ficam unidos em suas fortalezas e trabalham junto para combater os vampiros. A tragédia trouxe benefícios à raça humana (ah, a história se passa no Brasil, mas todo o mundo sofreu com a Noite Maldita, ao contrário de certos filmes em que os ets só atacam os Estados Unidos e os americanos salvam o mundo da desgraça eterna).

É fantástico como o Vianco tem a capacidade fenomenal de nos fazer entrar na história e nos colocar no lugar daqueles personagens. O Lucas, que é o 30º bento, é um herói muito legal, mistura muitos conceitos, guerreiro e padre (ele não é da Igreja Católica, ok, mas acaba fazendo as vezes de um como, por exemplo, para fazer água benta).

Todas as cenas de combate são impecáveis. Você se sente no cinema assistindo a um filme 3D e, se suas irmãs não estiverem gritando na sua orelha, você se sente dentro da cena, como se ela fosse real. Você consegue ver as descrições, você consegue conhecer as personagens e se sentir interagindo com elas. Até os coadjuvantes que aparecem são encantadores. Nós amamos cada um deles e ficamos tristes quando morrem, e ficamos felizes quando conseguem escapar.

Eu pelo menos ainda vejo o carisma dos vampiros. É muito raro eu torcer para os mocinhos, como fiz o tempo todo nessa história. Mais raro ainda eu torcer para os vilões se darem mal, porque os vilões geralmente são a parte interessante da história.

MAS, neste livro, os mocinhos são anti-heróis, a filosofia de sociedade está indescritível, a capacidade de intrincar os fatos do Vianco me deixou besta. Não sei se minhas palavras fazem jus a esta história, de verdade. Estou me esforçando muito para tentar transmitir.

Aqui faço um paralelo com Os Sete. Eu torcia tanto pros vampiros naquele livro, e detestava tanto os mocinhos, que achei que ia ser igual em Bento. Não foi. Fiquei surpresa. É um livro que você não consegue largar. Está na minha lista dos 5+ Recomendados!

Agora, vou devorar as sequências, O Vampiro-Rei volumes 1 e 2.

Racestari 28/03/2019

Exuberante André Vianco
Uma história de vampiros que não fica devendo nada a diversos títulos consagrados como Salem's Lot, A Passagem e a trilogia do Del Toro. Personagens cativantes, boas reviravoltas e descrições bem legais. Li os três volumes em alta velocidade, pois ficava imaginando as possibilidades. O último volume do Turno da Noite me decepcionou, mas com essa trinca de livros apaguei aquela má impressão. Recomendadíssimo.

Ana 14/06/2023

Bento
O que dizer dessa obra, Senhor???
Uma era onde ,do nada, algumas pessoas adormecem e outras se tornam vampiros.

Algumas dessas pessoas que adormeceram, num momento, às vezes, anos mais tarde, acordam com um dom. O de caçar vampiros. Essas pessoas são chamadas Bento.

Os vampiros, ao anoitecer, invadem as cidades, tentam atacar os acordados, não necessariamente só os Bento despertaram, pessoas sem dom também, e além desses, os vampiros atacam os que estão dormindo, tornando-os uma fonte inesgotável de sangue.

O erro desse livro, que tem continuidade (e que não lerei), é que o autor é muuuuito repetitivo e por incrível que pareça, mesmo tendo muuuitos personagens, eles não tem um destaque. Uma meia dúzia de personagens tem um destaque. Então o leitor além de se cansar por ser repetitivo, não pega um apreço pelos personagens. Uma pena. ??

Johnny 17/09/2010

Primeiro livro do autor Andre Vianco que eu leio. Fica claro ao menos em Bento, que Andre Vianco tem um grande potencial e irá acrescentar muito à literatura brasileira, seu estilo de leitura é interessante e sádico.
Falando do livro em si... A série é composta por 3 livros, toda via ao ler Bento, o desejo de ler o resto da saga não despertou em mim. O livro é cheio de momentos memoráveis e em um momento me peguei com os olhos cheio de lágrimas, entretanto há também pontos negativos em Bento. O livro flui rápido, entretanto muitas vezes se torna previsivel de mais, é raro os momentos em que você é surpreendido na história. Talvez para os amantes dos vampiros, os reais vampiros chupadores de sangue, maléficos, não como os citados em crepusculo, o livro se torne agradável.

Patcha 02/08/2022

Universo interessante, história comum
Ao acordar sem memórias, Lucas se depara com um mundo pós apocalíptico dominado por vampiros, no qual guerreiros santos lutam contra as feras em busca de um escolhido que irá livrá-los do mal.
Com essa sinopse já é possível notar duas coisas sobre essa história: o universo é interessante, mas é mais uma jornada do herói.
Devo dizer que sempre me divirto com os livros do André Vianco. Os personagens são interessantes, o universo é bem construído e tudo muito bem ambientado num cenário brasileiro, ainda que pós apocalíptico. A construção em cima do catolicismo é muito cativante, criando um gancho final que quase te obriga a ler o próximo. Mas de resto, é mais uma história de fantasia, em que o herói improvável descobre ser o escolhido.

void_Indigo 30/06/2009

Fim do mundo à moda da casa!
Trabalho magistral do Vianco, o início de uma epopéia envolvente muito bem escrita de um gênero virtualmente inexistente no Brasil (de cabeça, só consigo recordar de um outro, Blecaute, do Marcelo Rubens Paiva)

O livro passa muito bem o medo e confusão iniciais do herói, que não sabe (como nós) de nada do que está acontecendo. As lutas desesperadas e quase sem esperança são de tirar o fôlego. As reviravoltas, então... À medida que a história se desenvolve, e as pistas aparecem aqui e ali do que pode (e vai) acontecer, mais rápida e febril vai ficando nossa leitura, na ânsia de satisfazer a curiosidade.

Gosto muito das "locações" conhecidas que o autor usa em seus livros. É estranho ler sobre acontecimentos tão esquisitos em lugares que você conhece, mas acho que isso acrescenta um sabor extra à história. E imaginar esses lugares assim, vazios de humanidade!

Recomendo a todos!

Lucas'Lcs 26/07/2010

Bento - André Vianco
Bom, eu até dei um tempo em Crônicas de Narnia pra poder ler esse livro, comprei ele por 9,90 na Submarino /weee. Confesso que tava super ancioso pra ler essa obra, e digo que não me decepcionei. O livro é muito bom, a jistória é boa, a trama é boa, e faz voce sentir varias sensações ao decorrer da leitura.

Logo de cara começamos com uma cena tensa, que lhe causa agonia. Vc fica ancioso pra saber o que aquelas descrições significam, e isso faz vc querer mais e mais. E muiitas horas sentimos medo, agonia, raiva, e tem até uns momentos engraçados.

Os personagens são muito bons e cativantes, mas senti falta do desfecho de alguns personagens como a vampira Raquel. Outro ponto Negativo é que eu reparei em alguns erros ortograficos no livro, e não foram poucos, e algumas situações o André meio que não explicou, deixou em aberto, talvez ele explique nos livros seguintes mais achei uma puta falta de sacanagem UAHUSHAUSHAUHS brinks.

Eu recomendo esse livro, e temos que apoiar nossa literatura brasileira, e o Vianco é, na minha opinião, um grande escritor.

"Sinopse: Uma noite começada como outra qualquer entra para a historia da humanidade quando metade dos seres humanos adormece de forma inexplicável. Tratada como uma epidemia, a doença desencadeia um caos sem precedentes nas cidades do mundo.O pesadelo parece não ter fim quando os humanos, livres do sono, descobrem que estão dividindo a noite com demônios da escuridão."

Tatiane.Nogueira 31/05/2023

Maravilhoso
Em uma noite infestada de magia, metade do mundo adormece e a população que ainda está desperta se vê mergulhada em acontecimentos inexplicáveis, como o surgimento de vampiros, o desaparecimento das doenças e mais grandes acontecimentos que acabam fazendo com que as pessoas fujam das grandes cidades e passem a formar fortificações afastadas dos centros abandonados.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Andréa Cisne 19/08/2009

Bento
Uma trilogia recheada de fantasia e imaginação começa nesse volume. Imagine uma noite infestada de magia, quando metade do mundo adormece e a população que ainda está desperta se vê mergulhado em acontecimentos inexplicáveis, como o surgimento de vampiros, o desaparecimento das doenças e mais um amontoado de acontecimentos que acaba fazendo com que as pessoas fujam das grandes cidades e passem a formar fortificações afastadas dos centros abandonados. Durante o dia trabalham para refazer o mundo e entender o que os rodeia, durante a noite lutam para continuarem vivos e manter os vampiros afastados dos novos centros. Quando tudo parece perdido surge a profecia dos 30 guerreiros bentos (que possuem a força e o poder de matar os vampiros). Quando eles se unirem, quatro milagres se desencadearão para salvar a humanidade. Adrenalina do primeiro ao último capítulo.

Marcio Claver 27/10/2021

Bento
Primeiro volume da trilogia Vampiro-Rei!
Conta a historia de Lucas em sua luta contra os vampiros em um mundo apocalítico, cheio de criaturas da noite.

Alba 07/07/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!
Começamos o livro trancadas dentro de um quarto de hospital junto com nosso herói Lucas. Ele está atordoado, não sabe onde se encontra nem o porquê de estar ali. E essa é a mágica da escrita de Vianco! Vamos descobrindo junto com Lucas tudo o que mudou no mundo, e mais, quantos anos se passaram desde o início dessas mudanças.

E então descobrirmos que o mundo mudou demais. Uma doença misteriosa atacou a humanidade. Alguns dormiram sem aparente explicação. Um coma absurdo, sem resposta ou aparente motivo. Outros se tornaram sensíveis à claridade e depois veio o desejo incontido por sangue. E outros seguiram suas vidas, pra eles a vida seguia normalmente, não haviam sido acometidos por nenhuma das duas doenças. A vida era a mesma, o mundo diferente, sem rádio, sem televisão sem telefone celular (#morri) e sem gravidez. Todas as mulheres se tornaram estéreis e o pior, com vampiros à solta!

O melhor seria organizar células de proteção longe das cidades grandes. Proteger os que dormiam, mesmo sem saber se um dia acordariam como vampiros, ou como Bentos – mas explico sobre eles mais à frente.