O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Lucas 22/08/2023

A conclusão dessa magnífica obra
A obra de Tolkien é extraordinária, e acompanhar, enfim, toda a jornada narrada em O Senhor dos Anéis foi um verdadeiro deleite. Por isso, concordo com o que certa vez foi dito por alguém: os filmes são espetaculares, mas os livros são insuperáveis.

Clara 20/08/2023

Bom, comecei o livro bem desanimada e meu ritmo de leitura tava péssimo, não conseguia manter uma constância (assim como os outros livros da série). Mas, comecei a assistir os filmes de o Hobbit o que me animou pra terminar. Juntando com o fato que eu tava de férias e por isso lia tranquilamente, fiquei bastante empolgada com o final, o que me fez pensar se eu realmente não tava me entrosando com o livro por falta de tempo pra ler ou pq a escrita de Tolkien realmente me cansa. Enfim, a história é divertida, apesar de enrolada, e espero em um futuro dar uma segunda chance pra serie.

Julia 16/08/2023

Emocionante!
Não tenho palavras para descrever a experiência que essa triologia me proporcionou.
Comecei o primeiro livro da saga, sem expectativa nenhuma e torcendo para me despedir logo da leitura, mas agora cá estou eu me emocionando com o fim dessa história maravilhosa.
Devo dizer com sinceridade que para quem for ler esses livros, não vai se afeiçoar logo no início, mas a forma que a leitura conquista o leitor a cada página deixa tudo melhor ainda.
Tolkien é cirúrgico em cada detalhe dessa obra! Os personagens, suas histórias, tudo é perfeito e tão emocionante.
Não estava acostumada à escrita desse autor, mas ele mostra sua grandiosidade logo quando você entende o que ele faz com a história desses livros.
Com certeza recomendo ?O senhor dos anéis? para qualquer um, mas já deixo avisado que o apego emocional vai ser gigante.

Obs: Precisei até de um lencinho para conter as lágrimas desse final, isso porque comecei o primeiro livro achando tudo tedioso e chato.

Obrigada Tolkien por proporcionar essa leitura indescritível para mim!

Pedro 16/08/2023

O meu preferido é o primeiro, por conta da sociedade estar reunida. Mas o final é satisfatório, valeu muito a pena!

NataliaSilvério 15/08/2023

O fim de uma era
Mucho bom

Gosto de como romance romântico não é o ponto desse livro, mas ainda assim aparece e tem desenvolvimento. Não é do nada, como achei que fosse, na primeira vez que li. Faramir e Eowyn são fofos fofos fofos.

Lembrava que o Saruman e o língua de cobra iam para o Condado, mas eu não lembrava que tinha tanta violência.

Mas muito bom, a parte da ida do Frodo, bem mais explicada que no filme, faz mas sentido. Tem um propósito, não é a toa, do nada.

Várias analogias com a bíblia e, agora sabendo disso e sem as vozes com muitas informações na minha cabeça, fica tudo tranquilo. Eu entendo. Os personagens não são engessados, na verdade, são até sarcásticos e engraçados.

Tolkien desenvolveu aquilo que ele percebeu que faltava. “Um autor escreve o que ele gostaria de ler”

Citadelle 13/08/2023

Foi uma leitura longa, por vezes cansativa (por conta das várias descrições de paiasagens), mas VALEU MUITO a pena. Nas últimas páginas bateu até uma tristeza por ter finalizado essa grande trilogia. Os apêndices são um show a parte, trazendo novas informações e histórias para completar essa incrível jornada. Impossível sair dessa leitura sem se apaixonar pelo universo de Tolkien.

Maisa @porqueleio 13/08/2023

Resenha / O Retorno do Rei /@porqueleio
Aqui temos o fim da jornada de Frodo e Sam – sim, no final, os dois Hobbits foram os grandes protagonistas. Claro que todos os outros personagens, e são muitos, contribuíram para que os dois jovens hobbits chegassem ao seu objetivo final. E estamos falando de coadjuvantes do peso de Gandalf, Aragorn, Legolas, Gimli, Meriadoc, Peregrin, além do próprio Sméagol. Mas a demanda ficou mesmo nas costas de Frodo e Sam. E olha que achava o Sam um fofoqueiro sem juízo – não me julgue – que gostava de ouvir conversa alheia. Ele é leal, corajoso, sensato e quando nada disso dá certo, ele ainda continua porque é o certo a se fazer. Simplesmente crucial para essa aventura.

O Retorno do Rei é dividido em duas partes. Na primeira, acompanhamos Gandalf e Pippin, que chegam à Minas Tirith, uma cidade que já foi um dos pontos de combate contra a ameaça de Sauron, mas que parece prestes a sucumbir. Também encontraremos Aragorn, herdeiro da longa linhagem dos reis de Minas Tirith, mas que está preocupado com a defesa da antiga capital do reino de Gondor – outro local que já foi forte na luta contra o Senhor Sombrio.

Na segunda parte, o foco fica nas fronteiras de Mordor, onde Sam sai em busca de Frodo – nas mãos dos Orcs, para que possam cumprir o derradeiro objetivo da jornada: levar o Um Anel até o Monte da Perdição.

Eu gostei muito mais de O Retorno do Rei do que As Duas Torres, talvez porque finalmente estaríamos diante da finalização dos objetivos primordiais da Sociedade do Anel. Claro, nem tudo é perfeito: depois de tantas páginas e contratempos, a resolução foi rápida demais. E, se achei que o fim seria a resolução em relação ao Um Anel, me enganei... Frodo não tem um minuto de sossego, coitado...

Enfim, me sinto outra pessoa depois de ler O Senhor dos Anéis. Claro que gostaria de ver personagens femininas, e nem vou entrar na seara do racismo. Fica mesmo a importância de uma obra que se expandiu – quero me arriscar a ler outras obras do Tolkien. E, ainda que saiba da influência do cristianismo na obra, não me incomodou tanto quanto em As Crônicas de Nárnia. Olha aí quanta opinião controversa!

site: https://www.instagram.com/p/CvNGaIKsNxo/?img_index=1

Paulo 13/08/2023

Fantástico
Ao terminar esse livro, fiquei me perguntando, como o JRR Tolkien, teve essa imaginação toda. Criar isso tudo, personagens, línguas, tudo. História boa demais, agora partiu assistir o filme, sabendo que não superará nunca esse ótimo livro.

A geógrafa 12/08/2023

O retorno do rei
Dos 3 livros, esse foi o meu favorito, apesar de ter sido o que mais enrolei pra terminar. Acho que teve menos descrições de paisagens e mais acontecimentos que me prenderam a atenção. A história do anel em si foi o que mais gostei, mas achei interessante o livro trazer o que aconteceu além disso. É um livro muito completo como sempre, com mais umas 100 páginas de conteúdo complementar.
Tolkien é sem dúvidas um gênio.

Paulo1891 09/08/2023

Não tankei os apêndices, então lerei eles mais calmamente e em um tempo mais esticado. Fora isso, vê-se aqui todo o desfecho da Saga do Anel, desde um fim digno para personagens como Gollum e Saruman como o fim de uma Era Sombria que foi essa Terceira era no poderio de Sauron.
É interessante notar, principalmente neste livro e nos últimos capítulos de As Duas Torres, a independência de Sam com relação aos acontecimentos e como ele consegue lidar com os fatos. Ao mesmo tempo que ele funciona como um companheiro e amigo fiel pro Frodo, acaba sendo também a chave de toda a história. Ora, não fosse o querido Samwise Gamgi, o querido Frodo estaria lascado e só o pó, e não somente isso, todo o universo da Terra Média entraria em colapso, visto que Sauron venceria a guerra

Heros Pena 08/08/2023

Muito bom, o livro prende o leitor até o fim e deixa um gostinho de "Quero mais". Surpreendente até o final.

Ivonete 07/08/2023

O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei
Nesta parte, temos os livros V e VI da saga, mais apêndices.

O livro V contará a épica batalha entre Gondor e o exército do Senhor Sombrio: a Guerra do Anel começou.
Aqui teremos o Retorno do Rei de Gondor, descendente dos últimos reis de Númenor, que retorna recuperando a antiga grandeza dos homens para o reino de Gondor.

E apesar de todo o heroísmo e coragem do exército de Gondor e de Rohan, tudo dependerá do destino do Anel.

Assim vamos para o último livro, o livro VI desta grande saga, que vai mostrar os últimos passos penosos e desesperados de Frodo e Sam rumo a Orodruin, o Monte da Perdição. Da destruição do Um Anel dependerá toda a guerra.

Os apêndices ocupa uma boa parte do livro (apêndices A, B, C, D, E e F), e neles teremos um pouco sobre a descendência dos reis de Númenor e dos regentes de Gondor. Traz também um lindo conto sobre Aragorn e Arwen, fala sobre a casa de Eorl e os Reis da Marca, sobre os anãos, cronologia das eras, árvores genealógicas e também sobre a escrita e idiomas da Terceira Era.

Um trabalho realmente grandioso e completo, quando pensamos em todo o legendário que Tolkien criou.

Juh 02/08/2023

Impressões "O Retorno do Rei"
"Homens Pequenos podem ser responsáveis pelos maiores feitos dizemos por aqui." Pag.20

A melhor conclusão possível!

Comecemos pelo começo. Acho tão interessante que nesta história são os pequenos, aqueles que quase não são vistos e notados, pessoas simples e comuns, de natureza tranquila, que possuíam uma extrema coragem para se impor diante do medo, nos momentos cujo a esperança estaria quase perdida.

E é claro que estou falando de nossos queridos hobbits: Pippin, Merry, Frodo e Sam ? afinal foi com eles que esta história começou a ser contada e com eles ela terminou. Mesmo admirando a trajetória de todos os personagens ao longo da história, o que mais passei a admirar foi Sam, o jardineiro.

"Ele agora conhecia todos os argumentos do desespero e não estava disposto a lhes dar ouvidos. Deixará de sentir necessidade ou vontade de dormir, e só desejava ficar acordado, vigiando."

" -Venha, Sr.Frodo! Não posso carregar a coisa em seu lugar, mas posso carregá-lo junto com ela. Então vamos subir!"

Sam para mim foi o maior exemplo de perseverança nesta história, ele não só se mostra como um verdadeiro amigo, mas como alguém fiel de grande coragem e de espírito forte. Diante do medo, da dúvida e do terror, ele manteve-se firme ajudando no que podia ao seu mestre, seu amigo, a carregar aquele terrível fardo até que se livrasse dele. Tem algo mais verdadeiro que isso? Uma amizade disposta a ir nos confins da terra, "no fim de todas as coisas", para ajudar seu próximo a se livrar de um fardo pesado, cujo não o pertencia, mas fez o que podia fazer.

" -Estou contente por tê-lo comigo. Aqui, no fim de todas as coisas, Sam."

Recomendo a todos uma boa aventura adentrando esta história.

" -Através da escuridão você conquistou a esperança e agora possui tudo o que deseja." Pag.262