Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

thays 03/06/2021

não é atoa que é considerado um clássico
Apesar de ser um livro do "tempo do rei", Memorias de um sargento de milícias foge por completo do estereótipo de romance feito pra elite. Aqui temos personagens reais e cheios de defeitos e qualidades, muitas situações cômicas e irônicas, não é totalmente focado num romance, o herói está mais para anti-herói e a que vem a ser a mocinha chega até a ser considerada estranha e feia.

É claro que o livro tem algumas palavras e expressões que eu não conhecia (o que já era de se esperar, mas as situações são bem detalhadas e você acaba entendendo o significado), mas isso nem foi um empecilho. A narrativa é simplesmente incrível e acho que nunca vou me cansar de dizer isso!!! Tive a sensação de estar fofocando ou contando um causo pro narrador a todo momento e isso fez a experiência ser ainda melhor. Toda vez que o narrador falava "vou deixar pra contar isso mais pra frente" eu ficava só aquele meme do "fofoca pela metade mata fofoqueira" e isso acontece o livro todo kkkkkkk.

Peguei amor por todos os personagens inclusive por aqueles que eu acho que odiaria se existisse na minha vida, fora que SEMPRE TEM ALGUMA COISA ACONTECENDO, não dá nem pra piscar. Fez por merecer as cinco estrelas e eu super recomendo a obra, ainda mais pra quem tem medo ou preguiça dos clássicos.
Rafael.Lucatelli 03/06/2021minha estante
Gostei demais desse livro, me fez olhar para a literatura brasileira com outros olhos.

thays 03/06/2021minha estante
exatamente rafael, acho que é um ótimo início pra quem quer ler os clássicos brasileiros.

thays 03/06/2021minha estante
esqueci de falar na resenha, mas quem tiver interesse em ler esse livro tem ebook gratuito na Amazon.

Uiara 12/03/2023minha estante
Ficou presa no anacronismo e não entendeu nada, uma pena.

Raquel 12/03/2023minha estante
Fiz uma ressalva sobre o anacronismo, mas não foi o que determinou minha experiência. Achei o livro chato mesmo, não me emocionou de nenhuma forma. Mas fico feliz que ele tenha te causado reflexões e emoções positivas.

Abraços

Clara 28/01/2021minha estante
Na verdade, apesar de ter sido escrito no auge do romantismo, o livro pertence ao realismo

Maressa.Naara 03/02/2021minha estante
Obrigada! Posso considerar um romance realista?

Tainá 21/10/2021

okay
eu tô cansada de ler livro pra faculdade pelo amor de deuss. enfim, achei esse okay. pelo menos é divertidinho e tal, mas nada demais sei lá. cansadah.
Isadora.Brandao 21/10/2021minha estante
Assim com os livros que comprei também kkkkkk

Paty 11/03/2021

Reli e lembrei porque tinha gostado
A primeira vez que li o 'Memórias póstumas' foi no colegial. Lembro que dentre os livros clássicos, tinha sido um dos que eu mais tinha gostado de ler na época, mas lembro também que o começo da história tinha demorado pra me cativar.
Reli, porque lembrava muito pouco da história e queria ver se, agora mais velha, eu iria gostar mais do começo. Me surpreendi, porque, de novo, o começo não me prendeu muito... É muito bem escrito, com uma linguagem e uma caracterização muito interessante, mas é um pouco arrastado... Depois que passa uns 40%, a narrativa se torna mais dinâmica e mais fácil de compreender.

O que eu mais gosto é não é daquelas histórias de amores arrebatadores e sentimentos extremos. É uma história que me lembra um pouco Machado de Assis, no sentido que é cheia de ironias, hipocrisias e, convenhamos, de muita gente imperfeita, o que dá um retrato mais realista e divertido da vida do protagonista e da época em que se passa a trama.
FlaviosParanhos 11/03/2021minha estante
Adoro esse livro.

Amanda 05/01/2021

Uma deliciosa comédia de costumes
A leitura não é nenhum um pouco maçante! O enredo é leve, descontraído, com bastante humor. Os personagens são interessantes, Leonardinho é o meu predileto, o típico: ?pau que nasce torto nunca se endireita? hahaha
@eu_sandroka 21/01/2021minha estante
S2

Vanessa 26/03/2020

A história de venturas e desventuras de um bon vivant apadrinhado por muitos e odiado por tantos outros. É um livro de transição, mas apresenta - ao meu ver- muito mais lampejos de realismo do que romantismo. Tal enquadramento é semente pra muitos questionamentos, mas ao que parece, o autor não tinha qualquer pretensão de submeter a obra a nenhum processo de criação de regra literária ou enquadrar em alguma escola específica e essa liberdade e independência de criação inspira certa admiração. É uma história única em seu gênero e que traz uma narrativa que felizmente foge do preciosismo excessivo da época, representando de forma graciosa um período da história sem a necessidade de tantos devaneios românticos e afetações.

Bruna.Araujo 26/03/2020

Clássico
Um livro muito divertido. Com personagens muito carismáticos. Verdadeiramente um clássico brasileiro.

Resielly 15/03/2024

Divertido
Uma obra realista com um quê de romance ou um romance com características realistas, o livro é divertido e realista sem a profunda seriedade do realismo, trazendo então a emoção contida em um romance e quebrando momentos com um senso de humor oportuno.

Sabrina 08/05/2020

O livro narra às memórias de Leonardo, desde quando os seus pais se conheceram, dentro de um navio, até o momento em que ele se torna um sargento de milícias. Quando era criança, foi abandonado pelos seus pais, e passou a ser criado pelo seu padrinho, que sempre o via com bons olhos e o amava muito, embora o menino aprontasse bastante. Leonardo foi crescendo e não se interessava em fazer nada e em nenhum tipo de ofício, além disso, continuava a se meter em muitas confusões e se apaixonava facilmente. Com a morte do seu padrinho, Leonardo passou a morar com a sua madrinha, que sempre o ajudava a se livrar dos problemas em que se envolvia. A história de Leonardo até se tornar um sargento de milícias é muita divertida e interessante, recomendo a leitura.

Ivy 14/05/2020

Granadeiro
Um livro gostoso de ler, personagens que parecem reais.

Victor.Hugo 05/06/2020

Um afável chiste
Eu já deveria ter escrito isto: terminei Memórias de Sargento de Milícias no dia 25 de maio (de 2020, ao leitor futuro) e, desde então, venho postergando o ato a que agora me dedico; talvez por não saber exatamente o que falar, talvez por não me sentir disposto a tornar consciente o inconsciente.

Trata-se de um folhetim romântico de ares realistas a obra mais famosa de Manuel Antônio de Almeida; fazendo uso de uma "narrativa-episódica" ? quase como a formar uma teia de crônicas com os mesmos personagens ?, o autor nos conta a vida (ou, melhor, uma parte dela) do sujeito que dá título ao romance. Aqui, devo me explicar: uso o termo episódico pois a progressão do texto amiúde se dá a partir da narração de episódios (não isolados mas, ainda assim, compreendendo um todo em si mesmos), como quando o autor retrata anos ou épocas por eventos exemplares tal qual os feitos de Leonardo quando do seu trabalho na igreja ou o encontro de seus pais em um navio ao Brasil; outra explicação devida é aquela relacionada aos supostos ares realistas das Memórias: o autor ironiza sentimentos e índoles, joga luz em atitudes e comportamentos que é de se pensar que seriam escondidos ou simulados pelos românticos a fim de idealizar algo. Ainda deve-se dizer que, mesmo portando uma aparência anedótica, os personagens não são planos, pelo contrário: são vítimas extremas de seu livre arbítrio, algo que fornece ao romance um frescor da inconstância que me foi todo agradável ? corroborado por um narrador espirituoso como no trecho "O Leonardo correu precipitadamente pelo caminho mais curto que encontrou; sem dúvida em busca de outro caldo, uma vez que o primeiro se tinha entornado.", em que, na verdade, Leonardo corre de um homem que o crê amante de sua esposa, momentos em que a leitura me levou aos risos. A linguagem, esta foi um prazer a parte; os trejeitos linguísticos do narrador, a metalinguagem, o vocabulário (este que, muitas vezes, me lembrou de minha bisavó), enfim, uma prosa acolhedora (sim, tal é o termo!).

Um livro desses que se me são especiais; que me lembrou no tom um pouco de Brás Cubas e no estilo suas Memórias Póstumas; um livro que, a meu ver, é atemporal. Uma sátira de costumes sem a sutileza machadiana. Maravilhoso.

Leonardo_css 14/06/2020

Um clássico para relaxar e rir
Quando peguei o livro, me veio todas aquelas memórias de quando tentava ler um clássico e cansava rápido da leitura. Bom, isso não aconteceu.

A história é basicamente uma novelinha ou série de tv, com diversos personagens e situações cômicas que nos fazem soltar uns sorrisos vez ou outra.

O livro acompanha a história de...bom, começamos por Leonardo (que depois virou Leonardo-pataca) um oficial de justiça que só se lasca por conta do seu desejo desenfreado.

Nisso, acrescentamos o major vidigal (policial bravo, temido e que impõe respeito na comunidade). Temos o Compadre, a comadre e outros que vão sendo inseridos na história (nada de spoilers). Portanto, o livro reúne muuuitas situações e personagens que se eu contasse, estragaria a surpresa.

Recomendo de verdade leituras assim, leves e que te fazem esquecer desse período ruim que estamos vivendo. Um clássico que guardarei no coração.

igsuehtam 02/07/2020

Se não leu, deve ler agora
Muito bem humorado e uma leitura leve. Não esperava isso. Eu achava que era uma imitação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas nada disso, são memórias de Leornado, um malandro que nasceu de um pisão um beliscão. Nisso já se ver como é a vida dele.

No meio do livro eu já queria voltar a relê-lo e quero sempre fazer isso. Bom mesmo, vale a pena. Fazia tempo que um livro não me prendia!

Sidney.Muniz 04/07/2020

É uma obra extremamente divertida, vale a pena ler e se deliciar com essa leitura.