Anorexia e Desejo Mimético

Anorexia e Desejo Mimético René Girard




Resenhas - ANOREXIA E DESEJO MIMÉTICO


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Deskvice 06/05/2024

Primeiro que não estou julgando e nem dizendo que é ruim, pelo contrário, achei genial como ele organizou tudo, mas sua teoria é literalmente a "imitação, mimetismo em outras palavras é o ato de se "apropriar de algo", seja fazendo ou sendo o mesmo, de uma forma rivalista e competidora. Sem dúvidas é muito interessante e vale muito apenas ser lido. Fiz inúmeras reflexões durante a leitura, o autor nos leva a entrar em um conflito interno com o que nos somos, com o que queremos ser, e com o que fizemos de nós. Se isso realmente é nosso ou só um comportamento mimetico, entre outras coisas... muito bom.
comentários(0)comente



Gustavo 07/01/2019

Cultura anoréxica
A aplicação feita por Girard de sua teoria mimetica ao fenômeno dos distúrbios alimentares na cultura ocidental moderna e pós-moderna lança nova luz ao mesmo. Superando distinções conceituais infrutíferas e acompanhando as novas mudanças sociais (crescente secularismo e fragmentação da família, por exemplo), propõe-nos uma lente que põe em xeque o fenômeno, tanto como se apresenta em nossa cultura, quanto se apresenta em nós mesmos. Sustenta de forma profunda e com uma escrita clara e acessível sua crítica em relação à base comum de tais distúrbios alimentares (anorexia e bulimia), pautando-se na teoria de construção mimetica do desejo. O livro traz excelentes artigos de apresentação, dos quais destaco a introdução de Mark R. Anspach sobre "a anorexia e o espírito de nosso tempo", que ajudam à quem é pouco familiarizado com a teoria mimetica de Girard, como é o meu caso.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR