Sol e Tormenta

Sol e Tormenta Leigh Bardugo

Resenhas -

Tay 16/05/2021

Amo
O que tenho pra falar desse livro é: caraca, como o Maly é chato e desnecessário kkkkk
O Darkling continua protagonista mesmo aparecendo pouco, é impressionante.
Alina está ótima, mas um pouco chata.
Eu amo essa trilogia. Bora para o terceiro livro ?

Qnat 27/04/2021

Mais uma vez, o livro é curto então a leitura é rápida.

Em certos pontos, achei bem interessante e mais maduro que o primeiro livro em termos de escrita.
Contudo, ainda há bastante foco na protagonista, deixando o livro mais lento. Entendi a proposta de mostrar as dúvidas dela, a solidão e os conflitos com o Mal, mas o livro se focar tanto nisso o torna muito monocromático.

Ainda acho que, como no primeiro livro, se houvesse mais pontos de vistas, as tramas secundárias poderiam ser bem desenvolvidas e o livro seria mais rico.

Alguns acontecimentos aparecem "do nada", mas como é uma narrativa curta e rápida, é aceitável e nos deixamos levar.

Não só desse livro, mas principalmente Six of Crows, uma coisa que me incomoda na Leigh Bardugo é que os seus plot twists parecem um pouco forçados, uma reviravolta inadvertida.

Como pontos positivos do livro: Gostei dos novos personagens apresentados! Gostei da forma que o avanço da tecnologia ameaça os Grishas.

O final foi bastante interessante por tirar novamente a protagonista do lugar comum, e é legal ver que ela ainda tem uma jornada a cumprir.

É um livro "do meio", então ele não fecha arcos, na verdade apresenta novos, e apenas funciona entre uma ponte entre o primeiro e último livro.

site: @farol_de_areia

yvespider 22/07/2022

não é só o título que tem tormenta
meu povo que livro é esse? fui ler ele toda feliz pq nao achei o primeiro tão ruim quanto todo mundo falou mas ai foi só esse aparecer que tudo desandou. o começo foi até legal e foi o que me deu gás pra continuar mas no meio tudo começou a ir pra trás e foi uma tormenta de vdd. sei nem com que forças vou ler o terceiro
obiwansgf 22/07/2022minha estante
ai amg SIM só nao abandonei de vez pq depois vinha six of crows, essa foi minha luz no fim do túnel pq olha... um terror

Nayara's Version 22/07/2022minha estante
Na minha opinião
Apenas o último livro ruína e ascensão é bom.

yvespider 22/07/2022minha estante
mano eu queria tanto ler six of crows mas essa trilogia ja ta me dando tanta dor de cabeça

yvespider 22/07/2022minha estante
ai tomara q esse ultimo seja no minimo aceitavel mesmo pq q livro viu

Ingrid 03/07/2021

mais ou menos
eu tenho quase certeza que não aproveitei muito o livro pq tava com vontade de ler romance, mas mesmo assim achei meio parado.
o início é bem legal, mas passando da metade ficou mais na falação, achei monótono. o final é me deixou boquiaberta.
o que dizer sobre o nikolai? PERFEITO! eu tô apaixonada por aquele homem, e ainda não suporto o maly ?
preferi bem mais o primeiro livro, espero que o terceiro seja melhor e tenha mais aparições do darkling.

camwarner 25/03/2021

Muito arrastado, não funcionou comigo. Parece que nada acontece no livro, esse romance meia boca que a autora enfiou nesse livro foi insuportável, Maly e Alina não tem nada a ver, ele só enxerga ela depois que ela tá bem e segura de si, tudo pra depois ficar receoso com o poder dela tststs pior ainda é ver ele nem hesitar pra ficar com outra pessoa e ela ainda correr atrás dele. Deus me livre. As cenas que presta é o Darkling aparecendo pq ele dá uma emoção diferente pras cenas, excitação, desespero, pena que não o suficiente pra salvar o livro.
clarinha | @mostraacapa 27/03/2021minha estante
O maly conseguiu estragar a série SOZINHO como pode senhor

Lari 06/04/2021minha estante
Sei que vão mudar o Maly na série e tal mas não adianta para mim vou continuar sentindo ranço

camwarner 06/04/2021minha estante
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu tbm

clarinha | @mostraacapa 08/04/2021minha estante
Lá vou eu catar defeito no personagem toda vez que ele aparece em cena. Pelo menos o ator é legal.

@karma 18/04/2021minha estante
me senti assim, o darkling fez mt falta ? maly e alina foi um surto ds leigh, certeza

Ane Gabriela 18/04/2021minha estante
Ela quis manter o amor de infância... por um lado achei legal. Mas não tem muita química ...

Jeni Ventura 18/04/2021minha estante
Eu queria muito que os três livros fossem em terceira pessoa, ia amar ler alguns capítulos na visão do Darkling
Eu tbm não shippo Maly e Alina acho que eles juntos como amigos são ótimos, mas como casal é péssimo

Taciane 21/02/2022

Mais empolgante
Com uma história mais empolgante e mais fluida que o primeiro, o livro rende melhor e te prende muito mais que o primeiro.
Alina ainda tem escolhas duvidosas e ainda age imatura em algumas situações.

Maraia2 27/01/2023

"Sou uma soldada. Sou a Conjuradora de Sol."
Não acho que esse livro seja de fato ruim, só não é melhor que o primeiro. Mesmo assim já não via a hora de acabar a leitura, nunca senti tanta raiva e não sei se gostei do rumo que levou o final.

No segundo volume da trilogia 'Sombra e ossos', Alina conseguiu fugir do Darkling mas sabe que sua paz não irá durar muito. Várias pessoas estão montando altares para ela e a nomearam Sankta Alina. Conjuradora do Sol. Desta vez, Alina tem a ajuda do príncipe Nikolai e tem a chance de liderar um exército, mas o Darkling tem um novo poder sombrio.

O ponto alto desse livro sem dúvidas foi o Nikolai, eu amei o personagem e ele foi um alívio em meio a tantos outros chatos, sinto muito mas o Maly definitivamente é um insuportável e muito egoísta. Todas as suas atitudes me fizeram sentir raiva e a Alina também me cansou bastante. O "romance" desse livro é péssimo.

Em relação a história, gosto muito da construção de mundo, os Grishas são muito interessantes. Mas o final me desapontou um pouco, talvez eu me surpreenda mais com o último livro, apesar de tudo fiquei bastante curiosa para saber como tudo isso será fechado.

nakahara 22/04/2021

O começo é encorajador, me fez esperar um pouco mais do que o primeiro mas infelizmente foi mais do mesmo, um livro mediano e pra piorar teve o maly sendo chato o livro inteiro, felizmente Nikolai não me deixou morrer de tédio lendo.

Debs 06/06/2021

O final que é sempre.... o mesmo final
Apesar de achar esse melhor do que o primeiro, com personagens muito mais cativantes e interessantes (alô Nikolai Lanstov, te amo), fiquei decepcionada do livro ter o mesmo drama de Alina e Maly (que é insuportável o tempo inteiro), de ter algumas partes que você vê que é enrolação, pra no final ser tão corrido da forma que foi.
A escrita da Leigh Bardugo te prende, e é muito rápida. Acho o universo bem construído, só que as vezes você fica sem entender que o que tá acontecendo porque ela não explicou direito.
Os grishas e seus poderes me intrigam, a participação do Apparat também. Quero ver mais do Nikolai.
O Darkling ainda é uma incógnita pra mim então tô ansiosa pra ver o que a autora vai fazer no terceiro livro. Sol e Tormenta fecha com o mesmo final do primeiro... então quero ver também o que ela vai fazer pra tornar a história do Ruína e Ascensão original.
É um livro bom. E só.
Carol :) 07/06/2021minha estante
ainda não li o terceiro por puro medo de me decepcionar, mas falam que é melhor que o segundo pelo menos, tbm já recebi alguns spoiler que fazem meu coração apertar ??

Sarahadr 27/06/2022

Um bom livro pra uma continuação
Tenho um pouco de preconceito com trilogias porém resolvi dar uma chance pra esta. Eu prefiro mil vezes o primeiro livro mas este é aceitável. Achei a leitura arrastada e pouco fluida e por esse motivo demorei pra concluir.
Achei que o problema criado com o Darkling no final do livro se resolveu de forma muito rápida e sem aprofundamento, mas eu relevei por ser uma continuação de uma trilogia e sei que o grande final ainda está por fim no último livro!