A estrangeira

A estrangeira Claudia Durastanti

Resenhas -

Marina 17/07/2022

É abstrato!
Assim como a mãe da autora define algo belo como abstrato, o livro também é belo e abstrato.

A narrativa, através de memórias e relatos, vai desenhando a vida e os pensamentos da personagem. Em diversos momentos nos perdemos em seu vai e vem, mas tá bem nos encontramos em seus sentimentos e reflexões.

É um livro para ser degustado, devagar e sem pressa. E é também, um livro que demora para se concretizar em seu leitor. Um livro abstrato - entenda como quiser.

Bruna Terto 03/04/2023

Sentindo como se estivesse lendo a própria realidade.
É como se eu andasse em cacos de vidros, descalça, no início com poucos, e vai aumentando a quantidade de vidro no decorrer dos capítulos.
O choque de que a realidade que vivi/vivo, pode ser vivida por outras muitas pessoas...

Helen 04/01/2023

A Stranger
Com certeza um dos queridos da vida, uma estranha, uma estrangeira no mundo.
quantas vezes mesmo sem ter vivido aquela situação especifica a autora me fez sentir uma nostalgia de sentimento, fomos companheiras pela sua história.
Mas essa história é real?

stelindner 11/01/2023

Achei o livro confuso e não me conectou.
Cronologia difícil de acompanhar, muito relatos que me pareciam soltos.

Gio 01/02/2023

Caos
A sensação que dá é que a gente está na cabeça de quem escreve, um caos de memórias divagando desde relatos ouvidos pela família até as histórias vividas e que se aspira viver.
Confesso que demorei bastante pra pegar o ritmo e só lá pela metade me envolvi de fato com a história, os últimos capítulos são de uma densidade e profundidade imensa.
Num geral gostei, apesar de não ser uma leitura tão fluida.

Elane.Medeiross 09/02/2023

Obra interessantíssima, senti muita nostalgia. Trouxe uma narrativa de acontecimentos que prendeu do começo ao fim e gerou reflexões.

becca39 25/02/2023

Demorei um pouco pra conseguir terminar esse livro, mas a leitura foi boa.
Ele é um pouco cansativo em alguns momentos, mas fala com a gente de uma forma incrível.

Luana 30/01/2021

Um passeio incrível entre a ficção e a autobiografia. Claudia Durastanti faz uma análise profunda da sua vida de uma forma cativante e profunda, buscando entender todo o impacto das mudanças e diferenças da sua família na sua formação como pessoa.

A primeira impressão ao pegar a obra é que vamos querer descobrir o que é real e o que é ficção, mas no fim isso é o que menos importa. Esse livro é uma viagem em cada aspecto que impacta uma vida, com todas as críticas, injustiças e culpas.

Claudia é filha de pais surdos que nunca tiveram uma família que soubesse lidar com esse fato e passa a vida tentando encontrar sua identidade em meio às emigrações da família italiana, sem entender onde encaixar suas raízes. Prepare-se para encontrar memórias intensas e um texto fluido onde a autora transita por diversos mundo, trazendo reflexões que muitas vezes são difíceis de engolir.

Essa é uma leitura que na verdade é um processo de observação.

Nina 02/03/2023

Livro bem interessante. Fala sobre uma realidade muito pouco conhecida de maneira bem sensível e com um contexto que ajuda.