Os catadores de conchas

Os catadores de conchas Rosamunde Pilcher

Resenhas - Os Catadores de Conchas

Bela 16/01/2023

Que história!
Simplesmente o melhor livro que já li na vida. Personagens reais e envolventes, sentimentos rolando soltos. Nesse livro único acompanhamos Penélope, uma senhora de 60 anos que mora na Inglaterra. Conhecemos sua história, diferentes momentos da sua vida, que moldaram uma personalidade cativante.

Anne 02/12/2022

Família
Esse livro escancara as relações familiares de uma forma tão pura e ao mesmo tempo, mostra uma protagonista forte e leve diante das dificuldades da vida. Tem romance, tristezas, desavenças. Incrível como a autora soube conduzir a narrativa, faz a gente se emocionar com cada etapa de sua vida. Simplesmente incrível!

rfalessandra 08/11/2022

Simplesmente apaixonante
Ganhei de presente esse livro em 2014 de uma amiga, que me fez uma dedicatória muito linda da obra, me motivando a ler com outros olhos. Relendo agora, pois é um dos meus livros preferidos.

Para quem gosta de livro rico em detalhes que nos leva a uma narrativa linda e muito tranquila onde você recebe uma massagem na alma, você certamente irá adorar "Os Catadores de Conchas" o livro aborda a importância da família.

O livro conta a história de Penélope Keeling, Penélope a protagonista, é a filha de um pintor falecido que nunca fez muito sucesso. Porém, de repente, suas obras adquirem valor no mercado. Tendo ela ganhado de presente o quadro "Os Catadores de Conchas" do pai e, sendo este o quadro mais valioso do pintor, as disputas entre a família começam. Conhecem aquela frase: "A herança é o que os mortos deixam para que os vivos se matem"? Pois é ela se encaixa perfeitamente aqui, pessoas que nunca se interessavam pelo quadro, agora, querem fazer a cabeça de Penélope para que ela o venda o mesmo por um valor extraordinário. Ocorre que ela é muito apegada, sendo essa a única herança do seu falecido pai.

Não é uma leitura convencional, um romance banal, é um romance reflexivo e de alcance maduro em matéria de literatura.
Mas se você quer mesmo saber, que a vida é simplesmente feita de amor e amizade. Que viver é tão simples bastando apenas dar mais valor ao espírito do que a matéria. Então eu digo, leiam "Os Catadores de Conchas" por Rosamunde Pilcher.
Jorlaíne 08/11/2022minha estante
Que ótima resenha. Fiquei ainda com mais vontade de ler.

rfalessandra 08/11/2022minha estante
Obrigada, olha isso é muito legal ?

fernandaugusta 06/11/2022

Os Catadores de Conchas - @sabe.aquele.livro
Quando a conhecemos, Penelope Keeling está com 64 anos e vive em uma linda casa, nos arredores de Londres. Lá cultiva flores e amizades. Tem três filhos, Nancy, Olivia e Noel. Está se recuperando de um ataque cardíaco, que definiu como "uma bobagem", pois sempre foi uma mulher forte e saudável.

Com o decorrer da história, vamos entrando nas memórias de Penelope desde sua juventude. Memórias estas que estão intimamente ligadas com a obra do pintor Lawrence Stern, seu pai, que lhe deixou um quadro e painéis inacabados que Penelope conserva com amor. O quadro, intitulado "Os Catadores de Conchas", mostra uma cena ao ar livre em uma praia da Cornualha, onde Penelope viveu durante a Segunda Guerra junto com a família.

Entremeando passado e presente, vamos conhecer todos os personagens que formam a intrincada rede de lembranças de Penelope e os filhos desta mulher marcante. Filhos estes agora adultos e muito ciosos do valor que a obra do avô está alcançando nos leilões, e que vão infernizar a vida da mãe para que ela os venda. De ambientação magnífica e enredo viciante, fazia tempo que não me envolvia em uma saga familiar como "Os Catadores de Conchas", que vem detalhadamente mostrando o efeitos dos anos, das escolhas, da guerra, dos sonhos perdidos e dos realizados na vida de todos os personagens.

Personagens que aliás são extremamente reais em seu poder de encantar e de causar ódio. Penélope, Lawrence, Richard e Olivia ganharam meu coração. Ambrose (o marido), Nancy e Noel me fizeram passar raiva em suas passagens, com sua ambição desmedida e índole duvidosa. O grande momento deste livro, para mim, foi o surgimento de Richard. Ali me alegrei e depois sofri e chorei litros com o desfecho dele na história (não posso dar mais detalhes por motivo de spoiler, é o melhor arco do livro).

A escrita de Rosamunde é bem detalhada e descritiva, mas os cenários são evocados com tanto esmero que, a meu ver, não ficou pesado ou enfadonho, mas teve um efeito imersivo mesmo. Consegui imaginar vivamente as casas e principalmente as passagens na Cornualha. É uma narrativa bem convencional, no estilo novelão. Apesar de se passar em 1984 como "tempos atuais", a história não ficou vencida, e em momento algum percebi inadequação de fala ou contexto para estes mais de 30 anos, algo notável.

Esta foi uma dica de várias seguidoras do IG em várias caixinhas! Agora já quero ler outros livros da autora ("O Regresso" foi outro muito citado), que pelo jeito vai se tornar presença frequente nas minhas indicações.

Marcia.Lara 03/11/2022

Leve.
Um livro que economizei para não chegar ao fim. E a sensação que tenho é de leveza, suave. 700 páginas que vivi uma história linda, que conta a história de Penélope, uma mulher sensata, quieta, mas de tola não tinha nada. Sua história começa com o casamento de seus pais e passa por toda sua vida. Uma juventude linda, livre, até que veio a guerra. E sua Vida de adulta bem diferente do seu passado.
Um livro que pensei muito antes de ler, pelo número de páginas e por seu peso físico bem diferente da sensação do final. Qdo penso nesse livro vem um sorriso de felicidade em mim. Um livro que não esquecerei

Aline 22/09/2022

Uma leitura gostosa
Foi um dos primeiros romances que li na adolescência e recentemente quis reler... É uma leitura gostosa na qual a autora descreve os lugares e personagens de uma forma muito real em que você se sente na cena. Nesse livro as relações entre mãe, filhos, casamento e amor são descritas e contatadas com muita delicadeza e realidade.

Keila 25/08/2022

Resenha Catadores de Conchas
Penélope é uma senhora alto astral que começa a refletir sobre o passado quando os filhos iniciam o anseio por vender os quadros de seu falecido pai que era pintor.

Nesse livro viajamos na estória de Penélope e descobrimos um jeito muito positivo de enxergar a vida.

Pêpe 31/01/2022

Apaixonante
Primeiro livro que li novamente, eu nunca senti vontade de reler qualquer livro, mas esse é especial...
A história conta a vida da Penélope e seus três filhos, Nancy, Olivia e Noel, e gira em torno de um quadro que o pai da Penélope pintou Os Catadores de Conchas.
O quadro foi pintado na Cornualha na Inglaterra, onde Penélope viveu por um bom tempo, inclusive durante a guerra.
Penélope é uma mulher forte, determinada prática e muito maravilhosa a meu ver.
A autora conta com riqueza de detalhes, as pinturas do pai de Penélope, ela descreve os lugares, a casa o jardim as pessoas, é como se você fizesse parte da história, é como se você conhecesse as pessoas, aliás eu adoraria conhecer...
Sou apaixonada por esse livro, pela autora, já li todos dela, mas esse é o meu preferido...
Eu recomendo, vale muito ler cada página desse livro, vale muito mesmo...

Luisa Orphão 14/01/2022

É um daqueles livros que deveriam virar série! Apesar de grande, uma delicia de ler! Personagens cativantes, narrativa interessante, amei! Queria mais!

Mah 18/12/2021

Amei
O livro, apesar de ser bem grande, tem uma leitura fácil e madura. A autora escreve de forma espetacular, que te gera emoções a todo tempo e tornando impossível de enjoar da leitura.

Cinde.Costa 15/10/2021

Sensível e comovente
Penélope é uma idosa em conflito em seu presente, insegura sobre seu futuro e saudosa sobre seu passado. Ela está no auge de sua velhice e vivendo apenas com os empregados, pois seus três filhos só querem saber da venda do quadro "Os Catadores de Concha", uma relíquia pintada pelo pai de Penélope. Porém, muito agarrada ao passado e sem vínculos que sustentem seu presente, Penélope fará uma viagem à sua terra natal: vai rever velhos amigos e fazer as pazes com seu passado para que possa viver o resto de sua vida em paz.

🐚MINHAS IMPRESSÕES
Este é um livro velho (1987), sem hype e sem qualquer artificialidade fantasiosa. Por isso, pode causar estranhamento e desconforto por ser tão próximo da nossa realidade e dos nossos sentimentos cotidianos, além daquilo que podemos esperar para a velhice. Mesmo assim, eu RECOMENDO essa história e gosto muito, muito do que a Penélope - narradora-personagem, compartilha conosco.

Sua trajetória teve uma série de desvios, inseguranças, desavenças, amores perdidos e toda uma gama de experiências que moldaram seu caráter. Assim, ela desafiará os filhos: vender o quadro "Os Catadores de Conchas" é uma decisão apenas dela; assim como foi uma decisão dela viajar com os empregados, depois que os filhos se recuaram a acompanhá-la.

Afinal, como ter paz quando o passado a torna tão, emocionalmente, cansada, e a saudade de sua juventude na Cornualha a sufoca?

Quando Penélope volta para a casa, após essa viagem, ela está mais leve, mais determinada e em paz, pronta para viver o que resta da sua vida. A pergunta que fica é: o que ela fará com "Os Catadores de Conchas"?

Bom, eu leio muitas histórias nesse gênero, sem grandes reviravoltas, plots ou dramas aos borbotões. Gosto de gente simples, com experiências e sentimentos simples com os quais posso me identificar. Por isso meu feed é cheio de histórias assim: sem hype. Mas com lições de vida valiosas e inesquecíveis.

Não importa se os personagens são fictícios. Poderia ser eu ou você, leitor: chorando, amando, aprendendo, saudoso, com raiva... VIVENDO

Le 16/08/2021

Bem levinho
Achei que o livro nao ia terminar nunca, gostei bastante dele, a história se desenrola com muita facilidade e o drama familiar é bem colocado. Tem umas partes que eles exageram na descrição (mas da pra pular sem prejuizo). O livro é muito bom pra quem procura uma leitura leve, porém nao é nada rapida rs.
Marcos Aurélio 30/01/2022minha estante
Penei nas primeira parte, a apresentação de Nancy e Noel, mas, quando chegou em Olivia o livro como água rio abaixo. Penélope é maravilhosa, apaixonante e Olivia é um destes seres de luz que cruza nosso caminho. Fiquei com vontade visitar a Cornualha.

Eu gosto muito das descrições dela..rsrsrs! É gosto Le, você já leu outros livros dela?

Bruna 09/06/2021

O livro conta a história de Penélope, neta de um famoso pintor, que se vê no dilema de vender as obras do avô por um alto valor ou conservar as memórias que elas trazem.

Pri 31/05/2021

Bonito mas cansativo
O livro é bonito, fala sobre relações familiares durante 3 gerações. As descrições dos lugares te transportam para paisagens incríveis, e realmente gosto disso em um livro. Mas é aí que mora o problema. Começa de uma maneira agradável e torna-se muito cansativo a medida que descreve com inúmeros detalhes todos os ambientes. Confesso que chegou uma hora que pulei algumas descrições para ir ao que realmente me importava. Talvez se a autora tivesse sido mais simplista entraria na lista dos meus livros preferidos.

Nice 28/05/2021

Uma leitura prazerosa
Um livro tranquilo, sem grandes reviravoltas mas nada sem graça. A história é mais realista e cheia de detalhes do cotidiano. Amei a descrição dos lugares e dos personagens, pois faz a gente mergulhar na história. É bom pegar um livro mais calmo , com uma história bem construida e que nos deixa mais leves. Enfim foi uma delícia de leitura .
Marcos Aurélio 30/01/2022minha estante
Mesmo tendo a segunda guerra como pano de fundo não é? Gostei muito também, Está entre os meu cinco preferidos, aliás, no TOP 3, ao lado de "O Arroz de Palma" de Francisco Azevedo e "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes.

Ficou com vontade de conhecer a Cornualha?