Princesa Pocahontas

Princesa Pocahontas Virginia Watson

Resenhas - Princesa Pocahontas

Kalyne @oreinodaspaginas 04/05/2020

Versão real
Apague da mente toda a história que a Disney criou sobre a princesa Pocahontas e deixe uma tela branca em seu cérebro para ser preenchida com esse romance. Conhecida como Matoaka, Pocahontas foi uma figura que trouxe a paz entre os índios e os ingleses. Ainda criança, intercede pela vida do jovem John Smith, fazendo com que o mesmo acabe se tornando de certa forma seu irmão.

Logo nessa mudança de relacionamentos, fica explicito ao leitor a diferença gritante entre a animação clássica e a história dessa jovem indiazinha. O desenvolvimento da amizade entre ela e John foi algo tão agradável e cativante. Por diversas vezes fiquei pensando no que os índios sentiram ao se depararem pela primeira com o “homem branco”.

É claro que na vida real nem tudo foram flores, sabemos das tragédias as quais os índios vivenciaram e todas as maldades e covardias que sofreram. Quantas tribos indígenas foram massacradas, quantos índios foram destruídos. Essa história me fez refletir muito sobre esse fato doloroso da humanidade. Embora esse livro aborde um lado mais suavizado do contato indígena vs americano.

Ao final da leitura me senti lendo um conto de fadas totalmente diferente de tudo o que já pensei conhecer sobre a história da princesa Pocahontas. Uma jovem inteligente, destemida e que sempre procurou saber mais sobre o que seus olhos ainda não conheciam. Essa edição da @editorawish está fantástica, uma beleza ao olhos. O box Filhos da Floresta foi um tesouro para o mundo literário.

site: https://www.instagram.com/oreinodaspaginas/?hl=pt-br

hell 16/08/2020

Mais um vez Disney estraga tudo.

Não é de hoje que sabemos o quanto a Disney distorceu e estragou nossas mentes com os contos das princesas, inclusive isso foi uma das minhas pesquisas científicas feita em minha vida acadêmica. Pocahontas é um livro sobre literatura, história e sociologia, ambos com uma carga pesadíssima e riquíssima.

E o trabalho de toda equipe da Wish é impecável!

Um livro para ser lido, estudado e apreciado.
Vitória Marques 05/10/2022minha estante
Às vezes, penso que ela melhora a estória.

hell 05/10/2022minha estante
Tenho essa impressão também

Felipe 21/06/2020

Conhecer um pouco mais a fundo da história da Pocahontas foi sem dúvidas muito bom, porque como na maioria dos casos, por ser uma história já muito conhecida por conta da sua adaptação da Disney, os detalhes a mais que ficamos sabendo quando lemos a história original, apesar de ser um livro que também foi um ponto de vista do que de fato aconteceu, não deixa de ser muito interessante.
A pessoa que a Pocahontas foi, embora seja contado pela experiência de outra pessoa, e não exatamente pela própria, é fascinante por toda a coragem que ela demonstrava, as atitudes que ela tomava, por ser tão destemida e ser meio que uma bandeira branca entre os índios e brancos, são características que definiram quem ela foi durante todo o conflito entre os dois povos. E apesar do desfecho que sua vida teve, foi também muito incrível que ela se manteve conectada com suas origens, o contato muito próximo da natureza, e a vontade de querer passar isso a diante para suas gerações futuras.
Sobre a edição do livro, pra mim foi muito legal também ver outras análises da história, que não só conta do ponto de vista dos ingleses, mas também por um lado mais cético, levando em conta toda uma cultura envolvida na vida, e atuação dos indígenas, levando a uma contradição a questões de determinados acontecimentos que foram contados ao longo história. Ainda sobre a edição, sim é muito bonita e faz um contraste lindo com a história em si, mas senti falta de uma revisão a mais, pois é notório que em alguns pontos existem erros de concordância, o que deixou a experiência de leitura um pouco mais lenta do que poderia ter sido.
Por fim, acho que é um livro bem legal pra quem se interessa por esse tipo de história, sendo uma base do que foi a colonização dos Estados Unidos, e em específico pra quem gosta de saber um pouco das origens de determinados filmes da Disney. É uma história bem fluída e vale a pena ser lida.

Ohaninha 22/02/2021

Gosto mais do filme
Me surpreendeu saber que pocahontas realmente existiu, isso me fez me interessar ainda mais pelo livro. A história começou muito bem descrevendo seus costumes das terras ainda não colonizadas, entretanto com a chegada dos ingleses as coisas ficaram muito a lá perfeição.

Esperava mais que pocahontas seria uma mulher forte e daria exemplos para todos nós, mas isso foi diferente, apesar dela ter uma personalidade incrível e ser extremamente gentil ela se deu levar por muitas coisas.

Quando o livro acabou, foi mostrado um posfácio com o resumo da história na íntegra e a história do livro distorceu algumas coisas.

Acho que vou ver o filme de novo.

observação: isso é apenas minha opinião pessoal

Daniela 23/02/2020

Delicado e forte
Princesa Pocahontas te faz ver a natureza de modo intenso, espiritual e único, o que não poderia ser diferente ao ser narrada do ponto de vista de povos que vivem em comunhão com ela, mas a autora foi além do esperado e me senti vivendo entre aquelas árvores e animais selvagens, aproveitando o sol, a neve e a leveza de estar cercada por tais belezas.
Sua protagonista é uma garota cheia de curiosidade, inteligência e sonhos. Uma perfeita guia para explorar aquele povo estranho que chega à sua terra, mas que vai muito além do que ela própria poderia esperar.
Além de tudo, o livro tem uma delicadeza muito pouco encontrada, daquelas de tocam a alma, o que foi outra incrível surpresa; aliás há muitas delas para uma narrativa tão breve.
Com certeza é uma obra que merece ser muito mais disseminada para além da versão da Disney.

site: https://www.instagram.com/p/B8ZrwIkJzlP/

Retipatia 05/04/2020

Conheça Pocahontas, a princesa que mudou a história!
Prepare-se para adentrar nas terras do Chefe Powhatan. As muitas tribos sob sua chefia estão espalhadas pelo território e as vitórias contra as tribos inimigas são certas quando se tem aliados fortes e um chefe sábio.
Mas nenhuma dessas coisas é tão valiosa para Chefe Powhatan como sua filha mais jovem, Matoaka, que significa Pequena Pena de Neve. Talvez você a conheça como Pocahontas, especialmente pela visão da animação da Disney de 1995.
Apesar de canções marcantes e uma personagem que inspira seus dezoito anos, ao menos, a realidade da jovem que viveu no século XVII era bastante distinta da que animação mostrou. Os dados podem não ser todos exatos, mas a autora Virginia Watson realizou pesquisas para escrever Princesa Pocahontas, especialmente através dos diários e relatos deixados por John Smith e conseguiu mesclar ficção e realidade de maneira primorosa.
Com uma liberdade lírica e um tom narrativo suave e cativante, a autora conseguiu reviver a jovem que foi responsável pela mantença da paz entre as tribos dominantes das terras que viriam a ser a Virigínia e Jamestown, o povoado recém formado pelos ingleses que se autoproclamavam descobridores e conquistadores. Pocahontas, uma criança com apenas treze anos à época, foi o elo entre os dois mundos e a responsável por conseguir que as tribos fornecessem alimentos à Jamestown nos períodos de escassez, garantindo a sobrevivência dos ingleses.
Com um espírito inquieto, somos apresentados à uma Pocahontas vívida, alguém que tem sede não apenas no viver, mas em todas as coisas ao seu redor, em descobrir o desconhecido, movida por uma curiosidade destemida.
Sua história começa mostrando suas travessuras de criança, sua ânsia por mais do que a vida aparentemente lhe reservara. A mudança do que prometia ser uma vida de uma princesa que abusa das regalias de ser a preferida do pai, o Chefe Powhatan, surge com a chegada das velas brancas que flutuam pelo mar.
A partir daí, a autora entrelaça a história de duas culturas que se chocam, mostrando em como a protagonista foi essencial nesse enlace e desmistificando algumas ideias, seguindo os fatos narrados nos registros de John Smith. Como mesmo o possível romance entre Pocahontas e John Smith e mesmo o fato famoso em que a princesa o salva da morte quando feito prisioneiro pelos Powhatan.
Mesmo com os acréscimos narrativos da autora, se tem uma versão bem mais próxima dos relatos históricos e, assim, possivelmente, da pessoa que foi tão importante, ainda que não com todo o reconhecimento que merece, para a sobrevivência e instauração da colônia inglesa nas terras indígenas.
Sem dúvidas uma leitura que eu recomendo muito, além de ter sido prazerosa, é importante que conheçamos as versões mais apuradas e próximas das histórias que, quando crianças, povoaram nosso imaginário. Pocahontas foi um desenho da Disney que sempre tive um carinho especial, acho que quando nova já apreciava finais fora do padrão "juntos e felizes para sempre". Mesmo sabendo das diferenças para a realidade, ainda gosto da animação e o livro, com todo seu encanto, mostrou bem mais de costumes e realidades que podemos encontrar na animação. Se tornou uma história que vou levar comigo, no coração, para sempre. Ainda mais pela beleza em se conhecer outra época e outros povos.
Uma história capaz não apenas de entreter, mas de honrar a memória de Matoaka, a Pocahontas, e lembrar que uma única pessoa pode ser capaz de mudar o mundo ao seu redor.
A edição da Editora Wish faz parte da Coleção Filhos da Floresta, e conta, além da história, com Introdução à edição de 1916 de Virginia Watson; Prefácio da Tradutora, Carolina Caires Coelho; e Posfácio de Sarah J. Stebbins. O box é composto pela edição de Pocahontas e Bambi, de Felix Salten. O livro é feito com capa em papel kraft e pantone, numa proposta mais ecológica para o projeto, que foi financiado pelo Catarse.

site: http://retipatia.com/2020/03/30/princesa-pocahontas/

Babis Schuina 05/06/2022

Interessante
Pocahontas é um dos meus filmes preferidos da Disney, então, quando vi que a Wish tinha um livro, imediatamente me interessei.
A história é interessante (e os extras no final comparando o diário do John e a história oral indígena é incrível), prende, o livro tá numa edição belíssima e não decepciona.
Não tem nada a ver com a versão da Disney, mas isso já era esperado, e nem por isso a história perde o brilho. Na real, acho que agora gosto mais ainda da Pocahontas!

PS: em toda interação que tinha da Pocahontas com os colonizadores eu ficava apreensiva pensando que os ingleses iam fazer merda.

Thaís @thanoslivros 23/10/2020

Lindo
Acredito que são muitas as pessoas que conhecem a personagem Pocahontas da versão que a Disney tão lindamente apresentou. O filme nos conta a história da princesa indígena que, com inteligência e bravura, foi capaz de viver um amor, até então proibido.

Mas o que pouca gente sabe é que Pocahontas, Matoaka para seu clã, realmente existiu. E nesse belíssimo livro lançado pela Editora Wish, vamos encontrar a história da filha do chefe Powhatan baseada em vários documentos e diários da época, o que nos dá uma grande dimensão do quanto Pocahontas foi bastante influente nas relações entre os brancos e sua tribo. Fica a ideia de que ela foi bem mais do que uma jovem apaixonada. Aliás, nesse "detalhe" já encontramos uma grande diferença com o filme. Pelo que conta os registros, ela realmente salvou a vida do britânico John Smith, que seria executado pelo chefe da tribo. Mas, o que vamos acompanhando depois foge do que é retratado pela Disney, inclusive a faixa de idade dos personagens.

A narrativa da autora é boa e nos convida a experimentar a história ali, junto com Pocahontas, na floresta. Ter essa visão de mundo dos indígenas e o contato carinhoso e respeitoso com quem os abriga, foi muito interessante. Me agradou o fato de Watson se preocupar em contar essa realidade e trazer algo que não foi tão explorado por outras adaptações. Além disso, acompanhamos mais de perto a menina aventureira, cheia de vida e personalidade que amadureceu carregando suas origens e, devido seu espírito curioso buscando sempre o desconhecido, soube também se adaptar com os costumes e a língua de um outro povo.

No mais, melhor não comentar tanto pois prefiro que vocês tenham a boa experiência de serem surpreendidos assim como eu fui. Não nego que muitas informações eu desconhecia e isso fez meu contato com essa história ser ainda melhor.
O que posso enfatizar é que foi uma leitura enriquecedora, cheia de cultura e beleza que me fez conhecer uma outra história. Uma história que não esperava mas que me conquistou tanto quanto o 'conto de princesas' que eu já adorava.

Busquem por essa edição. Vale a pena!

site: www.instagram.com/thanoslivros

alissonferreira.c1 21/04/2020

Uma história totalmente diferente da Disney
Eu comecei o livro achando que ia encontrar a mesma história da Disney, mas é totalmente diferente. Nem dá pra associar, na verdade. É bem tenso em algumas partes. O fato de ser baseado em uma história real também é muito bom, porque você consegue visualizar um processo histórico de um outro país.

Taci.Souza 13/05/2020

Além da Disney
Um livro que permite conhecer detalhes específicos da história da princesa Pocahontas, e explorar as relações estabelecida entre índios e homens-branco. Fiquei encantada com a história de Matoaka, que a despeito da pouca idade, já demonstrava força, coragem e determinação, difíceis de encontrar mesmo no mais bravo guerreiro.

Alexandre 17/10/2020

Óbvio que não poderia ser igual o filme da Disney (que amo), mas nem a realidade é o foco, pq tem uma romantização horrorosa de todos os personagens, que não possuem falhas e são muito virtuosos

Além disso, a colonização é pintada de forma ridícula, mostrando uma relação entre colonos e indígenas, que mesmo quando está fragilizada, é muito pacífica

A escrita da autora é mais do que cafona, o que não seria um problema se a história fosse bem contada e/ou interessante. A edição é belíssima, mas faltou uma revisão de tradução
Tati 25/10/2020minha estante
Eu senti a mesma coisa lendo. Não achei ruim, mas não me agradou. Tudo ficou muito romantizado, tudo perfeito. O posfácio é melhor que o livro inteiro, na minha opinião.

Sophia 23/11/2020minha estante
Poxa, que triste! Queria tanto conhecer a história dela mesmo.
Ruim saber disso agora, depois que comprei o box. Espero que Bambi seja legal pelo menos.

Tati 25/10/2020

Não gostei desse livro. Não vou dizer que é ruim, mas não gostei.
Achei a história muito romantizada, muito perfeita, tudo acontecendo dentro dos conformes. O posfácio, onde a história é mais "real", é mil vezes melhor que a história do livro. Eu sei que é impossível se traduzir com exatidão como era a vida da princesa, levando em conta que praticamente só há registros dos ingleses sobre ela e não de seu povo, sendo Pocahontas uma história de muitas facetas, mas a ficção do livro - ao meu ver - foi uma história extremamente florida e fantasiosa. Demorei muito mais que o previsto pra acabar, e só acabei mesmo porque já tinha começado. A edição da Wish é simplesmente maravilhosa, achei uma pena a história não ter me agradado.

Rony 13/06/2021

Esqueça os filmes da Disney
Pocahontas foi escrito baseado nos diários de John Smith e em biografias de historiadores, mas com a visão dos brancos, dos colonizadores. Enquanto na tradição oral, osnprincipais eventos de fato ocorreram, mas muitas coisas são diferentes, inclusive alguns personagens que foram colocados como interesseiros e traidores, pela tradição oral nos é relatado que eles foram ameaçados pelos ingleses, e que a própria Pocahontas foi forçada a se converter ao cristianismo.
Por mais que a historia romantize que uma jovem indígena era amada e respeitada por homens brancos, há relatos de que seu segundo filho foi fruto de um estupro quando ela foi feita de cativa na colônia inglesa.
É muito triste ler o pouco que se sabe sobre a vida real dela, porque milhares de indígenas tiveram o mesmo destino e sofreram um genocídio por conta dos europeus.
É um livro interessante por se tratar de um livro baseado em fatos reais e escrito por uma mulher no século XVIII. Por mais que ele seja baseado no que foi interessante ser relatado para deixar os ingleses como mocinhos, outra cultura foi relatada e até hoje essa "princesa" é lembrada.

Gabriel 21/05/2023

Matoaka - Única e perfeita
Ler uma história que sempre tive muito interesse em conhecer mais a respeito foi um tanto quanto prazeroso, principalmente, quando a cada página lida a vontade era de ler mais e mais!

A história tem seus pontos de fatos entremeada a ficção, já que não se tem muitos registros sobre a vida da brava e destemida indiazinha que vivou brevemente , mas que tem seu nome difundido por várias gerações!

Se tem interesse por essa história, vá fundo e se encante com a pequena/grande Pocahontas!

Livrismo_ | Por Natacha Agata 17/10/2020

Um livro lindamente editado
Esse livro foi uma grande surpresa pra mim. Tanto no sentido de beleza da edic?a?o, quanto no conteu?do e a histo?ria em si. Talvez pela refere?ncia que tinha do desenho, imaginava uma histo?ria mais rasa e direta, mas na?o e? isso que encontramos aqui.?
E? uma ficc?a?o baseada nos dia?rios reais dos personagens, o que torna tudo muito mais interessante. Nessa histo?ria conhecemos outro lado de Pocahontas, pra ale?m daquela adolescente apaixonada e deslumbrada pelos costumes dos brancos (que e? retratada em filmes).?
Acompanhamos seu amadurecimento, e vemos como e? moldada sua personalidade. Criamos um carinho por essa mulher fanta?stica que existiu ha? um tempo e marcou a histo?ria. A leitura e? fluida e bem viciante. Fica minha recomendac?a?o! ?

Para mais conteúdos como este, me siga lá no Instagram @livrismo_ ?