Bento

Bento André Vianco

Resenhas - Bento

Adriana F. 30/08/2010

Abençoado seja o predador!
No início, o autor começa a narrativa com frases curtas, o que deixou a leitura um pouco cansativa, mas depois ele abandona o estilo e a história flui com muita naturalidade. Uma ótima história, diga-se de passagem, que, a despeito das frases curtas e diversos errinhos de revisão, prende desde as primeiras linhas. O suspense é na medida certa e o leitor não consegue parar de ler e especular o que está acontecendo naquele novo mundo pós Noite Maldita.

A linguagem é simples, com muitos brasileirismos, palavrões, coloquialismos, que considero importantes para dar identidade a uma obra nacional. Tal simplicidade torna a escrita rica, neste caso. Até um ou outro clichê é muito bem aceito no contexto de Bento. E existe música! Vale citar a passagem lindamente descrita de Nivaldo e seu precioso CD! "Trilha sonora" muito bem escolhida!

Cada personagem cativa, cada um com suas particularidades. Lucas com sua determinação e fé, Cantarzo com sua voracidade e sagacidade, Francis com sua racionalidade e bondade, Vicente com sua bravura e devoção, Duque com sua força e otimismo, Adriano com sua obediência, garra e coragem, Matias e sua consciência ecológica... até Teodoro cativa com seu jeito irresponsável e cômico.

O autor é um tanto maniqueísta na sua narrativa, fator que dá margem para reflexão: será que podemos realmente separar os bons dos maus? Será que seria tão simples viver numa sociedade onde todos dentro de uma fortificação são bons e fora dela, todos são maus? Isso me lembrou muito A Vila, de M. Night Shyamalan e seu desfecho brilhante.

Outra margem excelente para reflexão é a questão ambiental. Aliás, essa foi a grande sacada do livro, na minha opinião. Como seria um mundo após 30 anos sem interferência do Homem? A vida seria melhor durante o dia, aterrorizante durante a noite. Os homens seriam solidários, unidos num mesmo ideal. O autor sabiamente lança a pergunta: foi uma Noite Maldita ou uma Noite Bendita? Resposta que ele deixa para o próprio leitor elaborar.

Bento é um livro de terror, mas acima de tudo, é uma obra que traz críticas importantes a uma sociedade destrutiva, má em sua essência, egoísta e antropocêntrica, que precisa urgentemente rever conceitos e tomar uma atitude que mude o rumo das coisas, que impeça a destruição.

Por isso, abençoado seja o predador que veio ao mundo para dar ao Homem uma nova perspectiva, a fim de tornar este planeta um lugar melhor.
Fabius 16/01/2010minha estante
Tu tá ficando boa...

Fimbrethil Call 17/01/2010minha estante
Ótima resenha, Adriana, deu uma ótima idéia do livro.

Marct 07/05/2011minha estante
Engraçado... eu acho que as frases longas são mais cansativas.

Adriana F. 09/05/2011minha estante
Ah, então... acho que a quebra do ritmo me cansa demais. Frases longas e bem pontuadas são tranquilas pra mim... mas ler algo sem ritmo me cansa mesmo... Mas isso não me tirou o prazer de ler este livro, viu? Obrigada pelo comentário! =)

Marct 14/05/2011minha estante
Adriana, "frase" pra mim é aquela unidade narrativa que termina com um ponto. "Frases curtas" seriam aquelas com menos de 10 a 15 palavras. Existem frases com uma única palavra. Exemplo: "É." Eu acho que pode ser um recurso estilístico muito interessante quando o autor o usa bem. Além do fato de clarear mais o entendimento da frase. O que vulgarmente se chama de "ritmo da frase" pode ser lento ou apressado, mas não deixa de ser um ritmo. Vai depender de como o narrador explora esse recurso estilístico. Mas claro que qualquer um pode gostar ou não do estilo do narrador. Tudo vai depender do gosto.
No mais, gostei muito da sua resenha, que para mim deveria se chamar "crítica". Pois o significado de resenha é "resumo".
OBS: em música "ritmo" não está relacionado à velocidade com que as notas musicais são tocadas. A isto se chama andamento. Mas em literatura usa-se mesmo ritmo com este significado "físico".

Adriana F. 17/05/2011minha estante
Olá... Então, concordo com vc sobre o recurso ser interessante quando bem utilizado.

Agora, quanto ao conceito de resenha, eu tento utilizar o que eu aprendi na faculdade mesmo, ou seja, uma análise a mais detalhada possível, contendo subjetividade (isto é, minha opinião) acerca da obra em questão. Não sabia que a definição oficial de resenha é só resumo. Obrigada por informar! Mas mesmo tentando utilizar a definição que eu aprendi, minhas resenhas são porcas e "imaturas". Ainda tenho muito o que aprender.

Sobre o ritmo, não falo em velocidade de leitura, mas da "quebra" da fluência com a qual estou lendo... =)

Até mais! =)

Sil 25/08/2012minha estante
Bem a história é boa, interessante, mas nunca li um livro tão chato cheio de linhas até capitulos desnecessarios que não acrescentam em nada a história final o objetivo, bem vou ler outros livros desse autor para ter certeza mais por este livro digo não gostei da enrolação dele e fora que achei uma mistura dos livros que já li adolescentes, pode ter cido uma impressão minha....

Pris 11/02/2010

RUIM
Eu não gostei deste livro, e para falar a verdade eu não gosto muito dos livros deste autor,até mesmo porque ele literalmente rs acaba com a essencia verdadeira do Vampiro, a escrita literaria é muito vulgar, não sei se o autor se expressa da mesma forma que escreve, mas na minha opinião é muito triste,e as historias dele se perdem em um monte de bobeira; ele quis inovar implantando um vampiro brasileiro rs, nada com nada rsrs.O Brasil ja não é expansivo com genero terror,suspense e ainda o autor não ajuda? rs, bom mas eu ainda torço para que venham gente nova.
Rê Nemitz 09/05/2010minha estante
Você tem certeza de que está falando do livro certo? "Acaba com a essência verdadeira do Vampiro'"? "Se perdem em um monte de bobeira"? Você com certeza confundiu com outro autor...

E isso vindo de alguém que lê Stephen King... pelo jeito rolou um preconceito com autor brasileiro por aqui. ;D

Léo 03/06/2010minha estante
Concordo. Infelizmente,rola muito preconceito com autores brasileiros, e isso deveria mudar. André Vianco é o melhor autor que já li em toda minha vida. Os livros dele são magníficos!

Alan Ventura 07/07/2010minha estante
Léo,me desculpe,mas se você diz : "André Vianco é o melhor autor que já li em toda minha vida" logo se vê que não leu muita coisa interessante não. =)

Sah 11/04/2012minha estante
Concordo com o Alan! Pelo amor de Deus! Bento é um bom livro e ponto. E André Vianco, graças a sua narrativa beirando ao vulgar e forma irritante de pontuação e gramatica limitada, não passaria do aceitável. Considera-lo 'o melhor autor' não só é ingenuidade, é quase uma ofensa aos escritores do gênero.Magníficos também é forçar um pouquinho, vai. Aproveita que tá no skoob amiguinho, e pesquisa um pouco mais aí sobre o que realmente é magnifico.

Monique 01/07/2012minha estante
Acaba com a essencia verdadeira do vampiro? Se perdem em um monte de bobeira? Pois pra mim André Vianco é dos autores q ainda presam e colocam em seus livros a originalidade dos vampiros!

Pris 02/07/2012minha estante
BOM Quimbely, não sei a sua idade e muito menos se vc é uma leitora assidua e vidrada em livros originais de vampiros como eu, pq, quem tem esta assiduidade a leitura boa e realmente séria sabe muito bem nem comparar pq é imcomparavel uma obra tão ruim como a do Andre Vianco comparada com qualquer outra que se fala de vampiros, te aconselho a procurar mais, ler mais e investigar a real historia e não Estoria do verdadeiro Dracula e os demais em seguimentos, a´´i sim vc poderá tentar contradizer a minha resenha.

Aærsk 06/03/2023

Espetacular
Eu não tenho palavras suficientes para descrever a escrita de André Vianco, como o mesmo diz "Não escrevo livros, eu componho artefatos que os levam a outra dimensão, manusei-o com cuidado!"

Com certeza o meu autor nacional favorito, livros cheio de representatividade, ambientação nacional e batalhas épicas, uma leitura envolvente e uma narração de arrepiar até o último fio de cabelo, simplesmente sensacional!
É volume único?

Aærsk 25/03/2024minha estante
Mais ou menos, ler só ele fica com um final meio aberto, depois dele tem o vampiro rei vol 1 e vol 2

Bruna.Nunesx 25/03/2024minha estante
Obrigada amigo, você é um amigo!

Aærsk 25/03/2024minha estante
Ahhahaha disponha

Juni 27/08/2010

...
Eu gostei muito do livro. Mas algo nele, eu ainda não descobri o quê, o deixou maçante [é com ç ou ss?].
Eu achei interessante toda a ação se passada em lugares que conhecemos... Teodoro Sampaio \o/
Enfim, mas algo nesse livro o torna cansativo. Não sei se são as frases curtas que Vianco usa ou ... bom, não sei mesmo. Porque o livro em si é muito bom, pra quem gosta de ação e aquelas sensações de "agora lascou".
Eu indico, mas tenha paciência para lê-lo. Não desista!
Eu demorei alguns longos dias, mas valeu a pena.

--------------------------------------------------
Péssima em resenhas, só queria deixar gravado aqui o meu sentimento quanto a ele.
Johnny 18/09/2010minha estante

Silvia 26/06/2012minha estante
Imagina a sua resenha foi boa, afinal resenha é a opinião sua do livro; a maioria das pessoas confundem resenha com resumo.

Victor 08/09/2013minha estante
Nada cara! Robô não, mas aparecem samurais vindos da água, Dragões que saem de dentro de vampiros degolados, uma bruxa que vive em marajó e usa saci-pererê e mula-sem-cabeça pra se defender.

Estou falando sério... O.o

Nery 09/09/2013minha estante
Então superou minhas expectativas, bwhauhauhauhauhauhauhuha...

Amanda Alexandr 21/08/2011

Que pena...
Quando lia sobre André Vianco, via que ele era sempre qualificado como um excelente escritor tupiniquim, do tipo que te faz ter orgulho de ser brasileiro e manda qualquer complexo de vira-lata pro espaço. E lá fui eu, comprei uma a obra completa dele na promoção do Submarino e comecei, toda empolgada, a ler "Bento", aquele que eu programa ser o primeiro dos 9 livros que leria.

E o resultado foi a decepção. Sim, o livro começa muito bem, com um cenário confuso, estranho e eletrizante, mas depois descamba para um moderno heroísmo romântico típíco de muitos best-sellers caça-níqueis americanos que existem por aí. A psicologia dos personagens é simples e a perspectiva de um futuro apocalíptico está longe de ser original: já foi usada em inúmeros filmes e HQs.

Torcia muito para que achasse André Vianco realmente essa "Coca-Cola" toda, mas ele não passa de mais um produtor de best-sellers: usa fórmulas manjadas (vide "A jornada do herói") e personagens óbvios. Figura bem entre livros produzidops em série, mas não chega a ser literatura de alto nível. Que pena.
Adrya_Daewen 30/06/2012minha estante
Fico com a sensaçao que Andre nao desenvolve de maneira plena seus personagens. Mas gosto dos livros dele, pela simples coragem que ele tem de escrever sobre vampiros tupiniquins, em uma realidade literaria cheia de escritores americanos.

Fernando.Rodrigues 29/08/2016minha estante
Sim, Vianco quer trazer a linguagem da TV e das histórias em quadrinhos para a literatura. Para quem não é leitor exigente é capaz até de embarcar nessa viagem. Eu, da minha parte, passo longe!

Caique.Taguti 20/03/2023

Ótimo, mas O Sete e Sétimo ainda ganham, livros do mesmo Autor.
Por mais que não ganhe da saga Dos sete vampiros do rio Douro, está saga é a melhor em mitologia. A atmosfera pos-apocalíptico criada pelo André Vianco, é certeira e o melhor, nas terras tupiniquins, citando Rio de Janeiro, angra, são paulo, natal etc.
O livro é bem divertido e te faz querer devorar as páginas, um pouco parado no meio, porém primeiro e terceiro atos são sensacionais.
Não consigo falar muito deste livro sem dar muitos spoilers, quem quiser conferir não vai se arrepender.
É um livro único????

Caique.Taguti 25/03/2024minha estante
Nao, a história continua com Vampiro Rei vol.1 e 2 hj em dia é lançado como a saga do vampiro rei. Tem um prequel com 2 volumes também

Daniel Pedrosa 21/02/2022

Um ótimo Livro...
Um dos melhores livros de vampiro na minha opinião.
Ambientado no Brasil, com personagens cativantes e um plot fantástico.
Recomendadíssimo...
Resenha em vídeo no link:https://youtu.be/Y0XIqlfvVMg
Claudinei 22/02/2022minha estante
Realmente um dos melhores livros do gênero fantasia-horror , ja fui muito fã do André Vianco, hoje nem tanto

Vitoria_Vick 13/08/2022minha estante
Lucas e Vicente como casal me pegou um pouquinho kkk nunca pensei sobre

Antônio 28/07/2010

É...
Como todos os livros do André Vianco, as idéias são tão boas que chego a ficar com inveja do cara. Mas acho a sua escrita um bocado vulgar, boba e irritante em alguns momentos (com aquele tanto de pontos, gírias e palavrões).
É um autor de qualidade para o populacho, com idéias originais e muito boas para a ficção fantástica, e acho que por isso fez sucesso. Mas quem está acostumado com outro nível de leitura dificilmente o colocará no mesmo patamar dos autores que gostam.
Pablo M 12/08/2010minha estante
É bem por ai mesmo, achei a leitura muito irritante, da a impressão de amadorismo.
Uma pena já que as idéias dele são bem interessantes, mas não consegui empolgar..

Antônio 19/08/2010minha estante
Um adendo... dessa vez lendo os dois volumes do Vampiro-Rei.
MEU! As idéias são cada vez melhores. Mas os erros também só aumentam. É personagem que muda de nome de um capítulo para o outro "Orfeu" e depois "Orlando" ou algo assim, é palavra escrita errada (cadê os revisores nessa hora, hein? E olha que o meu é a quinta edição)... poxa André, vamu dar uma caprichada, neh?

Kau 02/01/2015minha estante
É o que eu mais gosto do autor

João 30/09/2011

Cativante
Como resenhar este livro?

Bento é uma obra prima do suspense, disso você pode ter certeza. Ouso ainda ir mais um pouco além e classificá-lo como uma obra filosófica. Ao menos para mim foi. Fez-me parar para pensar no rumo que damos a nossa vida e na maneira como tratamos nosso semelhante.

Conheci o livro faz uns dois anos. Tive-o em mãos uma vez e comecei a ler. Achei a narrativa cansativa demais, e lá pelas páginas trezentos e poucos parei de ler, abandonando a obra. Comecei então a ler alguns livros menos densos do Vianco: A CASA, Sementes no Gelo, comprei o audiolivro em 3D Os Sete e me apaixonei pelos vampiros lusos. Em seguida li afoito Sétimo. Confesso que estava encantado.

Já havia vendido meu Bento no sebo e corri pra livraria, onde encontrei essa linda nova edição. Confesso que o livro é cansativo as vezes, mas sua descrição é maravilhosa. Os personagens cativantes conquistam nosso carinho e admiração e pela perfeição da narrativa entramos naquele mundo ficando tão apreensivos e medrosos quanto eles. Isso é que é leitura na minha opinião.

Ainda podemos falar do tapa na cara da sociedade ao sermos apresentados a um mundo onde o dinheiro, a cobiça e a ganância já não mais existem. Foi necessária uma desgraça tão grande como a Noite Maldita para que o ser humano se tocasse de que o mais importante era a união e o amor entre as pessoas, e que na verdade o ser humano não é inimigo dele próprio.

Recomendo
Katsumoto 10/06/2012minha estante
um grande titulo na minha opinião no seguimento vampiro mundo pós apocaliptico, principalmente com tantos outros titulos ruins do mesmo genero, o André mandou muito bem com esse livro e os outros que dão continuidade a esta saga.

Ellie 31/07/2021

Deita corno
Tem muita coisa legal no livro, inclusive me senti mais próxima dos personagens porque umas coisas que aparecem lá é a cara do Brasil, por exemplo o nome da metralhadora "deita [*****]" só podia ser coisa de brasileiro.
Mas ao mesmo tempo senti que todas as mulheres foram jogadas pra segundo plano, tem até uma justificativa, mas pra mim essa justificativa só significa que o autor não sabe nada sobre o corpo feminino. Lamento.
O nível de testosterona nesse livro é bem alto, a maioria dos personagens são masculinos e eles sempre tem um aprofundamento, o pessoal não tá lá só pra tampar buraco (a não ser algumas mulheres).
Bento é um livro de 2003, seria interessantíssimo ter esse livro reescrito com mais representatividade, consertando a parte de biologia feminina e algumas pontas soltas que seria bem legal de entender o que rolou mais a fundo.
Ellie 31/07/2021minha estante
Acabei de ver em uma outra resenha que esse livro foi relançado, não sabia, talvez já até consertaram algumas coisas que eu reclamei (espero que sim). E vi também que o Skoob censurou a palavra corno kk Ninguém tem do de corno mesmo, nem o skoob

Anderson 07/03/2015

Pessoalmente, gosto muito do trabalho de André Vianco, mas acho que Bento é de longe um de seus trabalhos mais fracos, mesmo que ainda seja muito bom.

A qualidade de sua escrita, nesse título, foi um pouco prejudicada por situações arrastadas, descrições que podiam melhorar e até alguns personagens estereotipados por demais. No mais, uma história que une distopia + vampiros é algo bastante atraente, especialmente quando esses vampiros são à moda clássica.

Por vezes meio que me perdi no texto e tive de reler, não sei se foi por falta de atenção minha ou se o André escorregou nas próprias palavras, mas simplesmente foi assim. Não que isso seja um defeito, pois vai do nível de interpretação de cada um.

Dou 4 estrelas e meia para esse título, que mesmo cometendo alguns deslizes, continua representando muito bem o ótimo trabalho desse ótimo autor.
Vitorgish 02/09/2017minha estante
Eu comecei a ler "Os Sete" mas achei a escrita cansativa, não me dava gosto de ler e deixei um pouco de lado, mas os personagens e o enredo achei muito atrativo. Qual livro você me indicaria?

Leandro Radrak 05/04/2010

Um Best Seller que deveria ser filme.
Se fosse americano, este livro já teria virado filme e o Vianco seria conhecido internacionalmente. Sério mesmo.
Este era meu comentário, repetido várias vezes enquanto lia esta obra da metade para o fim. A história tem alguns baixos, mas ela possui a fórmula perfeita daqueles blockbusters com sacadas originais que nos divertem até o fim.
Assim é o livro do brasileiro André Vianco. Uma montanha russa de acontecimentos que grudam nossos olhos nas páginas e nos fazem mergulhar de cabeça no novo mundo criado por ele.
Bento narra a história do herói Lucas, um cara comum que acorda após um sono de 30 anos. Ainda aturdido pelo longo sono, ele descobre que o mundo conheceu um apocalipse incomum e que agora a raça humana está oprimida, resistindo como pode para não ser completamente consumida por um mal que agora assola a Terra: Vampiros! Uma familiaridade com “Eu sou a lenda” pode ser vista até aqui, mas adianto que a semelhança acaba aí. Os Bentos, que dão título ao livro, são a criação mais interessante. Verdadeiros predadores naturais das criaturas da noite, os Bentos são homens despertos que possuem poderes especiais, concedendo uma incrível capacidade de luta contra os vampiros. Poucos, eles constituem a trama principal da obra.
Mais importante: O cenário apocalíptico vai das falésias de Natal ao centro de São Paulo, onde o autor nos presenteia com um cenário familiar e único, de desolação e morte, tudo passado no nosso Brasilzão.
O linguajar do autor é direto e a leitura flui muito bem, dando dinamismo cinematográfico às cenas exibidas a cada capítulo. Um livro que você acaba “assistindo” ao invés de ler. Um diferencial do autor que eu mesmo procuro atingir em meus textos.
Os personagens, principais ou secundários, são muito bem detalhados. Prova disto é a afeição que se adquire pelos coadjuvantes e figurantes. O autor sempre nos presenteia com o passado de cada um deles, não importando se morrerão naquele mesmo capítulo ou se continuarão na história até o fim.
Vejo uma única “falha”, digo entre aspas, pois é algo puramente pessoal, que consiste em não dar uma batalha final digna ao livro, cena que parece reservada para os livros seguintes “Vampiro Rei” e “Vampiro Rei 2”.
Enfim, um livro que é obrigatório para fãs de vampiros ou batalhas épicas ou apocalípticas. Uma caixa de emoções, do humor ao suspense, da aventura ao drama, pronta para ser aberta.
Cleber Trida 23/08/2011minha estante
Concordo plenamente quando vc diz que o livro merecia virar filme, pra mim é o melhor do Vianco, porém ele não deu o final merecido em o "Vampiro Rei 2" será que ele vai se recuperar em o "Vampiro Rei 3" que já está em pré venda....Veremos!!