As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Flávia Menezes 02/10/2023

EM UM MUNDO CINZA, AS MELHORES CORES SURGEM DA COMPANHIA.
?As Duas Torres? é o segundo volume da trilogia de ?O Senhor dos Anéis?, escrita pelo grande mestre da fantasia, J.R.R. Tolkien, e publicada em 11 de novembro de 1954.

Eu havia deixado um pouco de lado essa jornada, porque a minha experiência com ?A Sociedade do Anel? foi o ponto mais alto das minhas leituras desse ano, mas muito embora eu ainda não estivesse me sentindo preparada para retornar, um estranho chamado parecia vir da Terra-Média me convidando a seguir adiante.

E quando Tolkien nos chama, nós apenas obedecemos e vamos. Assim como Frodo assumiu a sua sina de carregar o peso do Anel. Aliás, nesse período de leitura, eu realmente me senti como Frodo, já que foi um momento em que estive um pouco ausente da minha presença no Skoob, e minhas entradas e saídas daqui aconteceram como se eu portasse uma dessas capas élficas de invisibilidade. O que não surpreende em nada, porque ler Tolkien é realmente assumir um pouco dessa magia em nossas vidas.

?As Duas Torres? traz como cenário as terras de Rohan, dos Senhores dos Cavalos, que é considerado um dos reis mais gentis e humanos exatamente por ser cheio de falhas e cometer tantos erros, mas que ainda assim, nunca desiste. Ele é o tipo de rei que vai até o fim pelo seu povo, mesmo que esse fim seja algo tão incerto.

Nesse segundo volume de uma história tão cheia de magia e personagens fantásticos, sentimos a beleza da lealdade não apenas dos súditos por seus reis, mas daquela que é vivida entre os amigos, como Sam por Frodo. E como é bom acompanhar esse dois em aventuras tão perigosas e repletas de ameaças mortíferas.

Nesses momentos, apesar de estar sozinha nessa leitura, eu era convidada a ter a mesma bravura do Sam, e ser fiel à Frodo para com ele acompanhar a saga do Anel. E que delícia me entregar a esses momentos de leitura onde o mundo todo é esquecido, para entrar em uma Terra distante e viver essa experiência carregada de uma energia sensorial.

Eu sempre tive receio em ler esse livro em especial, por conta de ouvir como o jeitinho prolixo do Tolkien torna essa leitura cansativa, mas em momento algum eu me senti entediada. Esse é um livro que você sente apreensão o tempo todo. São tantos perigos, que não há como ter um minuto sequer de monotonia. Além disso, aprendemos tanto sobre essa Terra-Média que Tolkien construiu com tanta paciência, dedicação e amor, que é impossível não amar cada segundo dessa leitura.

Para mim, ler ?O Senhor dos Anéis? tem sido uma experiência maravilhosa, e muito embora esse livro não tenha a mesma alegria que vivi enquanto lia o primeiro, foi bom ter voltado a essa Terra-Média e sentir cada sensação, cada sentimento que me foram despertados no primeiro. Uma lembrança boa, que apesar de não querer ser só lembrança, é algo que jamais sairá de mim.
Núbia Cortinhas 02/10/2023minha estante
Oi, Flávia! Senti a sua falta! Que bom que você voltou!! Parabéns pela resenha! ?? ?? ?? ?

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Ah Núbia, muito obrigada! ? Também estava já com tanta saudade daqui e de acompanhar as suas leituras inspiradoras! Mas agora eu voltei! ??

Barbara.Tomaz 02/10/2023minha estante
Que resenha linda! Me deu vontade de continuar lendo a Triologia!

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Puxa, Bárbara. Muito obrigada! ?
Eu super recomendo mesmo retomar essa jornada, só pra encontrar esses personagens incríveis! ??

Vênus_Alice 02/10/2023minha estante
Oi Flávia, que bom te ver de volta, senti saudades das suas postagens ?

Flávia Menezes 02/10/2023minha estante
Ah Alice!! Que bom ler isso!! Também estava com saudades das suas postagens e nossas trocas boas por aqui! ??

brunadlm 03/10/2023minha estante
Ai que delícia você leu o segundo livro! ??

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Eu li, Bruninha!!! E já que eu vou para o último! Eu amei demais essa saga. Acredita que bem mais do que ?O Hobbit?? ??

Fabio 03/10/2023minha estante
Bem vinda de volta, querida! ?
E voltou em grande estilo!???
Lindíssima resenha...Adorei o novo estilo de escrita, ficou perfeito!
Sobre o livro, sou suspeito para falar, porque para mim é o supra sumo da literatura fantástica, e não há comparação com quaisquer outras obras do gênero!
Parabéns pela resenha, e pela leitura!?

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Muito obrigada, Fábio meu querido! Mas olha?agora até tremi aqui, porque que responsabilidade de ter a sua leitura nessa minha resenha do mestre do qual você conhece tanto! ?
E que surpresa foi esse, porque gostei ainda mais do que do primeiro! E já estou ansiosa para o último!
Obs.: que bom que gostou da mudança na resenha. Fiquei muito feliz de ter lido isso!???

Fabio 03/10/2023minha estante
Vai gostar ainda mais quando terminar o Retorno do Rei!
Voce vai perceber que , simplesmente, o Tolkien é um gênio!
Sobre a resenha, eu adorei o novo estilo!?
Parabéns!

Flávia Menezes 03/10/2023minha estante
Estou lisonjeada agora!!! ?
Logo logo eu quero começar o último para não perder o ritmo. E estou muito curiosa porque termina na melhor parte: da Laracna! ?????
Obs.: Você tem toda razão! O Tolkien é um verdadeiro geniozinho! ??

Nazli.Dias 03/09/2023

Continuação digna do primeiro livro
Mais do que digna do primeiro livro: essa continuação consegue ser melhor. Com mais ação, a história prende mais a atenção e a leitura ? apesar de ainda ser lenta e um pouco densa ? flui melhor que no anterior. A segunda parte do livro eu quase não consegui parar de ler, sem falar na escrita fenomenal, especialmente no que se refere à Mordor. O contraste descritivo é impactante. Para aqueles que não sabem se devem continuar a leitura, recomendo fortemente que insistam mais um pouquinho.
Obrigado, eu vou insistir...kkkkk
Por incrível que pareça, eu tive menos dificuldade com O Silmarillion. A estória de A Sociedade do Anel é muito parada. Depois de 100 páginas, Frodo ainda estava no Condado. E sem falar nas canções intermináveis.

Mas eu fico feliz de saber que As Duas Torres tem uma estória mais dinâmica.

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Kkkk tem menos canções nesse segundo livro, mas ainda tem. É bem mais dinâmico mesmo, principalmente a segunda parte.

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Eu vou ler o Silmarillion depois que terminar o Retorno do Rei, mas estava com medo de ser muito arrastado kkkk você acaba de alimentar minhas esperanças

Pedro 03/09/2023minha estante
O Silmarillion é uma leitura poética, quase onírica. Mas é uma baita leitura.
Mas é bom se preparar. O livro é praticamente feito de narrativa. Quase não tem diálogos.

Pedro 03/09/2023minha estante
Você acredita que teve fã que reclamou do Peter Jackson ter cortado o Tom Bombadil dos filmes?
Serei eternamente grato a ele por isso.
???????

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Eu estou reunindo coragem para ler, já até comprei!

Nazli.Dias 03/09/2023minha estante
Se o tom bombadil estivesse no filme, teriam que mudar o gênero para musical

Pedro 03/09/2023minha estante
Aí eu iria torcer para Sauron destruir a Terra-Média.
????????

Deixe ele q ele escreve

Ui ui

Escreve mo bem

?????????????????????????????????

Nirvana baby 11/01/2024minha estante
Ksksksksksksk

Nirvana baby 11/01/2024minha estante
Scrr a mistura de emoções ksksksks

Paty 31/07/2009

Melhor que o primeiro
Duas torres, é a seqüência perfeita! Neste livro, descobrimos como Gandalf se transformou e também a importância de Gollum na trajetória do anel junto com Frodo. Podemos descobrir várias características de todos os personagens que não foram discutidas no primeiro livro. A amizade de Gimgli e Legolas é hilária, a aproximação dos dois é uma amostra de que em um mundo totalmente dominado pelo medo é possível estabelecer uma relação sincera e respeitosa.

Outro ponto que não podemos deixar de citar, é a maneira como o autor consegue descrever um cenário totalmente diferente de tudo que estamos acostumados e com detalhes tão ricos que nos faz viajar junto com a comitiva do anel. Acho que o maior lance do livro é ter os mapas no final, porque a consulta constante é inevitável.

Neste segundo livro, tem três “combates”que são exageradamente bem dispostos e impossíveis de se imaginar com total compreensão de todos os detalhes. Em primeiro lugar um destaque deve ser dado ao rapto de Merlin e Pinpin e a luta dos Orcs contra os cavaleiros. Neste momento constatamos a inteligência e coragem dos hobbits antes incabíveis, já que tantas vezes só falam bobeiras e pensam em comida. Em seqüência, temos a tomada dos portões de Saruman por Babarvoré e os outros Ents descrita por Merlin e Pinpin. E é claro, a volta de Gandalf (em grande estilo) que explica como se tornou Branco e sua batalha “verbal” contra o outro branco Saruman, que chega a ser tão manipulador e fingido que chegamos a duvidar ele está do lado de Sauron ou não.

Quem gosta de lendas, tesouros e atitudes nobres deve ler este livro com total cuidado para não tornar o tipo de linguagem utilizada no livro para si próprio. E no mais, é só sentar no sofá sem medo de ser feliz e sem se importar com a raiva e nojo que naturalmente vai sentir do Gollum do decorrer do livro.
Géci 28/10/2013minha estante
Tem que marcar a resenha como spoiler kkkk
Ainda bem que já li. E concordo, é muito legal, principalmente os mapas.. olhei cada um de todo angulo que pude. É um livro muito bom *-*

Paty 29/12/2013minha estante
Gente, não sei como marcar a resenha como spoiler!! Me desculpem a todos que leram a resenha e não tiveram a chance de ver o filme antes ou ler o livro.

Vera 09/11/2015minha estante
Oba! Estou começando a ler esse, e já fico um pouquinho aliviada em saber que Gandalf vai voltar. Nossa, 'perdi o chão' junto com eles quando ele se foi...

Nick leitora 05/09/2020minha estante
Gente, eu gosto tanto do smeagol.
Tenho muita pena dele.

FelipeS.melo 28/01/2022minha estante
Alguém tem essa edição quero muito comprar!!!

marwlia 01/02/2024minha estante
Acho o Gollum um personagem genial e amei o destaque que ele teve nesse livro!
Ao mesmo tempo que você sente raiva e nojo do Gollum, sente empatia pelo Smeagol e sua história.

Natalie Lagedo 29/09/2016

Todas as vezes que estou lendo trilogias ou livros que tem continuação em vários volumes sinto dificuldade em falar sobre aqueles intermediários, que não são o início ou o fim do enredo. É complicado porque geralmente é um ponto baixo, um elo muitas vezes monótono.

Não vou mentir, o começo de As Duas Torres é bem parado. Como a comitiva do Anel foi desmembrada e a Demanda foi comprometida após a fuga de Frodo e Sam, os primeiros capítulos traduzem bem a tristeza de Aragorn, Gimli e Gandalf. No entanto, depois que Merry e Pippin são encontrados em Isengard com os Ents tudo desenrola muito bem.

A aparição inédita e inusitada de Saruman, a comunicação de sua expulsão do Conselho, o recebimento do título Gandalf, o Branco e a traição de Sméagol nos preparam para um - esperado, bom desfecho. Ansiosa pelo fim!
Cy 29/09/2016minha estante
Que coincidência! Assisti hoje com meus pais. Estamos fazendo maratona, desde O Hobbit. rsss

Em tempo, é o meu livro favorito da trilogia.

Natalie Lagedo 30/09/2016minha estante
Não vi nenhum dos filmes, TALVEZ depois de ler a trilogia eu assista.
Também gostei bastante do livro, principalmente do final, chocante.

Rafael.Vinicius 15/10/2016minha estante
Pois você deve assistir aos filmes, estão muito bons.

Natalie Lagedo 15/10/2016minha estante
Estou pensando nisso :;

Natalie Lagedo 15/10/2016minha estante
Estou pensando nisso. Quem sabe na próxima semana eu vejo.

Rafael.Vinicius 15/10/2016minha estante
Reserve bastante tempo, só o primeiro são quase três horas.

Marcio440 25/11/2021

A guerra
A continuação do épico,o destino de toda a terra média nas mãos de pequenos Hobbits. A união dos povos contra os orcs.
Silas-sama 25/11/2021minha estante
Lembre-se que tem O Hobbit e O Silmarillion tb, hehe

Marcio440 26/11/2021minha estante
Dois livros fantásticos, o O Silmarillion gosto de indicar depois das pessoas terem lido o Hobbit e o senhor dos anéis

Silas-sama 26/11/2021minha estante
Sim sim

Silas-sama 26/11/2021minha estante
Mano, você leu Contos Inacabados? Estou lendo e não vi novidade, é assim mesmo? Pensei que teria inúmeros acréscimos aos contos e quem sabe até novas histórias

Marcio440 26/11/2021minha estante
Não cara, ainda não li contos inacabados

Eduardo S. Trindade 08/09/2021

A fantasia definitiva.
Tolkien sendo Tolkien...
Senhor dos anéis é um livro impressionante, o Tolkien merece toda a fama que tem. É inacreditável como a qualidade se mantém mesmo com essa imensidão de acontecimentos.

Essa é uma continuação direta da sociedade do anel, portanto, seguindo a vontade do autor, vou tratar como sendo um livro só.
O livro é muito fluído, a escolha do Tolkien em separar o livro em dois grandes arcos foi incrível.

Esse é o livro das batalhas, a parte onde encontramos, na minha opinião, os melhores combates de todo o livro, a luta de boromir, a batalha de isengard e sobretudo a batalha de Helm, o combate mais emocionante até agora.

Falando especialmente sobre Helm e sua adaptação para o cinema, posso dizer que a adaptação foi impressionante! Arrisco em dizer que foi até melhor que a original, uma das melhores cenas do cinema.
AHAHA VOCE TERMINOU

Parabéns vidaaaaaaa

Thaina61 09/09/2021minha estante
Fico feliz que o livro tenha sido tão bom quanto você esperava
Afinal estamos falando do Tolkien também

Thaina61 09/09/2021minha estante
Aqui jas o fim de uma era

Eduardo S. Trindade 09/09/2021minha estante
Grande Tolkien! Sempre perfeito.

Aly 22/12/2021

Caramba, eu não formulei tudo ainda.

Li esse livro muito rápido! Não queria largar nunca, eu achei incrível, o final é muito bom mesmo, eu preciso começar logo o próximo livro e acredito que seja um dos meus livros favoritos do autor!
Fran 22/12/2021minha estante
da pra ler esse sem ter lido lotr/hobbit?

Miguel.Moreira 23/12/2021minha estante
Esse livro é incrível

Miguel.Moreira 23/12/2021minha estante
Não precisa ler o Hobbit necessariamente, mas como O Senhor dos Anéis é uma única obra divida em três volumes, não ler a Sociedade do Anel é começar um livro pela metade. Eu li o Hobbit e o Silmarillion antes de começar O Senhor dos Anéis, e estou tirando um proveito melhor do que se eu não tivesse lido o Silmarillion antes. Mas da pra ler sem o Hobbit numa boa.

Aly 27/12/2021minha estante
@fran Da sim pra ler, acredito que tranquilamente, afinal senhor do anéis é outra coisa.

Mas eu preferi ler o Hobbit e os contos antes, e achei bem melhor! Se não quiser ler os contos primeiro, tenta ler só o Hobbit, é meu favorito de todos!

Jéssica Menegardo 30/07/2020

As Duas Torres
Em As Duas Torres, a sociedade do anel se desfaz em grupos. Merry e Pippin são sequestrados por Orques, e Legolas, Gimli e Aragorn tentam salvá-los.
Frodo e Sam vão em direção a Mordor, com a companhia inusitada de Gollum, também conhecido como Sméagol, para destruir o um anel, que só pode ser destruído onde foi forjado.
É nessa segunda parte de o senhor dos anéis que também conhecemos os gigantescos e simpáticos Ents.
A segunda leitura fluiu melhor que a primeira, já havia me acostumado com o estilo de escrita de Tolkien. Porém existe muita descrição dos reinos e lugares, e acabei me perdendo um pouco com as localizações dos reinos.

Para mais resenhas: @atravesdasestantes
baroncelo 07/08/2020minha estante
Uma das coisas que se faz perder em descrição e referências e que ajudam a ficar mais confusas, é porque muito das referências não se encontram em Senhor dos Anéis, pois muitos provém do livro Silmarillion, que relata a primeira e segunda era da terra média, a criação do mundo, os seres e regiões, além de contar o surgimento dos anéis e como eles foram divididos entre as raças e o principal, o Um anel e como ele se perde, fora os relatos de Numenor, Beren e Luthien, etc. o Senhor dos Anéis relata o fim da terceira era da terra média

Jéssica Menegardo 07/08/2020minha estante
Ah sim, que legal, não sabia de nada disso quando comecei a leitura. Já vou comprar Silmarillion pra ler, pra ver se entendo um pouquinho mais. Obrigada!

baroncelo 07/08/2020minha estante
De nada, meus amigos haviam comentado sobre isso que eu mesmo tbm não sabia rs e você vai ver que vai ajudar a entender mais coisas, por mais que em momentos a leitura ficar mais lenta falo pra seguir em frente pois vale muito a pena

Vítor 15/03/2021

Muito suspense!
Esse segundo volume é muito suspense com as aventuras da Comitiva. Muito interessante também o desenvolvimento dos personagens, principalmente, do Sam!
Diferente do primeiro volume, este não é parado. Ansioso pelo terceiro volume!
Carine 16/03/2021minha estante
???????????????
Vem para o retorno do rei!

Vítor 16/03/2021minha estante
Já estou. Acabei de ler o primeiro capítulo

Carine 16/03/2021minha estante
??????

Lucas 18/06/2017

É para frente que se olha, é para o leste que se anda
As Duas Torres dá sequência ao desenvolvido em A Sociedade do Anel, que abre a história d'O Senhor dos Anéis. Por ser a parte central da saga, é um livro, literalmente, sem um começo e um fim: a ideia de continuidade prevalece até a última linha. Algo que o diferencia radicalmente do seu antecessor também é a divisão de núcleos narrativos: com o fim da Comitiva do Anel, dividida ao fim do primeiro livro, a história recomeça com uma expansão maior da Terra Média e o aprofundamento de questões externas ao chamado Um Anel.

Ao expandir esse mundo tão rico, com a narrativa inicialmente se deslocando (os mapas presentes em boa parte das edições são essenciais aqui) ao centro da Terra Média, mais uma vez o leitor constata a genialidade criativa de Tolkien. Com menos filosofia, mas com uma nova imensidade de seres carismáticos, guerreiros e com grande senso de companheirismo, as páginas transbordam de diálogos, situações perigosas e aventuras, que prendem qualquer tipo de leitor. Em meio a isso, a narrativa de Tolkien reserva certos traços humorísticos, também presentes na primeira parte da saga. É louvável nesse contexto, por exemplo, a amizade do elfo Legolas com o anão Gimli, filho de Glóin, cujas ambas as raças são vistas como rivais (outras obras de Tolkien podem explicar essa rusga existente entre elfos e anões). Por mais que a ameaça de Sauron e o escuro esteja cada vez mais próxima, Tolkien consegue manter o humor leve em momentos oportunos, especialmente nos diálogos durante as cavalgadas ou acampamentos do que sobrou da Comitiva do Anel.

Mas, em meio aos poucos momentos de riso, a tensão e por vezes o drama são as sensações mais percebidas na obra. Os vilões, Saruman, o mago traidor e Sauron, o Senhor do Escuro, são mais bem desenvolvidos. Saruman, inclusive, protagoniza um dos momentos mais espetaculares de toda a saga (possivelmente), juntamente com Gandalf. Sim, o Mago Cinzento, de fato está vivo, o que não deve ser muito surpreendente, já que até quem não é fã de fantasia poderia supor que um personagem tão fundamental e popular de toda a obra não fosse sucumbir já no início da jornada. No entanto, ele ressurge muito diferente: os traços que o tornam tão querido por todos ainda resistem, mas algo relacionado à sua disposição e até à sua aparência se altera. Ele sintetiza bem o que As Duas Torres representa: tudo de sensacional que havia em A Sociedade do Anel agora adquire um tom sombrio e misterioso.

Além disso, a história também se debruça sob a jornada ao leste, formada por Frodo e seu fiel escudeiro Sam. Com apenas a ideia de destruir o Um Anel na Montanha da Perdição, mas sem o conhecimento necessário para alcançar tal local, a dupla se vê diante de inúmeros perigos e mistérios em uma terra árida e sombria, Mordor. Nessa epopeia, os hobbit’s serão obrigados a confiarem em seres confusos e misteriosos, que podem ser traidores ou não. Esse aspecto obscuro e incerto é um dos grandes destaques da segunda metade da obra, culminando no desfecho absolutamente imprevisível e que prende a atenção até a última frase. É impossível, aliás, que os dois capítulos finais de As Duas Torres não sejam lidos de uma vez só, tamanha a sua carga dramática, cinematográfica e repleta de suspense, que serve como um pomposo insumo para que o leitor comece o quanto antes a leitura da última parte da trilogia.

Tolkien não gostava de ser rotulado de alegorista no que diz respeito aos rumos que suas histórias tomavam. Ele deixa claro em cartas e outros textos particulares que a sua obra nunca poderia ser entendida como um espelho da realidade. Talvez, de fato, é possível que durante a construção da sua obra-prima ele não tenha adquirido esse tipo de preocupação; todavia, é nítido em As Duas Torres a existência de uma grande semelhança com a realidade no que se relaciona a temas tão atuais, como a preservação do meio ambiente (digam-se, florestas) e das consequências maléficas que o desenvolvimento humano trás se não for acompanhado de sustentabilidade. É lógico que o futuro leitor não encontrará no livro manifestos explícitos em defesa do ecossistema, mas as entrelinhas assumem isso. Os Ent's, novos e valorosos seres que surgem na narrativa, resumem bem essa tendência, reforçando a tese de que exploração não deve ser confundida com devastação e o rompimento dessa barreira é capaz de alimentar ódios antigos e muitos conflitos.

As grandes batalhas, cujas adaptações são talvez o aspecto mais impressionante da trilogia cinematográfica, adquirem maior frequência em As Duas Torres, algo que deve também permear a jornada em O Retorno do Rei. Nesta segunda parte, boa parte do clima maior de tensão é explicado pela descrição dessas batalhas (como a do Abismo de Helm) e também por situações de fuga e marcha. Outra nuance da genialidade de Tolkien também é percebida nestes momentos: mesmo que o leitor não seja apaixonado por fantasias ou possua uma imaginação menos fértil ou mais prática, a descrição do autor sobre os confrontos permite que a atmosfera de tensão e medo envolvam fortemente quem está lendo. Assim, até mesmo os detalhes mais específicos presentes em uma batalha grandiosa não possuem nada de enfadonho ou cansativo, deixando a narrativa dinâmica mesmo em momentos onde a atenção aos pormenores é primordial à compreensão do que está se passando.

Assim, As Duas Torres pode ser entendido como uma "ponte", que liga o desafio proposto em A Sociedade do Anel ao seu possível cumprimento em O Retorno do Rei. É um livro onde, definitivamente, o "bicho" começa a "pegar" para personagens tão queridos como Frodo, Sam, Aragorn e os outros membros da comitiva original, no que diz respeito à proximidade com o escuro e o perigo, representados por Mordor. Desprovidos de poderes sobrenaturais, mas os maiores responsáveis pela manutenção da paz em toda a Terra Média, os personagens principais contam apenas com flechas, machados e espadas para combater essa enorme ameaça. Mas a amizade e o companheirismo unem tudo isso, em um esforço cujo desfecho deixa o leitor ansioso para O Retorno do Rei, que finaliza a saga.
Peregrina 22/06/2017minha estante
Sua resenha me deu mais vontade ainda de reler este livro! Prepare-se para o desfecho em O Retorno do Rei!

Lucas 22/06/2017minha estante
Enza, sempre amável. Preparadíssimo. :D

Qlucas 25/09/2017minha estante
Boa resenha.

Cacauzinha1 05/09/2022minha estante
Nesse tem o Gollum também ? Só li O Hobbit por enquanto.

Luiza 05/09/2022minha estante
simm ele aparece bem mais nesse

Cacauzinha1 05/09/2022minha estante
Gollum!Gollum! Vou ler ?

Mayara Albuquerque 30/08/2018

A aventura continua... ainda melhor!
Eu comecei a ler As Duas Torres com expectativas altas e voltei a me maravilhar com a escrita do mestre Tolkien. Além de conhecer novas partes da Terra-Média, como Rohan e a floresta de Fangorn, conhecemos também novos personagens, como Barbárvore, Gollum e Faramir.

Acredito que um dos personagens que mais me cativaram até agora foi o Faramir. Foi muito interessante ver, não só ele como um personagem isolado, mas também o contraste dele com o irmão, Boromir. Ambos eram homens bons e honrados, mas com personalidades distintas. Enquanto Boromir se mostrou mais como sendo o destemido, imponente e mais vulnerável à influência do Anel, Faramir é mais contido, um homem de liderança, sempre muito respeitoso e prudente, além de demonstrar completa resistência ao Anel. Esse é um dos pontos que diferem do filme, onde ele chega a prender Frodo com a intenção de usar o Anel para defender Gondor, mas acaba libertando ele no caminho. Ainda assim, tanto no livro quanto no filme o leitor simpatiza muito com ele, que é um dos personagens mais carismáticos da série.

No geral, as personalidades dos personagens continuam muito bem trabalhadas, como a do Gollum, que é fascinante. A dupla personalidade dele, causada pelo tempo de exposição ao Anel, foi muito bem retratada. Ele parece estar sempre em conflito com ele mesmo, querendo fazer o mal e ao mesmo tempo não querendo. É incrível, para a quantidade de personagens nessa história, como todos eles parecem ter uma vida própria, o que fica bastante evidente nos diálogos, que é, na minha opinião, um dos pontos mais fortes de ambos os livros. O modo como os personagens vão desenvolvendo os assuntos é muito orgânico e tem uma certa profundidade, mesmo tendo em vista que o modo de falar representado na trama se baseia em um modo antigo de falar. Os personagens têm singularidades nas suas próprias histórias, têm experiências, e você vê toda a vivência deles representada ali.

E com a história da própria Terra-Média é a mesma coisa. Tudo é muito detalhado e muito singular. Os acontecimentos, as tradições, as culturas; é um mundo tão rico que fica cada vez mais realista. Algo que é importante falar sobre escrever uma obra de fantasia é que, para que a história que você quer contar seja envolvente e interessante, você tem que ter as regras do seu universo muito bem definidas e deixas elas claras para o leitor. Não é porque é fantasia que tudo pode acontecer de qualquer jeito. Se o leitor não entende as regras desse mundo fictício, a imersão dele na trama fica comprometida, porque a história pode ficar contraditória e confusa. E no caso da Terra-Média, você a entende muito bem, como se fosse real, o que a deixa ainda mais fascinante. Além da descrição histórica muito detalhada, a descrição de cenário é muito rica; a paisagem, o relevo, o clima, etc.

Nesse volume, a narrativa se divide em duas partes. Na primeira parte, o leitor acompanha o resgate dos hobbits Merry e Pippin, do seu próprio ponto de vista e do ponto de vista de Aragorn e cia., assim como a batalha do Abismo de Helm, etc. Na segunda parte, temos o ponto de vista de Frodo e Sam até o fim do livro. Eu achei essa divisão interessante por dois motivos: por ter tornado, para mim, a narrativa mais rápida (ainda é, como o livro anterior, um pouco demorado de se ler, para algumas pessoas, mas é mais dinâmico que o primeiro) e por ter dado o devido foco à relação de amizade e confiança do Frodo e do Sam diante de tudo o que eles passam, com destaque para o capítulo onde eles passam pela toca da Laracna. Nesse capítulo, o Sam subiu ainda mais no meu ranking de personagens favoritos de todos os tempos, com certeza. Ele se mostra um dos melhores personagens desde o início, e é justamente próximo ao final do livro em que Frodo começa realmente a sentir o fardo de Portador do Anel, assim como os efeitos tanto físicos quanto psicológicos que a viagem foi causando nele.

Como eu mencionei antes, o ritmo da narrativa começa um pouco lento, mas logo ele "engrena" e fica bem mais dinâmico. A edição da Martins Fontes é muito boa, embora as páginas brancas possam incomodar um pouco, mas no geral ela é muito bonita. As capas da trilogia são lindas e a revisão é muito competente, ainda que tenham alguns erros pequenos que acabam passando, como falta de pontuação e de alguns conectivos, mas nada de muito grave.

Até então, essa saga não me decepcionou e até superou minhas expectativas, me deixando ansiosa para começar o terceiro livro. Lembrando que essa não é uma saga de ação, mas sim de fantasia e aventura. Acredito que muitos comecem a ler ela com a expectativa errada, achando que vão haver mais batalhas e luta, e acabam se decepcionando. Quando você abre algum livro dessa saga, você tem que ter em mente que está acompanhando uma jornada, e jornadas são imprevisíveis.

site: https://justmayphantomhive.wixsite.com/misteriosempaginas/post-unico/2018/08/10/RESENHA-O-SENHOR-DOS-AN%C3%89IS-AS-DUAS-TORRES-por-JRR-TOLKIEN
Carol 17/09/2018minha estante
excelente resenha, retratou bem tudo o que o livro passa

Carol 17/09/2018minha estante
a narrativa é tão verossímil e concreta que a gente tem a sensação não de que o autor está criando uma história, mas sim que ele está apenas nos contando algo que realmente aconteceu!

Mayara Albuquerque 17/09/2018minha estante
Sim! Eu to lendo O Retorno do Rei agora e, meu deus, quero ser o Tolkien quando crescer kkkkk