Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

Matheus 29/11/2020

Sinceramente, é difícil imaginar o peso que essa obra teve na época do seu lançamento.
A linguagem é incrível, assim como a ambientação. A história é (e as subtramas são) muito divertida(s) e bem amarradas.

Gabie 19/10/2020

Comentários
Inicialmente a história é monótona, quase desisti do livro , mas da metade do livro em diante começa a desatar a história é fica melhor. Não é uma história que te prende ao livro, mas continuei porquê, nunca li um clássico.

cinthia.alencar 20/09/2020

Divertidamente apatacado
Só de ler que Leonardo resultou "de uma pisadela e um beliscão ", já dava para imaginar o que viria a seguir.
Como foi bom reler essa deliciosa comédia de costumes sem as pressões do vertibular. Talvez seja por isso que há tanta torção de nariz para nossos clássicos. Se pudéssemos apenas saborear essas leituras no momento de nossa escolha, o sentimento seria outro.
Em tempo, Almeida escreveu sua única obra aos inacreditáveis 21 anos. Morreu cedo demais, aos 30. Me pergunto com quais outras tantas delícias ele não teria nos brindado.

Resielly 15/03/2024

Divertido
Uma obra realista com um quê de romance ou um romance com características realistas, o livro é divertido e realista sem a profunda seriedade do realismo, trazendo então a emoção contida em um romance e quebrando momentos com um senso de humor oportuno.

Tharlley 05/09/2020

Extremamente divertido e com personagens carismáticos.

Sthe 20/07/2020

Memórias de um sargento de milícias
O livro parece que não acaba nunca. A história é bem chatinha. Por vezes tive vontade de desistir da leitura. Respeito que seja um clássico e que muitos apreciam, mas eu sinceramente achei chato, cansativo e não me trouxe divertimento ou reflexão alguma. Tenho interesse em conhecer os livros clássicos, mas as leituras costumam ser arrastadas, o que dificulta o processo.

Sidney.Muniz 04/07/2020

É uma obra extremamente divertida, vale a pena ler e se deliciar com essa leitura.

igsuehtam 02/07/2020

Se não leu, deve ler agora
Muito bem humorado e uma leitura leve. Não esperava isso. Eu achava que era uma imitação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, mas nada disso, são memórias de Leornado, um malandro que nasceu de um pisão um beliscão. Nisso já se ver como é a vida dele.

No meio do livro eu já queria voltar a relê-lo e quero sempre fazer isso. Bom mesmo, vale a pena. Fazia tempo que um livro não me prendia!

Leonardo_css 14/06/2020

Um clássico para relaxar e rir
Quando peguei o livro, me veio todas aquelas memórias de quando tentava ler um clássico e cansava rápido da leitura. Bom, isso não aconteceu.

A história é basicamente uma novelinha ou série de tv, com diversos personagens e situações cômicas que nos fazem soltar uns sorrisos vez ou outra.

O livro acompanha a história de...bom, começamos por Leonardo (que depois virou Leonardo-pataca) um oficial de justiça que só se lasca por conta do seu desejo desenfreado.

Nisso, acrescentamos o major vidigal (policial bravo, temido e que impõe respeito na comunidade). Temos o Compadre, a comadre e outros que vão sendo inseridos na história (nada de spoilers). Portanto, o livro reúne muuuitas situações e personagens que se eu contasse, estragaria a surpresa.

Recomendo de verdade leituras assim, leves e que te fazem esquecer desse período ruim que estamos vivendo. Um clássico que guardarei no coração.

Victor.Hugo 05/06/2020

Um afável chiste
Eu já deveria ter escrito isto: terminei Memórias de Sargento de Milícias no dia 25 de maio (de 2020, ao leitor futuro) e, desde então, venho postergando o ato a que agora me dedico; talvez por não saber exatamente o que falar, talvez por não me sentir disposto a tornar consciente o inconsciente.

Trata-se de um folhetim romântico de ares realistas a obra mais famosa de Manuel Antônio de Almeida; fazendo uso de uma "narrativa-episódica" ? quase como a formar uma teia de crônicas com os mesmos personagens ?, o autor nos conta a vida (ou, melhor, uma parte dela) do sujeito que dá título ao romance. Aqui, devo me explicar: uso o termo episódico pois a progressão do texto amiúde se dá a partir da narração de episódios (não isolados mas, ainda assim, compreendendo um todo em si mesmos), como quando o autor retrata anos ou épocas por eventos exemplares tal qual os feitos de Leonardo quando do seu trabalho na igreja ou o encontro de seus pais em um navio ao Brasil; outra explicação devida é aquela relacionada aos supostos ares realistas das Memórias: o autor ironiza sentimentos e índoles, joga luz em atitudes e comportamentos que é de se pensar que seriam escondidos ou simulados pelos românticos a fim de idealizar algo. Ainda deve-se dizer que, mesmo portando uma aparência anedótica, os personagens não são planos, pelo contrário: são vítimas extremas de seu livre arbítrio, algo que fornece ao romance um frescor da inconstância que me foi todo agradável ? corroborado por um narrador espirituoso como no trecho "O Leonardo correu precipitadamente pelo caminho mais curto que encontrou; sem dúvida em busca de outro caldo, uma vez que o primeiro se tinha entornado.", em que, na verdade, Leonardo corre de um homem que o crê amante de sua esposa, momentos em que a leitura me levou aos risos. A linguagem, esta foi um prazer a parte; os trejeitos linguísticos do narrador, a metalinguagem, o vocabulário (este que, muitas vezes, me lembrou de minha bisavó), enfim, uma prosa acolhedora (sim, tal é o termo!).

Um livro desses que se me são especiais; que me lembrou no tom um pouco de Brás Cubas e no estilo suas Memórias Póstumas; um livro que, a meu ver, é atemporal. Uma sátira de costumes sem a sutileza machadiana. Maravilhoso.

Thea.Marchesi 30/05/2020

Leitura obrigatória nem tão ruim
Um clássico da literatura brasileira que superou as minhas expectativas. A linguagem dificulta, um pouco, a leitura, mas o enredo é divertido e muito envolvente.

Ivy 14/05/2020

Granadeiro
Um livro gostoso de ler, personagens que parecem reais.

Sabrina 08/05/2020

O livro narra às memórias de Leonardo, desde quando os seus pais se conheceram, dentro de um navio, até o momento em que ele se torna um sargento de milícias. Quando era criança, foi abandonado pelos seus pais, e passou a ser criado pelo seu padrinho, que sempre o via com bons olhos e o amava muito, embora o menino aprontasse bastante. Leonardo foi crescendo e não se interessava em fazer nada e em nenhum tipo de ofício, além disso, continuava a se meter em muitas confusões e se apaixonava facilmente. Com a morte do seu padrinho, Leonardo passou a morar com a sua madrinha, que sempre o ajudava a se livrar dos problemas em que se envolvia. A história de Leonardo até se tornar um sargento de milícias é muita divertida e interessante, recomendo a leitura.

Bruna.Araujo 26/03/2020

Clássico
Um livro muito divertido. Com personagens muito carismáticos. Verdadeiramente um clássico brasileiro.