Trabalhos de Amor Perdidos

Trabalhos de Amor Perdidos William Shakespeare

Resenhas - Trabalhos de Amor Perdidos

Michela Wakami 08/11/2023

Esperava mais?
Não sei se era para ser engraçado? Mas se era me decepcionou.
Achei a peça chata na maior parte do tempo.
Leitura cansativa e arrastada.
Quando começou engatar, desengatou de novo.

Entendi o que ele quiz fazer, mas achei razoável a execução.

Dy Rocha 08/07/2010

Um Shakespeare pevertido...
As piadas de duplo sentindo, o feminismo, o orgulho, o racismo, um Shakespeare totalmente diferente do seu "estereótipo".

As respostas na ponta da língua são geniais, quase uma briga escolar de gêneros; garotas contra garotos.

Os egos dos personagens transformam suas falas em bordões hilários e reflexivos. Complexo como todo Shakespeare, também é uma zombaria aos fanáticos estudiosos.

Lorena1059 31/12/2020

Dei muitas risadinhas com a leitura e depois vi uma representação baseada nessa peça no YouTube e ri mais ainda. Uma boa comédia de fato.

Maria.Batagin 07/10/2022

Amei
Ferdinando, rei de Navarra, e três lordes querem cultivar o espírito e o conhecimento. Decidem-se então a três anos de jejum, abstinência sexual, muito estudo e pouco sono - quem for flagrado com uma mulher será acusado de traição. Mas logo chegam a princesa da França e três damas de companhia, fazendo com que os homens se arrependam amargamente dos seus juramentos. Cartas são escritas e entregues ao destinatário errado, disfarces e máscaras roubam a cena nesta hilariante peça.

Leonardy.Negrini 20/11/2020

Natureza Humana?
Em uma resenha atribuída a esta obra shakesperiana publicada em 1598, diz-se que o autor está fazendo críticas a dois elementos: a impossibilidade de se refrear a natureza humana e o exagero dos grupos de estudos surgidos na Renascença. São questões interessantes a se pensar: A)Quais as condições pessoais para podermos nos dedicar a uma vida de estudos (eu ouvi isto de uma professora, você jamais será pesquisador se tiver família) B) Qual a margem de equilíbrio entre vida de estudo e vida social (os estudantes costumam dizer #adeusvidasocial quando precisam estudar) C) De onde saiu essa máxima de "quem estuda não transa e quem transa não estuda"?. Mas, confesso, não gostei da obra, os diálogos possuem um nível de rebuscamento enlouquecedor, as palavras causariam satisfações sexuais duradouras aos apaixonados por dicionários, os raciocínios são monstruosos. Mas fica aí a dica.

Igor Mattos 08/12/2022

"Que possamos abandonar nossos juramentos para nos encontramos/Senão vamos nos perder para mantermos nossos juramentos."

Inlectus 28/07/2009

Muito boa letura.
Um texto vibrante, rico em palavras e humor.

Samantha. Santos 30/07/2021

Trabalhos de Amor Perdidos, de William Shakespeare - Resenha
"Esse é o estilo do coração flechado, que faz da carne uma divindade". Trecho do livro de Shakespeare.

Eu sempre ouvir falar que Shakespeare era um grande autor, eu particularmente, tinha um medo tão grande de não gostar de ninguém de seus livros, até que um colega me disse que isso seria impossível isso acontecer. Pois bem, realmente é, eu simplesmente amei. Devo confessar que esperava uma leitura diferente do que eu encontrei, mas dando uma olhada mais na sua história eu pude perceber, que tinha um olhar diferente do que era a verdadeira escrita de Shakespeare.

Antes de eu falar sobre o livro, vou contar como eu julgava ser a escrita de William Shakespeare: bem sendo um dramaturgo barroco das tragédias grandiosas e das comédias amargas, nas quais eu tinhas mais conhecimento as tragédias grandiosas, como Hamlet e Romeu e Julieta. Eu sempre imaginava que os diálogos seriam algo mais difícil de se compreender, não minto, por ser do século 16.

Quando comecei a pesquisar mais sobre a vida desse grande gênio, antes mesmo de começar a ler o livro ( já é um costume que eu tenho), pude perceber que não é bem como eu imaginava.

William Shakespeare era um dramaturgo popular, isso mesmo, no começo de sua carreira ele escrevia as suas peças para serem encenadas a céu aberto, na rua mesmo, não em grande teatro. Depois de um tempo, é claro, e com a fama que a sua companhia de teatro foi tendo eles tiveram o próprio teatro. Então podemos dizer que ele era dramaturgo do povo? Isso eu já não posso dizer, não sou uma grande especialista.

A comédia "Trabalhos de Amor Perdido" (Love’s Labour’s Lost, 1595). Conta a história de um Rei e seus três lordes que decidiram por um três anos se privarem totalmente dos prazeres carnais, e se dedicarem somente aos estudos da filosofia e do autoconhecimento humano. Porém, eles não contavam que a Princesa da França e as suas três damas de companhia estariam chegando ao castelo, e a partir daí é história.

Pela terra em que pisamos, ela não é espírito, mas é carne. Aí você se engana, amigo.

Com um humor bem ácido, que é uma das grandes características de Shakespeare. Um texto fácil de se entender, que fala muito da forma como o amor pode ser interpretado, ou mesmo da forma em que você o demonstra. Com muita, mais muita poesia, deixando os diálogos bem poéticos e românticos, ao mesmo tempo que são cômicos, ocasionando uma divertida história. E esse tipo de texto é um dos grandes fortes de Shakespeare.

Sendo essa a minha primeira leitura de William Shakespeare ( e uma grande primeira leitura), posso dizer que estou ansiosa para as seguintes leituras desse autor tão importante e maravilhoso para a literatura mundial.

site: https://www.aultimaexclamacao.com/post/trabalhos-de-amor-perdidos-de-william-shakespeare-resenha

Maitê 03/05/2022

bem bobo e um pouco sem sentido pela quantidade excessiva de personagens que só confundem a narrativa. Mas ainda é Shakespeare, ainda encontramos trechos belíssimos e só ele mesmo para ter uma comédia romântica com um final não feliz.

Andressa 24/08/2012

Trabalhos de amor perdidos
Uma verdadeira comédia. Nunca tinha lido nenhuma obra de Skakespeare, por achar que teria dificuldade na leitura, pensando ser muito rebuscada. Mas me enganei nessa obra. É um lado de Skakespeare que nunca pensei encontrar em livros. Ele foi irônico, sarcástico, meloso, amante, companheiro das falhas humanas. Esta obra demonstra que não devemos substimar o amor, pois ele pode chegar quando menos esperamos. Realmente fiquei encantada com o livro e recomendo a todos lerem.
Ele é pequeno, e mesmo com seus poemas e versos, é possível compreender qual o sentindo do texto, pois anteriormente vem relatando sobre ele.

O livro vem em primeira pessoa, o que já me agrada. Como sabemos, os textos de Skakespeare são obras teatrais e esse não é diferente. Não há diferença entre o apóstofo ( - ) ou se vier acompanhando do nome do transmissor. Possui leitura fácil.

Três nobres cavalheiros junto com rei Ferdinando, decidem fazer um juramento, o qual obrigava-os a ficar sem ter contato com uma mulher durante três anos. Quem descumprisse o juramento seria castigado da forma como o rei quissesse e a mulher seria possivelmente morta.
O que eles não esperavam é que assim que fizessem o juramento, uma princesa e suas damas de companhia chegassem a cidade para requerer uma dívida.

Longaville [pegando outro papel] - Este aqui deve servir. [Lê o poema:]
Penso que a celestial retórica do teu olhar,
Que argumento nenhum consegue contrariar,
Persuadiu a cometer perjúrio o meu coração.
Quebrar promessa por ti tem que ter perdão.
Jurei não ver mulher, mas posso provar que te olhar,
Sendo tu uma deusa, não é perjurar;
Meu juramento foi mundano, mas tu és divina.
Ganhar teu afeto é dádiva que ilumina.
Palavras são mero vapo; jurar é soprar no ar.
Tu, estrela solar, aqueces o meu mundo
E podes fazer esse juramento evaporar.
Se perjurei, não me culpes nem um segundo.
Que louco não cometeria a bela sensatez
De perjurar para ir ao paraíso uma vez?
Pag. 74

Já sabemos o que acontece agora; eles se apaixonam perdidamente pelas quatro senhoritas. O primeiro acaba se deletando de cara e por isso foi castigado com um jejum a base de pão e água por uma semana.
Eles chegaram ao ponto de perceber, que não adiantava nada respeitar o juramento e desrespeitar o amor, aquele sentimento que na bíblia relata como amar primeiro ao seu próximo depois a si mesmo.
Encontraram um motivo para terminar com o juramento. E assim o fizeram.

Bom, se querem saber o que acontece depois, recomendo que leiam, pois acredito que não irão se arrepender. O amor está em todas as páginas e seria ótimo ser imundado por essas "bobagens".
Há muito aprendizado nessa leitura, pois o autor vem falando até das figuras de linguagem.

Espero que tenham gostado. Comente

site: http://misturaseaventuras.blogspot.com.br/2012/08/trabalhos-de-amor-perdidos-william.html

Ana Cristina 05/06/2021

Comédia romântica shakespeareana
Essa peça de Shakespeare relata a história cômica de um grupo de homens que juram levar uma vida pacata e de abstinência para dedicar-se aos estudos. A chegada de uma princesa e suas damas de companhia coloca o plano em fracasso quando todos acabam apaixonando-se pelas damas e quebrando seu juramento.

A leitura é muito interessante, pois trata-se de uma comédia romântica clássica enriquecida com lindos poemas amorosos. É um contraste divertido e incomum, mas que funciona perfeitamente e torna a leitura diferente e muito envolvente.

Vitoria Caroline 29/03/2020

Nunca havia lido nenhuma obra do Shakespeare que tivesse uma comédia tão marcante quanto essa, os personagens sempre com resposta na ponta da língua,a representatividade das mulheres com suas próprias intenções e escolhas,que aproveitam pra mostrar que para tê-las será preciso mostrar esforço..

Jéssica F. 02/02/2012

Acho incrível a facilidade com que Will Shakespeare nos cativa tanto com seus diálogos tão habilmente estruturados quanto com seus personagens que eu poderia descrever aqui como "absurdamente geniais". E particularmente em Trabalhos de amor perdidos - e digo particularmente porque esta é a primeira comédia de sua autoria que leio - ele nos apresenta personagens mergulhados em orgulho, piadistas de 1ª mão e até mesmo um tanto quanto racistas (característica esta que era comum na época). Enfim, adorei a abordagem, o rumo que tomou a estória e, principalmente, o final digno. Este é, com toda certeza, um livro com o qual a gente se diverte lendo.

Lucas 28/01/2018

Não é a minha comédia favorita de Shakespeare, talvez por já ter visto muitos dos elementos empregados nessa peça em outras obras como em Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão (a qual segue sendo minha comédia favorita de todas) e Bom é o que Acaba Bem.

Algo que estranhei nessa obra foi a grande quantidade de citações sem referências, o que tornou difícil a leitura e de entender o contexto em que as chistes eram aplicadas.

Enfim, não sei se pretendo reler essa peça tão cedo como faço com Hamlet e Macbeth, mas pelo menos já está incluída na lista de obras lidas do Bardo.

Aline 03/07/2020

Divertido!
Amo ler, mas não posso dizer que sou uma intelectual, sendo assim, serei honesta ao dizer que não tenho muita facilidade pra ler Shakespeare. Adoro ler as rimas, contudo confesso que, por vezes, tenho que reler pra poder entender e nem sempre dá certo.
Sobre esse trabalho:
Má gente, tive impressão que tava lendo Ariano Suassuna! Aí cê me diz: - Ó a doida!! Easy, povo! Que eu explico: não posso dizer isso em relação às outras obras, mas essa é cômica, com diálogos "rápidos" bem típicos de Ariano e, por esse motivo, não pude deixar de lembrar do Mestre!!! E, digo mais: Ariano dá de 10 a O em "Shakinho" em se tratando de comédia! :)
A história é leve, não lembra em nada os dramas a que estamos acostumados. Me diverti bastante com a leitura embora tenha perdido um pouco a paciência com os personagens (tô até agora tentando entender a brincadeirinha de gato e rato entre eles!) e indico a leitura!