Memórias de um Sargento de Milícias (eBook)

Memórias de um Sargento de Milícias (eBook) Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um Sargento de Milícias

Thainá Almeida 04/09/2023

Achei esse livro interessante e adorável, envolvente porque não é uma história que faz muitos progressos, mas ao mesmo tempo acontece muita coisa. A relação dos personagens é como uma descrição antropológica do Brasil daquela época. É interessante ainda que ele trata do início da vida do menino e sua mocidade, mas se encerra aí.

Sylvia 19/02/2022

Que livrinho gostoso de se ler!!

Divertido, direto, mostra as histórias e trajetória do primeiro grande malandro carioca ?

Mila 17/09/2021

"Romance da malandragem"
Estou numa fase de amar ler e reler os clássicos da literatura brasileira. A gente tem essa mania besta de valorizar tudo o que é de fora e menosprezar as produções culturais do país. História leve, divertida, bem a cara do Brasil.

Ariadne 20/09/2021

Divertido
Lido para o Desafio Livrada 2021 na categoria "Livro indicado por um autor brasileiro"

Fazia tempo que não lia um livro que faz parte do cânone literário brasileiro e como parte do desafio Livrada! deste ano decidi por este livro procurando um livro indicado por um autor brasileiro na internet. Uma pena que não me lembro mais qual foi o escritor que indicou, haha.

Bom, achei o livro bastante divertido e apesar da linguagem do período, ele é bem simples de ler porque mesmo que você não entenda a palavra de primeira, o contexto da situação lhe fornece o significado.

Os personagens são bem esteriotipados, mas esses esteriótipos servem à trama. Outra coisa que gostei foi o fato da história se passar no Rio de Janeiro no início do século XIX, bem quando a família real portuguesa se instalou no Brasil. Um período marcado por mudanças bastante complexas, mas que estavam apenas começando.

Recomendo bastante a leitura.

Sthe 20/07/2020

Memórias de um sargento de milícias
O livro parece que não acaba nunca. A história é bem chatinha. Por vezes tive vontade de desistir da leitura. Respeito que seja um clássico e que muitos apreciam, mas eu sinceramente achei chato, cansativo e não me trouxe divertimento ou reflexão alguma. Tenho interesse em conhecer os livros clássicos, mas as leituras costumam ser arrastadas, o que dificulta o processo.

MindNotes 10/04/2023

No final é revelado o porquê de "sargento de milícias"
Não foi um livro que li por livre e espontânea vontade, mas sim porque é cobrado em vestibular. Porém, foi uma leitura muito agradável na maioria dos capítulos, admito que em muitos passei raiva com o Leonardo, mas bem como ele, os outros personagens são extremamente carismáticos. Memórias de um sargento de milícias é uma obra do romantismo mas que antecipa o realismo em alguns aspectos, uma vez que o protagonista é quase como um anti-herói, entretando, mesmo que o garoto tenha uma índole e ações duvidosas desde pequeno, você torce para ele se dar bem no final.

Bruna.Araujo 26/03/2020

Clássico
Um livro muito divertido. Com personagens muito carismáticos. Verdadeiramente um clássico brasileiro.

Thea.Marchesi 30/05/2020

Leitura obrigatória nem tão ruim
Um clássico da literatura brasileira que superou as minhas expectativas. A linguagem dificulta, um pouco, a leitura, mas o enredo é divertido e muito envolvente.

Mariana113 10/10/2021

Adorei esse livro. Durante a aula de literatura da professora Cris Rocha ela falou tanto desse livro que me senti tentada a le-lo. Apesar de conter algumas palavras fora do uso habitual, ele é mais fácil de ler do que outros livros do romantismo. O Leonardinho é aquele tipo de personagem que uma hora você quer espancar e na outra já está "titia ama, titia cuida"

legarcia 09/05/2022

Retrato do jeitinho brasileiro
?Memorias de um sargento de milícias? é uma obra escrita por Manuel Antônio de Almeida, um estudante de medicina aos seus 21 anos, com um processo de escrita muito espontâneo, assinada anonimamente como ?um brasileiro? em sua publicação em folhetins.

O livro, não obstante ser publicado em pleno Romantismo, rompe com muitas características dessa escola literária: os personagens da obra são redondos e mais complexos, tendo em vista os personagens romântico que costumavam representar apenas um arquétipo; o olhar do autor está para as aparentes banalidades e o cotidiano das camadas populares urbanas.

O romance retrata muito bem a vida vida do Rio de Janeiro no início do século XIX e algumas características brasileiras presentes na sociedade que perpetuam-se até os dias de hoje. Leonardo, por exemplo, é uma personagem carismático mas malandro e que expressa amoralidade, nunca tendo consciência sobre o certo e o errado.

Ao longo do livro, o personagem principal comete atitudes as quais prejudicam outras pessoas e seu padrinho sempre vê tudo de uma maneira mais branda e muitas vezes até positiva. Nesse sentido, Manuel evidencia o compadrio muito existente na cultura brasileiro, o qual ocorre a manipulação da ordem para conquista de algum benefício para a pessoa ou para seus protegidos. Isso ocorre quando tanto o padrinho quanto Dona Maria conseguem tudo para Leonardo, o qual é incapaz de resolver seus problemas.

O autor expõe um traço muito característico brasileiro: as relações sociais configuram-se à margem das instituições. Isso pode ser percebido em todas as dinâmicas do livro, sempre havendo um jogo entre ordem e desordem.

Apesar de explorar os problemas sociais da sociedade carioca, Manuel Antônio de Almeida, escreve com bom humor, o que agrega muita leveza à histórias, tornando-se impossível não soltar algumas boas risadas com essa história encantadora.

Por fim, recomendo muito a leitura desse livro de um autor que influenciou muito a literatura brasileira e, tão jovem, conseguiu adentrar um pouco o Realismo, movimento o qual firmou-se tempos depois, inaugurado por seu grande amigo e escritor: Machado de Assis.

LeLe 15/04/2023

Memórias de um sargento de milicias
Escrito:Manuel Antônio de Almeida
Escreveu um único romance que Transformo-se em livro 1851, e não foi reconhecido em vida.

Sobre o livro: acompanha a vida e as peripécias do protagonista Leonardo pelo Rio de Janeiro início do século 19. Abrange sua infância até a idade adulta quando se envolver em confusões motivada pelo amor.
A história apresenta um anti-heroi com virtudes e defeitos.
A linguagem pequenos episódios e neles predomina o humor o estilo oral.

Uma leitura lenta, mais bem escrita gostei com vários personagens. E uma linguagem da época. Conta um pouco das crenças e hábitos daquela época. Como vivia as pessoas os comportamentos realmente da pra da uma boa viagem naquela época pela escrita do escrito.

Julia Rodrigues 13/01/2021

Ainda bem que literatura não é consenso.
Os deuses da Academia Brasileira de Letras que me perdoem, mas esse livro para mim foi um fiasco. Como se interessar por um livro em que a história não lhe parece nem um pouco interessante? E que, para completar, por volta dos seus 20%, tem um ritmo tão veloz quanto o de uma tartaruga?

Li este livro e nesta edição pois a encontrei sem custo na seção de e-books da Amazon. Para quem tiver interesse de ler a obra, pode ser que uma edição melhor, daquelas que trazem informações a mais sobre vocabulário, costumes da época, dentre outras coisas, ajude para que se mantenha na leitura.

Em tempo: acreditava que, por ter sido escrito no auge do romantismo, se tratasse uma obra pertencente a este movimento. Mas, com uma leve pesquisa descobri que, na verdade, se trata de uma obra realista. Peço desculpas a quem dei a informação errada.

Julia 06/05/2023

Leve e divertido
Quando li o livro pela primeira vez, por obrigação, há quase 10 anos, achei chatíssimo e entendi pouca coisa, principalmente devido ao vocabulário antigo utilizado. Relendo ele hoje por vontade própria (e com uma ajudinha do dicionário do kindle), achei a história super leve e divertida e adorei o livro. O narrador conversa com o leitor e o ponto alto é justamente a comicidade da narração. Uma pena este ser o único romance do autor!

lucaszugaib 03/01/2021

Quando li algumas pessoas falando que é um livro "engraçado", fiquei com pé atrás. Ainda mais literatura nacional... Olha o pré conceito rs.

Porém fui muito surpreendido por esse livro. A leitura é leve, te coloca exatamente na época em que foi escrito, os personagens são cativantes e sim, eu ri em vários momentos da leitura.

Valeu muito a pena, é realmente aquele livro que a gente deve revisitar de tempos em tempos de tão gostosa que é a leitura.

Gilcimar 16/04/2022

Clássico é clássico
"Há certos momentos para se ler um clássico, não de qualquer maneira." Assim me dizia um antigo professor de Literatura.

Após a empolgação inicial nesta leitura, tinha plena convicção de que logo se tornaria monótona e, como de costume, a abandonaria.

Para quem gosta de travessuras, romances e casos de polícia e ladrão, este livro irá te surpreender positivamente.
Para mim, ele está mais que recomendado.