Trabalhos de Amor Perdidos

Trabalhos de Amor Perdidos William Shakespeare

Resenhas - Trabalhos de Amor Perdidos

Goldenlion85 29/01/2009

Muito bom,as mulheres são geniais, me surpreendi muito...
recomendo shakespeare é demais!!!

Inlectus 28/07/2009

Muito boa letura.
Um texto vibrante, rico em palavras e humor.

Dy Rocha 08/07/2010

Um Shakespeare pevertido...
As piadas de duplo sentindo, o feminismo, o orgulho, o racismo, um Shakespeare totalmente diferente do seu "estereótipo".

As respostas na ponta da língua são geniais, quase uma briga escolar de gêneros; garotas contra garotos.

Os egos dos personagens transformam suas falas em bordões hilários e reflexivos. Complexo como todo Shakespeare, também é uma zombaria aos fanáticos estudiosos.

Jéssica F. 02/02/2012

Acho incrível a facilidade com que Will Shakespeare nos cativa tanto com seus diálogos tão habilmente estruturados quanto com seus personagens que eu poderia descrever aqui como "absurdamente geniais". E particularmente em Trabalhos de amor perdidos - e digo particularmente porque esta é a primeira comédia de sua autoria que leio - ele nos apresenta personagens mergulhados em orgulho, piadistas de 1ª mão e até mesmo um tanto quanto racistas (característica esta que era comum na época). Enfim, adorei a abordagem, o rumo que tomou a estória e, principalmente, o final digno. Este é, com toda certeza, um livro com o qual a gente se diverte lendo.

Andressa 24/08/2012

Trabalhos de amor perdidos
Uma verdadeira comédia. Nunca tinha lido nenhuma obra de Skakespeare, por achar que teria dificuldade na leitura, pensando ser muito rebuscada. Mas me enganei nessa obra. É um lado de Skakespeare que nunca pensei encontrar em livros. Ele foi irônico, sarcástico, meloso, amante, companheiro das falhas humanas. Esta obra demonstra que não devemos substimar o amor, pois ele pode chegar quando menos esperamos. Realmente fiquei encantada com o livro e recomendo a todos lerem.
Ele é pequeno, e mesmo com seus poemas e versos, é possível compreender qual o sentindo do texto, pois anteriormente vem relatando sobre ele.

O livro vem em primeira pessoa, o que já me agrada. Como sabemos, os textos de Skakespeare são obras teatrais e esse não é diferente. Não há diferença entre o apóstofo ( - ) ou se vier acompanhando do nome do transmissor. Possui leitura fácil.

Três nobres cavalheiros junto com rei Ferdinando, decidem fazer um juramento, o qual obrigava-os a ficar sem ter contato com uma mulher durante três anos. Quem descumprisse o juramento seria castigado da forma como o rei quissesse e a mulher seria possivelmente morta.
O que eles não esperavam é que assim que fizessem o juramento, uma princesa e suas damas de companhia chegassem a cidade para requerer uma dívida.

Longaville [pegando outro papel] - Este aqui deve servir. [Lê o poema:]
Penso que a celestial retórica do teu olhar,
Que argumento nenhum consegue contrariar,
Persuadiu a cometer perjúrio o meu coração.
Quebrar promessa por ti tem que ter perdão.
Jurei não ver mulher, mas posso provar que te olhar,
Sendo tu uma deusa, não é perjurar;
Meu juramento foi mundano, mas tu és divina.
Ganhar teu afeto é dádiva que ilumina.
Palavras são mero vapo; jurar é soprar no ar.
Tu, estrela solar, aqueces o meu mundo
E podes fazer esse juramento evaporar.
Se perjurei, não me culpes nem um segundo.
Que louco não cometeria a bela sensatez
De perjurar para ir ao paraíso uma vez?
Pag. 74

Já sabemos o que acontece agora; eles se apaixonam perdidamente pelas quatro senhoritas. O primeiro acaba se deletando de cara e por isso foi castigado com um jejum a base de pão e água por uma semana.
Eles chegaram ao ponto de perceber, que não adiantava nada respeitar o juramento e desrespeitar o amor, aquele sentimento que na bíblia relata como amar primeiro ao seu próximo depois a si mesmo.
Encontraram um motivo para terminar com o juramento. E assim o fizeram.

Bom, se querem saber o que acontece depois, recomendo que leiam, pois acredito que não irão se arrepender. O amor está em todas as páginas e seria ótimo ser imundado por essas "bobagens".
Há muito aprendizado nessa leitura, pois o autor vem falando até das figuras de linguagem.

Espero que tenham gostado. Comente

site: http://misturaseaventuras.blogspot.com.br/2012/08/trabalhos-de-amor-perdidos-william.html

Lucas 28/01/2018

Não é a minha comédia favorita de Shakespeare, talvez por já ter visto muitos dos elementos empregados nessa peça em outras obras como em Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão (a qual segue sendo minha comédia favorita de todas) e Bom é o que Acaba Bem.

Algo que estranhei nessa obra foi a grande quantidade de citações sem referências, o que tornou difícil a leitura e de entender o contexto em que as chistes eram aplicadas.

Enfim, não sei se pretendo reler essa peça tão cedo como faço com Hamlet e Macbeth, mas pelo menos já está incluída na lista de obras lidas do Bardo.

Fabio Shiva 19/05/2019

...mas o que tem a ver com o Bozo???
Já fazia um bom tempo que eu não visitava o templo de alguma obra de Master Shakespeare. Foi uma linda alegria ler “Trabalhos de Amor Perdidos”, um de seus primeiros textos, que certamente traz a impetuosidade e a exuberância da juventude, aqui expressas em vertiginosos duelos verbais.

Gostei muito da tradução de Beatriz Viégas-Faria, mas não pude deixar de imaginar (como não poderia deixar de ser, em se tratando de Shakespeare) como seriam aqueles espertos e maliciosos jogos de palavras no original...

Um choque e tanto foi ler, em meio a tantas piadas, uma série de chistes profundamente racistas, que teriam feito rolar de rir ao Bozo e aos seus asseclas... caso eles não considerassem Shakespeare coisa de gay, mulherzinha e comunista!

Eu mesmo fiquei profundamente chocado comigo ao acolher esse pensamento, afinal me parece uma heresia citar o Bozo em uma resenha do grandioso Bardo. Contudo, logo após nutrir esse pensamento infame, eis que me deparo com a MELHOR explicação que já vi para o bizarro fenômeno dos Bozominions:

“Ninguém fica tão completamente preso, quando capturado, quanto o inteligente que ficou bobo. A tolice que foi ovo chocado pela sabedoria pensa que tem todas as garantias do bom senso e todo o auxílio do que aprendeu na escola, mais as benesses da própria Inteligência para beneficiar um bobalhão letrado.
(...)
A tolice nos bobos nunca é tão censurada quanto a palermice nos inteligentes. Isso porque a sapiência fica babando, uma vez que todas as capacidades mentais dali em diante serão aplicadas a provar, pelo raciocínio, que há valor na basbaquice.”

Esse texto de 1597 nos demonstra cabalmente duas coisas:
1) O profundo conhecimento de Shakespeare sobre a natureza humana.
2) O quão pouco evoluímos, de fato, desde os tempos de Shakespeare.

William Shakespeare, para mim, é quase como uma religião. Por isso, para não ter que repetir tudo o que acho obrigatório dizer sobre esse grande Avatar da Literatura, seguem os links das resenhas que fiz sobre suas obras (que reli agora para meu próprio deleite):

HAMLET
TRABALHOS DE AMOR PERDIDOS

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Rafa Freitas 21/07/2019

Reflexão sobre a beleza
No meio do livro os diálogos nos conduz a uma reflexão sobre a beleza e a realidade. Do que vale abrir mão da beleza real por estudos frios sobre a tal? A realidade é um livro mais valioso do que as páginas isentas do real. Ademais, ri bastante em diversos pontos.

Daiane - @cantinho.da.dai 26/11/2019

Você gosta de Clássicos??
Pois eu resolvi desencalhar este da estante… Comprei faz tanto tempo que nem lembro mais o quanto ele ficou lá parado.
Bem, ler Shakespeare foi um desafio para mim, totalmente diferente do que estou acostumada a ler.
Além de ter um linguagem bem mais rebuscada, a estrutura do texto em forma de peça também foi bem estranho.
Gostei da experiência, e queria muito conhecer a escrita do tão famoso e tão citado William Shakespeare… Suas obras já renderam muitas adaptações tanto no cinema e televisão quanto na própria literatura.
A história tem cenas bem engraçadas, mas confesso que fiquei um pouco perdida em alguns trechos. Tive que recorrer ao dicionário para conseguir entender algumas palavras, acho que outras coisas se perderam na tradução… Como o texto é todo rimado, acredito que na hora de adaptar para o português, algumas coisas ficaram diferentes do original.
No futuro quero experimentar ler o texto original em inglês.
Apesar da dificuldade, valeu muito a pena sair da zona de conforto e experimentar leituras diferentes!

site: @cantinho.da.dai

Vitoria Caroline 29/03/2020

Nunca havia lido nenhuma obra do Shakespeare que tivesse uma comédia tão marcante quanto essa, os personagens sempre com resposta na ponta da língua,a representatividade das mulheres com suas próprias intenções e escolhas,que aproveitam pra mostrar que para tê-las será preciso mostrar esforço..

Rafael.Montoito 07/05/2020

Rir com Shakespeare é salvar um dia do tédio
Quando alguém tiver a "audácia" de perguntar por que ler Shakespeare nos dias de hoje, dê-lhe duas respostas: a genialidade que o autor apresenta na manipulação da linguagem e a atualidade dos seus temas (e, ainda que seja possível encontrar autores contemporâneos que lidam com a linguagem majestosamente, nem todos conseguem construir obras que se abrem a múltiplas interpretações e que, por isso, podem ser ressignificadas em qualquer época).
"Trabalhos de Amor Perdidos" é uma comédia na qual o Príncipe de Navarra e três dos seus melhores amigos (Berowne, Longaville e Dumaine) fazem um juramento, válido por três anos: jejum, abstinência sexual e poucas horas de sono, investindo o tempo em cultivar o espírito e o conhecimento. Mas tal pacto não demora a ser quebrado (mesmo com o risco do açoite), pois chegam ao reino a Princesa da França, acompanhada de três damas de companhia (Rosaline, Maria e Katherine). Com o pai doente, a Rainha vai ao encontro do Rei reivindicar-lhe a posse de Antioquia, e o resto são artimanhas do cupido: o Rei se apaixona por ela e cada um de seus amigos se apaixona por uma dama de companhia, mas todos precisam manifestar seus sentimentos em segredo, num esforço para manterem a palavra dada.
Em tempos de delação premiada, o texto parece uma metáfora: cada homem descobre a paixão do outro e a revela ao grupo, tentando esconder a sua que, sem saber, já foi também descoberta por outro cavalheiro; é um jogo de jurar inocência ou, pelo menos, de fazer a culpa recair sobre o outro. Situação resolvida (porque, como na política, quando vários quebram uma promessa o parâmetro de julgamento passa a ser outro), eles vão cortejar as damas mascarados, por receio de que todos no reino descubram que falharam no pacto estabelecido. As moças também mascaram-se e confundem os nobres, que gostam de uma e galanteiam outra, outra atitude tão comum na contemporaneidade: falar pouco dos próprios sentimentos, disfarçar-se mesmo amando para não passar vergonha pelo sentimento vivido e cortejar uma pessoa enquanto se ama outra.
Com relação à linguagem ou com relação à vida, Shakespeare sempre tem muito a dizer.

Aline 03/07/2020

Divertido!
Amo ler, mas não posso dizer que sou uma intelectual, sendo assim, serei honesta ao dizer que não tenho muita facilidade pra ler Shakespeare. Adoro ler as rimas, contudo confesso que, por vezes, tenho que reler pra poder entender e nem sempre dá certo.
Sobre esse trabalho:
Má gente, tive impressão que tava lendo Ariano Suassuna! Aí cê me diz: - Ó a doida!! Easy, povo! Que eu explico: não posso dizer isso em relação às outras obras, mas essa é cômica, com diálogos "rápidos" bem típicos de Ariano e, por esse motivo, não pude deixar de lembrar do Mestre!!! E, digo mais: Ariano dá de 10 a O em "Shakinho" em se tratando de comédia! :)
A história é leve, não lembra em nada os dramas a que estamos acostumados. Me diverti bastante com a leitura embora tenha perdido um pouco a paciência com os personagens (tô até agora tentando entender a brincadeirinha de gato e rato entre eles!) e indico a leitura!

Anna 22/10/2020

A própria praça é nossa

Leonardy.Negrini 20/11/2020

Natureza Humana?
Em uma resenha atribuída a esta obra shakesperiana publicada em 1598, diz-se que o autor está fazendo críticas a dois elementos: a impossibilidade de se refrear a natureza humana e o exagero dos grupos de estudos surgidos na Renascença. São questões interessantes a se pensar: A)Quais as condições pessoais para podermos nos dedicar a uma vida de estudos (eu ouvi isto de uma professora, você jamais será pesquisador se tiver família) B) Qual a margem de equilíbrio entre vida de estudo e vida social (os estudantes costumam dizer #adeusvidasocial quando precisam estudar) C) De onde saiu essa máxima de "quem estuda não transa e quem transa não estuda"?. Mas, confesso, não gostei da obra, os diálogos possuem um nível de rebuscamento enlouquecedor, as palavras causariam satisfações sexuais duradouras aos apaixonados por dicionários, os raciocínios são monstruosos. Mas fica aí a dica.

Lorena1059 31/12/2020

Dei muitas risadinhas com a leitura e depois vi uma representação baseada nessa peça no YouTube e ri mais ainda. Uma boa comédia de fato.