Eros the Bittersweet

Eros the Bittersweet Anne Carson
Anne Carson

Resenhas - Eros the Bittersweet

JoJo 24/04/2024

"Quando eu desejo você, uma parte de mim vai embora: a falta que eu sinto de você faz parte de mim. Assim pensa quem ama quando está à beira de eros"
Anne Carson flerta com as diferentes linguagens e interpretações do eros (desejo) e do amor presentes na antiga literatura grega até os dias atuais, trabalhando junto a psicanálise para desvendar o que seria o entendimento do afeto ao longo dos séculos.

MachadiAninha 21/03/2024

Essencial aos estudos eróticos (teóricos e vividos)
Anne Carson (e essa tradução da Bazar do Tempo) com certeza têm muito a dizer, e que forma divida de fazê-lo! Os ensaios acerca dos poemas de Safo e outras lendas da Grécia Antiga enriquecem um conhecimento que em teoria deveria ser nosso. Sócrates lá trás define os "limites de Eros", e parece que só escolhemos ignorar a sabedoria em busca desse nosso Eros que é igual e tão diferente. Esse livro vai ser peça chave não somente do meu mestrado, como pra minha vida. Vale DEMAIS a leitura: sem termos muito técnicos, em uma escrita deliciosa.

Bia :) 02/03/2024

O livro é muito interessante e traz diversas ideias sobre as quais eu jamais havia pensado. Visivelmente a autora tem muita profundidade sobre o tema.

Entretanto, não sei se pela forma da escrita ou se pela minha falta de familiaridade com o tema, achei a leitura pouco fluida e de difícil compreensão.

Júlia RM 19/01/2024

O livro que me incentivou a cursar Letras Clássicas
Fiquei encantada com o começo do livro, a análise de um poema de Safo, a primeira vez que me deparei com um 'aoristo'. Um ano depois, eu aprendi o que é um aoristo (tema verbal grego: aspecto zero) e é extremamente recompensador entender melhor essa passagem. Pretendo reler após maior aprofundamento na literatura grega.

Obrigada, Anne Carson!!

Juno6 10/01/2024

Um ensaio muito fodilsons! pensando muito sobre como o conceito central do ensaio é um paradoxo e ele todo se carrega atraves de outros paradoxos. entendi e nao entendi

Moni 24/02/2023

Eros: asas
Ótimo livro! A autora faz um apanhando histórico e linguístico sobre o doce-amargo( o próprio Eros), desvendando a mitologia com inúmeras referências a outras autoras gregas.

Natália 28/12/2022

Um dos livros mais lindos que eu já li na vida. Embora seja um ensaio e uma análise teórica, a obra de Anne Carson é sensível e delicada de uma forma que nunca achei que um livro de caráter mais técnico pudesse ser. Conheço pouco sobre poesia e teatro gregos clássicos, então, além de tudo, foi uma oportunidade de aprender um pouquinho. Maravilhoso. Li devagarinho, saboreando as páginas, e recomendo demais seguir um ritmo mais lento com esse livro, nem que seja só para passar mais tempo com ele.

Paulinha 09/12/2022

Poético
O livro não é muito meu estilo de leitura, foge muito da minha zona de conforto, tornando a leitura por vezes enrolada.

Mas é um ensaio extremamente poético e bonito, além de trazer muita teoria.

Um trabalho de extrema qualidade.

Paulo 28/08/2022

O texto seduz você
Entre a escrita, o pensamento, o quão poético é o todo, e ainda por cima o momento da minha vida que eu decidi ler esse livro. Só posso dizer obrigado Anne Carson por revitalizar minha visão