Os Catadores de Conchas

Os Catadores de Conchas Rosamunde Pilcher

Resenhas - Os Catadores de Conchas

Caroolinee 19/10/2023

Rosamunde merece mais reconhecimento atualmente
Segundo livro que eu li da autora e amei tanto quanto o primeiro, meu objetivo é comprar e ler todos os livros que ela escreveu. É atualmente minha autora de romance favorita.

Leti 15/09/2023

Os catadores de conchas
O livro reflete relações de família, egoísmo, prazeres da vida, em síntese, a vida em geral.
É perceptível que os primeiros capítulos retratam a forma que os personagens pensam e agem, são capítulos com tramas sucintas mas que mostram ao leitor a forma de pensar e lidar com os problemas de cada personagem.

Apesar de trazer diversos pontos de vista para enriquecer a história, achei que o desenvolvimento das tramas nesses capítulos era muito raso e não me prendeu na leitura ate suas últimas 300 páginas, que foi quando as coisas realmente começaram a acontecer.

É um livro bom, porém com uma leitura bastante cansativa.

lelecanales 15/09/2023

Livro: Os catadores de conchas

Os Catadores de Conchas´ conta a vida de Penelope: mulher parecida com milhares de outras mulheres. Penelope Keeling é filha de um pintor vitoriano idoso e de uma jovem francesa liberal e independente. E é exatamente a sua vida tão comum e igual a de qualquer mulher que torna este romance tão atraente. Com altos e baixos, Penelope, foi feliz por ter sido uma filha amada, e infeliz por ter se casado com o homem errado. Encontrou mais tarde o verdadeiro amor, mas as tragédias e problemas ocasionados por esse encontro deixaram marcas profundas. Teve três filhos, cada um com seu mundo estruturado, intransponível, com suas desilusões e alegrias. É nesse universo que o leitor vai penetrar, envolvendo-se com uma mulher vigorosa, firme e bela. Ao longo de 600 páginas, o mundo de Penelope arrebatará o leitor de tal maneira, que será impossível não se envolver com o destino da Família Keeling.

Um romance encantador.?

??????????

Sangelo.Silveira 27/07/2023

Penélope Keeling é uma senhora já idosa e mãe de três filhos, ela é filha de um pintor vitoriano e de uma francesa, e carrega junto com sua experiência de vida segredos que só o coração de uma mulher sabe esconder. Após descobrir que os quadros de seu pai atualmente valem muito dinheiro Penélope se vê em um novo desafio, vender os quadros que ainda possuí da herança de seu pai ou manter a única memória viva que resta de todo seu passado.

Em 632 páginas acompanhamos a saga dessa mulher, desde a sua infância à vida adulta, vendo suas atitudes e escolhas durante o período da Segunda Guerra Mundial, como conheceu o pai de seus filhos e o amor da sua vida.

É uma história bem simples, sem grandes acontecimentos, é a história de uma mulher comum, e acho que isso é o mais importante nesse livro, pois ele é tão verdadeiro, tão sincero, tão alegre e também doloroso, não dá para não sentir apego pelos personagens. É uma vida que está aqui nessas páginas, e confesso, foi tão intenso em alguns momentos, pq eu vi cenas ali que eu vou viver, ou já estou vivendo.

Eu esperei uns 10 anos para ler esse livro, mas foi uma espera tão satisfatória foi como uma preparação, sei que li ele exatamente no momento certo. Não tenho mais nada a dizer, apenas leiam.

Mariana_ 16/07/2023

Uma saga familiar.
Eu já estou acostumada ao estilo de narrativa que mescla passado e presente. Já li algumas autoras nesse estilo. Rosamunde me foi indicada pois sou fã de Lucinda Riley.
Devo dizer que esse livro foi um dos maiores que já li na vida. É bom, mas achei a narrativa extensa demais, até um pouco triste... mesmo assim, recomendo!

Uma coisa que me incomodou nesse livro foi não ter o ano em que se passava a história. Poderia ter entendido melhor, no mais, uma excelente experiência!!

Anna.Zagari 02/07/2023

Um romance encantador!
Apesar de não ser uma leitura muito dinâmica, é incrível como ela consegue prender sua atenção e fazer você vivenciar diversas emoções! Adorei o livro!
?Catadores de conchas? me fez refletir sobre a espontaneidade da vida

Claudia.Lopes 14/05/2023

De uma leveza indescritível
Pelas resenhas que li antes de começar a ler, já estava esperando um livro maravilhoso.
Eu amei ler Os Catadores de Conchas,
Penélope uma mulher forte, que linda a amizade com o pai pintor de quadros, a delicadeza, a percepção
Penélope a mãe, uma mulher centrada, impunha sua presença sem gritos, apenas na personalidade, marcante
Penélope uma mulher intensa e ao mesmo tempo contida em suas emoções
Olívia a filha com certeza será o legado da mãe, me surpreende a filha Nancy a mais velha e o filho Noel não terem nada da mãe
Enfim, uma história que prova o quanto somos filhos de uma mesma mãe e como nos tornamos tão diferentes.
Lindo livro
Se prepare para não largar essa história.

Marina Rosa 17/04/2023

Livro especialmente agridoce ??????????
Este livro foi um achado em 2016, numa livraria no interior do Paraná. Assumo, não sabia nada sobre a autora ? Rosamunde Pilcher, simplesmente o livro me escolheu, não sei explicar, mas quando o peguei em minhas mãos senti que ele tinha algo pra mim, sem hesitar, comprei e levei pra casa. Este livro entrou para lista dos favoritos da vida, não só pela narrativa que é linda, mas por citar vários lugares que tenho vontade de conhecer; além dos detalhes, que provam que a literatura sempre nos dá respostas que precisamos.

Os catadores de Conchas, é um tipo raro de livro - publicado em 1987, cuja saga familiar é lindamente escrita, possui um temperamento nostálgico que atrai você, independentemente da sua idade.

Um romance de conexão: repleta de pessoas reais ? mães e filhas(os), maridos e amantes ? inspirados em valores, paixões e desgostos que os mantiveram juntos por três gerações de uma família boêmia. A protagonista Penelope Keeling é uma mulher de quem você sempre se lembrará, possui um universo de jardins floridos, boa música, arte, casas no campo, no litoral e muita inspiração. No final de sua vida, o bem mais valioso que possui é o ?Catadores de Conchas?, pintado por seu pai, simboliza a sua vida não convencional, desde a infância até o romance durante a guerra. No entanto, quando seus filhos adultos descobrem que o trabalho do avô vale uma fortuna, cada um tem uma ideia do que sua mãe deve fazer. Mas ao relembrar as paixões, tragédias e segredos de sua vida, ela sabe que há apenas uma resposta e está em seu coração.

?Felicidade é aproveitar ao máximo o que você tem, e riqueza é aproveitar ao máximo o que você tem?

?E o pior é que, quando estamos realmente chateados, sempre descontamos nas pessoas mais próximas e que mais amamos?

Foi com esta obra, publicada em 1988, que a autora conquistou os corações de todos que leram, tornando-o seu primeiro Best-Seller internacional. Além desta conquista, em 2002 foi nomeada oficial do Império Britânico pela rainha Elizabeth II, por seus serviços em favor da literatura.

Livro que transborda emoção, é especialmente agridoce e perfeito!

??????????

aoki.vane 08/04/2023

Não queria que acabasse.
Não sei nem por onde começar. Um dos livros mais incríveis que eu li em toda a minha vida.

A partir do capítulo Richard, foi muito difícil continuar a leitura sem ficar emocionada, e sem vergonha de dizer, às lagrimas. Chorei demais lendo.

A maneira como a Rosamunde descreve a vida, por mais simples que seja e como discorre sobre as relações familiares é tão real que claramente o leitor pode se relacionar com várias passagens da própria vida.

Em nenhum momento senti que a história estava sendo escrita somente para chocar e trazer o viés triste que agiria como catalisador para ganhar simpatia. Da mesma forma nada foi romantizado para que a leitura fosse fácil.

É simplesmente incrível. Eu não acredito que acabou. Sabe aqueles livros que você daria a alma para ler pela primeira vez de novo?

Penelope, eu jamais te esquecerei.

Pedro.Luzzi 31/03/2023

A encantadora Penelope
Uma leitura que me surpreendeu. Cativante e bem escrita.
A obra não perde um detalhe sobre os personagens, temos seus históricos, mistérios e sonhos. Gostei que os títulos dos capítulos são nomes de personagens, há 16 ao todo, e apenas um nome aparece duas vezes no título, que é a Penelope.
No início, achei que a Penelope seria uma daquela velhas esnobes e irritantes, e que a história teria outro caminho, porém estava errado.
A personagem é encantadora, e com uma grande personalidade, fico muito feliz por ter comprado esse livro num sebo de Pernambuco.

@mundo.da_jheni 26/03/2023

Os catadores de conchas
História linda! É um livro que conta a história em mínimos detalhes. Drama familiar, lembranças, histórias vividas na época da segunda guerra mundial, amores perdidos, desavenças familiares e muito, mas muito amor envolvido.
??????

Alan.Belido 20/01/2023

Detalhista em todos os pontos, o livro transporta a história pra um aspecto quase real.
O enredo é maravilhoso, os personagens bastante marcantes e realistas, e a crítica que se constrói na relação entre eles é impecável.
Um livro desses que marca, que desperta vontade de poder olhar a vida de formas diferentes.

Bela 16/01/2023

Que história!
Simplesmente o melhor livro que já li na vida. Personagens reais e envolventes, sentimentos rolando soltos. Nesse livro único acompanhamos Penélope, uma senhora de 60 anos que mora na Inglaterra. Conhecemos sua história, diferentes momentos da sua vida, que moldaram uma personalidade cativante.

Anne 02/12/2022

Família
Esse livro escancara as relações familiares de uma forma tão pura e ao mesmo tempo, mostra uma protagonista forte e leve diante das dificuldades da vida. Tem romance, tristezas, desavenças. Incrível como a autora soube conduzir a narrativa, faz a gente se emocionar com cada etapa de sua vida. Simplesmente incrível!

rfalessandra 08/11/2022

Simplesmente apaixonante
Ganhei de presente esse livro em 2014 de uma amiga, que me fez uma dedicatória muito linda da obra, me motivando a ler com outros olhos. Relendo agora, pois é um dos meus livros preferidos.

Para quem gosta de livro rico em detalhes que nos leva a uma narrativa linda e muito tranquila onde você recebe uma massagem na alma, você certamente irá adorar "Os Catadores de Conchas" o livro aborda a importância da família.

O livro conta a história de Penélope Keeling, Penélope a protagonista, é a filha de um pintor falecido que nunca fez muito sucesso. Porém, de repente, suas obras adquirem valor no mercado. Tendo ela ganhado de presente o quadro "Os Catadores de Conchas" do pai e, sendo este o quadro mais valioso do pintor, as disputas entre a família começam. Conhecem aquela frase: "A herança é o que os mortos deixam para que os vivos se matem"? Pois é ela se encaixa perfeitamente aqui, pessoas que nunca se interessavam pelo quadro, agora, querem fazer a cabeça de Penélope para que ela o venda o mesmo por um valor extraordinário. Ocorre que ela é muito apegada, sendo essa a única herança do seu falecido pai.

Não é uma leitura convencional, um romance banal, é um romance reflexivo e de alcance maduro em matéria de literatura.
Mas se você quer mesmo saber, que a vida é simplesmente feita de amor e amizade. Que viver é tão simples bastando apenas dar mais valor ao espírito do que a matéria. Então eu digo, leiam "Os Catadores de Conchas" por Rosamunde Pilcher.
Jorlaíne 08/11/2022minha estante
Que ótima resenha. Fiquei ainda com mais vontade de ler.

rfalessandra 08/11/2022minha estante
Obrigada, olha isso é muito legal ?