Cores Vivas Patrice Lawrence

Resenhas - Cores Vivas

Luhran 25/07/2020

Cores Vivas
Nota: contém abordagem de drogas ilícitas e violência.

Marlon Sunday é um garoto quieto, tímido, apaixonado por música e recluso em seu pequeno próprio espaço. Até que Sonya Wilson, uma garota branca de dezessete anos bate em sua porta e sua vida vira de cabeça para baixo.

E perante essa paixão platônica, os jovens se encontram num parque de diversões em Hackney. E sem ao menos conhecê-la direito, nem ter tido contato físico com a garota, Marlon aceita guardar suas balas de ecstasy em seu bolso.

Quando terminam a última volta num brinquedo, Sonya está morta. E o garoto negro com balas no bolso é obviamente o responsável por induzi-la ao erro (segundo a opressão policial).

Jennifer Sunday está devastada. Após anos carregando os erros de seu filho Andre que era gangster, nas costas, agora Marlon está metido em enrascadas por ter caído no papo de uma garota que nem tinha contato. A mãe, e personagem mais forte deste livro, levantará sua voz diante acusações racistas e obviamente tomadas por achismo, para defender Marlon. Seu filho quieto que nunca antes havia se envolvido com nenhum tipo de irregularidade.

O garoto, ao invés de impor sua voz junto da de sua mãe, decide ir atrás da vida passada de Sonya. Marlon quer descobrir o que a garota loira e linda que lhe deu mole, fazia. Quais eram suas ambições, seus sonhos e o que levou a mesma a cair num mundo de drogas ilícitas.

A premissa seria linda, se o foco neste livro fosse a opressão policial e o racismo estampado nos órgãos públicos e não a paixão platônica e o luto de Marlon por Sonya.

Foi realmente angustiante e triste ver para onde o enredo foi carregado. Tish, uma amiga de Marlon, diversas vezes neste livro tentava abrir os olhos do garoto para o real problema que estava ocorrendo. Mas ele só queria saber do passado da garota branca, que usou sua inocência, enquanto sua ficha estava sendo suja injustamente.

Marlon buscava problemas e razões para ser culpado o tempo inteiro. O personagem principal de Cores vivas é definitivamente perdido, e nem o histórico familiar de seu irmão conseguiu frear o garoto de ele mesmo se sucumbir.

Claro, que Cores vivas fez sim seu papel de criticar um sistema opressor e racista. Mas deixou a desejar em todo o restante. O livro é arrastado, o personagem principal lhe causa raiva e o final é brochante.

Jennifer Sunday é uma mãe incrível, mas nem toda sua força foi capaz de salvar a glória que pregam para este livro.

Eu fiquei realmente impressionado com o tanto de leitores que me disseram que o livro era ruim e só carregava promessas. Pois hoje, compartilho da mesma opinião.

site: https://www.instagram.com/preconceitoliterario/?hl=pt-br
Danielle.Nunes 25/07/2020minha estante
É um absurdo esse livro ter a capa tão linda e a história não ser boa

Emy 10/02/2022minha estante
ta junto com a pequena sereia em mais um episódio de ?capa bonita conteúdo b0st4?

micaela 21/06/2020

Cores Vivas
Marlon Assimov após perder o irmão pro mundo do tráfico possui objetivos simples: ficar longe de problemas, estudar e escutar boas músicas. Não são objetivos tão fáceis assim de conquistar quando se é negro e uma garota branca morre ao seu lado enquanto você tenta esconder as drogas dela.

Com uma narrativa cheia de diálogos repletos de indicações musicais e referências ao mundo geek, Patrice Lawrence mescla uma linguagem descontraída com tópicos de assuntos importantes.

Apesar de sempre tentar se distanciar do caminho que levaria Marlon ter o mesmo destino que o irmão, diversos acontecimentos mostram que apesar de ser um bom garoto a violência sempre o espreita.

Marlon não pode contar com a polícia pra resolver seus problemas de maneira legalmente correta, então ele opta por resolver seus problemas do jeito das ruas. Sendo sua própria lei.

Fiquei muito angustiada pelo Marlon, a todo momento tentava encontrar uma saída, uma resposta pra aquilo tudo e sempre me via sem saída, assim como o personagem.

Pra quem leu e curtiu o ódio que você semeia esse livro é uma ótima opção de leitura.

site: https://www.instagram.com/p/B6B1Nsoho4W/

Jade Ricieri 26/03/2021

A história é sobre racismo, bullying, drogas e violência, assuntos necessários para serem discutidos, porém não foram abordados de forma legal dentro da trama. Tinha tudo para ser um bom livro, já que os temas apresentados são importantes, mas infelizmente a autora não soube desenvolver e conduzir bem a narrativa.

Para mim foi uma leitura cansativa, ficava com a sensação de ler e não sair do lugar, creio que pelo fato dos capítulos serem enormes sem ter necessidade nenhuma, já que não acontecia nada, e quando acontecia o caso era resolvido em apenas duas páginas. Me senti frustrada lendo.

O personagem principal é totalmente sem atitude e personalidade, só faz burrada atrás de burrada durante a história inteira, me irritei muito com ele. O final foi decepcionante, as coisas acontecem tudo de uma vez apenas no último capítulo do livro, foi aquela coisa super corrida. O que salvou essa leitura foram duas personagens secundárias que se destacaram, a mãe e a melhor amiga do protagonista.
É, não foi dessa vez, mais um livro darkside que entra na listinha negra.

Renan 25/09/2020

Eu esperava um pouquinho mais. A história do Marlon é interessante pelo que retrata. Um jovem, negro e com um histórico de envolvimento com drogas na família. A partir daí, o sistema questiona: pode um jovem desse não estar também envolvido? As pequenas passagens que retratam o racismo do dia a dia são muito bem colocados por Lawrence, uma autora negra, que talvez vivenciou muitas dessas situações na pele. Acredito que o final poderia ter sido melhor. Acreditava em uma grande reviravolta no fim, que não veio. A leitura valeu mais pela reflexão do que pela história em si.

Queria Estar Lendo 06/12/2019

Resenha: Cores Vivas
Cores Vivas, livro de Patrice Lawrence - autora premiada com um Waterstones Children’s Book Award e o The Bookseller ya Book Prize em 2017 - foi lançamento do mês de outubro da editora DarkSide Book, que nos cedeu um exemplar para a resenha. Nele, depois de presenciar a morte de uma colega de classe, Marlon precisa lidar com a polícia - que acha que ele foi o responsável pela morte da garota - e um mistério deixado por ela, que envolve drogas, gangues e um codinome.

Marlon sempre foi um bom menino. Depois que seu irmão mais velho entrou para o mundo das gangues - e pagou um preço alto por isso - ele não queria mais nada além de não decepcionar a mãe. Mas essa promessa fica difícil quando Sonya, uma bela garota do seu colégio, o chama para sair.

Quando a garota morre ao seu lado em um parque de diversões, depois de pedir para ele esconder um pacote com ecstasy, Marlon se vê as voltas com a polícia - que não acredita que ele não tem nada a ver com a morte de Sonya. Obcecado em descobrir a verdade - sobre a morte da garota, as drogas e os motivos que a levaram até a sua casa - Marlon entra de cabeça no mundo dela.

O problema é que esse é o mesmo mundo do qual seu irmão quase não saiu vivo - e que sua mãe sempre implorou para que ele ficasse longe. E quanto mais fundo Marlon vai, mais difícil será para voltar.

Cores Vivas me chamou a atenção assim que apareceu na lista de lançamento da DarkSide Books. Me lembrou um pouco de Dear Martin, e como eu amei a história do Jus, já estava ansiosa. Achei que seguiria a mesma ideia - a discussão sobre o racismo sistemático e a forma como a sociedade lida com ele.

Mas a verdade é que Cores Vivas tem um mistério a desvendar. Sonya morreu, mas foi a única garota que realmente enxergou Marlon, e agora ele se importa o suficiente para querer entender com o que ela estava metida. E, a partir, daí, ele precisa descobrir porque se tornou um homem procurado no mundo de violência das ruas.

A discussão sobre racismo não está ausente da história. O livro não esquece que Marlon é negro e isso fica claro nas interações dele com a polícia e na forma como ele é capaz de se enxergar nos garotos das gangues, completamente ciente da linha tênue que os separa e de como o sistema racista e elitista que marginaliza minorias os colocou naquela posição.

Mas Cores Vivas também não se propõe a fazer apenas isso. A história se move depressa, tem ritmo e constantemente tem algo acontecendo - com Marlon, com sua mãe, com sua melhor amiga, Tish, ou seu irmão mais velho, Andre. O que faz muito para deixar o ritmo do livro constante.

Apesar de frustrar em alguns momentos, especialmente quando Marlon estão tão enfiado na confusão que você só quer gritas Marlon pelo amor de deus chama a sua mãe!! não é difícil prosseguir a leitura. E mesmo a frustração é um sentimento a ser avaliado. Marlon enfrenta muitas situações sozinho porque sabe que a polícia está mais inclinada a vê-lo como um criminoso do que uma vítima. E que buscar a ajuda de sua mãe é só mais uma forma de decepcioná-la - além do fato de que ela o faria deixar tudo aquilo para trás.

Também achei Marlon um personagem bem carismático, ele me conquistou - mesmo quando eu não entendia porque diabos ele tinha que ir atrás dos mistérios da Sonya - e me fez rir. Gostei da forma como a relação familiar dele foi construída, a forma como ele lidava com o irmão, com a mãe e com a melhor amiga, e o carinho que ele sempre reservava para o pai.

E falando em personagem, a Tish - melhor amiga do Marlon - foi a minha preferida. Sensata, leal e verdadeira, ela era tudo que ele mais precisava no desenrolar dessa história e ainda bem que ela estava ali. Cores Vivas não seria o mesmo sem ela.

Outro ponto que considerei bem positivo foi a ambientação criada por Patrice Lawrence, colocando toda a história para acontecer em Londres e seus projetos habitacionais. Um mundo de violência bem diferente daqueles que costumamos ler em livros nacionais e norte-americanos. Um thriller jovem, urbano, realista e com um doloroso drama familiar.

Por fim, queria destacar o projeto gráfico da editora DarkSide Books. Não é raro os projetos deles seram lindos, mas Cores Vivas superou tudo. Do corte das páginas coloridos ao design de capa. Comento porque é muito raro as pessoas elogiarem os meus livros, mas da minha mãe - que apesar de gostar muito de ler, não se apega a capa - até meus colegas de trabalho, todo mundo comentou sobre essa lindeza aí.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2019/12/resenha-cores-vivas.html

Helôdodo 26/03/2021

Um livro que tem um sentido que varia de pessoa para pessoa
Sinto que este livro realmente não foi feito pra mim e o impacto que ele possa ter trago para outras deve ser sido algo muito real... mas valeu muito a experiência

Mi Beatriz 26/08/2022

Mundo derretido
Sabe aqueles livros que, literalmente, tu compra pela capa e acaba lendo em uma semana, de tão gostoso que ele é?

Cores Vivas é assim. Cheio de citações de coisas do cotidiano geek, referências que todo o bom nerd conhece, é um livro deslumbrante sobre a parte "feia" de Londres. Brigas de gangs por causa da venda de drogas e de como, muitas vezes, quem não quer entrar neste mundo acaba sendo obrigado a fazer parte dele.

É um livro sobre amor, sobre família, sobre sofrimento. Sobre o mundo da adolescência, sobre as vezes fazer o errado para que, no fim, se faça o certo.

Vale muito a pena cada momento da leitura, cada risada, cada angústia. E, depois de ler, vale os momentos de reflexão de que, tudo o que está escrito nele, pode estar acontecendo agora mesmo na esquina da nossa casa e a gente não tem a mínima ideia.

Gabi 18/06/2021

sobre o livro: n usem drogas e terapia as vzs é bom.....

Rosy 20/11/2021

A beleza da capa é tudo
Quando vi esse livro fiquei apaixonada. Quando recebi de presente ainda mais. A sinopse é super intrigante, me deixou curiosa e quis logo ler. Porém, o livro deixa mto a desejar.
A história fica mto confusa, parece que não evoluiu. Não acontece nada em várias páginas com capítulos super longos. Quando finalmente algo acontece, não tem um impacto tão importante. Não fiquei mto conectada com os personagens (embora a Tish seja incrível). Pra mim, não atingiu o q esperava. E não só pq tinha boas expectativas, mas pq a ideia era incrível, tratar de racismo nas entrelinhas (e fora tbm), problemas familiares como drogas e luto. Seria uma experiência excelente. Mas faltou mto pra mim.
Espero que pra quem queira ler, seja uma leitura mais prazerosa e que seja possível se conectar.
Susana Gouveia | @leitora_perdida 24/11/2021minha estante
Que pena q não gostou, escolhi ele pela capa kkk

Sol 27/08/2020

É uma história envolvente, tive vontade de ler até saber as respostas dos porquês mas o final foi meio estranho.

EduardoCDias 20/02/2023

O mundo das drogas
No mundo das drogas, as gangues dominam na periferia de Londres. Marlon é um adolescente cujo irmão fazia parte dessa gangue e, após um acidente, ficou impossibilitado. Quando a garota mais bonita da escola chama Marlon para sair, ele resolve experimentar uma droga com ela, e é surpreendido quando ela morre ao seu lado num trem fantasma.

Bea 22/08/2020

Essa é a terceira vez que escrevo essa resenha( as outras duas eu perdi sem motivo aparente...), então diferente das outras vezes eu só vou falar o que achei, sem justificar porque perdi a paciência, logo desculpe-me a eventual falta de tato.
Personagem principal morno e sem personalidade.
O livro seria MUITO melhor se tivesse dado mais atenção às personagens femininas, em especial, a mãe.
O correlação com as cores é muito mais fraca do que imaginei, mas isso pode ter sido eu ter superestimado esse livro quando o vi, tanto pela estética( ainda é o .livro mais bonito a minha estante) quanto pelo título e sinopse.
Por fim, é... TALVEZ esse livro agrade a algumas pessoas por suas temáticas, mas no meu ponto de vista, poderia ter sido mais aprofundado e não apenas "citar".

Wally.Mota 07/05/2020

TODA AÇÃO GERA REAÇÃO!
Negro, com 16 anos e um irmão gângster preso, Marlon prometeu pra sua mãe que seria diferente dele, que não se meteria em problemas. No entanto, a sua vida irá mudar drasticamente após uma saída com a garota mais popular do colégio terminar em tragédia!
~
Sonya parecia ser o tipo de pessoa que não se envolveria com coisas erradas, porém, Marlon vai confirmando aos poucos o quanto as aparências enganam! Marlon é preso em flagrante depois que os policiais o revistam e encontram um pacote de ecstasy com ele, logo após a morte da jovem em sua companhia! A situação se complica pelo fato de que ele sequer sabe alguma informação da vida de Sonya, exceto o colégio onde estuda!
~
A partir daí, ele passa a ser perturbado por alguém que está disposto a fazer um inferno na vida da sua família e de sua melhor amiga Tish! Ele então decide adentrar no mundo da violência e do tráfico, buscando resolver sozinho os problemas que trouxe para as pessoas que mais ama!
~
Aos poucos, Marlon vai descobrindo grandes revelações, assuntos mal resolvidos e conexões que farão todo o sentido! Uma hora, as dívidas serão cobradas e não serão da melhor forma!
~
Cores Vivas é uma leitura ágil e instigante, mas que eu tive alguns problemas. Apesar da boa intenção do Marlon, TODAS (repito, TODAS) as suas ações geram as piores consequências imagináveis. Além disso, o motivo por trás de tudo é previsível, mesmo com a autora tentando nos fazer ir por outros raciocínios!
~
A edição lindíssima com corte totalmente colorido é uma das mais caprichadas da caveirinha @darksidebooks! Porém, possui alguns erros de pontuação e ausência de palavras que me incomodaram um pouco!

Até a próxima!

Minha Velha Estante 11/03/2021

Marlon, negro, 16 anos, perdeu o pai muito cedo e é irmão de André, que tem várias passagens pela polícia, com um histórico de violência e envolvimento com drogas e gangues além de sequelas de um terrível acidente de carro.

Totalmente diferente de André, Marlon é o nerd da família, adora ler e ouvir jazz, é o filho que só traz alegria, caseiro e focado nos estudos, sua intenção é seguir uma vida totalmente diferente da do irmão. Sempre foi o ponto de apoio da mãe nos momentos mais difíceis e sua esperança de uma vida melhor.
Mas tudo muda quando Marlon vai ao parque com Sonya, a garota descolada que jamais deveria sair com um cara como ele. Induzido por ela, Marlon usa drogas e com os seus sentidos alterados não conseguem perceber que, misteriosamente, Sonya morre ao seu lado no túnel fantasma. Como se isso não fosse suficiente, a polícia encontra as drogas que eram de Sonya com Marlon.

“Todo mundo conhecia a história que eles queriam ouvir. E não era a minha.”

Assim, a promessa que Marlon fez a mãe de que se manteria longe de problemas, vai por água abaixo e parece que Jenny, sua mãe, vai viver o mesmo dilema que viveu quando André virou líder de gangue.

Mas Marlon vive em um mundo racista, onde um garoto negro nunca deveria estar com uma garota branca. E se tem drogas no meio, ele deve ser o traficante dela. Se ele é irmão de um ex-líder de gangue envolvido com o tráfico, com certeza, herdou o negócio do irmão.

Não posso deixar de falar de Tish, melhor amiga e sempre companheira de Marlon, que mostra para o leitor a imensa importância de se ter um verdadeiro amigo ao seu lado nos momentos difíceis. E de Jenny, mãe de Marlon, que está o tempo todo ao lado do filho por confiar plenamente nela, ou seja, a mãe que todo adolescente gostaria de ter.

Essa história é extremamente forte, real, chegando a ser cruel principalmente para quem não conhece a realidade de violência do povo negro ao redor do mundo. Para suavizar essa dura realidade, a autora insere muitas cores e músicas ao longo da história.

Patrick Lawrence mostra, sem rodeios, como um jovem negro pode ser tratado pela polícia, como ele é considerado culpado mesmo antes de ser ouvido, e como a cor de sua pele pode ser fator determinante para definir se você é culpado ou não.

Cores vivas também fala sobre como você herda os problemas que as pessoas próximas a você cria, sobre como você é considerado responsável por algo que outra pessoa faça só por ser da mesma família e, principalmente, sobre o quanto é difícil ser negro em qualquer lugar do mundo quando você não quer fazer parte das estatísticas ruins.

site: https://www.minhavelhaestante.com.br/2020/07/cores-vivas-patrice-lawrence.html?m=1

Mands 30/08/2021

Cores não vivas
A expectativa para esse livro estava alta demais , ele é extremamente lindo fisicamente e quando soube que se tratava de racismo fiquei mais empolgada ainda. Tudo lindo , maravilhoso.........só que não .

A estória do livro não é tão boa quanto imaginava , o personagem principal corre atrás de um objetivo que pra mim não faz sentido , a premissa principal some e o final não foi dos melhores. O quê realmente salva aqui é o suspense que ela cria , deixa a gente instigado nessa parte e o personagem principal que mesmo com os defeitos consegue ser cativante .

Fora isso.......não foi tão emocionante