Superlativo

Superlativo Bruna Fontes

Resenhas - Superlativo

Siliane.Ferrari 21/12/2023

Gostei da continuação da história da família Medina-Becker. A autora trata alguns pontos de reflexão (como assédio, machismo, autoconhecimento) que valem a pena. Gostei da escrita e de como a história foi seguindo seu fluxo.

Clara3203 25/06/2023

Profundamente apaixonante...
4.5/5.0?| 17.08.2021 ?| possível spoiler! ??

? O livro mais esperado de todos, li os outros dois primeiros em janeiro desse ano e não tinha como ler esse, só consegui em agosto por causa da promoção do kindle unlimited.

? Enfim, quatro pov's lado A e lado B de uma fita cassete, quatro romances e muita diversidade. A própria família Medina tem todas as etnias principais que formaram o Brasil. Duas pessoas bissexuais--ainda arrisco dizer que há mais uma personagem da comunidade na família e pessoas de três regiões diferentes do Brasil.

? Os quatro pontos de vista são muito bem explorados pela autora, na minha opinião o lado A é mais interessante, mas ambos tem seus pontos bons e ruins--a maioria bons. Acho a parte de Patrícia e Apolo muito parada e a de Stella e Hélio muito pequenas--cadelinha dos dois.

(??) Fala sobre se descobrir e se identificar de uma forma muito leve e fluida. As melhores partes são: o encontro de Stella e Lis, (???--)  o carnaval em Floripa, o evento de Apolo em que ele levou Hipólita--Sem dúvida ver ela bêbeda foi o ponto alto do meu dia-- e quando descobriram que trocaram os gêmeos.

5.0/5.0? | 25.06.2023

? Eu nunca vou me cansar de enaltecer a escrita de Bruna Fontes, essa mulher merece o mundo só pela veracidade e profundidade de tudo que ela escreve voltado para o público adolescente, e essa obra prima não fica atrás!

? Reler esse livro foi uma experiência fantástica pra mim. Inclusive, aumentei sua classificação, mesmo achando que Stella merecia mais destaque e que Patrícia é uma chata, eu consegui entender o porquê dessas coisas, tudo tem um propósito nesse livro, até as partes julgadas como arrastadas estão ali pra nos mostrar algo.

? A representatividade e diversidade dessa família é surreal, não dá pra ignorar a importância dos medina-becker pra sociedade! Essa versão bem brasileira de "Os seus, os meus e os nossos" é de arrepiar!

? Duvido que você não se identifique com nenhum personagem, todos são tão bem desenvolvidos e reais que parecem que de fato existem. O lado A (mais confiante e destemido) e o lado B (mais inseguro e tímido) dessa fita cassete com certeza vão te fazer refletir sobre a vida:

-Apolo. Um garoto feliz e confiante que sempre se deu bem na vida, com várias garotas no seu pé, se depara com questionamentos que são tão simples pra muitos e tão confusos pra si.

-Stella. Uma menina do interior acostumada a ter controle sobre tudo ao seu redor, principalmente seus irmãos, passa a morar longe de casa e se vê perdida em si mesma, até reencontrar uma japonesa que tem cheiro de casa.

-Hélio. Um garoto tímido e apegado termina seu relacionamento de anos com a namorada e se encontra "balançado" por um pernambucano galego que tem uma certa obsessão por abacaxis.

-Patrícia. Uma menina "invisível" que passou a vida inteira na sombra de sua irmã gêmea e sua "família buscapé" se joga na cidade grande, encarando quem realmente é e acabando com suas inseguranças.
julhez 25/06/2023minha estante
acho suas resenhas tão lindinhas, adoro a organização ?

Clara3203 27/06/2023minha estante
ownn, valeuu

Luana.Nantes 25/08/2022

Uma trilogia familiar - parte 2 (pra mim)!!!
PARTE 3

Gostei muito!!!

Amei o livro, é muito fofo e conta a história de duas famílias grandes que se encontram no desenrolar da vida...
E a história continua na visão de outros irmãos e suas descobertas.
Tem romance, treta de família e adolescentes...

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#carinho/amor
#rimuito
#descobertas

Super indico!!!
#fiqueicontente

ð«°ð» 16/07/2022

E como sempre a Bruna Fontes fazendo aquilo o que ela faz de melhor: mexer com os meus sentimentos de forma que eu passo a entender um pouquinho mais de mim.

A Stella, a Patricia, o Hélio e o Apolo não poderiam ser mais diferentes um do outro, mas tão iguais em vários aspectos. Me senti representada um pouquinho em cada um. E embora alguns momentos da narrativa me fizessem sentir dor ao me identificar com que esses personagens passavam, eu terminei essa leitura com o coração quentinho e com gostinho de quero mais.

Foi muito bom matar a saudade dos outros personagens da série Medina-Becker. Já sinto falta da minha família gigante e cheia de suas facetas.

Mimi1milen 21/06/2022

Do romance boba a questões raciais
Superlativo é o 3° livro de uma série, eu li os dois primeiros livros lá pelos meus 16,17 anos, a mesma idade dos personagens nesse último livro, e confesso que no começo fiquei bem triste por ter demorado a ler, e talvez passado da idade do público alvo, o que me frustou bastante, mas para a minha surpresa acabei me reconectando com a adolescente que eu era quando li os livros, me apegando as personagens que há anos eu conhecia, o que me deixou bem chateada quando tive que desapegar de casais que eu tanto amava, foi uma experiência única, a autora sabe bem trazer temas importantes com uma grande leveza, a questão de identidade racial me trouxe reflexões que irei levar para toda a vida.

Miaeseuslivros 28/02/2022

Somos os dois lados da fita k7...
IMPRESSIONADA, está sou eu, após ler este livro. Um livro inteligente que descreve uma realidade que até então não tinha parado para pensar, mas que passei pelas mesmas incertezas na idade das personagens, não vou negar que minha preferência é o lado B Patrícia e Hélio, eles me deixaram mais presa a história do que qualquer coisa, mas gente como não amar o Apolo, seu jeito imaturo, suas confusões, ele é doce e engraçado, e não tem como negar a força a girl Power que a Stella é, ela acaba sendo uma inspiração. Bruna Fontes faço uma reverência e me curvo perante a vós parabéns ao seu trabalho.

Bizzy 16/02/2022

Fim dos Medina-Becker
Esse foi o livro que mais demorei pra ler dessa triologia, com certeza ele me pegou em cheio com todos os questionamentos que tem, dividido em 4 personagens e eu consegui me conectar com todos, eu gostei bem mais do Lado B onde quem narrava era o Hélio e a Patrícia, provavelmente pq todas as perguntas, procuras e inseguranças foram minhas por muito tempo e como eles ainda estou trabalhando, eu sou muito igual a eles na história, introvertida e tentando me descobrir e isso me encantou, tbm foi a parte que li mais rápido, o Lado A onde quem narra é o Apolo e a Stella eu achei bem mais arrastada e não me segurou tanto, porém é com certeza a parte que mais retrada coisas "pesadas" digamos assim, até pq o conflito não é totalmente apenas como os personagens se vêem mas sim tbm como a sociedade os vê, faz com que o conflito todo fique intenso, mas a maneira INCRÍVEL da Bruna lidar com todos os conflitos de uma forma muito mais leve de ler lida.
Livro incrível e com certeza vou sentir muita falta dessa enorme família.

gab 29/01/2022

o mais maduro da série Medina-Becker
Eu amei tanto esse livro, fiquei com medo de me decepcionar novamente, pois "Sobre(o)postos" fez isso comigo. No entanto, posso dizer que esse foi o melhor até agora, gostei bastante desse formato de dividir em dois lados o livro, tendo a estória contada por 4 pessoas. Me identifiquei tanto as gêmeas Becker, recebi cada tapa na cara que olha, saí impactada. Foi lindo de ver o amadurecimento dos gêmeos Medina também, o Apolo na sua profissão de modelo e também se apaixonando, enquanto o Hélio encerrava um ciclo e descobria sua sexualidade. Minha única crítica é que eu gostaria de ter visto mais do relacionamento da Stella.

Muito obrigada, Bruna. Esse livro foi um grande ensinamento.

Ana Brison 28/01/2022

Lado A e lado B de uma fita, paralelos
Achei o terceiro livro o mais cansativo, mas ainda assim com a abordagem de temas importantes de forma muito coerente.
A trilogia me fisgou, principalmente, pelae referências musicas/séries e filmes.
Até breve família Medina-Becker

Kath 12/01/2022

Superlativo
Terceiro livro da família Medina-Becker que eu comecei a ler despretensiosamente e me apaixonei!
Nesse livro em especial, me identifiquei muito com Patrícia.
Bruna Fontes escreve de uma forma tão aconchego que diversas vezes eu me perguntei ser realmente era ficção.

Helena 26/09/2021

tá na lista de preferidos
Eu amei TANTO esse livro!!! Acabei me identificando com os personagens e o tempo todo eu quis viver o que eles estavam vivendo.

Foi uma leitura bem tranquila, mesmo tratando de um monte de assuntos sérios e importantes. Amo muitos meus gêmeos e tô num estado de tristeza profunda agora que terminei.
Dany.Duarte 26/09/2021minha estante
Eu amo a Bruna fontes, acompanho ela desde os tempos de wattpad

Pou 14/08/2021

Confesso que o Lado A não me prendeu muito, achei muito parecido com o livro 2 a questão da militância com muita frase pronta, porém, o Lado B foi PERFEITO! Patrícia e Hélio são sensacionais, e os romances envolvidos me cativaram muito! O livro precisa de revisão, pois há muitos erros de ortografia e digitação/formatação, mas é um livro ótimo, que nos faz gostar ainda mais da família Medina-Becker!