As garotas Madalena

As garotas Madalena V. S. Alexander

Resenhas - As garotas Madalena

Cínthia samm 19/03/2024

Inacreditável
História baseada em fatos reais, embora custe a acreditar que a crueldade possa ser tanta que chega a parecer ficção.
Teagan é acusada injustamente de tentar seduzir um Homem de Deus. O preço dessa acusação é uma vida de penitência, de trabalho duro e provações.
Tudo o que resta são Nora e Lea, meninas que estão na mesma situação.
Não espere por final feliz, não espere por misericórdia.

Larissa.Giorgetti 29/01/2024

Sabendo que esse livro foi escrito com uma base real, e as meninas Madalenas realmente existiram o tornou mais dolorido de ler. As lavanderias Madalena durante muitos anos quaisquer transgressões de mulheres já era suficiente para encarar em um convento, tendo como trabalho escravo de lavanderia. Qualquer motivo já era suficiente para o responsável "assinar" os papéis que colocariam essas meninas, muitas com menos de 15 anos, a tutela legal do convento, não dando o direito próprio pra nenhuma mulher sair nunca mais a não ser que alguém reestabelecesse a tutela. Uma menina muito bonita que "tentasse" um padre já era suficiente para trancafia-la. É o que vemos aqui, conhecemos três histórias diferentes que nós sangram o coração. Tiegan, Nora e Lea sofreram punições severas, foram colocadas em solitárias de isolamento por motivos pequenos. Então acompanhamos o desenrolar de cada uma delas, e cada uma teve um final diferente. O livro é muito lindo, triste, porém só não achei o final bom, pq uma das meninas não teve uma "final" finalizado, entendo a intecao do autor pq muitas Madalenas na vida tbm tiveram que passar a vida inteira sob esse comando rígido, mas gostaria de ver pelo menos um final. Porém de QQ forma vale muito a pena ler.

Juliana.Medeiros 18/12/2023

É uma leitura que flui mesmo que a historia retratada seja baseada em acontecimentos bem
Tristes, injustos e cruéis.

Comenta Livros 10/11/2023

Sensacional
Um livro emocionante com garotas guerreiras que vivem dias difíceis para o resto de suas vidas onde as escolhas dos pais definem seus futuros. Gostei do livro e do final de Teagan. Vale e a pena a leitura que pode ser lido por qualquer pessoa de qualquer idade,

site: https://comentalivros.com/as-garotas-madalena-v-s-alexander/

Sidvania.Moraes 24/09/2023

Peguei esse livro pra ler sem nenhuma pretensão e acabei descobrindo que essas Garotas Madalena realmente existiram por um longo tempo.
Apesar de todos argumentos, não há dúvida de que a vida de milhares de meninas e mulheres foi desfigurada por seu tempo de servidão.
Algumas sobreviveram, algumas morreram, mas suas histórias continuam a nos comover.
Cinco estrelas? Com certeza.
Super indico? Sem dúvida.

Ana Paula 21/08/2023

Leitura forte . A vida da mulher nunca foi fácil!!! Me assusta o que o ser humano é capaz de fazer em nome de Deus!!! Como uma mulher pode ser punida apenas por ser bonita e os alecrins dourados não conseguem se comportar!!! Daria uma ótima série!!!!

Helena.Merces 23/06/2023

"Nunca fui tão humilhada...E por alguém que diz nos amar."
Esse livro conta a história das lavandeiras da Igreja Católica do século XIX... Confesso que não conhecia nada sobre o assunto e ler esse livro mostrou um pouco mais da vida dessas mulheres. Essas lavandeiras, ou Madalenas como eram chamadas, eram garotas e mulheres consideradas "perdidas" pela sociedade da época e eram mandadas para esse conventos a fim de serem corrigidas. Mas a vida ali não era nada fácil, horas e horas de trabalho pesado, punições abusivas, vivendo com menos que o básico para uma vida digna. E essas mulheres não tinham esperança nenhuma de sair dali, apenas se alguém fosse retira-las de lá, o que quase nunca aconteciam, elas eram esquecidas e com isso muitas ficavam depressivas.

No livro nós conhecemos três jovens que tem suas histórias cruzadas: Teagan, Nora e Lea. Dali, surge uma bela amizade dessas três, em especial das duas primeiras, que buscam uma na outra o acalento e encorajamento que falta naquele lugar.

Pra mim, foi um bom livro, apenas o final eu gostaria de mais respostas, mas foi uma boa leitura, indico!

Marceli 30/03/2023

Histórias de coragem
Neste livro são descritas as polêmicas lavanderias Madalena do século XIX que, supostamente, deveriam ?corrigir? as mulheres que se ?desviavam? das condutas consideradas corretas.

Aparentemente, essas lavanderias pareciam só serem lugares onde elas lavavam as roupas, confeccionavam renda e costuravam em regime de escravidão. No entanto, no final das contas, as próprias mulheres ?eram lavadas?: lavadas de sua humanidade e dignidade ao serem oprimidas física e emocionalmente, brutalizadas e até mortas sob a desculpa de que tudo passava de um ?ensinamento? para ?purificá-las aos olhos de Deus?.

A leitura é revoltante. Mas, não deixa de ser uma história de amizade, esperança e muita coragem

Isabel 18/01/2023

Garotas Madalena
Muito bom, porém, muito triste. Um romance histórico sobre os conventos Madalena. Escrita bem fluída.

Thais 20/07/2022

Já é o terceiro livro que leio desse autor e amei todos. Todos eles romances, mas que contam parte da história da segunda Guerra e do pós guerra de uma forma muito sutil e precisa.
Este em especial, merecia um segundo livro com o restante da história, alguns personagens mereciam uma continuação de suas histórias.

luciana 18/07/2022

maravilhoso todos deveriam ler!!!!
eu AMEI esse livro, confesso que no início eu tava bem acanhada de ler ele por não ser o meu estilo de livros, ele nem sequer estava na minha lista eu achei ele por acaso na internet gostei da sinopse e do nada resolvi ler algo diferente e não me arrependo nadinha. Pensar que todas essas coisas realmente aconteciam é muito revoltante e tudo isso que faziam contra as mulheres e com a justificativa de que era a ver com religião... nossa que raiva. Preciso até ver o filme que aborda esse mesmo tema desse livro mas mostrando outras histórias de mulheres que também infelizmente se viram reféns da igreja e da sociedade passando a servir de escravas em nome da própria igreja. Antes desse livro eu nem sabia que isso havia acontecido, então ele é agora muito importante pra mim por ter me mostrado essa parte triste e sombria do nosso passado. Esse livro traz várias mensagens e críticas importante e todos deveriam ler esse livro, ele é maravilhoso muito bem escrito e apesar de apresentar esses assuntos mais pesados e sérios não é chato e maçante, a minha leitura foi um pouco mais lenta pq eu queria ficar um tempinho lendo e refletindo mesmo até pq não são assuntos leves. Admito que chorei no final cara foi tão bom esse livro não dá todos tem q ler ele mesmo!!!!! recomendo MUITOOOOOOOO.

Cah. 17/04/2022

Comovente.
Eu tinha lido alguns comentários a respeito desse livro a maioria negativos, ainda bem que não me deixei levar por eles. Não que seja um livro fácil de ler, porém eu me vi presa na leitura querendo saber o que iria acontecer.

Deus é amor, misericórdia ... E a Madre Superiora usar o nome de Deus para punir as Madalenas, é um absurdo. Mas sempre existiu no mundo pessoas que tem a imagem de Deus distorcidas, provocando assassinatos, guerras as mais brutas covardias.

A maioria dos personagens nesse livro foram cruéis, os pais da Teagan e da Nora. O padre Mark (covarde), a Madre Superiora e mais alguns personagens. E minha personagem favorita foi a Lea com sua bondade e doçura.

E Nora? Ela vai viver o resto da vida sendo corroída pela culpa e pela dor da perda não só do seu bebê mas da amiga Lea.

E queria que autora tivesse feito um epílogo depois de alguns anos pra saber se Teagan realmente voltou pra buscar a Nora.

Bárbara Lis 22/03/2022

Madalenas: a subjugação das mulheres.
Eu não sabia o que esperar desta leitura, foi uma enorme supresa descobrir que trata-se de uma ficção histórica. A história da Igreja é marcada por muitos eventos repugnantes, mesmo assim a cada revelação realizada não consigo evitar o choque e a repulsa diante de tais atrocidades.

Nesse livro aborda-se a existência de lavanderias administradas pela Igreja, desde o século XVIII, cuja mão de obra era formada por garotas tinham caído em desgraça e suas famílias às renegavam, enviando-as para conventos. Lá viviam à própria sorte, eram forçadas a trabalhar por longas jornadas, recebiam duras punições, não poderiam conversar entre si e tinham a alimentação restrita. Sem nenhum perspectiva de mudança, que alguém as resgatassem dali. Enfim, essas mulheres eram deixadas à própria sorte, subjulgadas.

Essa história se passa na década de 1960, se não me engano, em 1992, foi fechada a última lavanderia que continuava em atividade. Isto é, a barbárie ainda está fresca na memória. O mais louco de tudo isso são as razões que levavam essas meninas a ser entregues nesses estabelecimentos, simplesmente revoltante!
Devo dizer que não desenvolvi afeto por nenhum personagem, mesmo que odeiasse tudo o que estava ocorrendo ali. Acredito que o autor soube aproveitar bem a magnitude deste fato, o desenvolvimento é fraco.