As Duas Torres

Camimiiiii 07/01/2024

Algo...
Música:
Coastline- Hollow Coves

Uma ótima continuação para A Sociedade do Anel. Já vi e ouvi muita gente falar que é melhor que o primeiro e eu não poderia discordar mais, o livro em si é ótimo, como todos os outros do J.R.R Tolkien são. Mas a leitura em relação com o primeiro livro da trilogia de Senhor dos Anéis é muito mais arrastada, lenta e devagar, o que me deixou decepcionada e com genuína preguiça de terminar o livro. Por si só, o livro não é nada ruim e na verdade é ótimo, mas comparado aos outros de Senhor dos Anéis e os outros livros do autor, não é um dos meus preferidos. Mas ainda sim, a história, as referências, os mínimos detalhes que o Tolkien coloca em suas obras superaram minhas expectativas mais uma vez, e isso sempre me deixa muito empolgada.

isa 07/01/2024

Uma jornada infindável
Neste volume acompanhamos as trajetórias separadas da Comitiva do Anel, por ambas as partes repletas de aventuras e maior envolvimento das personagens. Aqui, somos apresentados aos aprofundamentos da história que rege a Terra Média, o que é feito de modo enriquecido na questão dos detalhes.

O livro tem uma bela função de enredo de transição, ainda repleto de entraves e batalhas, mantendo o interesse do leitor na trama, mas tudo acaba se desenvolvendo de forma extremamente lenta, é uma história para ser lida com muita calma para se tirar um bom proveito dela.

Um ponto a ser mencionado é que as resoluções acabam se dando de forma previsível em certos momentos, característica que pode intensificar a sensação de lentidão, mas também não chega a comprometer a experiência.

No geral é um bom livro quando compreendidas as questões mencionadas. Somos levados a sentimentos de admiração pelo companheirismo dos personagens, a emoções de esperança quando cada batalha a ser vencida parece impossível e a expectativas em relação ao que nos espera no fim dessa longa jornada.

Pedro.Inocente 05/01/2024

Sem palavras pra esse livro, gostei muito de ?A Sociedade do Anel?, mas esse conseguiu ser ainda melhor, Tolkien tem se tornado um de meus autores favoritos!

mochileira 05/01/2024

Um pouco lento mas ainda sim é otimo!
Demorei, mas terminei! Após um ano, retornei e finalizei "As Duas Torres". Levei um tempo para recuperar o ritmo, mas foi uma delícia concluir.

Poly 01/01/2024

A separação da Sociedade do Anel
O livro é dividido em duas partes. A primeira conta a jornada do Aragorn, Legolas e Gimli que vão atrás dos dois Hobbits perdidos, enquanto ainda tem esperanças de que estejam vivos. A segunda parte conta as andanças de Frodo e Sam, junto com o indesejável Smeagol.
É uma leitura mais complicada do que o primeiro livro, pois no primeiro o Frodo tinha a sociedade toda do seu lado, e levando um pouco da carga que ele sente pela sua missão. Mas agora esse livro tem peso emocional da perda do Gandalf, Boromir, e também uma leve desconfiança da parte de Frodo que tudo não vai dar certo, e que a função dele é apenas caminhar para ver se consegue chegar em algum lugar.
A cena final do livro em que Sam acha que Frodo está morto, é na minha opinião, a mais triste de todas!!

Vinicius39 01/01/2024

Como sempre escrita perfeita, rica em detalhes e história muito bem contada.
Não há o que falar dos livros dos senhor dos anéis cada pagina te prende mais e mais.

Gabriela 31/12/2023

Melhor que o primeiro
O livro é mais empolgante que o primeiro, muito mais acontecimentos e acaba sendo mais interessante. Continua sendo bastante descritivo o que te coloca imerso no universo, mas tenho que pontuar que em certos momentos acaba cansando um pouco tantos detalhes e tantas histórias de contexto. A quantidade de nomes e localidades também pode deixar um pouco confuso, os mapas acabam sendo bem úteis.

Julia3037 31/12/2023

O Senhor dos anéis - duas torres
Sinceramente, gostei deste ainda mais que do primeiro. A sociedade agora se separou e conta-se a história das duas partes da sociedade em "livros" separados.
Neste segundo livro, já li bem mais rápido que o anterior e gostei muito mais. Mal posso esperar para ler o último!

Lanny 30/12/2023

Continuando a viagem com os portadores do anel, o que dizer desse segundo livro?
Em alguns momentos que tive que voltar e reler algumas partes pois principalmente nas cenas de "combate" o autor é extremamente descritivo e isso pode nos deixar um pouco perdidos, nesse livro conhecemos melhor alguns personagens e entendemos suas historias, demorei um pouco mais para terminar esse, pelo fato de ter mais ação que o outro.

Maria.Eloyse 30/12/2023

Gostei bastante, não é tão bom quanto a sociedade do anel. É muito interessante em algumas partes e muito chato em outras.
Sinto que esse é o menos interessante da trilogia mas não deixa de ser um clássico muito bom.

Henrique 29/12/2023

A jornada continua
Após a Sociedade do Anel ser desfeita, os personagens se dividem e continuam em sua missão para levar o anel até Mordor.

O livro vai contando o desenvolvimento de cada grupo nessa nova formação. Um dos diálogos que mais me chamou atenção foi de Aramir ao encontrar Frodo e Sam e questioná-los sobre o destino de seu irmão, Boromir.

É uma jornada cansativa, mas os personagens estão sempre trocando palavras de incentivo. Parece que a leitura vai se arrastando em alguns trechos, mas o leitor pode se aproveitar também do incentivo para continuar a jornada.

Com certeza um clássico da literatura.

Nota: ?????

Kamilla 24/12/2023

Histórias Paralelas
Resenha de Releitura - 24/12/2023

Depois da separação da comitiva, começamos essa parte da história com um ritmo mais voltado para a ação, pois o grupo formado por Aragorn, Gimli e Legolas decidem partir em busca de Merry e Pippin, que foram sequestrados por um bando de Orcs a mando de Saruman, e haja ação, eu fiquei cansada só de ler o quanto eles correram na primeira parte do livro.

Durante essa jornada, eles cruzam o caminho com os guerreiros de Rohan, que se tornarão uma parte importante da narrativa, e reencontram um companheiro que julgavam perdido, e que nessa altura da vida já não é spoiler para mais ninguém rs

E enquanto essa aventura acontecia, Merry e Pippin também viveram poucas e boas durante a sua captura e subsequente amizade com os Ents - uma parte muito interessante da mitologia da Terra Média - e o mais importante é que no final as aventuras estão ligadas e pelo menos parte da comitiva consegue se reunir novamente.

A jornada mais sombria e solitária é empreendida por Frodo e Sam, que precisam contar com Góllum porque 'ninguém simplesmente entra em Mordor'. Mas mesmo nas horas mais sombrias eu senti que o auxílio ainda conseguiu chegar até eles, o que eu não sei se será o caso quanto mais eles entram no reino de Sauron.

É um livro intermediário, que basicamente conseguiu amarrar a participação de Saruman e apresentar os personagens de Rohan e Minas Tirith que terão uma participação importante na conclusão da história. Devo dizer que novamente o filme leva vantagem sobre a minha imaginação em relação as descrições, principalmente se tratando de Góllum que está marcado a ferro e fogo na minha mente como foi retratado na trilogia de Peter Jackson.

O livro termina com um gancho que torna a leitura imediata do terceiro filme basicamente inevitável. E como o último trecho foca basicamente no trio Frodo - Sam - Góllum, eu também termino esse livro ansiosa para rever o resto da comitiva.