Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

marol 19/04/2021

Segundas e terceiras chances...
Minha relação com esse livro é um tanto engraçada. Lembro que meu primeiro contato com ele foi quando eu estava no sexto ano do ensino fundamental e a escola havia sugerido ele como um dos paradidáticos.

Não devo ter passado do terceiro capítulo, achando o português demasiadamente arcaico e a história nada interessante, mas vamos dar um desconto porque na época eu devia ter uns onze anos de idade.

Mais tarde, no ensino médio, tive o que pra mim poderia ser considerado o desprazer de esbarrar com ele novamente. Mais uma vez fui ?obrigada? a ler e mais uma vez consegui me esquivar.

A ironia disso tudo é que depois de anos de perseguição, semana passada uma estranha curiosidade bateu de saber quais eram as tais memórias do sargento de milícias que tanto queriam que eu soubesse quando era criança.

E que bom que a leitura veio a se concretizar, mesmo com vários anos de atraso.

Memórias de um sargento de milícias trata sobre a trajetória de Leonardo, um malandro fruto de uma pisadela e um beliscão -todas as diabruras que um homem pode fazer em seus tempos de menino até rapaz - até alcançar o cargo de sargento de milícias.

O livro conta com inúmeras passagens cômicas e situações inusitadas, personagens memoráveis e, para minha grande surpresa, um ritmo bem leve de leitura.

É um clássico que merece ser lido, se não na primeira oportunidade, pelo menos em uma segunda ou terceira :)

Augusto 15/04/2021

"Quando temos apenas 18 a 20 anos sobre os ombros, o que é um peso ainda muito leve, desprezamos o passado, rimo-nos do presente, e entregamo-nos descuidados a essa confiança cega no dia de amanhã, que é o melhor apanágio da mocidade."

Bianca Martins 12/04/2021

Um clássico engraçado
O livro tem os seus traços de humor muito bem definidos.
Para quem está acostumado a ler clássicos da mesma faixa de época consegue perceber várias tiradas a forma de se contar histórias da época.

Ele narra as fazes da vida do Leonardo, sem muita pretensão, mas com irreverencia.

Vale a leitura para quem gosta do estilo.

mateus maciel 07/04/2021

Clássico da literatura nacional
O livro "Memórias de um Sargento de Milícias", única obra do autor Manuel Antônio de Almeida, é um clássico da literatura brasileira.

Para mim, a leitura inicial foi bastante penosa e não me envolvi muito com o texto, por inúmeros fatores, como a linguagem típica do século XIX. Porém, ao longo do processo de leitura, peguei gosto pelo livro e afeição pela história do Leonardo, um garoto travesso, que é abandonado pelos pais e "vive uma vida de vivências" . Além disso, acredito que o texto também seja uma ótima fonte de estudos sociais e históricos, e creio eu que o autor foi fidedigno com a época, retratando os comportamentos e costumes sociais em voga naquele período.

Por fim, super indico a obra, pois ela, apesar de pertencer a escola literária romântica, abandona o idealismo e adota uma linguagem objetiva, sem contar os traços sutis de humor facilmente percebidos.

P.S: O livro está disponível, gratuitamente, no Kindle da Amazon.

Sammy 23/03/2021

"Conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um só, e neste caso não é o primeiro, é o último. O último é que é o verdadeiro, porque é o único que não muda."

Cativar as pessoas é uma qualidade que faz a sua importância, apesar de o Leonardo conquistar a aversão de muitos, o mesmo poderia se dizer em relação à empatia.

Enfim, o filho de uma pisadela e de um beliscão se arranjou.

Stefany.Balbino 16/07/2021

Clássico acessível
Nunca fui de ler livros clássicos, mas acho que esse momento sempre chega para todo leitor haha. Encontrei uma versão gratuita no Kindle e resolvi dar uma chance. Como não tenho muito costume com a linguagem resolvi acompanhar a leitura com um audiobook e isso fez total diferença para mim, e me surpreendi quando estava rindo e querendo saber aonde toda a trama iria dar.

-Durante a leitura vamos acompanhar o primeiro malandro e anti herói da literatura brasileira em diversas situações cotidianas no Rio de janeiro no início do século XIX.

-Acho legal antes de começar a ler um livro com uma bagagem história entender em qual contexto a obra foi publicada e porque ela é considerada uma obra clássica. Acredito que isso torne a leitura mais dinâmica e nos ajude a compreender melhor todo cenário da história. Recomendo que todos façam uma mini pesquisa antes de embarcar em uma obra clássica. Faz toda diferença ?

Pedrão 17/03/2021

Clássico Nacional
Um livro clássico que relata a história de um malandro carioca e suas travessuras ao longo da vida, com traços e linguagem bem característicos da sociedade daquela época.

Ayla Mayumi 04/03/2021

Memórias de um Sargento de Milícias
Uma narrativa bem leve e divertida. Nós acompanhamos a vida de Leonardo de uma forma que parece que estamos vendo uma novela, com personagens caricatos e com um narrador que conta tudo de uma forma bem casual. Gostei bastante.

allfaleta 20/02/2021

"Ele é meio doido, repetia ela a todos, mas é muito amoroso, e nunca se esquece da família."
A minha curiosidade com esse livro começou quando meu professor de literatura apresentou como uma quebra do romantismo e uma comédia, mostrando um dos trechos mais famosos, o do beliscão e da pisadela. Sendo assim, tinha certas expectativas ao começar a leitura, esperava menos engessado como costuma ser os livros românticos e com personagens mais reais, mais condizentes e com mais humor. Essas promessas se concretizaram.
O início é bem devagar e eu demorei a me acostumar com a linguagem do livro, mas depois disso o livro deslizou. O personagem principal é bem contrário do costumeiro da época e ainda assim carismático. Gosto da heroína romântica e de como ela vai contra aspectos de beleza esperados regentes.
Também é recheado de ironias e críticas ao espírito romântico que rondava pelos livros. Tem personagens fofoqueiros, avarentos, preguiçosos, ciumentos e dissimulados. É um vislumbre do que nos aguarda no realismo.
No fim é uma leitura muito agradável e rápida de se fazer. Indico para todos.

Júlia 13/02/2021

"Ao se deixar levar pela esperteza, pelas mentiras e pelas confusões e aproveitando-se dos intervalos de sorte que tem na vida, esse anti-herói, ?filho de uma pisadela e de um beliscão?, torna-se o primeiro grande malandro da literatura nacional."

eduardaalvesz 07/02/2021

Resenha: Memórias de Um Sargento de Milícias
É um clássico brasileiro extremamente memorável, e eu consigo entender exatamente o porquê. A ironia presente na narrativa voltada para a sociedade e comportamentos da época é bem perspicaz, e os temas Realistas presentes nesta história publicada durante a época Romântica também chamam bastante a atenção. A ?malandragem brasileira?, a corrupção, as mentiras e a pobreza de quase todos os personagens devem ter chamado a atenção dos críticos da época, que esperavam histórias idealizadas de amor da burguesia. O livro é um retrato bem interessante nesse sentido da época que retrata, e também da qual foi escrito.

Abro aqui um parênteses para discutir a questão racial horrenda presente no livro: no tempo em que a história se passa a escravidão ainda estava em vigor no Brasil, e todo esse processo é altamente naturalizado durante toda a narrativa, com diversas menções aos ?criados e escravos de [tal personagem]?. Outras personagens racializadas na narrativa são cobertas de esteriótipos, como os grupos ciganos que são descritos como as ?piores coisas que podem chegar em um país? e ?vagabundos, mentirosos e infiéis?, além da objetificação das mulheres ciganas presentes na narrativa. Também há objetificação das mulheres negras, principalmente com as Baianas (que têm descritas suas roupas e acessórios sensuais que, afirmado pela narrativa, ?seriam uma dádiva em um país melhor, com mulheres de pele alva?), e também a partir da personagem Vidinha. No caso dela entramos também com o sexismo, pois o livro faz um paralelo claro entre Vidinha, uma ?mulata? livre, cheia de personalidade e estourada, e Luizinha, a ?mulher ideal?, que seria branca, submissa e indiferente na maior parte do tempo. Há ainda um personagem negro que seria uma espécie de feiticeiro, e que a narrativa faz questão de descrever da forma mais repugnante possível.

No geral, achei o livro uma boa análise da sociedade da época e bom objeto de estudo, apenas.

Clara 31/01/2021

Maravilhoso
Cheguei na leitura não esperando nada e fui surpreendida. Um clássico ótimo para começar a ler clássicos brasileiros, na minha opinião, pois é cheio de humor e ironia, satirizando algumas imoralidades da época. Me peguei dando risadas das situações aqui, recomendo demais.

Andy 29/01/2021

Leitura de época
Achei um pouco arrastado, mas também não tenho costume com livros do gênero.

Franciele283 29/01/2021

Triste que tive de correr nessa leitura
A história é envolvente, bem construída, e relevando os poréns, também é atual.
Como é parte do edital de uma prova que vou prestar, tive que agilizar e usar o audiobook, pois pela linguagem mais rebuscada, meu ritmo estava meio lento.
Mas amei tudo o que consegui captar, ver a malandragem literária crescendo é uma experiência ímpar.