O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Larissa Trevizan. 27/04/2023minha estante
Mas nenhuma morte de Frodo ou do Gandalf é mencionada. Eu entendi errado o final? ?

ArtTorres 08/05/2023minha estante
Respondendo a Larrisa, não nenhuma "morte" foi mencionada. Porém, no final do Retorno do Rei, Frodo e Gandalf navegam juntos para Valinor, a terra dos imortais. Resumindo bastante, é o paraíso do Tolkien. Aqueles que tenham terminado a sua missão em vida, navegam para Valinor. É como se eles tivessem subido uma escada pro céu, ao invés de morrerem e a alma ir flutuando

Sl@ck 20/04/2023

Excelente apesar de ser lenta no começo, mas não tem nada a desejar, mas a melhor parte é do meio para o fim. Ver o Sam em ação para fazer com que o Frodo conseguisse concluir a missão é sem sombra de dúvidas muito melhor no livro. Tolkien é um gênio da literatura.
Quem só viu os filmes deveria ler os livros para se aprofundar mais.

Vanessa 17/04/2023

Fim da jornada
O término da leitura e já estou com saudades
Um livro que te cansa e que te prende em determinados capítulos o autor e prolixo e isso pode ser um pouco cansativo mas vale a pena do comeco ao fim
Os personagens são muito bem construídos a narrativa e bem detalhada e história e bem elaborada
O autor tem a maestria de não deixar ponta criando uma história bem elaborada

Sra. Star Wars 12/04/2023

O fim de uma era que deixou saudades
ÉPICO! Definir esse livro em uma frase é, um final muito épico!
Sério, que desfecho magnífico cheio de batalhas, cenas icônicas, diálogos riquíssimos (assim como nos outros dois). Com o ápice da trajetória de grandes personagens, com um final a altura.
Gosto muito de como Tolkien dá foco em mostrar o desfecho de todos os personagens, já que sim, acompanhamos eles por tanto tempo que merecemos saber o desfecho de cada um.
Além dos apêndices que ainda contam coisas que aconteceram depois da história principal.
E finalizando eu só queria exaltar o arco de Frodo, Sam e Gollum que ficou realmente muito bom aqui, e eu não entendi porque o Peter Jackson mudou totalmente a história deles no filme e ainda faz com que muitos odiassem o Frodo nos filmes.

Lucas 11/04/2023

Eu nunca li nem provavelmente nunca lerei algo tão épico e emocionante como a história contida nos capítulos: o cerco de Gondor, a cavalgada dos Rohirrim, a batalha dos Campos de Pelennor, a pira de Denethor, as casas de cura, o Portão Negro se abre, o Monte da Perdição, o Campo de Cormallen, o Regente e o Rei, muitas despedidas, o expurgo do Condado e, enfim, os Portos Cinzentos.

Da cavalgada dos Rohirrim até o fim de Saruman, nada no gênero da fantasia pode se comparar.

Bianca 10/04/2023

O Retorno do Rei
Último livro da série, nesse volume nos despedimos dos protagonistas, porém com a sensação de ?quero mais??

Depois de acompanhar as desventuras em série da Sociedade do Anel ao longo do início da saga, o terceiro volume é aquele em que mais facilmente nos ambientamos no contexto histórico e espacial da Terra Média?

Assim, não é difícil entender o motivo de achá-lo ?curto demais??

Agora, resta continuar desbravando esse mundo tão rico nas outras séries do Tolkien!

Juliana1369 08/04/2023

JRR Tolkien
A terra média é meu prazer culposo. Sim culposo . Quando não há intenção. Esse anel é mágico mesmo. Pq essa história me enfeitiçou. Assisti os filmes amei e quando li o Hobbit me apaixonei imediatamente. É sempre dito que não é uma leitura muito fácil pq JRR é mt descritivo. Mas sei lá. Pra mim foi mt rápida a leitura por conta do encanto que essa história tem pra mim. Não sei explicar.

"Um Anel para todos governar, Um anel para encontrá-los, Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los."

Marcio440 06/04/2023

O maior
O maior clássico de fantasia. Um escrita espetacular do mestre J.R.R Tolkien.
Cativante, envolvente, simplesmente espetacular

Camila 30/03/2023

Eu amo Tolkien
Encerrando com chave de ouro.
Posso estar exagerando, visto que sou apaixonada pela obra literária de Tolkien, mas, O Retorno do Rei é incrível. Em.muitos momentos durante a leitura perdi o fôlego com as coisas acontecendo em grande velocidade. Batalhas, perdas, vitórias. Fico maravilhada como os filmes são realmente obras primas que seguem o roteiro dos livros, e aguçam a nossa imaginação ao ler os livros.
Se você não leu ainda, leia. O Senhor dos Anéis é uma obra prima da literatura.

Wictoria Oliveira 26/03/2023

O melhor livro dos 3. Tem muita ação com batalhas e intrigas. Adorei ver a amizade de Aragorn e Éomer, pois no filme a relação deles tem uma vibe mais competitiva.
Não tem tantas canções como na primeira parte, uma benção.
Ameeeei ver Éowyn e Faramir, iti malia. Falando em Éowyn a mulher é diva mesmo, deu o nome em batalha.
Para ser sincera, a única parte que não gostei foi o retorno dos hobbits ao condado e toda aquela bagunça com o Charcoso (Saruman), bem chatinha!

Beca 24/03/2023

Uma saga
A redação do Tolkien é impecável, mas devo confessar que fiquei muito aliviada em chegar ao fim da história, e não pretendo ouvir falar em terra média tão cedo, dispensei os anexos da edição tamanha a exaustão. Vale a pena ler, possui momentos realmente muito bons e épicos, mas no geral é chato.
@bibliotecagrimoria 26/03/2023minha estante
Top né

Sabrina382 24/03/2023

Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei
E chegou ao fim essa saga tão complexa, completa e extraordinária.

O Retorno do Rei encerra a trilogia de Senhor dos anéis e como livro de encerramento ele trás o desfecho do que aconteceu com os personagens e a busca pela destruição do anel. Seguindo a sequência, esse é um livro mais agitado, onde as pontas que ficaram soltas no livro anterior vão se encaixando.

Temos uma parte do livro com Frodo e Sam passando por diversos desafios para cumprir seu objetivo e a outra parte com Aragorn e o restante da sociedade focando em ganhar tempo e se defenderem.

É um livro emocionando do começo ao fim. A leitura é densa, mas que não deixa a desejar em nenhum momento.
@bibliotecagrimoria 26/03/2023minha estante
Aeeeeee