Em qual 1917 você vai me encontrar?

Em qual 1917 você vai me encontrar? Jacqueline F. Silva

Resenhas - Em qual 1917 você vai me encontrar?

arabells 14/02/2023

Que confusão do cacete esse livro foi. E nem foi por conta das linhas temporais, porque essas a autora conseguiu guiar para um bom entendimento, mas esse tanto de personagem e POV matou minha experiência com o livro.
Tem tanta gente que é primo, irmão, gato, cachorro e pra que? Já tem 20 pessoas e ainda me joga nome de 3 cachorros! Isso minou a potência de alguns plots (por não saber quem é quem).
Ok, agora chega de criticar. Vamos aos pontos fortes desse livro que é a parte da guerra. Gostei da frieza que foi descrita os acontecimentos na guerra, com uma casualidade crua que horroriza. Ainda mais por saber que foi uma realidade.
Se vc puder, recomendo ler com papel e caneta na mão.

juba 05/07/2022

meses.
em primeiro lugar, assumo minha parcela de culpa em não ser adepta a ler sinopses antes da leitura em si e, com isso, ir apenas descobrindo a história conforme ela me é apresentada.
nesse livro nós possuímos duas principais linhas temporais (o que já pode dificultar a leitura caso não sejam bem estruturadas e aqui não são) e tantos personagens (com capítulos próprios) que perdi a conta. foram meses que passei tentando vencer esse livro, tentando acreditar que o final me surpreenderia e faria valer a pena, mas, infelizmente, não aconteceu.
aliás, para não ser injusta com a autora, a ideia da conclusão do enredo principal era realmente legal, o problema foi a execução.
fico muito triste em não ter sido uma boa leitura, mas desejo sucesso para a autora da obra.

Priscila 23/05/2022

Nesse livro, acompanhamos Emily e seu grupo de estudos na criação de uma máquina do tempo e como esse projeto muda e entrelaça pessoas, linhas do tempo e a história. A premissa desse livro é interessante, mas o desenvolvimento não.

Em cerca de 6% do livro já somos apresentados à cerca de vinte personagens e no resto do livro esse número se multiplica. A maioria dos personagens não têm características muito marcantes e cabe a nós, leitores, tentarmos lembrar de cada um. Para dificultar ainda mais, são criados diversos apelidos para os personagens e vários deles são desnecessários ou sem sentido, como chamar a Sonia de Sony.

Além disso, o livro muda de POV o tempo inteiro. Não só durante o livro todo, como durante os capítulos. Um recurso utilizado é citar os nomes dos personagens no cabeçalho do capítulo. Mas isso não funciona muito, já que alguns capítulos tem muitos pontos de vista, por exemplo, um dos capítulos tem sete pessoas citadas no cabeçalho. Esse livro tem até o ponto de vista de uma gata, essa como um ser pensante.

Adicionando à confusão que é esse livro, ele tem três linhas do tempo diferentes e se passa em diversos anos. Logo no início, vi que seria quase impossível entender qualquer coisa da história sem anotar as informações e o reiniciei. E o livro também não é linear e não segue uma cronologia padrão. É quase um desafio entender o que está acontecendo e quem são os personagens.

A narração é em terceira pessoa e me pareceu um tanto inconstante. Em alguns momentos temos os pensamentos dos personagens de forma literal, em outro temos incerteza, tipo: "eles pensavam X ou poderia ser Y ou até Z". Eu achei as metáforas do livro insignificantes, a escrita simples, os diálogos rasos e a narração fria. O livro também precisa de uma revisão.

Senti falta de mais detalhes em algumas situações, como detalhar a viagem no tempo de uma forma mais complexa. Também achei que a vilã não foi desenvolvida de uma forma satisfatória; ela não recebe nenhuma punição o livro inteiro e o final se dá de forma pouco crível.

O livro se inspira em acontecimentos reais e isso é interessante, principalmente a explicação no final. Ele não tem representatividade para além de citar pessoas de raças e etnias diferentes no contexto do livro e usa de um termo errado para se referir a pessoas autistas, no livro é citado "autismo severo" e isso é um termo incorreto já que autismo não é um transtorno ou doença para ter grau e, sim, existem pessoas que precisam de diferentes níveis de suporte.

Quase abandonei esse livro, mas continuei porque ele é curto. Recomendo caso você tenha interesse em ver uma viagem para o passado, já que este é mais citado que o futuro. Mas, sugiro que faça anotações durante a leitura para entender um pouco melhor.

Cabonillo 24/04/2022

Bem diferente de tudo que já li. No início fiquei bem confusa, são vários personagens contando a história e algumas linhas do tempo. Mas conforme a história acontece, vai dando para entender o que acontece

Bia 21/11/2021

Eu fico muito triste de não dar mais estrelas pra esse livro porque eu queria muito ter gostado dele. Quando eu vi do que se tratava, fiquei muito interessada em ler, ainda mais por saber que teria protagonismo autista e ace (queria comentar que nesse ponto eu me decepcionei, porque, não sei se foi por desatenção minha, mas não vi mencionar nada de assexualidade no livro). Principalmente depois de ver uma galera falando bem, eu estava com as expectativas altas, mas acabei me decepcionando.

O que mais dificultou a leitura pra mim foi a narrativa, que achei muito confusa. A escrita da autora não é ruim, mas na maior parte do tempo eu não entendia nada do que tava acontecendo. Em alguns momentos eu comecei a entender algumas coisas, só que foi meio difícil me conectar com a história quando eu estava tão perdida e confusa em grande parte do tempo.

Outra coisa que me atrapalhou muito foi o excesso de personagens e pontos de vista. Tinha tanto personagem narrando, e era tanto nome jogado nas primeiras páginas que eu demorei muito pra entender quem era quem. Na metade do livro eu ainda lia um nome e tinha dificuldade pra lembrar quem era aquela pessoa na história. Também acho que eles podiam ter sido melhor desenvolvidos, porém eu consegui criar simpatia por alguns deles.

Por mais que o livro tenha seus defeitos, eu gostei bastante do enredo. Os plots são muito bons, várias vezes eu me surpreendi com o rumo que as coisas estavam tomando e com as revelações feitas. Além disso, os fatos históricos presentes no livro foram muito bem explorados. O que fez com que a minha experiência infelizmente não tenha sido tão boa mesmo foi o fato de eu ter achado o livro muito confuso.

Arlluria 27/10/2021

Minha mente bugou de uma forma boa.
Sinceramente, no começo eu não entendi muita coisa. Não lembro de já ter lido algo com viagem no tempo antes, então me surpreendeu um pouco. O que mais gostei foi a forma que a autora conecta tudo bem na sua cara e você demora para entender.
Não importa o quanto leia, apesar de estar compreendendo o que se passa nas linhas temporais, é preciso ler com cuidado para não perder os detalhes e acabar sem entender alguma coisa.
Os personagens são ricos e com personalidades bem definidas. Inclusive, tem uma certa gatinha que é muito apaixonante. A maneira como as reações dela são descritas é encantadora.
Enfim, é uma ótima leitura que deixa gostinho de quero mais, principalmente depois de ver como o mundo atual ficou.

Julia 31/07/2021

gostei bastante da ideia do livro e dele envolver fatos históricos, mas em muitos momentos eu ficava tão confusa com a linha temporal ou com quem era quem que não conseguia aproveitar a história

Margarida.Marcos 27/05/2021

Resenha Em qual 1917 você vai me encontrar?
O que faria se pudesse viajar no tempo?
Emily e seus amigos encontram uma forma de viajar no tempo e voltar ao passado, no ano de 1917 em plena Primeira Guerra Mundial. Contudo, Emily será traída e vai se ver presa no passado sem ter como retornar.
A história é dividida em três partes e três linhas temporais. Confesso que no início, fiquei um pouco confusa com tantos personagens e capítulos que intercalam as linhas temporais. Depois, quando fui acostumando, achei desafiador, diferente de toda experiência que tive com a literatura.
Cada capítulo é contado pelo ponto de vistas de alguns personagens e no decorrer da história, os caminhos vão se cruzando e começamos a perceber que estão de alguma forma conectados.
A autora vai deixando pistas que a princípio passam despercebidas, mas que lá na frente fazem toda diferença.
Me identifiquei muito com a personagem Teresa. Achei muito importante a forma como assuntos como Transtorno de ansiedade generalizada e autismo são trabalhados e inseridos na história.
Por último, a autora insere fatos históricos, o que me prendeu muito a atenção, pois é um assunto que gosto muito. Consegui me colocar no lugar dos soldados e me emocionei muito ao refletir sobre as guerras. Pensar em todo sofrimento que um ser humano pode passar em tal situação. Meu capítulo preferido com certeza foi aquele narrado pelo ponto de vista da gatinha Pietra. Pois foi ali que enxerguei com total clareza o ápice do sofrimento de um soldado de guerra.
"Em qual 1917 você vai me encontrar?" é uma história sobre tempo. Contudo, mais do que isso, é uma história de superação, amizade e família.
Uma história que nos faz refletir sobre como estamos usando nosso tempo

Escritor.Lucas 25/04/2021

Interessante
Um tipo de leitura que sai completamente fora da minha zona de conforto, que é o gênero terror/horror, mas foi interessante.

Quennick 29/03/2021

Blog Eureka Mundo
Nesse livro, adentrando a história em si, conheceremos duas personagens chave - Teresa e Emily. Teresa é uma jovem com autismo que convive com suas irmãs e precisa compreender vários sequestros em massa e Emily uma cientista que consegue criar uma máquina do tempo. A partir dai vamos ser apresentados a várias linhas temporais que se cruzam, principalmente nos anos de 1917,1948 e 2163. Em cada ano vários outros personagens são inseridos na trama, o melhor que não nos confundimos com nada porque a autora teve a originalidade e a genialidade de interligar todos os pontos. Com cenários históricos, conflitos internos e temas não explorados a autora soube como fazer um livro que te prende do inicio ao fim! O que será que Emily e Teresa tem em comum? O que liga essas duas personagens?

Vale muito a pena conhecer essa história.

site: https://eurekamundobook.blogspot.com/2021/03/em-qual-1971-voce-vai-me-encontrar.html

thelebooks 21/02/2021

Livro apaixonante
Emily é uma estudante que faz pesquisas para descobrir como voltar ao passado e junto com suas amigas cria uma máquina do tempo.

Teresa uma jovem com vários traumas e com um desejo de ser melhor, de superar seus pesadelos e deixar a família unida. Agora, que elas e suas irmãs estão tentando superar o trauma de um sequestro, o irmão adotivo desaparece.

Como Teresa e Emily irão se encontrar nessa história? O que vamos aprender sobre o amor de uma amizade? A lealdade vai se quebrar de uma das partes e o único o apoio será as descobertas ao longo tempo, fazendo os personagens abrir os olhos
Jack 21/02/2021minha estante
Ahh que resenha lindaa?? muito obrigadaaa. Fico tão feliz que gostou?

thelebooks 21/02/2021minha estante
Você é incrível ?

glauco.freitas.3 11/02/2021

Muito bom!
Quando dizem que o começo de O Exército de Imortais é "difícil" eu nem sempre entendo o que querem dizer. "Tem muito nome diferente", "Não conheço as criaturas", etc. Dessa vez, acho que dá pra dizer que provei do meu próprio veneno (ui!), pq o começo de "Em Qual 1917 Você Vai Me Encontrar?" dá vontade de amarrar as prega e fazer um laço!
O problema (um dos poucos que o #livro tem) é que nesse começo os capítulos são extremamente curtos e você salta no tempo ou no ponto de vista, só que você tá pegando uma história em andamento, então os personagens(ou o narrador) citam acontecimentos dos quais você não tem conhecimento e que repercutem em suas ações, psicológico, interações... É tipo tentar entender uma letra do Djavan.
Com o tempo, você ganha informação o suficiente pra entender o que caralhos tá acontecendo e a história ganha fôlego. A autora não perde muito tempo com descrições de ambiente e cenário e, pra mim, isso sempre é bom! Bora focar na história, carai! A parte de como funciona a #viagemnotempo em si não fica muito clara, mas isso tbm é pra melhor. E aliás, porra, bora escrever um livro de guerra? Melhores cenas do livro!
Meu segundo problema é a quantidade de personagens: tem a Tesa, a Sony, a Reh, o Zac, o Ned, o Klaus, o Andrei, o Mirek, a Malika, a Pietra... Dava pra montar uma edição de Chiquititas com essa galera! Em certo momento eu já não tinha certeza quem era quem - especialmente no começo do livro - , mas a maioria é bem explorada e contribuí pro andamento da história, mas dava pra dar uma enxugadinha...
No fim das contas, é um livro muito bom, apesar da barreira imposta no começo. Viagem no tempo é aquela coisa: difícil de ser bem trabalhado e, ao mesmo tempo, usado a exaustão. Aqui ele é bem trabalhado - mais no campo da fantasia que no scifi - e, ainda assim, consegue não cair nos clichês, já que é mais #characterdriven .
Recomendado bagarai!

Landerson 22/09/2020

Muito Bom!
Excelente livro que fala sobre viagem no tempo e tem a primeira guerra mundial como plano de fundo. Gostei bastante e recomendo demais membros tem assuntos sérios e nos faz refletir em pensar como seriam as nossas vidas se os fatos importantes e históricos do passado não tivessem acontecido.
A única parte negativa é que a autora poderia ter descrito mais os cenários, os personagens e explorado mais a ambientação.
Recomendo muito.

Juliana.Ribeiro 20/08/2020

Viagem no tempo !
Um livro com viagem no tempo, guerras, amizades e um enredo mirabolante!
Jack 06/09/2020minha estante
Muito obrigada Juh?