O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Aline221 07/02/2024

Finalmente acabei a trilogia ??
Apaixonada nessa história, nesses personagens e nesse universo. Entrou para a lista dos meus preferidos ??

Poliana.Albuquerque 04/02/2024

É bem verdade que eu só terminei pq não estava lendo sozinha. Do livro todo, TODO, eu só gostei do penúltimo capítulo ?

Gabriela 03/02/2024

A conclusão perfeita
O terceiro livro da trilogia e o que eu mais gostei, ele é empolgante e emocionante do início ao fim. Temos o encerramento da jornada e suas repercussões muito bem colocadas, fazendo com que toda a trilogia se torne extremamente memorável e adorada.

Jessica 02/02/2024

?Venha, Sr. Frodo!?, exclamou ele. ?Não posso carregá-lo pelo senhor, mas posso carregar o senhor e ele também".

lucasssfds 01/02/2024

Fim.
Depois de alguns meses, chego ao fim da minha jornada pelo universo do Tolkien. Ai, que viagem maravilhosa. O mundo criado pelo autor é interessantíssimo de se acompanhar, e o que dizer da escrita extremamente precisa e linda.
Não vejo a hora de assistir os filmes para recuperar parte do gostinho maravilhoso que foi ter esses livros como meus melhores amigos nos últimos meses.

Rafa 30/01/2024

Foi incrível reler essa trilogia
Esse livro, assim como os outros, é incrível!
Essa história é o ápice da jornada do herói e eu amo a mensagem sobre amizade e irmandade que o Tolkien passa aqui.

Eu amo todos os personagens aqui, seja por sua bravura ou sua vilania.

Além disso, esse livro tem um a história de Arwen e Aragorn, um dos meus casais favoritos do mundo

JP 30/01/2024

Enfim, acabou.
O segundo livro continua sendo o meu favorito por diversos motivos, mas a conclusão da história não decepciona. Cada palavra escrita por Tolkien até atingir o clímax é incrível. A narrativa, com a perspectiva dos personagens sem saber o paradeiro de Frodo e Sam, é habilmente explorada nos pontos de vista dos demais. Mesmo conhecendo o desfecho, a tensão ao ver Frodo e Sam, exaustos e machucados, aceitando que talvez não voltem ao Condado, é emocionante. A conclusão é perfeita, com despedidas e momentos que me despertaram uma gama de emoções.

Os apêndices esclarecem informações que certamente fariam o leitor se coçar para saber, especialmente sobre o destino e as circunstâncias da morte de alguns personagens. Em especial (para mim) o conto de Aragorn e Arwen.

Além disso, revelam a paixão de Tolkien que o impulsionou a escrever os livros: os idiomas. É evidente o cuidado e carinho que ele dedicava a esse aspecto da narrativa.

Sempre fui apaixonado pelo universo de Senhor dos Anéis desde que vi os filmes há muitos anos. Naquela época, não tinha o hábito de leitura e nem sabia que os filmes eram baseados em livros. Jovem e pouco informado, esse mundo de fantasia influenciou meus gostos por elementos medievais e tudo o que é fantástico em histórias desse gênero. Embora o término dessa jornada me deixe um pouco triste pelo inevitável sentimento de fim, ao mesmo tempo, sinto-me feliz por ter experimentado o desfecho desta aventura.

Enfim. É o fim.

"Não vou pedir que não chorem, pois nem todas as lagrimas são um mal."

Gandalf

mfmouraa 27/01/2024

O Retorno do Rei
? amo de paixão essa trilogia, sempre gostei dos filmes e agora posso dizer finalmente que finalizei os 3 volumes de senhor dos anéis!

o primeiro livro foi bem desgastante no começo, mas depois a história fluiu e quando eu vi eu tava no fim ?
o segundo foi uma maratona e li muito rápido. entretanto, quando cheguei nos capítulos do frodo e sam perdi um pouco o interesse porque eles só andavam e nunca iam a lugar algum. ainda assim, quando eles chegaram no monte da perdição meu interesse se inflamou de novo!
o terceiro livro eu gostei bastante também, mas confesso que várias cenas eu preferi no filme por conta da emoção delas

no geral, a escrita é impecável é claro, eu não esperava menos do tolkien! esse universo me traz muito conforto desde que me conheço por gente... simplesmente a maior trilogia de fantasia que existe ?

Maiky.Araujo 26/01/2024

Um livro que todos deveriam ler
O senhor dos anéis é um livro formativo. Todo ser humano deveria lê-lo pelo menos uma vez na vida. Em seus escritos, Tolkien nos ensina que amizade, amor, sacrifício, dedicação, honra, perseverança e bondade ainda são valores humanos necessários e, através de uma jornada de entrega e renúncia, os homens podem chegar a um nível mais elevado de alma, além de sobrepujarem o mal. Em o Retorno do Rei entendemos que a maldade é real e que ela é o fim de si mesma. Não existem justificativas, apenas o desejo de escravizar a vontade dos homens. Termino este livro com lágrimas e muitas lições que levarei para a vida.

Kby 26/01/2024

?Bem, estou de volta?
Eu pude sentir o que Merry, Pippin e Sam sentiram ao ver Frodo e os portadores dos Anéis indo embora. Doeu dentro de mim esse fim, tudo sempre tem um fim, seja ela bom ou ruim. Uma obra que estará comigo para sempre. Quero olhar para meu livro, num futuro próximo e sentir novamente toda essa obra.

Letícia Rodrigues 25/01/2024

Te amo te amo te amo sam
Sam melhor personagem
Frodo você é um chato ain ela é toda boazinha ain ela é tão galera
( meu preferido da trilogia

Fabiana 24/01/2024

Nenhum personagem sem sentido
Gente! Que mente é essa do Tolkien. Ninguém aparece do nada. Todo mundo tem genealogia. Que riqueza de história. Não fica nenhum gap, mesmo desmembrando a sociedade. Achei o livro fenomenal, emocionante, tenso e com um final espetacular. Amei!
daniela!! 24/01/2024minha estante
Recomendo muito ler o Silmarilion , se vc gostou de Senhor dos Anéis! Explica muita coisa sobre a Terra Média e mostra a origem de basicamente tudo kkkkkk
Eu li assim que terminei Retorno do Rei e foi incrível!! ;)

Mandi 23/01/2024

O incrível desfecho da jornada!
Chega ao fim a aventura fantástica mais épica já escrita! Não há nada que se possa dizer dessa obra que já não tenha sido dito diversas vezes. Tolkien era, indubitavelmente, um gênio e segue como o nome mais relevante quando se trata de literatura fantástica, sendo quase impossível que alguma outra obra algum dia possa ser comparada à sua. Pois essa jornada incrível é cheia de minúcias e miudezas, que compõe um cenário e personagens únicos. A viagem pela Terra Média é imersiva e o último livro, além de emocionante, consegue trazer um aperto nostálgico ao peito.