A Relíquia

A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti

Resenhas - A Relíquia

livs 01/12/2021

chato.. chato... chato mil vezes
incrível como essa versão 'ora pois' e fracassada do machado de assis e do gustave flaubert, consegue escrever coisas tão sem graça, hiperbólicas e nada verossímeis.

se você quer morrer de tédio, quer ver oq é ir contra toda e qualquer palavra da poética aristotélica ou simplesmente é masoquista, leia isso.

Maria 06/11/2021

Surpreendente
A história é antiga, em português de Portugal então foi demorada a leitura. O livro da editora panda books ajudou bastante nesse processo. Por um lado, Teodorico tenta se fazer de santo perante sua tia, D. Patrocínio, visando se tornar herdeiro de sua fortuna. Por outro, leva uma vida boêmia, sem religião e muitas curtições (escondidas, claro). Sua tia odeia homens que se metam com saias, só que Teodorico ama sua vida "secreta" de muitos prazeres mundanos. Poderia essa história terminar bem?
Apesar de certa dificuldade na leitura, eu particularmente gostei da história e me diverti em certos pontos.

Rafa.Dulce 27/10/2021

Inutilidade da hipocrisia!
Apesar de ser um livro um pouco maçante, rico em detalhes, bastante descritivo, o final é mega surpreendente e vale toda a leitura cansativa da obra.
Eça de Queirós consegue transformar completamente o texto em um excêntrico e grandioso desfecho, além de nós fazer refletir sobre as máscaras que usamos durante a vida, nos mostrando que é impossível mantê-la para todo o sempre...

Natine 04/10/2021

Os Detalhes...
Nesse livro, Eça consegue descrever as personagens até pelos nomes delas. Um gênio. Talvez a miragem não precisasse ocupar tantas páginas, mas nada como uma experiência.

Deborah.Genovese 01/10/2021

Pena que é velho
A história desse livro em si é muito boa, mas não dá pra entender quase nada, e não é por falta do meu vocabulário, e sim porque é um português de Portugal de 1800.

Betânia 20/09/2021

A relíquia
Eça de Queirós usa uma narrativa rica em detalhes e emoção. Achei uma leitura um pouco cansativa e maçante, mas com pontos divertidos. O momento da revelação da relíquia é impagável.

Braguinha 04/09/2021

O que dá pra rir, dá pra chorar.
Uma ficção fabulosa e muito interessante sobre um rapazinho português criado por sua tia ranzinza e religiosa ao extremo, que o envia para a faculdade. O jovem português tem seus prazeres carnais cultivados longe das vistas de sua tia, pois esta o quer para homem santo. Para isso, a velha está sempre ameaçando-o com a exclusão de sua herança milionária, sem a qual o jovem português não seria nada. É ótimo acompanhar as mentiras que o sobrinho conta para a tia afim de justificar suas escapadelas noturnas. Até que o jovem é estimulado a viajar para a Terra Santa e de lá trazer relíquias, sendo que uma delas é uma relíquia inconsequente que dá o título ao livro.
p.s.: existe um filme homônimo, porém que não tem nada a ver com o livro de Eça.

Anota 12/08/2021

"à inutilidade da hipocrisia"
que leitura! que quebra de expectativas! A Relíquia, essa obra tão descarada e tão interessante.

o protagonista, Teodorico, está disposto a fazer de tudo para herdar a herança de sua "titi" Dona Patrocínio das Neves" a beata riquíssima que herdou uma fortuna imensa de seu tio comendador.

Teodorico, depois de ficar órfão, foi acolido pela senhora, que tem uma personalidade muito intolerante a coisas mundanas (inclusive o amor), mas quando vai a faculdade de advocacia, o jovem se depara com a vida libertina e se perde dentre rabos de saia e prostitutas. Na frente de titi, um grande apreciador e temente às coisas santas, mas longe, se delicia nas predições das ruas de Lisboa.

até aceita o desejo da tia para que vá à Jerusalém, a terra santa, para que lhe traga uma Relíquia santa e única que cure seus males, mas a única coisa que Teodorico Raposo deseja é que a velha se vá logo para herdar todo o dinheiro e propriedades que se encontra em seu nome.

Essa personalidade de mulherengo no protagonista me fez ficar um pouco desconfortável por vezes, qualquer mulher jovem e bonita já queria lhe atirar seu charme, mas talvez isso possa fazer sua ruína...

experiência muito boa pela literatura portuguesa através dessa Edição da Panda Books, muitas notas e ilustrações, a melhor coleção de clássicos do mercado editorial, recomendo todos da coleção que se volta para adequar e explicar muitas coisas com uma linguagem que qualquer jovem de hoje entenderia. Não há mais desculpas para não ler clássicos com essa coleção!!!!

elisaalyz 22/07/2021

As últimas páginas são as melhores
Também li esse livro pro vestibular e lembro que eu achava que ia dar duas estrelas até mais da metade do livro, pois eu estava ficando muito entediada com a demora de alguns capítulos e, sinceramente, o livro quase nunca me agradava.

Mas aí chegou o final e eu sinceramente achei que esse final supera todo o resto do livro.

profuilma 20/07/2021

Ele conta a história de um rapaz órfão, criado pela tia, uma mulher fria, hipócrita, muito rica e que se diz defensora da moral cristão. Teodorico Raposo, seu sobrinho, no intuito de receber a herança tenta agradá-la, por isso cria um falso perfil de religioso e fiel a igreja. Mas, na verdade sonha em herdar tudo e viver com todo o luxo e luxúria possível. Ele queria conhecer Paris, a tia negou. Então, consegue que a tia banque uma viagem a Jerusalém, a tia quer uma relíquia cristã, a partir daí, ele começa a se enrolar em romances até que um pequeno equívoco abala seus planos.
E qual será a relíquia que o "Rapozão" trouxe para a tia , leitor?
Você vai morrer de rir!
Vale dizer que Eça de Queirós produziu uma obra com grandes críticas a sociedade da época, principalmente à igreja e a nobreza. Já que a história é uma grande crítica aos falsos cristãos que usam a religiosidade para manipular, condenar e justificar suas próprias maldades.

Alessandra 04/07/2021

Surpreendente!
Uma leitura que me encheu de curiosidade, suspense e divertimento!

A linguagem poética de Eça de Queiroz, enfeita essa crítica ao fanatismo religioso, como florzinhas no caminho de Jerusalém.

Adorei!!!

Vanessa.Masfely 28/05/2021

Uma história interessante e até engraçada pelo grau de hipocrisia do personagem.
Mas é de uma leitura difícil e extremamente descritiva.
Em outro momento posso encontrar com ele de novo, só que mais preparada e, quem sabe, mais interessada.

misy 12/05/2021

religiosidade por interesse
li esse livro por causa da escola, já que estou vendo o realismo. eça de queiroz critica a igreja católica através da sátira, por meio de um personagem chamado teodorico, um homem que queria receber a herança da sua tia, uma mulher extremamente religiosa. a trama gira em torno dessa religiosidade e em uma viagem dele à Palestina.
possui muitas descrições dos personagens e cenários e uma linguagem que pode ser cansativa ao chegar no meio do livro. é uma história que traz muitas das opiniões do autor sobre como conseguir convencer alguém da veracidade das coisas e como existe uma dinâmica de interesses na sociedade. também trás uma conclusão inesperada!!

Raphael Milão 23/04/2021

Mais ou menos
Eu sei que é um clássico, mas achei a leitura um pouco maçante e com isso perdendo um pouco de interesse no livro.

lexsouza 24/03/2021

Crítica a religiosidade instituída
Um Eça mais leve de ler, com passagens engraçadíssimas e críticas a hipocrisia carola das religiões e religiosos. E sim, muita, mas muita, descrição.