Trabalhos de Amor Perdidos

Trabalhos de Amor Perdidos William Shakespeare

Resenhas - Trabalhos de Amor Perdidos

Jéssica F. 02/02/2012

Acho incrível a facilidade com que Will Shakespeare nos cativa tanto com seus diálogos tão habilmente estruturados quanto com seus personagens que eu poderia descrever aqui como "absurdamente geniais". E particularmente em Trabalhos de amor perdidos - e digo particularmente porque esta é a primeira comédia de sua autoria que leio - ele nos apresenta personagens mergulhados em orgulho, piadistas de 1ª mão e até mesmo um tanto quanto racistas (característica esta que era comum na época). Enfim, adorei a abordagem, o rumo que tomou a estória e, principalmente, o final digno. Este é, com toda certeza, um livro com o qual a gente se diverte lendo.

Fernanda631 11/10/2022

Trabalhos de Amor Perdidos
Escrito em primeira pessoa livro, possui leitura fácil. Esta é uma bela história sobre a dificuldade de se manter as promessas feitas, especialmente as promessas de amor ante lindas e inteligentes mulheres, que leva os homens na peça a cometer repetidos perjúrio, negando suas próprias palavras. Bem o expressa a Princesa, ao falar dos tolos homens, afirmando que "ninguém fica tão completamente preso, quando capturado, quanto o inteligente que ficou bobo".
Ferdinando, rei de Navarra, e três lordes querem cultivar o espírito e o conhecimento. Decidem-se então a três anos de jejum, castidade, muito estudo e pouco sono - quem for flagrado com uma mulher será acusado de traição. Mas logo chegam a princesa da França e três damas de companhia, fazendo com que os homens se arrependam amargamente dos seus juramentos. Cartas são escritas e entregues ao destinatário errado, disfarces e máscaras roubam a cena nesta hilariante e atualíssima comédia de Shakespeare sobre a dificuldade de se manter a palavra.
Diante de todos os ocorridos no caminhar da história, teremos grandes desdobramentos, quebras de promessas e outros problemas.
Com um humor bem ácido, que é uma das grandes características de Shakespeare. Um texto fácil de se entender, que fala muito da forma como o amor pode ser interpretado, ou mesmo da forma em que você o demonstra. Com muita, mais muita poesia, deixando os diálogos bem poéticos e românticos, ao mesmo tempo que são cômicos, ocasionando uma divertida história. E esse tipo de texto é um dos grandes fortes de Shakespeare.
Shakespeare mostra porque é considerado um "homem de mil almas", ao criar uma constelação de personagens e situações as mais inusitadas tal como, por exemplo, o desconcertante diálogo entre Armando, Holofernes e Nataniel. Em uma ocasião cheia de desajustes, citações truncadas e péssimo uso de outros idiomas, fica claro que eles "participaram de um grande banquete de línguas e roubaram as migalhas". Ao tratar da morte, outro tema recorrente na obra do Bardo, a personagem Berowne fala da dificuldade de se animar um enfermo agonizante, indagando: "Despertar a risada na garganta da morte? Impossível!".
Shakespeare não decepciona nunca. Recomendo a leitura!

Evelyn 09/05/2022

Meu primeiro livro de Shakespeare
Uma comédia romântica muito leve. É uma delícia de ler, foi meu primeiro livro de Shakespeare e não será o último.

Lucas 28/01/2018

Não é a minha comédia favorita de Shakespeare, talvez por já ter visto muitos dos elementos empregados nessa peça em outras obras como em Megera Domada, Sonho de uma Noite de Verão (a qual segue sendo minha comédia favorita de todas) e Bom é o que Acaba Bem.

Algo que estranhei nessa obra foi a grande quantidade de citações sem referências, o que tornou difícil a leitura e de entender o contexto em que as chistes eram aplicadas.

Enfim, não sei se pretendo reler essa peça tão cedo como faço com Hamlet e Macbeth, mas pelo menos já está incluída na lista de obras lidas do Bardo.

Gabriel.Queiroz 31/01/2022

Longe de ser um livro sobre cavalheirismo
Esse livro É muito subestimado. Com toda certeza é o Shakespeare mais aberto a tudo. Onde há mentiras, traições, confusões, confissões, muita comédia e um pouco de drama. Esse livro É tudo o que eu precisava quando comecei a ler.
Onde nenhum juramento é juramento, seja lorde ou rei, todos nós falhamos e há tanta graça nisso!

hyril 11/01/2022

meh
poxa, shakespeare me decepcionou. digo, não que eu espere muito dele, apesar de ser considerado gênio e apesar de eu reconhecer seu talento, mas no início da leitura foi difícil engatar, havia muito tempo que eu não lia uma peça dele. depois cheguei a rir, me diverti um pouquinho, mas foi só isso. a linguagem rebuscada aqui muito me atrapalhou, e a brincadeira séria retratada aqui rendeu poucas sensações e sentimentos. acho que prefiro seus dramas à comédia!

Sílvia 31/12/2021

Sem graça
Mais uma peça do bardo cheio de enrolos, engodos, atrapalhações. Bem chatinho... Fulano gosta de sicrana, que não gosta de ninguém, que desconfia de beltrano, que não com a cara de alguém.

Daiane - @cantinho.da.dai 26/11/2019

Você gosta de Clássicos??
Pois eu resolvi desencalhar este da estante… Comprei faz tanto tempo que nem lembro mais o quanto ele ficou lá parado.
Bem, ler Shakespeare foi um desafio para mim, totalmente diferente do que estou acostumada a ler.
Além de ter um linguagem bem mais rebuscada, a estrutura do texto em forma de peça também foi bem estranho.
Gostei da experiência, e queria muito conhecer a escrita do tão famoso e tão citado William Shakespeare… Suas obras já renderam muitas adaptações tanto no cinema e televisão quanto na própria literatura.
A história tem cenas bem engraçadas, mas confesso que fiquei um pouco perdida em alguns trechos. Tive que recorrer ao dicionário para conseguir entender algumas palavras, acho que outras coisas se perderam na tradução… Como o texto é todo rimado, acredito que na hora de adaptar para o português, algumas coisas ficaram diferentes do original.
No futuro quero experimentar ler o texto original em inglês.
Apesar da dificuldade, valeu muito a pena sair da zona de conforto e experimentar leituras diferentes!

site: @cantinho.da.dai

Anna 22/10/2020

A própria praça é nossa

Aline 03/07/2020

Divertido!
Amo ler, mas não posso dizer que sou uma intelectual, sendo assim, serei honesta ao dizer que não tenho muita facilidade pra ler Shakespeare. Adoro ler as rimas, contudo confesso que, por vezes, tenho que reler pra poder entender e nem sempre dá certo.
Sobre esse trabalho:
Má gente, tive impressão que tava lendo Ariano Suassuna! Aí cê me diz: - Ó a doida!! Easy, povo! Que eu explico: não posso dizer isso em relação às outras obras, mas essa é cômica, com diálogos "rápidos" bem típicos de Ariano e, por esse motivo, não pude deixar de lembrar do Mestre!!! E, digo mais: Ariano dá de 10 a O em "Shakinho" em se tratando de comédia! :)
A história é leve, não lembra em nada os dramas a que estamos acostumados. Me diverti bastante com a leitura embora tenha perdido um pouco a paciência com os personagens (tô até agora tentando entender a brincadeirinha de gato e rato entre eles!) e indico a leitura!

Fabio Shiva 19/05/2019

...mas o que tem a ver com o Bozo???
Já fazia um bom tempo que eu não visitava o templo de alguma obra de Master Shakespeare. Foi uma linda alegria ler “Trabalhos de Amor Perdidos”, um de seus primeiros textos, que certamente traz a impetuosidade e a exuberância da juventude, aqui expressas em vertiginosos duelos verbais.

Gostei muito da tradução de Beatriz Viégas-Faria, mas não pude deixar de imaginar (como não poderia deixar de ser, em se tratando de Shakespeare) como seriam aqueles espertos e maliciosos jogos de palavras no original...

Um choque e tanto foi ler, em meio a tantas piadas, uma série de chistes profundamente racistas, que teriam feito rolar de rir ao Bozo e aos seus asseclas... caso eles não considerassem Shakespeare coisa de gay, mulherzinha e comunista!

Eu mesmo fiquei profundamente chocado comigo ao acolher esse pensamento, afinal me parece uma heresia citar o Bozo em uma resenha do grandioso Bardo. Contudo, logo após nutrir esse pensamento infame, eis que me deparo com a MELHOR explicação que já vi para o bizarro fenômeno dos Bozominions:

“Ninguém fica tão completamente preso, quando capturado, quanto o inteligente que ficou bobo. A tolice que foi ovo chocado pela sabedoria pensa que tem todas as garantias do bom senso e todo o auxílio do que aprendeu na escola, mais as benesses da própria Inteligência para beneficiar um bobalhão letrado.
(...)
A tolice nos bobos nunca é tão censurada quanto a palermice nos inteligentes. Isso porque a sapiência fica babando, uma vez que todas as capacidades mentais dali em diante serão aplicadas a provar, pelo raciocínio, que há valor na basbaquice.”

Esse texto de 1597 nos demonstra cabalmente duas coisas:
1) O profundo conhecimento de Shakespeare sobre a natureza humana.
2) O quão pouco evoluímos, de fato, desde os tempos de Shakespeare.

William Shakespeare, para mim, é quase como uma religião. Por isso, para não ter que repetir tudo o que acho obrigatório dizer sobre esse grande Avatar da Literatura, seguem os links das resenhas que fiz sobre suas obras (que reli agora para meu próprio deleite):

HAMLET
TRABALHOS DE AMOR PERDIDOS

site: https://www.facebook.com/sincronicidio

Rafa Freitas 21/07/2019

Reflexão sobre a beleza
No meio do livro os diálogos nos conduz a uma reflexão sobre a beleza e a realidade. Do que vale abrir mão da beleza real por estudos frios sobre a tal? A realidade é um livro mais valioso do que as páginas isentas do real. Ademais, ri bastante em diversos pontos.

Ci 23/12/2023

Final estranho
Sinceramente, não curti o final desse livro. Achei uma enrolação danada, desde a lei proibindo os homens de terem qualquer relacionamento com as mulheres (passível de forca, caso seja descumprido) até quando o rei e seus principais lordes de vêem apaixonados e precisam contornar essa lei, criada por eles mesmos.
Uma loucura total, e a conclusão, que não concluiu nada.