Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

igsuehtam 02/07/2020

Se não leu, deve ler agora
Muito bem humorado e uma leitura leve. Não esperava isso. Eu achava que era uma imitação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas nada disso, são memórias de Leornado, um malandro que nasceu de um pisão um beliscão. Nisso já se ver como é a vida dele.

No meio do livro eu já queria voltar a relê-lo e quero sempre fazer isso. Bom mesmo, vale a pena. Fazia tempo que um livro não me prendia!

Sidney.Muniz 04/07/2020

É uma obra extremamente divertida, vale a pena ler e se deliciar com essa leitura.

Sthe 20/07/2020

Memórias de um sargento de milícias
O livro parece que não acaba nunca. A história é bem chatinha. Por vezes tive vontade de desistir da leitura. Respeito que seja um clássico e que muitos apreciam, mas eu sinceramente achei chato, cansativo e não me trouxe divertimento ou reflexão alguma. Tenho interesse em conhecer os livros clássicos, mas as leituras costumam ser arrastadas, o que dificulta o processo.

Ivy 14/05/2020

Granadeiro
Um livro gostoso de ler, personagens que parecem reais.

Tharlley 05/09/2020

Extremamente divertido e com personagens carismáticos.

Danilo546 09/09/2020

Livro leve, fácil de ler e divertido! Dá a sensação de estar assistindo a uma novela, só que em forma de livro! Muito bom!!

Thea.Marchesi 30/05/2020

Leitura obrigatória nem tão ruim
Um clássico da literatura brasileira que superou as minhas expectativas. A linguagem dificulta, um pouco, a leitura, mas o enredo é divertido e muito envolvente.

cinthia.alencar 20/09/2020

Divertidamente apatacado
Só de ler que Leonardo resultou "de uma pisadela e um beliscão ", já dava para imaginar o que viria a seguir.
Como foi bom reler essa deliciosa comédia de costumes sem as pressões do vertibular. Talvez seja por isso que há tanta torção de nariz para nossos clássicos. Se pudéssemos apenas saborear essas leituras no momento de nossa escolha, o sentimento seria outro.
Em tempo, Almeida escreveu sua única obra aos inacreditáveis 21 anos. Morreu cedo demais, aos 30. Me pergunto com quais outras tantas delícias ele não teria nos brindado.

Gabie 19/10/2020

Comentários
Inicialmente a história é monótona, quase desisti do livro , mas da metade do livro em diante começa a desatar a história é fica melhor. Não é uma história que te prende ao livro, mas continuei porquê, nunca li um clássico.

Matheus 29/11/2020

Sinceramente, é difícil imaginar o peso que essa obra teve na época do seu lançamento.
A linguagem é incrível, assim como a ambientação. A história é (e as subtramas são) muito divertida(s) e bem amarradas.

FlaviosParanhos 10/12/2020

Muito divertido.
Memórias de um Sargento de Milícias.

Estou encantado, um livro simples, curto e infelizmente único romance do autor, que morreu precocemente. Aqui temos como protagonista Leonardo o primeiro grande malandro da literatura brasileira. Tudo começa do seu nascimento e o acompanha pela vida toda, o rapaz é atrapalhado, tem uma mistura de sorte e azar e não consegue viver sem aprontar das suas. Apesar disto é muito amado, e quanto mais se dá mal, mais pessoas passam a fazer parte da sua causa. Foi uma criança endiabrada, um verdadeiro capeta, e um adulto praticamente igual. Eu ri muito com esse livro, ri e senti um carinho imenso pelos personagens, não há um que se odeie, pode até se criar certa antipatia, mas ódio nunca. Recomendo fortemente e lamento que tenha sido tão curto.

Teixeira 12/12/2020

Engraçado como a visão deste clássico mudou, livro muito divertido de se ler, dessa vez não achei tão dificil a linguagem. Em muitos momentos me peguei dando gargalhada das peripécias do Leonardo.

lucaszugaib 03/01/2021

Quando li algumas pessoas falando que é um livro "engraçado", fiquei com pé atrás. Ainda mais literatura nacional... Olha o pré conceito rs.

Porém fui muito surpreendido por esse livro. A leitura é leve, te coloca exatamente na época em que foi escrito, os personagens são cativantes e sim, eu ri em vários momentos da leitura.

Valeu muito a pena, é realmente aquele livro que a gente deve revisitar de tempos em tempos de tão gostosa que é a leitura.

Lavinia Teodoro 01/12/2019

Divertido e delicioso
Memórias de um Sargento de Milicias, o livro mais aleatório que eu li. Sem saber nada da história, sem nunca ter lido nada sobre. Vi na estante, achei a capa bonita, era nacional... comecei a ler. Já gostei desde o início. Leonardo Pataca me parecia cativante, leonardinho me despertava curiosidade.
Não fou numa tacada só, levou tempo e paciência. Mas valeu a pena insistir

Com esse livro eu ri e QUASE chorei. Mas me diverti muito muito.

O Pataca tem um caso com a Maria das Hortaliças e juntos, eles tem o Leonardinho. Porém, a Maria trai o Pataca, apanha dele e ai ela foge. Pataca vai atrás de um cigana e larga o filho pra comadre e pro compadre cuidar. O Leonardinho é um peso pros dois, um baguceiro semi vagabundo igual ao pai. Mesmo assim, eles tem planos para o menino, planos para uma vida melhor. O menino cresce e se torna um vagabundo mesmo. As memórias são do Leonardinho
.. mas como ele vai de vagabundo para sargento? Acompanhe suas traquinagens e desenvolvimento com a leitura deliciosa deste livro.

anaruiz 05/01/2021

Resenha Memórias de um Sargento de Milícias
O romance de Manuel Antônio de Almeida teve sua primeira publicação em livro em 1854, auge do romantismo, embora tenha se distanciado dos traços idealistas e sentimentalistas que prevaleciam na época. Trata-se de uma trama complexa, formada por capítulos que nem sempre se relacionam.

O livro divide-se em duas partes e a narrativa na primeira parte aproxima-se mais de uma crônica de costumes enquanto na segunda, se revela o lado romancista. O narrador cria certa proximidade com o leitor, o que torna a história mais leve.

Na obra, o narrador relata com um tom coloquial os esforços do personagem Leonardo, “filho de uma pisadela e um beliscão”, que desde criança parece prever as dificuldades que enfrentará para sobreviver perante as adversidades de sua condição social. Ainda quando Leonardo era muito novo, sua mãe é flagrada com outro homem e foge para Portugal. Pouco tempo depois, seu pai também o abandona. O protagonista passa a ser criado pelo padrinho.
Mesmo depois de desenvolver forte amizade pelo padrinho, Leonardo continua sendo um menino agitado e apesar de toda a boa vontade do padrinho, que sonhava que o garoto fosse padre, o personagem continuava causando na vizinhança.

Os anos se passam e o rapaz continuava a se envolver em confusões, muitas vezes motivadas por mulheres. Leonardo conhece o amor na figura de Luisinha, uma rica herdeira, mas sua aproximação é interrompida por José Manuel, que a conquista e se casa com ela.
Após um tempo, passa a sofrer perseguições do Major Vidigal, caçador dos ‘ociosos’ do RJ. Para não ser preso, Leonardo é forçado a se alistar. Apesar disto, acaba sendo preso! Para ser solto fez um acordo com a personagem Maria Regulada, que acaba ocasionando na promoção e casamento de Leonardo.

Apesar do ano de sua publicação, só houve a inclusão do nome do autor na obra em 1863, na terceira edição publicada, já póstuma. Originalmente foi publicado em folhetim (entre junho de 1952 e julho de 1953), motivo pelo qual o enredo necessitava prender a atenção do leitor com capítulos curtos e de certa forma, independentes.

site: https://www.instagram.com/p/CEATap9I2JS/