A estrangeira

A estrangeira Claudia Durastanti

Resenhas -

Krol.Veras 02/03/2024

Reflexiva
No início me pareceu um monte de aleatoriedades jogadas ao leitor, numa tentativa de narrativa profunda, mas que se mostrava profundamente confusa. Depois ficou realmente muito bom, os pensamentos, confissões, desejos, sentimentos, incompreensão de si mesmo, muitas verdades jogadas em mim. Gostei de muitas linhas, e me identifiquei em várias situações, palavras, confusões.

Nina 02/03/2023

Livro bem interessante. Fala sobre uma realidade muito pouco conhecida de maneira bem sensível e com um contexto que ajuda.

1Sbag 07/03/2024

Terminei o livro hoje e sinceramente fiquei feliz, não foi um livro que prendeu. Senti que muitos assunto e/ou situações foram descritas com muitos detalhes mas que no fim das contas não fizeram diferença pra história.
Os acontecimentos e aprendizados do livro foram muito bons, o sentimento de pertencer, mas num geral, não me segurou muito.

Andgualb 06/04/2024

Me senti uma estrangeira na história
A estrangeira tem um perfil autobiográfico, e corre em capítulos curtos como se fosse um diário. E é um diário de uma vida de verdade. Existem conflitos, mas nada com tom tão dramático a ponto de me gerar dó ou empatia. Existe romance, mas bem longe de te fazer suspirar. Existe relações familiares complexas, mas nada que me fez relacionar com algo que vivi. Existe uma carreira, mas sem nenhuma conquista inspiradora. Mesmo sendo um diário terminei as quase 250 páginas sem conhecer a personagem. Ela conta toda sua história, mas parece que falta vivência, intimidade e um contato mais próximo.

Não consegui me vincular à personagem, muito menos a história. Eu fui lendo, lendo? até chegar ao fim. E ela que foi uma estrangeira em tantos lugares e situações conseguiu trazer um livro que faz o leitor ser também estrangeiro. Nem de longe é um livro ruim, mas não saio encantada, me senti rasa e sem conseguir mergulhar.

CherryBOOM 07/05/2024

? ???????????
Quando vi esse livro na prateleira da biblioteca e li sobre o que se tratava, eu desenvolvi expectativas razoáveis sobre ele e achei que ele seria ótimo para mim, que estava buscando algo novo. Mas, mesmo tendo começado de uma forma promissora, devo dizer que ao passar das páginas a leitura se tornou arrastada e a narrativa pareceu se perder, ficando confusa e até mesmo entediante. O livro não me agradou em vários aspectos.

Bela 28/06/2024

A Estrangeira
Claudia Durastanti nos leva numa viagem que envolve no mínimo três gerações familiares, 2 continentes, 3 países, muitas cidades e experiências concentradas em uma só vida: a vida de uma menina estrangeira. Que não somente é estrangeira no país para o qual ela imigra, é também uma estrangeira em sua família disfuncional e marcada pela pobreza.
O livro é muito bem dividido entre capítulos sobre família e origens, infância, adolescência, trabalho e amor na vida adulta. Vemos suas memórias pela ótica de uma mulher adulta que compreende as dificuldades que enfrentou, não se ressente, mas sabe nos apresentar a dor de cada fala e ação de seus pais.

A protagonista é ítalo-americana, filha de dois pais surdos e possui um irmão mais velho. O sentimento de não pertencimento permeia toda a sua vida, em casa e fora de casa. Os primeiros capítulos são mais doloridos, os últimos são muito lindos e emocionantes. A leitura é concluída com uma sensação de superação, que apesar das dificuldades, Claudia vive em paz e cuida dos pais da forma que pode.
?Não há um só ato de violência na minha vida do qual eu possa me lembrar sem dar risada.?

Não diria que esse livro é um ?livro em que nada acontece? mas realmente não tem nenhuma descoberta ou grande acontecimento. É um livro lento mas bem ritmado, que soa como uma pessoa se apresentando para nós, abrindo seu coração.

?Escrever-se a si mesma significa lembrar que você nasceu com raiva e que foi um despejo de lava denso e contínuo, antes que sua crosta endurecesse e rachasse para deixar aflorar uma espécie de amor, ou que a força inútil do perdão viesse polir ou achatar qualquer formação de um vale em você.?

Mih 14/07/2024

O livro é muito bom, principalmente as 100 primeiras páginas. Trata de uma história de uma família que migra da Itália para os EUA, depois retorna a Itália. A história é contada por Cláudia, a filha que observa a vida dos pais e como eles não se preocupam em tentar se encaixar. Um história de começos e vários fins.

DaniM 02/12/2022

A estrangeira
Num ano em que li muito menos do que gostaria, esse livro se destacou como um dos melhores. Fiquei muito confusa no início, porque o fluxo do pensamento da autora ? e´ um romance autobiográfico ? te coloca pra girar em alta velocidade. A cronologia é confusa, passado e presente se misturam e a franqueza dela com relação à sua própria família é incômoda. Mas só no comecinho. É como se vc precisasse desse baque inicial pra ser autorizado a acompanhar a vida de Durastanti e ter o privilégio de usufruir de sua escrita. Uma surpresa esse livro, daquelas não mto frequentes, mas com certeza arrebatadoras.

Nelissa 16/02/2021

A estrangeira consegue dar visibilidade de diversas complexidades envolvidas ao longo das relações familiares e com o mundo, o desenvolvimento de si próprio dentro de um contexto que coloca a personagem principal sempre em um lugar de estrangeira. A narrativa nos mantém em dúvida sobre o quanto esse livro é ficcional ou autobiográfico. As memórias e situações descritas com tanta sutileza faz com que a gente se aproxime da narradora de forma muito natural e simples, é um tipo de escrita que lembra muito a da Natália Ginzburg.

iarakessia 28/08/2021

a estrangeira
Um livro de memórias, contando uma infância, adolescência e até juventude conturbada de Cláudia, uma ítalo americana, filha de pais surdos. A deficiência de seus pais, assim como suas personalidades egocêntricas, regidas pela surdez e assim o estigma de coitadinhos, contribuíram para a história se Cláudia ser tão única e difícil.

@buenos_livros 07/09/2021

A Estrangeira - Claudia Durastanti ??/ ??
?Não herdei um pensamento político da minha família: o que herdei, ao contrário, foi uma mistura de aspirações, vitimismo, cabala, acídia e raiva, que podem assumir qualquer orientação ideológica conveniente e à disposição.?
. A Estrangeira (2019)
. Claudia Durastanti ??/ ??
. Tradução: Francesca Cricelli
. Autobiografia | 256p.
@todavialivros
. Uma leitura muito esquisita. A vida da autora, sua família disfuncional e histórias aleatórias, são permeadas de reflexões e digressões sobre temas diversos, porém invariavelmente retornaram à questões mal resolvidas e traumas familiares. Achei confuso e sinceramente ainda não entendi o que a história propõe, me pareceu um grande desabafo que não valeu o tempo investido.
. ????

Godoyla 06/01/2022

A estrangeira, de Cláudia Durastanti
É um livro muito inteligente, que pensa as situações e os sentimentos de forma muito única. Mas sinto que para senti-lo não sua totalidade, me falta ter vivido algumas das experiências descritas na história. Ainda assim, uma ótima leitura.

Sarah 06/02/2022

Quanta informação cabe em uma parágrafo?
Terminei de ler A Estrangeira com um certo alívio, principalmente de ter passado pela agitação dos 3 primeiros capítulos onde a árvore genealógica de Claudia é descrita com bastante detalhamento.
No começo eu percebi que o livro era diferente do que esperava, justamente por estar sempre descrevendo os personagens da vida da autora e suas histórias. Eu, muito presunçosa, esperava que ela falasse de si e sua visão sobre os eventos de uma vida de migrante com pais portadores de uma deficiência.
O livro seguiu por esse caminho, bem mais descritivo, onde ela conta sua infância, suas lembranças do ir e vir entre EUA e Itália.
O grande ápice, onde o livro me tocou, se dá a partir do capítulo em que Claudia fala sobre Saúde, não pude deixar de me identificar com muitas colocações no capítulo Trabalho e Dinheiro, foi em sua descrição da vida adulta que me identifiquei mais com a narradora e onde a leitura fluiu melhor.

:)) 01/05/2022

um livro corrido
eu gostei da ideia desse livro, mas a leitura foi tão estranha ???
parecia só um monte de informação com palavras bonitas esperando que fizessem sentindo, em um único capítulo era narrado tanta coisa, fiquei com a sensação de que perdi de viver alguma coisa pra poder entender esse livro.