Revolução das plantas

Revolução das plantas Stefano Mancuso




Resenhas - Revolução das plantas


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Paulo.Vitor 06/11/2023

Sinceramente, o mundo precisa de mais livros dessa maneira, que, além de bem escrito, nos ensina um monte de coisa de uma maneira direta, simples e com diversos exemplos.
Em pouco mais de 150 páginas aprendemos que as plantas possuem memória, conseguem imitar outras plantas buscando proteção, possuem "parcerias" (mutualismos) com insetos, que elas conseguem se locomover, vemos também, que a ausência de um cérebro único e concentrado pode funcionar muito bem para nós, porém, para as plantas, é mais interessante que seja o mais fragmentado possível. Stefano Mancuso também nos faz olhar para o futuro, vendo nas plantas, soluções para problemas como o design de drones de coleta em outros planetas, soluções para arquitetura, para a falta de água e falta de comida.
Não é atoa que este livro foi um sucesso de venda, fazendo com que Mancuso escrevesse outros dois.
De todas as plantas comentadas, tivemos várias que são nativas do Brasil (dormideira e vitória régia, por exemplo), mas parece que ainda hoje existem pessoas que não se importam com a relevância e destaque que o Brasil tem quando falamos sobre fauna, ou com o potencial de utilização que Stefano nos apresenta.
Gostei muito da crítica cítrica e incisiva feita ao final do livro. Definitivamente recomendo a leitura, passa longe de ser um livro acadêmico com textos técnicos, mas também passa longe de ter uma visão simplista.
Paulo.Vitor 06/11/2023minha estante
que a ausência de um cérebro único e concentrado pode não funcionar muito bem para nós




Beatriz 16/11/2021

muito bom!
Leitura fluída, tranquila e bastante informativa. Construindo uma vitrine de exemplos sobre como a humanidade pode se espelhar no reino vegetal, Stefano Mancuso cria uma coleção de capítulos instigantes, baseados em situações que muitas vezes atravessam o dia-a-dia do leitor (seja retratando uma planta comumente encontrada ou exemplificando algum tipo de vegetal tradicional em diversas culinárias). Mantendo um ritmo único ao longo de toda trajetória, o texto te prende do início ao fim e definitivamente é curioso o bastante para se tornar um daqueles livros que a gente não cansa de recomendar aos amigos. muito bom!
João 17/11/2021minha estante
Hum... Me interessou




Antonino 11/11/2019

Assunto dificil que se torna fácil
Não é um assunto fácil.
Falar slbre plantas para leigos no assunto é algo complicado, mas... a leitura é bem agradável.

Valeu o tempo investido.
Acho que se peca um.pouco epla falta de imagens, dm espcial quando falam o nome de plantas, mas isso não te faz perder o que é mais importante.

Sim. Devemos.olhar para o reino vegetal de uma forma mais apurada. Ainda temos muito o que aprender.
comentários(0)comente



Cheiro de Livro 09/02/2020

Revolução das Plantas
Vendo o primeiro episódio do GloboNews Literatura sobre clubes do livro uma matéria da Mônica Waldvogel me chamou atenção. Ela foi a um clube do livro que estava debatendo “Revolução das Plantas” do Stefano Mancuso e tradução de Regina Silva. Achei o debate interessante e na minha primeira ida a um livraria acabei comprando. Uma ótima aquisição e algo perfeito para começar o ano lendo.

“Revolução das Plantas” abriu todo um leque de questões de que nunca tinha parado para pensar e isso é o que eu espero de qualquer livro, que abra meus horizontes, que veja outras perspectivas, que me dê uma visão diferente de temas.

Stefano Mancuso é um neuro botânico (área de estudo que nem sabia que existia) que fala sobre seus estudos, as descobertas da botânica de uma forma clara, simples e envolvente. É daqueles livros que se lê com facilidade. Fala sobre seus estudos com a memória das plantas, explica sobre as diferentes formas que elas encontraram de sobrevier e proliferar pela terra. Chega a ser meio perturbador o que ele fala e como, pelo menos eu, nunca tinha parado para olhar para elas como algo passivo e inerte.

Mancuso prega que deveríamos olhar as plantas como um modelo eficaz para o desenvolvimento de tecnologia para o futuro. No inicio as ideias podem parecer meio estranhas, mas Mancuso me convenceu de que plantoids (robôs plantas) são a melhor forma de estudar Marte, por exemplo.

O universo das plantas é algo completamente desconhecido para mim, o máximo que faço é ter uns vasos com temperos frescos em casa que rego com regularidade. Pensar sobre sua estrutura, forma de sobrevivência e nossa dependência delas me fez virar uma defensora do projeto Jellyfish Barge que usa água do mar para plantações hidropônicas. Afinal em um futuro, não muito distante, ou beberemos água ou irrigaremos as plantações.

“Revolução das Plantas” é desses livros que é meio difícil de convencer alguém de ler pela sua sinopse e ao mesmo tempo é fascinante e deixa o leitor meio monotemático. Passei a perturbar todo mundo para que lessem, dei de presente para vários amigos. Mancuso entrou na minha lista de autores para acompanhar.

site: https://cheirodelivro.com/revolucao-das-plantas/
comentários(0)comente



Rseefo 05/03/2020

Técnico mas interessante
O autor entra em detalhes técnicos que deixam a leitura um pouco truncada para leigos, mas ainda assim o assunto é muito interessante.
comentários(0)comente



Hélio 31/05/2020

Um aula obrigatória de Botânica para todos
Mais que a sugestão de uma revolução, Mancuso - premiado pelo livro - devia se tornar leitura obrigatória. A criação de um pensamento que olha para as plantas com respeito, precisa começar mais cedo e devia ser possibilitado dentro do ambiente escolar. São tantas inspirações e soluções que a observação e o estudo da Botânica trazem para a sociedade como um todo, que a divulgação desse assunto merece destaque no debate de políticas mais sustentáveis para o mundo. E duvido que alguém conclua o livro e se mantenha indiferente às incríveis individualidades das plantas, depois de descobrir a Boquila trifoliolata!
comentários(0)comente



Ana Rabelo 07/08/2020

Divulgação científica de primeira
Adoro ler livros de cientistas apaixonados pelo seu objeto de estudo. Stefano Mancuso nos apresenta as fantásticas habilidades das plantas. Seres que geralmente são deixados de lado quando falaram sobre inteligência e adaptabilidade ganham a cena. Recomendo.
comentários(0)comente



Adriana1037 05/09/2020

Interessante como divulgação científica, mas esperava mais do livro. Em algumas partes o autor entre em uma divagação sem fim, em outras resume o assunto do nada Enem desenvolve direito a ideia... Achei mediano
comentários(0)comente



Lucy 01/10/2020

Um novo mundo
Daria 6 estrelas para esse livro, escrito pelo fundador da neurobiologia vegetal, que fala com tanto humor, ironia (amo) e inteligência sobre sua paixão. O livro é repleto de curiosidades interessantes e passeia por tantas possibilidades que as plantas trazem, inspirando artefatos espaciais, soluções arquitetônicas e nos relembrando como elas são altamente refinadas, estratégicas e essenciais.

Estamos tão acostumados a tratá-las com indiferença, sendo que são um exemplo incrível de evolução.

Um mundo novo se abriu pra mim nesse livro, adorei muito ??
comentários(0)comente



gcaldas2 01/03/2021

Plantas são seres incríveis
Revolução das plantas mostra como as plantas são seres incríveis e únicos em nossa vida. Stefano Mancuso discorre vários exemplos sobre curiosidades e usos diretos das plantas em problemas de escala mundial. Espero que um dia as ideias apresentadas pelo autor sejam consolidadas em grande escala.

Este livro é uma aula de botânica e só aumentou meu fascínio pelas plantas.
comentários(0)comente



Michele Boroh 01/03/2021

"Estado vegetativo" deixa de fazer qualquer sentido e chamar alguém de planta se transforma num tremendo elogio.

Da arquitetura à corrida espacial, influencer suprema é ela: dona botânica.
A revolução é potencialmente verde, sim.

O maior obstáculo, infelizmente, continua sendo aquela espécie que é limitada por (falta de) vontade própria.
comentários(0)comente



driesvansteen 24/03/2024

?!
Gostei! Embora eu sinta que que todo livro do Mancuso é feito pra ser o primeiro de quem lê ? y este é meu terceiro. Também embora tudo fique a desejar depois de ter lido Emanuele Coccia. Mas gostei! rs.
comentários(0)comente



Andre 27/03/2021

As plantas nos ajudaram a evoluir e ainda nos salvarão
Um livro empolgante sobre a adaptação das plantas e como elas podem nos ajudar a resolver infinitos problemas.
Stefano Mancuso, um pesquisador empolgado com a vida vegetal, conta de forma leve e curiosa como o funcionamento das plantas pode nos ajudar a resolver problemas complexos com simplicidade, funcionalidade e excelência!
Para quem curte ciência e divulgação, este livro é recomendadíssimo!
comentários(0)comente



Lendo no mato 12/04/2021

?A real importância das plantas para a vida humana?
E assim, com essa frase do post começa esse livro do fundador da neurobiologia vegetal, o italiano Stefano Mancuso.
Bom, na verdade o livro começa com o prefácio assinado pelo Sidarta Ribeiro. O que complica ainda mais as coisas na hora de fazer uma resenha. Difícil resenhar com um prefácio desses, que nada mais é que uma quase resenha. ????

Enfim, em Revolução das Plantas, Mancuso traz ao leitor as maravilhas do ser vegetal. Seus anos de pesquisa são aqui condensados para jogar na nossa cara que devemos prestar mais atenção nas plantas. Ele nos mostra como as plantas poderiam, e muito, ser mais utilizadas como inspiração para as nossas inovações tecnológicas.

Em cada capítulo ele vai destrinchando o porque que as plantas são tão sensacionais e como essas ?sensacionalidades? poderiam ser utilizadas de forma a pluralizar a forma de se pensar a tecnologia no mundo. E fora dele.

No primeiro capítulo ele já conquista o leitor/amante da natureza dentro de todos nós ao relatar a capacidade de memória das plantas mesmo na ausência de um órgão central como o cérebro e de como isso pode ser algo positivo. Nunca mais verei a Mimosa pudica, a nostálgica dormideira, como antes. ? Outro capítulo inesquecível para mim será o terceiro, quando ele fala da arte da mimese e relata sobre uma planta andina, a Boquila trifoliata, que é uma trepadeira capaz de mimetizar o formato da folha da planta que ela estiver em cima. E ela pode mimetizar até 3 plantas simultaneamente!! ? Já no quinto capítulo ele fala como as plantas podem ?escravizar? insetos e outros animais ao seu bel prazer. Ele cita o caso das acácias com as formigas. ?

Uma funcionalidade que permeia todo o livro, é a possibilidade de uma tecnologia baseada na vida vegetal servir como inspiração para tecnologias espaciais. São vários os relatos de pesquisas nesse sentido. Essa questão me fez até relembrar do filme e começar a ler ?Perdido em Marte?. Com certeza essa história deve ter sido uma epifania para os pesquisadores da área.

Vale muito a pena a leitura!! ?
comentários(0)comente



Perigor 16/04/2021

Bioinspiração!
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CNpmr4iHMEr/?utm_source=ig_web_copy_link
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR