O Retorno do Rei

O Retorno do Rei J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Retorno do Rei

Ariel 07/09/2023

O encerramento de uma incrível história!
Fico admirada com a capacidade de criação do Tolkien, ele inventou um mundo inteiro cheio de detalhes, criou línguas e personagens extremamente complexos. O Retorno do Rei encerrou muito bem o Senhor dos Anéis, sofri cada segundo com Sam e Frodo em sua jornada. Tolkien construiu cada personagem com suas próprias personalidades e peculiaridades o que faz com que você se apegue a eles. Praticamente todos os personagens tiveram partes muito importantes na história apesar que gostaria de ter visto um maior desenvolvimento de alguns deles. Criei um carinho mt grande pelos personagens, em especial os Hobbits e Faramir.
Resumindo, o livro é ótimo! Recomendo muito.

Renato 06/09/2023

O fim da trilogia do anel
É impressionante o universo que Tolkien construiu ao longo de sua vida. Li o Hobbit no fim de minha adolescência, antes do lançamento dos filmes e só consegui ter acesso aos livros que falam da guerra do Anel agora, depois de anos.

amanda2998 03/09/2023

Trilogia perfeita
Finalmente um final para a sociedade do anel. extremante satisfeita com o final e a história que cada personagem percorreu. é um livro que enche de alegria pois Tolkien não apenas conta uma história ele narra eventos que poderiam ser mínimos mas com grandiosidade de nuances. Fiquei triste por terminar mas como disse Gandalf ? Não direi: não chorem; pois nem todas as lágrimas são más?

NatAlia1704 03/09/2023

Senhor dos Anéis
O livro é naturalmente fantástico. A criatividade e imaginação de Tolkien são impressionantes. Fora a história com cenários, personagens e histórias bem trabalhados e incríveis, os apêndices no final do livro me deixam deslumbrada com o cérebro do autor. Para facilitar a compreensão e explicar algumas situações do livro, ele traz a história da Terra-média, como tudo começou e datas e nomes de reis e rainhas de vários povos dos livros. Ele traz regras e estruturas dos idiomas e ainda fala como se realmente tivesse existido O livro vermelho trazendo alterações que fez para que pudéssemos entender o idioma original. É uma obra primorosa em todo leitor deveria viajar!

Jean 02/09/2023

?O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei? é o terceiro e último livro da trilogia ?O Senhor dos Anéis?, escrita por J. R. R. Tolkien e publicada em 1955. A obra segue a jornada épica dos personagens Frodo e Sam, que estão em uma missão para destruir o Um Anel, que é a fonte do poder do vilão Sauron. Vemos a conclusão da Guerra do Anel sob a perspectiva dos hobbits e todos os eventos que desencadearam no fim da Terceira Era da Terra Média.

Naty Alves 01/09/2023

O rei regressou
Para início de conversa ainda estou digerindo tudo, ainda me vejo como o Sam, Pippim, e Merry, vendo aquela nau branca partir para além mar, para um outro mundo. E a resposta para essa pergunta é não, ainda não li aos apendices de o retorno do Rei, porque percebi que preciso de tempo, ler Tolkien (que se tornou sem dúvidas o meu autor favorito), não tem sido fácil, isso porque a sua capacidade de criar é fantástica, e há muitos detalhes em sua escrita, mas não temam ler as obras do professor é diversão garantida,ele conseguiu grandes coisas aqui.

Mas bem, afinal Frodo, Sam, e a comitiva estão no fim da jornada, para salvar a terra media (que foi desfeita a muito, mas será sempre uma turma do barulho, fazer carreira solo não é desculpa pra mim sorry, (zueiras a parte não fiquem bravos comigo tá bom?, isso é a felicidade de alguém que descobre um mundo novo). O fato é que aqui temos uma guerra (ese livro é sobre isso, e não há argumentos, porém não só). O senhor dos anéis é uma obra sobre amizade, doação, compaixão, reconstrução, e senso de comunidade por assim dizer, afinal foi essa a maior lição de expurgo do condado pra mim, ver todos os hobbits se unindo, lutando, e reconstruindo sua casa, seu condado e vê-lo renascer com o olhar para o futuro foi lindo.

Nem preciso falar o quanto o final me emocionou a ideia de ver Frodo (eu não vou dar spoiler se é que já não dei), entregando seus escritos para Sam, fazendo o que Bilbo já havia feito foi simbólico pra mim, afinal foi exatamente o que Tolkien fez ( não sei dizer se diretamente), mas muitos livros de Tolkien só estão publicados porque seu filho Christopher organizou esses escritos, os editou, e publicou ( o silmarillion, os filhos de Húrin etc), Christopher nosso guardião da terra média!

Enfim acredito que o legendarium antes de qualquer coisa, é uma obra familiar em vários niveis tanto familiar para os Tolkiens por ser um legado de sua família, como é para nós, afinal os temas abordados são universais amor, amizade, autoconhecimento, luta por um ideal, guerras internas, e externas, unidade, propósito, jornada, queda, redenção, recomeços, vida, morte, a natureza, ambas, a humana e a terrena. Enfim, e aquilo que há além do mar e de arda.

XieYulover 30/08/2023

Uma aventura e tanto
Sendo o berço da alta fantasia, inspiração para muitos escritores que vieram depois, a primeira obra de Tolkien ?O Senhor dos Anéis? é sem dúvida o meu livro de fantasia favorito. Suas descrições detalhadas, todos os detalhes ao longo da leitura me deixam com a sensação de que estava junto com Frodo e Companhia passando por essa gigantesca aventura. Admiro muito a capacidade do autor em criar um mundo tão lindo e perfeito, tudo foi pensado nos mínimos detalhes, desde o idioma de cada país e espécie, até as diversas culturas e espécies nomeadas. A leitura pode se tornar um pouco densa para quem não está acostumado com tramas excessivamente elaboradas, cheias de fantasia e magia, com uma linguagem um tanto rebuscada. No entanto, considero que isso torna a obra o que é e faz impossível para mim lê-la de qualquer outra forma que não seja como Tolkien a escreveu. Os personagens foram maravilhosos, sendo os que compõem a Comunidade dos Anéis que conquistaram meu maior amor e respeito. Foi uma leitura linda, que me deixou com reflexões e não pude deixar de relacionar alguns acontecimentos da trama com acontecimentos da vida real e essa é a maravilha da literatura. Se você só viu os filmes e não acha necessário ler os livros, considere repensar essa ideia. Porque você está perdendo muitos detalhes que não apareceram nos filmes.

Wayner.Lima 29/08/2023

Nunca é bom criar expectativas para os 'clássicos'
Adiei por muito tempo a leitura, apesar de ter lido o Hobbit há mais de 17 anos e ter os livros há pelo menos 5 anos. Dizem que não é bom criar expectativas sobre as grandes obras e é verdade que esperar demais pode gerar frustração. À parte de comentários e teses sobre o universo da terra média, eu nunca li ou assisti nada além de o Hobbit e a adaptação cinematográfica recente, então tinha um parâmetro do que me esperava em SdA mas não imaginava como a história se desenrolaria.

Houveram trechos onde a leitura se tornou enfadonha, nas descrições extensas e cuidadosas ou nos momentos de canções. Também me perdi um pouco nas referências a lugares e pessoas. Tantos nomes estranhos, alguns primeiro citados e muito depois explicados. No geral foi uma boa leitura, mas não tudo aquilo que esperava.

Lucas 29/08/2023

Perfeito
Finalmente acabei a saga epica criada por Tolkien,quando eu comecei a anos atrás apesar de amar a história, achava ela cansativa na leitura, mas esse ultimo volume com certeza não foi assim, uma história sem igual que mostra o valor da amizade,amor e trabalho duro, o amor entre amigos mostrados pelos Hobbits é algo que nunca vi em outro livro, seja Samwise fazendo de tudo pelo Sr. Frodo ou a angustia que Merry e Pippin sempre sentem ao serem afastados um do outro ou ate mesmo na grande e improvável amizade entre Legolas e Gimli esse livro e toda a saga são classicos e todo mundo não só quem ama Fantasia deveria ler pelo menos uma vez realmente magnifico.

Jean Silva 25/08/2023

A Terra-Média está um completo caos neste livro. Muita coisa acontecendo em diferentes lugares, em alguns momentos os capítulos retratam uma situação anterior a que estava sendo narrada no capítulo anterior, é um livro muito complexo e requer atenção, se não a pessoa se perde na história. Dito isso, esse livro é espetacular.

Sem dúvidas a melhor experiência que tive com essa saga, e fiquei com a sensação de que valeu totalmente a pena insistir nessa história, senti vontade de deixar ela de lado depois do primeiro livro, mas ainda bem que não fiz isso.
O 'Retorno do Rei' é um livro excepcional que, além de prender a minha atenção e me deixar completamente envolvido na história, também me fez gostar um pouco mais dos livros anteriores, a construção da história da forma que foi feita é realmente necessária, na minha percepção.

Achei incrível o desfecho dessa história, dos personagens, da Sociedade do Anel, tudo muito bem desenvolvido. Sensacional, muito impressionado com esse universo grandioso desenvolvido por Tolkien.
Vale muito a pena ler Senhor dos Anéis!
Carlos Souza 25/08/2023minha estante
AEEEEEEEEEEEEEEEE

Jessica 25/08/2023

"Well, here at last, dear friends, on the shores of the Sea comes the end of our fellowship in Middle-earth. Go in peace! I will not say: do not weep; for not all tears are an evil."

"But no living man am I! You look upon a woman. Éowyn I am, Éomund's daughter. You stand between me and my lord and kin. Begone, if you be not deathless! For living or dark undead, I will smite you, if you touch him."

JSGuedes 24/08/2023

Bom porém cansativo
Leitura fluiu bem mais do que de costume nos livros do Tolkien, tem tanta coisa acontecendo em partes diferentes da terra media, que a narração volta no tempo para mostrar perspectiva diferente, o que pra mim em certos momentos é cansativo, mas vale a pena quando tudo converge no fim.
O final também é tipo dizer tchau pra visita e ela continuar falando, são por volta de 80 páginas só encerramento, e mais umas 100 de apêndice.

GoomesH 22/08/2023

A Maior Obra da História
O Retorno do Rei é ÉPICO. Um desfecho perfeito, grandioso e convicto em toda a sua jornada. Terminei tudo com um sorriso no rosto e tenho inveja de quem nunca leu, e têm oportunidade de ler pela primeira vez essa saga. O Senhor dos Anéis foi incrível do começo ao fim! Com certeza vou ler novamente no futuro.

Lucas 22/08/2023

A conclusão dessa magnífica obra
A obra de Tolkien é extraordinária, e acompanhar, enfim, toda a jornada narrada em O Senhor dos Anéis foi um verdadeiro deleite. Por isso, concordo com o que certa vez foi dito por alguém: os filmes são espetaculares, mas os livros são insuperáveis.