Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

Miguel.Martins 27/04/2021

"Memórias de um sargento de milícias" é considerado um livro a frente de seu tempo. Apesar de se inserir no período do Romantismo, a obra antecipa algumas características do Realismo que ainda estava por surgir. O tom da narrativa lembra, inclusive, o de Machado de Assis, o maior representante da literatura realista nacional.

Sua semelhança com as obras realistas reside no fato de que Manuel Antônio de Almeida não se preocupa em narrar um "romance", no sentido amoroso, não foca na elite urbana e não apresenta personagens idealizados. Pelo contrário, a narrativa é cômica e irônica, com personagens que beiram a caricatura. Por baixo das piadas, revela várias mazelas da sociedade urbana carioca "no tempo do rei".

Foi escrito no formato de folhetim, como a maioria das prosas românticas do período, mas se diferencia destas por estar em constante diálogo com o leitor. O narrador não apenas conta a história, ele conversa com o leitor o tempo todo, como quem conta uma fofoca ou um "causo".

O único ponto negativo, a meu ver, é que a história não tem muito foco, o que acaba deixando a leitura um pouco arrastada. Como o título anuncia, o livro conta as memórias de Leonardo, da infância à vida adulta, passando por algumas histórias de personagens secundários. No fim, tudo se conecta, mas acho que o livro poderia ser um pouquinho mais curto.

Patriccia12 13/09/2020

Um brasileiro
Leitura leve e realista e divertida. De um brasileiro - o Leonardo, gerado e abandonado a propria sorte como tantos outros. No entanto, sempre protegido pela alma caridosa do momento: o padrinho, a madrinha, até o Vidigal...
Aventuras, amores e desafetos e confusões tipicas de um Brasil que nao existe mais, mas que continua bem igual.
Único livro deste autor, mas que se nao tivesse morrido tão jovem teria nos deixado um verdadeiro legado do brasileiro comum.
Leiam, vocês irão gostar.

Juliana2813 25/01/2023

Memórias de Um Sargento de Milícias conta a história de Leonardo, um endiabrado enjeitado desde o seu nascimento, e que tem gosto pela vida de vadio. Acho que foi o livro nacional mais leve e tranquilo de ler que li até agora, a escrita do autor é tão singular quanto a de Machado de Assis, muito gostosa de ler. A história é super divertida e cheia de reviravoltas, eu gostei muito!!

Augusto 15/04/2021

"Quando temos apenas 18 a 20 anos sobre os ombros, o que é um peso ainda muito leve, desprezamos o passado, rimo-nos do presente, e entregamo-nos descuidados a essa confiança cega no dia de amanhã, que é o melhor apanágio da mocidade."

panisetcircense 28/08/2023

O filho de um beliscão e uma pisadela
O título me fez esperar algo completamente diferente do livro, mas na verdade o leonardo só se torna um sargento de milícias no último capítulo.
como eu já tinha lido outros clássicos e gostado, estava esperando gostar desse também mas não foi pra mim. não gostei muito de nenhum personagem e não achei a história muito interessante.
a melhor parte do livro pra mim é que o narrador conta tudo como se fosse uma fofoca, e no final é isso o livro: a grande fofoca da vida de leonardo, o sargento de milícias

Nandara.Secco 26/01/2024

A dialética do malandro
Não sei por que, tendo a formação em Letras e a profissão de professora eu ainda não havia lido este clássico, desconfio ser por causa da minha inclinação aos romances clichês do Romantismo, cheios de idealizações e sentimentalismos. Algo que não encontramos de forma alguma aqui, já que temos a formação do malandro brasileiro nesta obra, o que muito me interessa, já que, como afirmou Antônio Cândido, é neste livro que essa figura se firma para sempre em nossa cultura nacional.
Para além da história muitíssimo engraçada e bem escrita, o leitor se pega torcendo pelo sucesso do malandro anti-herói, Leonardo, e pensando que não só este único personagem, mas toda a sociedade é retratada aqui como desonesta, corruptível e altamente divertida.

"Já naquele tempo (e dizem que é defeito do nosso) o empenho, o compadresco eram uma mola real de todo o movimento social."

mateus maciel 07/04/2021

Clássico da literatura nacional
O livro "Memórias de um Sargento de Milícias", única obra do autor Manuel Antônio de Almeida, é um clássico da literatura brasileira.

Para mim, a leitura inicial foi bastante penosa e não me envolvi muito com o texto, por inúmeros fatores, como a linguagem típica do século XIX. Porém, ao longo do processo de leitura, peguei gosto pelo livro e afeição pela história do Leonardo, um garoto travesso, que é abandonado pelos pais e "vive uma vida de vivências" . Além disso, acredito que o texto também seja uma ótima fonte de estudos sociais e históricos, e creio eu que o autor foi fidedigno com a época, retratando os comportamentos e costumes sociais em voga naquele período.

Por fim, super indico a obra, pois ela, apesar de pertencer a escola literária romântica, abandona o idealismo e adota uma linguagem objetiva, sem contar os traços sutis de humor facilmente percebidos.

P.S: O livro está disponível, gratuitamente, no Kindle da Amazon.

Teixeira 12/12/2020

Engraçado como a visão deste clássico mudou, livro muito divertido de se ler, dessa vez não achei tão dificil a linguagem. Em muitos momentos me peguei dando gargalhada das peripécias do Leonardo.

Ivy 14/05/2020

Granadeiro
Um livro gostoso de ler, personagens que parecem reais.

Mila 17/09/2021

"Romance da malandragem"
Estou numa fase de amar ler e reler os clássicos da literatura brasileira. A gente tem essa mania besta de valorizar tudo o que é de fora e menosprezar as produções culturais do país. História leve, divertida, bem a cara do Brasil.

Rodrigo Neves 01/09/2023

Contramão
A obra de Manuel Antônio de Almeida é sempre complicada por não se encontrar um gênero definido para ela. “Romance picaresco”, “crônica de costumes”.. qualquer uma dessas designações destoam do que era produzido na época e, a despeito de toda a complexidade e discussões a respeito que perduram ainda hoje, qualquer uma delas está de acordo, na minha opinião.
Publicado durante a voga do Romantismo Heróico onde a maioria dos escritores procurava dar uma origem mais nobre à formação do Brasil e sua cultura e como folhetim no suplemento dominical “Pacotilha”, sem a assinatura do autor, entre 1852 e 1853, “Memórias de um sargento de milícias” vai na contramão disso.
Narra a história de um anti-herói e suas desventuras, sempre focado em tirar vantagens de todas as situações sem medir os meios para isso. Ao mesmo tempo em que conta dos costumes e maneirismos da sua época de uma maneira quase jornalística, buscando tentar explicar uma sociedade através de uma realidade que reveste os personagens de cargas psicológicas e complexidades.
Antônio Candido, que escreveu um artigo sobre a obra, a trata como um “romance representativo” onde o Brasil é analisado sob o olhar da sociologia e da figura do malandro carioca, que talvez tenha aí sua origem. Não há nenhum juízo de valor das ações dos personagens o que tira do leitor a referência do certo e errado. É no universo dessa nova sociedade brasileira que nasce a figura do malandro que é fruto dos extremos que não existem onde o que importa é a ação e seus resultados, não a moral propriamente dita. Essa dialética entre a ordem e a desordem é que rege o romance e guia os personagens. Ambas se comunicam e se definem ao se completar. É o retrato de um povo tentando achar a sua identidade.
“Romance picaresco”, “crônicas de costumes”, “realismo”...
A verdade é que Manuel Antônio de Almeida, que não viveu para ver sua obra editada em livro ou a repercussão trazida por ela, desfez e refez estilos utilizando o que lhe interessava de cada um e construiu algo próprio, particular que deixou uma marca que ecoa e influencia até hoje.

P.S.

A ideia era escreve ralgo que fugisse do academicismo mas falhei miseravelmente.

Ariadne 20/09/2021

Divertido
Lido para o Desafio Livrada 2021 na categoria "Livro indicado por um autor brasileiro"

Fazia tempo que não lia um livro que faz parte do cânone literário brasileiro e como parte do desafio Livrada! deste ano decidi por este livro procurando um livro indicado por um autor brasileiro na internet. Uma pena que não me lembro mais qual foi o escritor que indicou, haha.

Bom, achei o livro bastante divertido e apesar da linguagem do período, ele é bem simples de ler porque mesmo que você não entenda a palavra de primeira, o contexto da situação lhe fornece o significado.

Os personagens são bem esteriotipados, mas esses esteriótipos servem à trama. Outra coisa que gostei foi o fato da história se passar no Rio de Janeiro no início do século XIX, bem quando a família real portuguesa se instalou no Brasil. Um período marcado por mudanças bastante complexas, mas que estavam apenas começando.

Recomendo bastante a leitura.

Tharlley 05/09/2020

Extremamente divertido e com personagens carismáticos.

Sidney.Muniz 04/07/2020

É uma obra extremamente divertida, vale a pena ler e se deliciar com essa leitura.