As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Lari.Rosendo 12/09/2024

Achei esse livro muuuito mais fluido e muito mais "fácil" de ler pelo simples fato de já conhecer as "palavras difíceis" (nomes de personagens, lugares e seres) que me faziam tropeçar na leitura ou me fazer reler a frase.
Essa fase passou, e nesse livro tudo transcorre bem.
Exceto talvez pelo capítulo quatro (barbávore) que é longo demais, e achei chato demais e quase parei de ler.
Percebi que é um capítulo de construção de personagem. Então ele conta e demonstra em detalhes tudo sobre o Barbávore e sua espécie.
Não se tornou chato pela história do personagem, a história em si não é chata. Mas pela forma como o barbávore conta. Que, por sua vez, também é uma característica dele e de sua espécie, e se não fosse assim tudo seria "muito apressado".
Depois do capítulo quatro tudo transcorre maravilhosamente bem.
É perfeito como o Tolkien consegue sempre fazer a ligação das histórias contadas e dos acontecimentos. Mesmo sendo relatos distantes um do outro. Sempre conseguimos compreender tudo que aconteceu.
No "livro quatro" começam os relatos de Frodo e a atmosfera do livro muda um pouco.
Os últimos capítulos vão tomando um ar mais misterioso e cheio de suspense.
O capítulo nove e sua descrição de desgraça e podridão é de dar arrepios.
Me sinto pronta para o próximo livro!

Sandy 07/09/2024

10/10
O segundo livro da trilogia foi o meu favorito. Tem muita ação, e eventos importantes para a história além de possuir momentos memoráveis. Sam ganhou anda mais meu coração, com sua coragem, lealdade, e amor. Amo ???. Simplesmente uma obra de arte.

Matheus_Lago 07/09/2024

O desenvolvimento perfeito
As Duas Torres é o meio da estória e enquanto a primeira parte desenvolve a narrativa geral a segunda parte desenvolve personagens com profundidade, em especial Gollum, Faramir e Sam, que prazer acompanhar esses personagens e sentir suas emoções e esperanças, seus medos e amores.

Janis 05/09/2024

Maravilhoso
Que livro! Eu me senti tão bem enquanto ainda morava nele. Fiquei triste quando acabou. Adorei que o autor colocou os pontos de vista (ora no grupo da sociedade do anel, ora o de Frodo e Sam) separados. Achei que os personagens mostraram mais personalidade neste livro, o que eu havia sentido falta no primeiro. Gostei muito de ver mais do Gollum. O final me absorveu imensamente, e não acreditei no fato de que o livro tinha acabado ali e que eu teria de comprar o terceiro volume imediatamente. O que eu posso dizer? Tolkien é sensacional.

Carolina.Netto 03/09/2024

Novo personagem favorito!!
Em “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres”, J.R.R. Tolkien continua a épica jornada pela Terra Média, e, ao ler, percebo que Frodo Bolseiro, o protagonista, é o personagem mais sem graça da obra. Apesar de sua missão crucial, sinto que ele poderia ser mais interessante. Por outro lado, o personagem Sam se revelou uma grande surpresa: leal, cativante e super divertido, ele realmente brilha ao longo da narrativa. Estou ansiosa para ver como Frodo se desenvolverá no próximo livro e se conseguirá acompanhar a energia do seu fiel amigo.

Nelson.Rattacaso 02/09/2024

Mágico e gênial, é tudo o que esse livro é.
O senhor dos anéis: as duas torres, continua a jornada de Frodo e da antiga sociedade do anel para destruir o um Anel e evitar que Sauron ressurja novamente.

Ler o senhor dos anéis está sendo uma experiência que vai ficar no meu coração para sempre, esse livro é perfeito em praticamente tudo, e consegue ser melhor do que a sociedade do anel. Toda a construção do mundo, personagens e história é muito bem feita e amarrada, e muitas vezes me peguei esquecendo que estava lendo um livro, de tão envolvente que ele é.

Sobre as grandes descrições do livro, para quem não está acostumado com fantasia é realmente bem difícil de ler, até eu que já li inúmeros livros de fantasia, as vezes fica um pouco cansativo, mas quando você abre o coração e mergulha na história e no mundo isso deixa de ser um incomodo e se torna mágico, você se sente na terra-media e acompanha os personagens como um personagem a mais.

Ler esse livro foi maravilhoso e estou ansioso para ler o último dessa história incrível que Tolkien criou.

JottaPeh 02/09/2024

Finalizando a leitura com essa grande reviravolta de Samwise Gamgee se tornando um feroz guerreiro Hobbit.

Suruassossaurus 31/08/2024

Saruman adorava fumar uma erva no sigilo!
Em As Duas Torres a história se divide entre dois núcleos: Frodo e Sam em um e o restante da comitiva em outro.

O livro começa imediatamente após o rompimento da Sociedade. Aragorn, Gimli e Legolas perseguem os Uruks que sequestraram Merry e Pippin. Adentrando Rohan, país dos senhores dos cavalos, e a floresta de Fangorn novos personagens são apresentados e acontecimentos inesperados alteram os rumos dos acontecimentos. Aqui vemos que Aragorn se culpa pela morte de Boromir e a dissolução da sociedade, fazendo de sua missão de resgate uma tentativa desesperada de evitar mais um fracasso em suas costas.

Do outro lado, Frodo e Sam buscam algum caminho que atravesse os morros e pântanos que os separam das Montanhhas Sombrias e uma forma de adentrar em Mordor confiando puramente no improviso e rapidamente entendendo que não estavam avançando como pretendiam. Porém Gollum, que os seguia desde Moria, é capturado e forçado a ajudá-los. Sam nutre uma desconfiança profunda quanto à criatura e tenta permanecer o mais alerta que consegue, mesmo que isso lhe custe o sono e até mesmo arriscando a fúria de Frodo.

É interessante como nos é mostrado que os dois focos antagônicos, Samuran em Isengard e Sauron em Mordor, não agem como uma única força e há uma desconfiança constante do Senhor do Escuro contra o mago. Diferente do filme ele não parece conseguir saber exatamente onde o Um Anel está, mesmo quando ele é usado, apenas sentindo uma atração vaga em direção dele da mesma forma que os Espectros o são. Também teme que seja localizado e usado por alguém com força o suficiente para subjulgá-lo (como talvez seria no caso de Saruman). Até mesmo teme que o Um Anel seja levado para Minas Tirith e usado para derrubá-lo do poder e por isso que não passa por sua mente que poderiam tentar destruí-lo.

Da trilogia este livro foi o mais curto, mas não perde em nada com isso. Além dos novos lugares e personagens há criaturas novas sendo introduzidas, como Laracna e as misteriosas montarias voadoras dos Espectros. Algumas descrições, como nas cavernas da Laracna, são tão imersivas que me peguei prendendo a respiração enquanto lia. Fome, sono, medo e exaustão são sentimentos constantes, principalmente quando acompanhamos os hobbits em sua missão suicida. Também há descobertas curiosas, como o gosto de Saruman pela erva de fumo cultivada no Condado, tornando-o um hipócrita pois tirava sarro do fato de Gandalf a apreciar tanto.

Estou ansioso para ler a última parte e descobrir como os acontecimentos que vi nos filmes se desdobram durante a leitura.

Bruna2386 29/08/2024

"Os anos precedentes estão perdidos nas névoas do tempo."
Seguindo o primeiro livro, este foi dividido em duas partes com narrativas distintas mas que ocorrem simultaneamente. Confesso que neste quesito eu preferiria que a história fosse narrada em capítulos alternados, porém é uma questão de gosto pessoal.
De início acompanhamos a jornada dos membros da Sociedade que não seguiram para Mordor e que desempenham papéis importantes para o desenvolvimento da guerra, como a luta contra Isengard. O diálogo de Gandalf e Saruman foi sensacional, e está em uma das minhas partes favoritas do livro.
Já na segunda parte da obra vemos Frodo e Sam seguindo para cumprirem a Demanda da Sociedade, que lhes foi atribuída no Conselho de Elrond no livro passado. O ponto alto para mim foi a introdução de Gollum, que é um personagem muito complexo e que desperta sentimentos mistos como compaixão e ódio, o que eu acredito que seja o que Frodo sente por ele.
Gostei bastante do livro, foi uma ótima sequência e com um final de tirar o fôlego. Recomendo.

guireader 28/08/2024

Tolkien, você não tinha esse direito!! ? ?
"As duas torres" é um livro que faz parte da trilogia do senhor dos anéis e prossegue a história do primeiro livro em que a sociedade do anel se separou depois das intrigas que aconteceram no primeiro livro e Frodo e Sam partiram para Mordor sem avisar para ninguém. Esse livro é dividido em duas partes, a primeira que conta como estão Pippin, Merry, Gimli e Legolas, a parte da sociedade que ficou para trás e vamos ver o que vão fazer depois dessa cisão e as aventuras que eles vão viver, e a outra parte, acompanhamos a jornada do Frodo e do Sam e os perigos que eles correm na missão de ir para Mordor e destruir o Um Anel.

Ok, agora o que falar sobre o livro??? Eu sinceramente gostei muito mais desse do que o primeiro livro, ele é mais dinâmico, tem muitas descrições sim, do Tolkien descrevendo as árvores, céus, terras, estradas e etc, como é comum dele, mas não achei tão enrolado como no livro anterior a esse. O primeiro livro acho que recorria mais a essa descrição de ambientes em boa parte dele e acho que isso deixava a leitura meio cansativa e o Tolkien em maior parte do livro fazia isso ao invés de contar a história e de sua mitologia que sinceramente é muito boa. Só no final do livro que senti que começou a realmente acontecer as coisas. Mas já esse aqui foi diferente, desde o início dele senti que as coisas realmente estavam fluindo, que estava tendo acontecimentos realmente e não só descrição desnecessária de cenário. O Tolkien se aproveitou mais de sua extensa mitologia nesse e suas diversas criaturas, que são muito interessantes, os povos e etc, que tem muita história para contar. Ainda a volta de um personagem incrível que eu não esperava que retornaria, achei que não tinha mais vez para ele, mas isso foi algo muito bom, assim como a guerra que aconteceu no final da primeira parte, que ajudou o livro a andar.

Falei um pouco sobre a primeira parte e vou falar sobre a segunda parte que na minha opinião foi muito melhor do que a primeira. No início, eu tava achando ela bem mais ou menos, mas aí apareceu um personagem que estava esperando desde o final do livro anterior para aparecer e gostei disso e fez a história ficar um pouco mais "agitada". As descrições dessa parte são incríveis, algo bem mais sinistro, já que eles estão em direção a Mordor e tem que sobreviver a isso e seguir o seu caminho. As descrições ajudaram o livro a ficar bem imersivo, principalmente com essas descrições, né fez conseguir praticamente me imaginar no livro como se estivesse ali e consegui visualizar tudo direitinho com as descrições bem detalhadas do Tolkien. Quando achava que não poderia ficar melhor, nos últimos capítulos o livro começou a tomar um rumo um pouco diferente do que imaginei e fiquei surpreso por conta disso, as ações de um personagem levou a isso, e sinceramente já esperava que isso fosse acontecer, não confiei nele em nem um minuto e fiz certo. Isso deu uma agitada no livro e me fez mais uma vez me sentir dentro do livro e achei isso muito bom!!! E agora sobre o título da resenha, um personagem que não vou dizer quem é para não estragar a experiência, achei que tinha morrido e no final descobri que o Tolkien tinha tirado uma com minha cara!!! Fiquei com cara de palhaço, porque tinha chorado horrores com a suposta morte, aí no final descubro que era só pegadinha!!

Enfim, é um livro muito bom, conseguiu superar sociedade do anel sim, que achei um pouco arrastado, mas já esse aqui eu achei bem mais fluído e mais dinâmico, acho que dá até pra ler mais rápido pois em algumas partes até dá pra ficar preso, que não consegui isso no primeiro livro sinceramente. Recomendo sim, mas é necessário paciência, pois não é uma leitura tão fácil, já que é bastante densa e tem uma linguagem rebuscada.
manuums 28/08/2024minha estante

malurznd 28/08/2024minha estante
divou na resenha amigoo

@malurznd valeu amgg ??

AliJu 28/08/2024minha estante
Sua resenha ficou muito boa, eu mesma não leio esse estilo mas entendi tudo nela, adorei ?

@AliJu obrigado amgg
Que bom que deu pra entender tudo

leopr 29/08/2024minha estante
olha, partindo de um pressuposto em relação a tal personagem, mas se encaminhando para outro dos livros do Tolkien, recomendo pesquisar sobre Eru Illuvatar (recomendo somente após finalizar a trilogia), e você vai entender o que realmente aconteceu na ponte de Khazad Dum

Tatiane.Baratto 22/08/2024

Traumatizante esse final de Tolkien, acho que vc não tem amor por nós leitores, criei teorias, e estavam todas erradas, e eu odeio os filmes.

Renan 22/08/2024

Meio da história
Este livro tem duas metades bem divididas, os dois grupos da comitiva do anel. A primeira parte com perseguição, batalhas e encontro é muito boa. A segunda, com a jornada do Frodo é mais cansativa. Não é uma leitura leve e rápida, tem muitas descrições e passagem do tempo, precisa de esforço para não se perder nas letras.

Kelly 20/08/2024

Aqui fala alguém que viu os filmes primeiro.

A história dispensa apresentações. Tenho um carinho enorme pela narrativa desse segundo livro da trilogia. Meu coração chorou com a partida de Boromir, mas também se alegrou com o ressurgimento do Rei Théoden ??
E o que falar de Faramir... que personagem fascinante! Muitas passagens repletas de mensagens reflexivas e lindas, cada personagem traz uma riqueza inestimável sobre a jornada da vida. 5 estrelas com toda certeza!!

giorrut 20/08/2024

Eu tenho curtido muito ler Senhor dos Anéis depois de ter assistido umas vezes aos filmes. Pra mim, assim como no primeiro, o livro traz "detalhes" (que não são tão detalhes assim) e explicita nuances que complementam a história de uma maneira mais coerente e interessante. Dito isso....... Acho que As Duas Torres é o menos legal dos 3, tem menos momentos emocionantes e desenvolve melhor um arco que eu acho o mais chato de todos, que é o dos Ents. Ainda assim é muito bom.
Sandy 28/08/2024minha estante
E eu apaixonada pelos Ents ??