As Duas Torres

As Duas Torres J. R. R. Tolkien

Resenhas - As Duas Torres

Gui Paschoalini 06/05/2021

Haja montanha...
Aqui encontrei minha eternidade literária de 2021. Fui empurrando Duas Torres com a barriga e quase me falta ar para terminá-lo.
O livro é ruim? De forma alguma. Mas as descrições enfadonhas de encostas, desfiladeiros, ravinas, penhascos, cumes, colinas, rochedos, escarpas... ufa... prejudicaram muito minha experiência. Não é trivial de imaginar todos esses cenários montanhosos para quem não conhece o jargão e vive em cidades.
A história brilha pelos diálogos e situações de aperto, amizade e companheirismo vividos pelas personagens. E como Tolkien enriquece a Terra Média com histórias e personagens cheios de carisma! O enredo de Duas Torres é bem dinâmico, construído com esmero à semelhança de A Sociedade do Anel, mas mais beligerante que o primeiro volume. Quem gosta de batalhas, terá aqui uma história de seu agrado.
A despeito da chateação que contive com as descrições montanhosas e o nascer e o pôr do sol e da lua, gostei muito da história. Mas vou descansar antes do terceiro! Hahaha
Hugo 06/05/2021minha estante
Vou dizer que eu tb tenho bastante preguiça de leitura muito cheia de detalhamento de paisagem. Hahahahahah

Elucorreia 25/04/2020

Dando continuidade ao primeiro volume, com muita ação e emoção segue sendo uma ótima pedida fantástica.

rubens.nt 26/12/2022

Como eu não queria ter assistido o filme pra contemplar essa beldade. Mas de todo modo ela consegue ser única, e através de aventuras e batalhas, conseguimos captar as mensagens que o autor deseja passar.

Laiz 14/10/2020

lembas é a barrinha de whey protein da terra média
- barbarvore chato mas adorei o conceito da natureza se vingar eu acho que a gente merece
- gandalf safado mandou todo mundo embora pra não dividir a kill pegar todo o xp e upar sozinho
- gritante a falta de personagem feminina com nome, fala e importância na história, agora tem 3 e eu sei que ele não insere mais nenhuma POR ISSO ESSA HISTÓRIA É TÃO DATADA
- o bromance gimli/legolas é o que faz esse livro ser suportável na primeira metade
- gosto mais do gollum que do aragorn, pense bem aí num personagem complexo e que faz diferença na história
- sam lutando com a laracna e eu MEU DEUS TACA BAYGON NELA QUE NOJOOOOOOO, eu sei que ele faz tudo no terceiro livro e carrega o mosca morta do frodo nas costas

Dem 29/01/2021

Que criatividade de Tolkien...
Que livro empolgante e estimulante!
Algumas partes de Frodo me deram agonia! Tolkien continua muito descritivo nas cenas em relação ao primeiro livro e eu acho isso o máximo! Ele consegue te colocar "dentro" do livro! Muitas partes foram totalmente diferentes do filme! Acho que deveria ter lido antes de assistir mas, ainda não quebrou a minha regra de que o livro sempre será melhor que o filme! ???

Bibliotecadabrubs 07/06/2021

Muito bom!
Livro ótimo. Eu ja era muito fã dos filmes e achei que o livro acrescentou ainda mais informações e tirou algumas dúvidas. Ansiosa pra terminar essa trilogia apesar de ja saber como termina.

Guilherme.Bochinia 09/04/2023

Mundo cheio de riqueza de Tolkien, continuação do primeiro livro.
A primeira parte do livros mostra como Gandalf se tornou o mago Branco e começo guerra o inimigo mais forte a lideranças Aragorn ficndo mais forte.
No segundo a jornada de Frodo e Sam sozinho para ir destruir o anel.
JuniorQuitta 09/04/2023minha estante
Tô em 86% Agr?.. gostando bastante

Cyrus.Veiga 02/03/2022

As duas torres
Para você que já viu os filmes, a história é conhecida. Mas a profundida dos personagens você ainda desconhece.

Particularmente sempre achei o Frodo e o Faramir personagens bobos. Mas no livro, eles se mostram grandes e sábios. E alguns ações de Frodo e imposições em situações mostram que ele não é bobo como minha interpretação na obra cinematográfica. O mesmo pode se dizer da transformação de Sam do primeiro para este segundo livro.

Faramir teve uma passagem rápida no livro, mas se tornou um de meus personagens favoritos. Ao contrário do inseguro e carismático personagem no filme.

JP 12/06/2022

Continua...
Nessa parte acompanhamos as personagens lidando com os acontecimentos do primeiro livro e ampliam o mundo com aliados e desafios. Contada de forma poética e relevante aprendizagem.

Gabriel Lopez 12/10/2021

As duas torres
Livro muito bom, confesso que em alguns momentos me perdi com a quantidade absurda de personagens novos apresentados!

brandaod_ 06/04/2024

Tolkien o que aconteceu com você aqui?
Adoreii!!! Após a leitura extremamente massante e conturbada do primeiro livro achei que não conseguiria vencer mais um livro do Tolkien. Mas retiro tudo o que disse sobre ele.

Não sei o que aconteceu aqui, mas adorei a história, adorei a escrita, adorei como as jornadas são divididas junto com o livro, mas ocorrem simultaneamente. Não sei se foi porque eu já estava acostumada com escrita ou se foi pq esse livro contém menos descrições de cenários do que o primeiro, mas achei ele muito mais fácil e fluído.

No início enrrolei muito tempo pra engatar na leitura (oq particularmente achei que nem aconteceria) até que depois de um mês e meio só tendo conseguido ler 4 capítulos, eu desisti. Decidi que seria melhor abandonar e ler em outro momento. Quando fui ler um último capítulo antes da minha desistência (tenho q parar o livro em capítulo, se não me dá nos nervos) eu engatei e não quis mais parar de ler kakakaka fiquei incrédula.

Enfim, recomendo demais e espero que o terceiro seja tão bom quanto esse, mas acho difícil de superar viu!? Vou esperar um tempinho pra ler o último livro, pq realmente quero sentir saudades desses personagens antes de dar adeus pra eles definitivamente.

Caio Dantas Cabral 23/06/2020

Épico e magnífico!
As Duas Torres cumpre um excelente papel de sequência ao trazer aventuras tão perigosas e grandiosas como no primeiro livro.

A trama do livro continua muito boa, no entanto, a escrita do Tolkien ainda me incomoda, pelo fato de descrever demais, muitas das vezes, coisas que não necessitam ser descritas.

O plot de Isengard foi excelente, porém o destaque do livro foi na segunda parte, quando o Sméagol surge! Para mim, o melhor personagem e o mais bem construído nessa história.

O final é incrível, o que faz com que você queira rapidamente ler o terceiro livro.
KARYO 23/06/2020minha estante
Sméagol o melhor personagem da literatura fantástica ?

Caio Dantas Cabral 25/06/2020minha estante
É sim, e nós temos prova disso! haha ?

Denilson Diniz 01/05/2020

E a saga continua...
Após os desfechos no final de " A Sociedade do Anel", continuamos a jornada em "As Duas Torres", um livro preparatório (se assim dizer) para o grande desfecho em "O Retorno do Rei" que não é o foco para comentários nesse momento.
Em suma, diferente do livro anterior, onde os personagens estavam todos juntos vamos acompanhar aqui os dois grupos separadamente em suas duas partes que compõe o livro por completo. Gostei muito da narrativa, o seu desenvolvimento aqui presente. Por um lado se tem uma narrativa com Aragorn, Legolas, Peregrin Tûk, Dominic Monaghan, Gimli e Gandalf o Branco. Esse primeiro grupo teve um importante papel em cada situação colocada através do autor, cada um agindo conforme o "andar da carruagem", se ver um amadurecimento, aprendizado, fidelidade e companheirismos uns com os outros...
Já o segundo grupo estar Frodo, Sam e Golum, com esse grupo se tem uma narrativa mais sombria, tensa, situações que vão de mal a pior rsrsrs... No entanto com tudo isso, se há uma esperança, onde as coisas vão melhorar, mas não vai ser nada fácil.
O autor entrega um livro espetacular, assim como a primeira parte e finaliza com uma situação bem tensa, onde você pensa que estar tudo perdido, tem tudo pra dá errado, mas aí, só iremos saber em ' O Retorno do Rei" a finalização de uma saga épica e que conquista leitores em todo o mundo.

Afreitas 05/12/2021

Meu preferido da trilogia ?
Eu poderia passar o dia falando bem desse livro sem me cansar um segundo sequer! A escrita e continuidade do Tolkien é sem igual, uma mente extremamente fantástica. ?? Melhor fantasia!