Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

estantefire 04/09/2023

Memórias de um Sargento de Milícias
Um livro muito bom, dá para usar como repertório, só me deixou um
pouco confusa por contada linguagem coloquial

Ulissis Henrique 04/10/2023

Malandro é malandro, mané é mané, diz pra mim...
Livro engraçadíssimo, não tem um capítulo que não acontecesse alguma coisa cômica.
Não existe personagens bons ou maus, nem certos ou errados, alguns até contam com no máximo um desvio moral, e alguns podres que aconteceram no passado.
Acompanhar a vida de todos os personagens daquela cidadezinha é muito bom e divertido, quem lê e se empolga acaba se tornando a vizinha fofoqueira, pois a cada capítulo a gente quer saber o que acontece na vida do povo, especulando as coisas e com as revelações você vai julgando eles, daria uma ótima minissérie.
Ao longo do livro, as situações que acontecem com Leonardo da a entender que ele é muito azarado, que realmente nasceu em um mal dia , como todos falam no livro, mas quando você termina o livro, percebe-se que o Leonardo é muito sortudo, isso sim, que sempre teve quem safasse ele das malandragens, sempre teve quem ajudasse ele em alguma situação, e no final, se dá muito bem sem ter feito esforço nenhum.
A linguagem é um ponto, não é um vocabulário muito rebuscado e cheio de palavras chiques para dizer algo simples, muito pelo contrário, é uma linguagem bem coloquial dos cariocas da época, mas por ser antiga, afinal estamos falando de um livro de meados de 1800 né, existe palavras que precisam de uma consulta ao amigo google.
Enfim, me diverti bastante com esse garoto dos maus bofes.

Jessica 06/10/2023

Como já reforçado nos textos iniciais, esse livro é interessante sob a perspectiva teórica de que, apesar de ser um livro romântico, ele possui muitas características do realismo. No que diz respeito ao enredo em si, acredito que seja agradável e divertido, sendo muito fácil a leitura. Talvez não seja aquele livro que te prende, mas ele é uma leitura prazerosa. Retrata a vida de Leonardo, de sua trajetória de menino encapetado até oficial militar, suas paixões e travessuras, basicamente.

lareS2 10/11/2023

Leitura nacional, engraçada e envolvente
Me diverti como nunca lendo Memórias de um Sargento de Milícias, cheguei a gargalhar com as situações que o personagem principal se envolvia, e o melhor, até parte do romance conseguiu ser cativante. De fato, um clássico

suart 20/11/2023

Nostalgia brasileira
Leve, engraçado e bem escrito. Me fez desejar a vida cotidiana de um Brasil que parecia mais simples e comunitário. Um Brasil com malícia mas sem maldade. Me fez sentir orgulho da nossa literatura e do nosso passado, orgulho do jeitinho do nosso povo e das risadas que ele traz. Trouxe uma sensação de patriotismo, pertencimento, uma carinho pelo povo que fomos, que somos e que temos. Com personagens inesquecíveis em suas características ordinárias, brasileiras e hilárias. Me deixou com vontade de voltar ao passado e desfrutar de uma noite de luar na soleira da porta num Rio de Janeiro dos tempos do rei.

Tainara 03/12/2023

Então...
Foi interessante ler esse livro, porém não é o tipo de livro que leria novamente, em certos momentos achei muito difícil continuar.

Nandara.Secco 26/01/2024

A dialética do malandro
Não sei por que, tendo a formação em Letras e a profissão de professora eu ainda não havia lido este clássico, desconfio ser por causa da minha inclinação aos romances clichês do Romantismo, cheios de idealizações e sentimentalismos. Algo que não encontramos de forma alguma aqui, já que temos a formação do malandro brasileiro nesta obra, o que muito me interessa, já que, como afirmou Antônio Cândido, é neste livro que essa figura se firma para sempre em nossa cultura nacional.
Para além da história muitíssimo engraçada e bem escrita, o leitor se pega torcendo pelo sucesso do malandro anti-herói, Leonardo, e pensando que não só este único personagem, mas toda a sociedade é retratada aqui como desonesta, corruptível e altamente divertida.

"Já naquele tempo (e dizem que é defeito do nosso) o empenho, o compadresco eram uma mola real de todo o movimento social."

Jackson 05/02/2024

Posso dizer que é uma das poucas histórias nacionais bem humoradas, com toques do realismo, mesmo no período do romantismo. Acompanhamos o crescimento de um garoto peralta que até então estava sendo preparado pra virar padre, suas primeiras paixonites até virar o sargento do título.

leiturasdatita 08/02/2024

?Filho de uma pisadela e de um beliscão"
O desavisado que começa a ler este livro acha que é plágio literário de Machado de Assis. Mas depois que descobrimos que este foi literalmente aprendiz de tipografia de Manuel, e inclusive o ajudou a revisar a obra antes de sua edição, vemos que o autor da obra Memórias de um Sargento de Milícias andou para que Assis pudesse correr.

O livro é narrado por um narrador onisciente, e conta as desventuras de Leonardo, que desde pequeno apronta das suas. Acompanhamos sua infância cheia de travessuras, sua adolescência fugindo dos estudos, e sua fase de jovem adulto, entrando em confusão com a polícia e vivendo amores.

O personagem central, Leonardo, é muito divertido e interessante, e o livro seria melhor se o foco fosse mantido nele. Porém em vários capítulos acabamos ficando um pouco entediados, quando o narrador se preocupa em narrar com detalhes acontecimentos ocorridos com outros personagens, acontecimentos estes que nem impactarão na história.

Recomendo a leitura por ser uma obra importante para a história do romantismo brasileiro. Mas para fins de narrativa e entretenimento, creio que as memórias escritas por seu pupilo Machado sejam mais interessantes e coesas.

Denilson60 15/02/2024

É um livro de uma leitura agradabilíssima, bastante divertida, apesar de possuir, obviamente, muitas palavras e expressões datadas, haja vista ser uma obra de 1854.

Os personagens são muito carismáticos e engraçados. Os dois Leonardos, por exemplo, sempre metidos em confusões, rendem boas risadas, maiormente em razão das atitudes e personalidades de ambos, revelando ao mesmo tempo bastante do povo brasileiro daquele tempo, que de certa forma, não mudou muito, rs.

Adoro também o modo como o narrador conta a história, dirigindo-se diretamente ao leitor, criando assim uma intimidade e conexão entre narrador e leitor; como se fossem dois amigos conversando. Percebo que alguns outros autores da época também narravam assim.

Simplesmente maravilhoso! Recomendo!

Carolina 23/02/2024

Assim com em ?Tudo é Rio?, cada personagem tem sua própria história muito bem estruturada, todos são únicos e cheios de personalidade o que faz com o que o leitor, ao final do livro se sinta dentro da trama junto aos personagens. Muito bom!!

booksdalaus 26/02/2024

Memórias de um sargento de milícias
Único romance de Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um sargento de milícias (1854) foi publicado no auge do Romantismo, mas se distanciou dos traços idealizados e sentimentalistas que prevaleciam na época.
Com estilo objetivo e realista, semelhante ao das crônicas históricas e de costumes, a obra destaca a população anônima das ruas do Rio de Janeiro nos tempos de D. João VI, sobretudo das zonas pobres da cidade, e ironiza regras, vícios e atitudes amorais da sociedade no início do século XIX.
Nestas Memórias, um narrador onisciente relata com humor e dinamismo os esforços do personagem Leonardo para sobreviver e driblar as adversidades de sua condição social. Ao se deixar levar pela esperteza, pelas mentiras e pelas confusões e aproveitando-se dos episódios de sorte que tem na vida, o anti-herói Leonardo, ?filho de uma pisadela e de um beliscão?, torna-se o primeiro grande malandro da literatura nacional.

Danilo.Sousa 05/03/2024

Muito bom...
Mais uma obra de literatura que nos apresenta uma linda história. Que tem seu início com um sonho familiar, ou melhor, uma realização de uma vocação. Mas, tudo começa a tomar novos rumos e no fim temos uma linda obra e história.

Alberto Pilati 07/03/2024

Aventuras e desventuras
Uma história muito interessante dos altos e baixos da vida de um menino travesso, um jovem preguiçoso e um adulto em busca de se encontrar. Apesar de não nutrir simpatia pelo protagonista, gostei do elenco de personagens que o rodeava e achei a história bem agradável de se ler.

Resielly 15/03/2024

Divertido
Uma obra realista com um quê de romance ou um romance com características realistas, o livro é divertido e realista sem a profunda seriedade do realismo, trazendo então a emoção contida em um romance e quebrando momentos com um senso de humor oportuno.