As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

David.Neiva 12/03/2016

Um pouo massante.
Um livro um pouco parado,confesso que quase o abandonei mas por teimosia e querendo terminar a trilogia li até o fim , com algumas partes que pareciam eternidades para acabar.

Isadora 07/07/2016

Meu precioso!
O livro começa imediatamente após o sequestro de Pippin e Merry no livro 1. Aragorn, Legolas e Gimli partem em busca de seus amigos, sabendo agora que o destino de Frodo e seu fiel escudeiro Sam, depende apenas deles.

Essa parte da história se torna um pouco arrastada, já que Tolkien gosta de detalhar e contar minuciosamente cada fato. Mas, nesse ínterim, várias coisas interessantes acontecem e personagens novos são apresentados.

Quando voltamos a encontrar nossos amigos Frodo e Sam, logo entra em cena o famoso Gollum, com seu jeito estranho de conversar, querendo apenas estar perto do "Precioso... Meu Precioso". Este personagem é extremamente difícil de definir. Ao mesmo tempo que sentimos pena, sentimos asco e nojo. De um lado, parece um cachorrinho maltratado que nunca teve um mestre para lhe ajudar mas, por outro lado, parece apenas um ser maligno disposto a tudo pelo Um Anel.

As páginas finais são de pura emoção, que logo compensam todas as 400 e tantas anteriores. O livro é muito interessante, já que coloca a responsabilidade de toda a Terra Média nas mãos de criaturas tidas como frágeis e até descartáveis: Hobbits. Ninguém nunca ouviu falar deles, não estão na "lista" de criaturas a conhecer (Quem ler o livro entenderá essa parte). Mas, para mostrar que não é preciso muito para vencer o inimigo, Tolkien mostra que a pequenice de uma pessoa está unicamente em sua aparência.

O que vale mesmo é a coragem e amor que ela carrega dentro de si.

Sil 11/07/2016

UM ANEL PARA TODOS GOVERNAR
Olá,

julho chegou e eu estava protelando esse post, pois ele merece tudo de melhor! Mas enfim decidi tomar fôlego, e tentar explicar o quão incrível é o Senhor dos Anéis e O Hobbit. São livros diferentes, mas se tratam da mesma saga (essa palavra sempre me lembra Crepúsculo), onde um anel muito poderoso é forjado por Sauron, o Senhor do Escuro. Esse anel muito poderoso, foi criado com o propósito de conquistar a Terra-Média. Após uma batalha, Sauron tem sua mão decepada e seu exército é derrotado, Sauron porém só cairá se o Um Anel também for destruído, e este só poderá ser destruído no mesmo local onde foi forjado, nas montanhas de Mordor. Após a “queda” de Sauron, o rei Isildur fica com o Anel, mas chegado o momento, não encontra forças para destruí-lo, sendo morto por Orcs, e o Anel perdendo-se então nas águas do rio Anduin.

Muiiitos anos depois (acho que milhares), o Anel é encontrado por Gollum, um homem muito pequeno, parecido com um hobbit, que resolve se esconder nas profundezas da terra. O Anel transforma Gollum em uma criatura horrível, mas muito fiel, capaz de matar para ficar com ele. E assim começa a longa jornada do Anel.

Essa é uma pequena introdução de um mundo gigantesco, criado magistralmente pelo britânico John Ronald Reuel Tolkien, ou J.R.R. Tolkien. Claro que esses livros não são mais novidade pra muita gente, pois os filmes foram incrivelmente bem produzidos e ficaram muito populares, mas sempre temos aquelas pessoas que ainda não conhecem a história, por isso eu prometo não dar spoilers :)

Em O Hobbit, conhecemos Bilbo Bolseiro, um hobbit muito acomodado e satisfeito com a própria vida, que é convidado á participar de uma longa jornada para ajudar seu novos amigos anões á recuperarem seu lar á muito perdido. Bilbo é contratado para ser o ladrão do grupo, e ele o aceita com ressalvas. Seguem-se então páginas e páginas de muita fantasia da melhor qualidade! Em determinado momento, Bilbo fica em posse do Anel, porém não o revela á ninguém.

No livro, O Senhor do Anéis – A sociedade do Anel, o Um anel é finalmente encontrado, e uma sociedade é formada com o objetivo de proteger o portador que deverá destruí-lo. Ele é entregue á Frodo, sobrinho de Bilbo, que passa a ser o grande responsável por essa tarefa. A sociedade é formada por Gandalf, o cinzento, Aragorn filho de Arathorn, o anão Gimli filho de Glóin, o príncipe elfo Legolas Folha Verde, Boromir da Casa de Gondor, e os hobbits, Samwise Gamgi, Meriadoc Brandibuque e Peregrin Tûk. Juntos, ele partem em um jornada incerta.

Em O Senhor dos Anéis – As duas torres, a sociedade é rompida, e Frodo e Sam precisam seguir sua jornada sozinhos. Nesse volume, nós temos uma traição, a grande revolta das árvores, a organização e preparação do inimigo para a batalha e o surgimento de uma criatura tão antiga quanto medonha.

No último volume, Frodo e Sam já estão bem próximos de Mordor, sua missão fica cada vez mais pesada, pois o Um Anel percebe que está perto de casa e do seu senhor. As batalhas sanguinolentas continuam, e o verdadeiro rei ressurge para comandar a luta contra os exércitos de Sauron.

É só isso? Não, tem muito, mas muito mais… mas eu prometi sem spoilers ne? Devo confessar que a escrita de Tolkien é tão detalhada, que teve momentos em que fiquei bem cansada (na parte em que as árvores conversam, por exemplo), mas que tudo é tão bem construído, que isso no final é apenas um pequeno detalhe. Livros incríveis, história e personagens mágicos.

Abraços

site: http://www.colunadovale.com.br/um-anel-para-todos-governar/

Bruno 27/08/2016

Melhor Livro
Ótimo livro com leitura dinâmica e ótimos personagens, um livro demorado de ler pra quem não está acostumado por conter muita descrição das coisas, personagens e lugares, mas isso te dá uma ótima idéia do que está acontecendo e facilita muito na hora de imaginar com mais perfeição tudo.

Ana 19/02/2020

Deve ser a minha décima releitura da trilogia, rs. Dessa vez é ainda mais especial porque meu namorado me acompanhou (nosso clube do livro em casal haha) e tive o prazer de apresentar esse universo que tanto amo a ele.

Eu costumo dizer que, antes de Senhor dos Anéis, o mundo da fantasia era escuro e vazio e aí o Tolkien disse "Faça-se a luz!". Talvez seja exagero, eu sei, perdoem essa irremediável apaixonada.

Especificamente sobre As Duas Torres, é fascinante acompanhar as flutuações de personalidade do Smeágol/Gollum, mas a parte III talvez seja uma das minhas favoritas da saga. Os nobres e destemidos homens de Rohan, a Éowyn (ainda sem maiores feitos além da beleza ZzzZzzzZ mas...), a rinha de orcs, GANDALF, o Saruman bundão, Merry e PEREGRIN TÛK, OS ENTS! Meu Deus, OS ENTS!

garrido79 01/03/2020

Duas jornadas, uma vitória
Neste segundo volume a Comitiva do Anel se divide em duas, com missões diferentes mas um mesmo objetivo, com resultados diferentes deixa para o terceiro somente esperança e nenhuma certeza...

J. R. R. Tolkien abusa mais ainda no excesso de detalhes, mas thrillers de ação, aventura e até mesmo de terror além dos acontecimentos inesperados e reviravoltas espetacular superam, e muito, essa leitura mais lenta...

Na primeira vez que tentei ler abandonei, hoje me arrependo, adorei este segundo volume também, e, com certeza, o recomendo muito!

Wesley.Nunes 01/03/2020

Não é atoa que é meu favorito!
O jeito que tolkien narra a historia tão detalhada não tem igual, faz parecer que vc ta na terra média, muitas pessoas desistem, pelo fato de ter tanto detalhe ó que torna uma leitura mas "lenta", o primeiro livro da trilogia é como uma introdução para se acostuma com a escrita. Sem sombra de duvidas logo ó filme volta na sua mente com um flashback (pelo menos comigo foi assim), ademais algumas partes que não tem no filme estão no livro.

Almaden 03/03/2020

Um pouco chato, a segunda parte do livro é bem melhor

DeniseSC 06/03/2020

Um mundo novo
Demorei para finalmente ler sobre este mundo criado por Tolkien, mesmo tendo as adaptações e ser muito comentado o livro me surpreendeu, cada detalhe sobre a história da terra média da mais vontade de ler! De fato, um mundo do qual eu não pretendo sair tão cedo

Leticia 16/03/2020

Aragorn = tudo pra mim

Lele 18/03/2020

Incrível!
As Duas Torres é meu filme preferido da série e até o momento vai sendo o meu livro preferido também. O modo como são contadas as histórias de cada personagem separados na Terra Média é excelente. Te envolve e te faz imaginar o que pode estar acontecendo com os outros membros da sociedade. Uma das melhores partes do livro na minha opinião são os Ents. Eles são seres com muita sabedoria e inteligência, gostaria de ler mais sobre, ou ter visto mais nos filmes.

Heloisa 24/03/2020

Depois de dar uma chance aos filmes e agora aos livros, não tem como não gostar e não se aprofundar no universo do senhor dos anéis, de gandalf e toda a comitiva! ??????

Isa 30/03/2020

Ignorem esta resenha
Tolkien conta sobre o futuro da Comitiva do Anel e nos apresenta novos personagens assim como novas tramas