Arcanjo

Arcanjo William Gibson

Resenhas - Arcanjo

J. Silva 06/02/2023

Arcanjo. Ficção científica, viagem no tempo e segunda guerra
Arcanjo, obra do renomado escritor de ficção cientifica William Gibson, traz uma história sobre esperança, resistência, viagem no tempo, segunda grande guerra, EUA x resto do mundo e bomba atômica. Inclusive a capa da HQ é uma bomba em destaque.

Num futuro distópico os EUA deram um forte golpe na humanidade, explodindo todas as bombas atômicas instaladas nos países aliados, com isso os maiores estados sucumbiram e poucos sobreviveram. Nesse cenário apocalíptico, foi criada uma máquina no tempo que criou uma bifurcação, ou seja, um mundo duplicado. Daí surge o um novo objetivo, dominar esse mundo paralelo.

Nesse ambiente orbita a história, onde o viajante do tempo se alia com uma agente britânica, um contrabandista judeu e um oficial americano, para impedir que o filho do presidente vitalício dos EUA domine aquela realidade e a transforme, de modo irreversível.

A princípio imaginei que seria uma daquelas histórias clichês, com os norte-americanos lutando contra nazistas ou soviéticos, mas, logo nas primeiras páginas comprovei que estava enganado. A história é diferente e, o principal, a viagem no tempo é racionalmente explicada. Ao meu ver, a obra peca apenas por não ter aprofundado os personagens e nem o mundo alternativo de onde o protagonista vem. E, demais disso, poderia o final ter sido mais claro, para dar aquele impacto de fechamento.

Erika 17/06/2021

Esperava mais...
Sei que é apenas o primeiro volume, mas para ser sincera não curti. A história não cativou, não prendeu. Espero que melhore nos próximos.

site: http://upandoavida.com
rcpelarin 09/01/2022minha estante
Não é o primeiro volume... É uma história fechada...

allfaleta 19/02/2023

Não sabia sobre o que era, comprei na bienal numa promoção, mas gostei bastante da história e do traço do desenho.

Cachamorra 03/12/2023

Gibson em HQ é quase sensacional.
Arcanjo é uma HQ feita para compensar um roteiro que não vingou (ou vingou com o sucesso da HQ).
É uma história de guerra e de tempos alternativos. Aqui é muito bom ver a crítica aos EUA e sua política de controle sobre os países, baita alfinetada de Gibson nos falaciosos valores de liberdade estadunidense.

É uma ótima HQ, leitura rápida e divertida.

Capeleti 12/08/2023

Salvar a guerra do seu pior futuro
Arcanjo é maravilhoso, lindo e rico em detalhes artísticos, uma história boa e suave com personagens bons.
Sobre a história, somos apresentados a um futuro de destruição total pós segunda guerra, e querem fazer isso novamente no passado. O desenrolar da história é muito bom e bem rápida, poderia ser mais aprofundada em certos momentos.
Os personagens encaixam perfeitamente na trama, o piloto mostra nitidamente a sua diferença de época, e Naomi é uma ótima personagem a com maior presença na história. Alguns personagens podiriam ter mais destaque.
É uma leitura curta e divertida, com picos na história e no desenvolvimento dos personagens. Recomendo.

Mika Barbosa 12/04/2023

É BOM
A HQ em si é boa, mas eu não sou acostumada. Para quem gosta de ficção-científica e coisa sobre super-herói, leia e se divirta. Como eu disse a HQ é boa sim, mas deixa a desejar, a história envolve política e mostra uma época do fim da Alemanha Nazista, não é sobre isso a HQ mas tem sim esse tema, a volts no tempo foi meio confusa para mim. Mas se você gostar desse tipo de literatura e HQ leia!

Nanda5Oli 23/02/2024

Viagem no tempo
Uma missão suicida na Berlim em 1945 leva os protagonistas a mudarem o curso das bombas atômicas e evitar uma catástrofe ainda maior.

Bebela 18/11/2022

Esse livro é ok, ele é bem rapidinho, eu li ele em uns 30 minutos, mas teve algumas partes que eu tive que lê de novo pq eu acabei me perdendo, mas fora isso, é muito bom e as imagens são lindas.

Matheus656 04/01/2024

Arcanjo
Mais uma daquelas histórias que de alguma forma envolvem a segunda guerra mundial. Aqui usada como forma de realidade alternativas, o que acabou me lembrando o livro "O Homem do Castelo Alto" do Phillip K Dick que li ano passado e não curti nada. É uma hq interessante, mas que parece bem apressada e deixa um final de gostinho de preciso de mais, embora, seja apenas isso mesmo.

Biblioteca Álvaro Guerra 21/03/2022

Os líderes políticos destruíram o mundo. Agora, eles querem uma nova realidade para corromper. Para isso, vão se aproveitar de todo o potencial da última esperança da humanidade: Splitter, uma máquina colossal que permitirá que eles viajem até o passado para garantir o poder no futuro.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786580448029

Lhyz 27/09/2023

Eu consumi essa HQ em 30minutos!
A história é muito boa, uma ficção científica com direito a volta no tempo, multiverso, 2º guerra mundial e muito mais. A arte dessa HQ é linda e o livro tem uma impressão que deixa ainda mais bonito. Gostei bastante.

MiojoGeek 02/12/2019

Willian Gibson é conhecido como o “profeta noir”. Em sua carreira, ele escreveu, filmes, seriados e livros, entre eles, a trilogia Sprawl que tem uma de suas obras mais conhecida do público em geral, Neuromancer.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nascido em 1948, Gibson é fruto do pós-guerra, e é imbuído por essa atmosfera que surge Arcanjo.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A ideia inicial de que a históriaa virasse um filme, acabou após Gibson assinar um contrato com a IDW seriando seu roteiro para uma minissérie em cinco partes.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Sempre que vemos um documentário ou filme sobre os horrores da segunda guerra, em algum momento nos pergutamos o que teria acontecido se Hitler e o eixo tivessem vencido a guerra.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Em Arcanjo, Gibson trabalha com conceitos de viagem no tempo para ambientar seu techno-thriller. Uma família que lidera a política de uma realidade destruída por más escolhas, decide usar a estrutura quântica chamada splitter para voltar no tempo e tentar fazer algumas mudanças para continuarem a exercer sua influência e poder. Ao mesmo tempo, um pequeno grupo de resistência é enviado a mesma época para tentar impedir que o futuro seja alterado para algo pior.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A hq foi indicada ao Eisner, e conta com três artistas dividindo as artes: Bitch Guice, Alexandro Barrionuevo, e Wagner Reis.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Achei muito interessante usarem os conhecidos foo fighters, que foram um tema de confusão durante a segunda guerra, e associar isso a trama.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O quadrinho tem um bom ritmo e artes interessantes, o tema escolhido porém, apesar de trazer alguns novos elementos, são um pouco do que já vimos em outras mídias. Se você curte O Homem do Castelo Alto, essa hq pode parecer um prefácio do que se desdobrou no livro de K Dick.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Minha nota é 9/10. Cuidado com as moscas e pense bem nas escolhas que se faz!

Leo - Blog Livreiro. 03/01/2023

Um futuro apocalíptico, mas não clichê
Essa HQ se passa em um futuro distópico onde os Estados Unidos decidiu lançar uma de suas bombas atômicas sobre a base de Arcanjo, onde os líderes da União Soviética estão. A partir disso, o país passa a ser governado sobre uma única família que por sua vez destrói todas as grandes metrópoles globais, levando ao caos e escassez.

Diante desse cenário, surge uma resistência que busca impedir que o neto do primeiro ditador estadunidense volte no passado da nossa linha do tempo e provoque os mesmos danos. Para isso, 2 pilotos são enviados para desviar o curso do bombardeio, mas acabam sendo atingidos restando apenas um deles.

O sobrevivente é levado para uma prisão onde seu caminho cruza com o da oficial britânica Naomi Givens que investiga o cenário de guerra em uma Berlim derrotada e destruída. Junto de outros parceiros de diferentes exércitos aliados eles tentaram interromper o desastre iminente.

Esse foi o meu primeiro contato com o autor William Gibson, o mesmo de Neuromancer, e eu confesso ter gostado bastante da premissa da HQ. Os traços gráficos e as cores são muito bem feitos. Contudo, por ser uma obra curta, alguns momentos são corridos demais.

A narrativa é bastante imersiva, e foge do clichê de colocar os EUA como heróis e a URSS como vilões. É algo no qual eu não estava esperando e por isso me surpreendi. Dito isso, recomendo bastante para quem gosta de Sci-fi e distopia.