As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Leticia.Liesenfeld 19/06/2024

Apenas Frases
Despertou. O ar frio lhe soprava no rosto. Estava deitado de costas. A tardinha chegava, e o céu lá em cima tornava-se indistinto. Virou-se e descobriu que o sonho fora pouco pior que o despertar. Seus pulsos, suas pernas e seus tornozelos estavam atados com cordas. Ao lado dele estava deitado Merry, de rosto branco, com um trapo sujo amarrado na testa. Em toda a volta deles estava sentada ou em pé uma grande companhia de Orcs.

Luana0612 19/06/2024

Os pequenos mostraram a que vieram!
Que livro magnífico!
Obviamente, não posso dar spoilers, por isso vou procurar me atentar em sensações.
Finalmente temos um avanço significativo e empolgante na história. Podemos perceber toda importância dos Hobbits que antes eram apenas figurantes, por assim dizer, talvez esquecidos e considerados insignificantes quando na presença dos maiores. Entretanto, quando sozinhos, se mostraram destemidos e valentes, resolvendo os conflitos mais cruciais da guerra gigantesca que chegou.
Além disso, como são lindas as amizades desse livro! O querido Legolas e o anão Gimli, que fazem uma parceria improvável, os dois queridos Hobbits Pippim e Merry, que se mostram sagazes e fiéis e, logicamente, jamais poderia deixar de citar a mais honesta e verdadeira amizade retratada em um livro de fantasia: o mestre Sam e seu querido patrão Frodo. O Sam se mostra cada vez mais astuto, talvez o mais inteligente Hobbit da espécie, ou talvez movido pelo amor que nutre por seu amigo. Como é lindo ler sobre ele!
Ademais, temos um livro repleto de emoções e reviravoltas, retornos marcantes e encontros engraçados.
LEIAM MUITO!

Lucas 18/06/2024

Eu realmente gosto do universo e da história de Senhor dos anéis acho incrível, por outro lado a escrita é muito massante em alguns momentos e cansativa isso me deixa muito desanimado com a leitura, mas acho realmente muito bom

Lady.Metatron 18/06/2024

A segunda parte desta incrível história mostra mais da jornada de Frodo até Mordor para derrotar o poderoso Sauron. Uma das criaturas que mais gosto na saga são os Ents, acho-os fascinantes, em toda a sua grandeza. A escrita linda, porém cansativa de Tolkien, dá o charme para que o enredo seja único, mas senti muita falta das canções dos Hobbits neste livro em específico. Agora, vamos para o último livro.

Matheus656 18/06/2024

O senhor dos aneis está caminhando para ser uma das melhores sagas que já li. A complexidade do mundo e os detalhes me deixam cada vez mais maravilhado. Sempre tem algo novo.
Definitivamente vou precisar de um tempo para digerir esse livro.

Patrick41 18/06/2024

Melhor que o primeiro
Frodo e sua jornada *previsível* me surpreendeu de tantas formas que nem sei como explicar direito.

Talvez seja o fato de ele, desde o início, não querer ser fazer a jornada do herói, ou talvez seja porque ele não tem praticamente nenhuma característica dos heróis (pelo menos não a primeira vista), que são a todo momento postos a seu lado como coadjuvantes em sua jornada? Não sei, sinceramente...

Tolkien é o verdadeiro mago por enfeitiçar milhares ao redor do planeta com um história tão cativante, mirabolante e cheia de segredos e reviravoltas.

Minha jornada pelo mundo de o Senhor dos Anéis acabou de começar e não tenho pressa de chegar a seu fim.

Obrigado Tolkien.

End7K 16/06/2024

Dando continuidade com os acontecimentos do primeiro livro... Gostei que nesse segundo tem mais ação. Momentos de tensão que nos prendem e deixa aquela ansiedade pra saber o destino final.

Um dos personagens que se destacam é o Sam. Não apenas ele, outros personagens também se arriscam bastante e acabam conquistando quem está lendo.

Halana.Katrine 16/06/2024

Sam, você mora no meu coração ?
A impressão que tenho é que eu gostei mais de As Duas Torres do que de A Sociedade do Anel. ?

A forma como tudo ocorre e divisão das histórias: Pipin e Mery, Legolas e Gimli e Aragorn e Gandalf, Sam e Frodo e Sméagol; pra mim super funcionou.

Simplesmente esse livro é perfeito, já estou morrendo de ansiedade pra ler O Retorno do Rei.

Kalyk 14/06/2024

Excelente!
Muito bom! Várias coisas que não foram adaptadas pro cinema e agregam muito na história e na relação entre os personagens!

Vanessa.Perin 13/06/2024

Muito bom!
A narração continua perfeita. Uma história épica... que vale a pena a leitura e mergulhar nesse mundo. Neste o audiobook é muito bom.

Rusbis 10/06/2024

Continuação esplêndida, amei o modo como o Mestre Tolkien dividiu a obra no meio, cada qual acompanhando uma parte da sociedade do anel em sua contenda.
Livro sublime.

R.Merrighi 08/06/2024

As Duas Torres
A primeira parte desse livro (LIVRO III) é surreal de incrível, todas as personagens são novamente carismáticas, o enredo funciona, a guerra e todo a lógica da batalha é incrível e o desfecho é bemmmm bom. Se fosse por esse pedaço do livro, seria 5/5 com certeza. Até aqui a leitura funciona, a escrita está longe de ser cansativa e a história é cativante.

Mas a segunda parte (LIVRO IV) na minha opiniao não funciona. Eu acho o Frodo um ótimo protagonista, eu adorava ver a relação dele com toda a sociedade do anel no primeiro livro. Mas aqui por algum motivo a relação dele com o Sam não é tão atrativa e a história em si desse pedaço é bem fraca e parada. Por mais que eu não tenha achado horrível (eu gostei do desfecho e ainda estou ansioso para o Retorno do Rei) eu me decepicionei um pouco aqui, principalmente com o quão cansativa foi a leitura.

Mesmo assim, o saldo desse livro é bem positivo, ele é capaz de desenvolver bem demais a história. O meu único porém é a segunda parte que só não é brilhante como as outras.

l3xxxi 08/06/2024

A continuação de uma aventura pela terra média
Um bom livro, gostei mais do anterior porque senti que o fluxo foi melhor. Neste livro que é dividido em parte 3 e 4, a parte 3 é muito boa e segue um fluxo rápido já no livro 4 senti que não teve tanto climax. Mas é uma boa saga e um ótimo livro, e ansiosa pro final.

Obs: o Sam é totalmente apaixonado pelo Frodo

MinnieYuni 08/06/2024

Assim foram criadas as aventuras
Que livro maravilhoso, que ritmo narrativo incrível, que desenvolvimento de personagens exemplar!

Apesar de ter demorado mais nesse do que no primeiro volume, o jeito com que a história me absorvia completamente toda vez que abria o livro é indescritível.

A primeira metade que acompanha os acontecimentos da Torre Branca foi bem acelerada e, particularmente, me prendeu mais, principalmente pela quantidade de personagens envolvidos e o início das batalhas.
Nos 50% restantes, voltamos para o protagonista senguindo até a Torre Escura o que torna o tom da narrativa mais emocional e lento, fato esse que só me aproximou mais de Sam e seus receios, mas não ficamos só nas andanças deles até o fim...

No geral, As Duas Torres foi meu favorito até aqui e não tenho absolutamente nenhuma reclamação para além do quanto não consigo me conectar com o Frodo, apesar de querer muito kkkkk
Akemi 08/06/2024minha estante
"A gente preocupado com vcs Hobbits, andamos toda aquela floresta e vocês aqui fumando e comendo" hahahahaha eu amo essa saga. Tem como não amar?

MinnieYuni 08/06/2024minha estante
O tanto que eu AMO esses 2 encrenqueiros não existe kkkkkk

Morgoth Bauglir 08/06/2024minha estante
Segundo livro é perfeito mesmo. Frodo ele é um personagem que conforme eu fui relendo os livros eu passei gostar dele e entender. Tolkien deixa claro o poder do Anel sobre ele, peso e o fardo que o consome dia após dia. Esgotamento físico, mental além da falta de esperança. Sem contar que o ferimento no qual ele sofre lá no primeiro livro não vai ter cura. Apenas as Terras imortais podem trazer alívio e uma possível cura pra esse personagem tão quebrado.

MinnieYuni 08/06/2024minha estante
Siiim, acho que é isso que me faz não me conectar tanto com ele: apesar de estar passando por tanto, ele ainda mantém uma positividade e uma sensibilidade com os outroa que eu não consigo nem me imaginar perto de ter kkkkk

Akemi 08/06/2024minha estante
Mas acho que por isso ele tem o Sam. O Sam é meio que um lado "não tão bom/positivo", ele não gosta do Gollum, ele questiona se vai ter um retorno para casa...
Eles variam a positividade ao longo da narrativa, um apoia o outro nas quedas.

Frodo JAMAIS teria conseguido sem o Sam, e o Sam fãs das tripas coração para o Frodo não perecer, pois sabe que não tem o "alto astral" necessário para concluir a missão.

Mas vc tem razão, esse excesso de god vibes (até de outros personagens como o Gandalf ou Aragorn) me cansa, um pouquinho... Bem pouquinho, mas cansa

MinnieYuni 09/06/2024minha estante
Exatamente, a amizade deles é um exemplo de cumplicidade para qualquer pessoa seguir em todo tipo de relacionamento!

Biggie 07/06/2024

Agora entendo o porquê dessa saga ser tão famosa!
A segunda parte do livro continua uma maravilha e dá continuidade à história dos membros da já desfeita sociedade do anel. Nele saberemos o que aconteceu com Frodo depois de ter saído escondido rumo à sua difícil missão, e com seus amigos que ficaram para trás.