Arcanjo

Arcanjo William Gibson

Resenhas - Arcanjo

J. Silva 06/02/2023

Arcanjo. Ficção científica, viagem no tempo e segunda guerra
Arcanjo, obra do renomado escritor de ficção cientifica William Gibson, traz uma história sobre esperança, resistência, viagem no tempo, segunda grande guerra, EUA x resto do mundo e bomba atômica. Inclusive a capa da HQ é uma bomba em destaque.

Num futuro distópico os EUA deram um forte golpe na humanidade, explodindo todas as bombas atômicas instaladas nos países aliados, com isso os maiores estados sucumbiram e poucos sobreviveram. Nesse cenário apocalíptico, foi criada uma máquina no tempo que criou uma bifurcação, ou seja, um mundo duplicado. Daí surge o um novo objetivo, dominar esse mundo paralelo.

Nesse ambiente orbita a história, onde o viajante do tempo se alia com uma agente britânica, um contrabandista judeu e um oficial americano, para impedir que o filho do presidente vitalício dos EUA domine aquela realidade e a transforme, de modo irreversível.

A princípio imaginei que seria uma daquelas histórias clichês, com os norte-americanos lutando contra nazistas ou soviéticos, mas, logo nas primeiras páginas comprovei que estava enganado. A história é diferente e, o principal, a viagem no tempo é racionalmente explicada. Ao meu ver, a obra peca apenas por não ter aprofundado os personagens e nem o mundo alternativo de onde o protagonista vem. E, demais disso, poderia o final ter sido mais claro, para dar aquele impacto de fechamento.

Lara1932 06/02/2023

Leitura legal e fluída. Realmente não estava esperando gostar, e como fui sem expectativas nenhuma, acabei achando uma leitura bem boa

allfaleta 19/02/2023

Não sabia sobre o que era, comprei na bienal numa promoção, mas gostei bastante da história e do traço do desenho.

lairah 02/03/2023

Uma boa HQ com uma arte incrível
Pra quem gosta de ficção científica, viagem no tempo e personagens com personalidade forte essa é a HQ pra você. Confesso que a leitura não foi tão fácil e pra conseguir compreender algumas coisas tive que voltar um pouco na narrativa e reler alguns trechos, mas assim que consegui me conectar ao universo do livro isso parou de acontecer e a narrativa fluiu muito bem.