A Relíquia Eça de Queiroz
Marcatti

Resenhas - A Relíquia

de Paula 28/07/2020

Cada um com sua cruz...
Eça de Queiroz é um autor esplendido, com uma sagacidade única em sua escrita. Essa obra mostra a fundo isso, em cada capítulo que ele preenche as páginas de ironia, realidade e socos no estômago, faz com que a narrativa seja atual ainda hoje, como o foi em sua época.

Confesso que achei muito difícil de ler, não pela escrita em si, já que li nessa incrível edição da Panda Books que contém muitas notas importantes para compreensão textual. A dificuldade não foi também por não conhecer o contexto religioso que serve de pano de fundo, embora tenha feito grandes descobertas a seu respeito. Meu problema foi com a humanidade tão nua e crua dos personagens, principalmente Teodorico Raposo. Continuar lendo a narrativa de alguém tão hipócrita, soberbo, enganador e outros adjetivos semelhantes ou piores, foi um grande desafio, embora eu quisesse saber onde ele iria chegar. Acho que isso se deu por questões completamente pessoais, que não vão impactar outros leitores.

Realismo é a essência do livro e o autor entrega exatamente isso ao leitor. O Raposão é um homem normal, um burguês que pretende manter sua riqueza custe o que custar e se vê cada vez mais afundado em suas próprias mentiras. Não tem redenção, arrependimento do seu erro, casamento por amor ou qualquer coisa do tipo. É cru, mostrando a realidade do mundo, como os mais espertos vencem, não os mais devotos ou sinceros e que a religião e a filosofia estão aí para confirmarem que a convicção é muito mais importante do que a verdade.

Interessantíssimo, uma obra que vale a pena ser apreciada. Um daqueles livros que não acabam quando terminam.

Luiza Peccin 14/07/2020

Fuvest eu não vou te perdoar
Parabéns senhor Eça de Queiroz, conseguiu escrever o livro mais chato do mundo.
Realismo tem isso né, enrola horrores por uma história que dava pra ter contado em METADE do livro mas tá bom, acabou, nunca mais
Marilia 15/10/2020minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tive o mesmo sentimento durante o terceiro capítulo, mas foi uma experiência boa, porque agora qualquer livro que leio parece a coisa mais incrível do mundo

Fro 12/07/2020

não é um dos meus favoritos
A história não é chata,porém não me surpreendi com o desfecho da história, achei meio previsível.

Stee Bruno 08/06/2020

Apesar da ideia ser interessante na verdade foi uma chatisse sem fim. Parte disso acredito que tenha sido pelo modo que foi escrito.

Julia 06/06/2020

A Relíquia
A Relíquia é um romance realista de Eça de Quierós, publicado pela primeira vez em 1887.

Teodorico Raposo vive com sua rica tia, D. Patrocínio (aka Titi), uma mulher severa e fanática religiosa, que não suporta nada fora dos eixos da religião, condenando até mesmo o amor (e tudo que considera uma relaxação).
Ao contrário de sua tia, Teodorico ama uma farra e, principalmente, ama mulheres (e não se priva nem um pouco de curtir a vida). Porém, na frente dela ele é um devoto fervoroso.
Os olhos dele já crescem para a grande herança que Titi irá deixar para ele, já que é sua única família, quando morrer.
...Ou não. Na verdade, Teodorico descobre que seu principal rival é Jesus Cristo e a Igreja!
O livro mostra a trajetória dele na busca de conquistar a confiança de Titi, provando a ela que é praticamente um santo na Terra. O que o leva até Jerusalém, para buscar à beata uma Santa Relíquia.

Nesta edição que eu li, tem notas do professor Fernando Marcílio [graduado em Letras e História pela Unicamp, onde também defendeu dissertação de mestrado em Teoria Literária] que foram essenciais para eu entender o livro. A escrita, as referências religiosas, as ideias centrais foram bem complicadas para mim.
Fico aliviada de ter achado essa edição, porque só com a ajuda desse professor para eu conseguir finalizar kkkkkk

Eu já tinha tentando ler ano passado, mas abandonei (no capítulo III). Pra falar a verdade, quase abandonei de novo e no mesmo lugar. Pra mim ele é, de longe, o capítulo mais difícil e chatinho do livro.

Apesar disso, eu gostei do começo do livro (Prefácio, Capítulos I e II), dá um ânimo para saber como vai desenrolar a história e a leitura flui bem.
Gostei muito também do final do livro (Capítulo V), achei bem engraçado como que a jornada do Teodorico em busca da relíquia se encerra KKKKK (sem spoiler ok). E gostei principalmente da escrita naquele momento crucial, consegui ver a cena como se estivesse vendo um filme.

É um livro difícil e um pouco cansativo e que provavelmente, por causa disso, não recomendaria. (principalmente se forem pessoas da minha faixa de idade [16 a 18 anos], certeza que não vão gostar)

Crowe 27/05/2020

Um livro bom, porém lento.
Um livro que vai te inspirar muito ódio, Teodorico, ou "Raposão", é um jovem que tenta se dar bem na vida, enganando a todos no caminho, inclusive sua própria tia que apenas desejava que o mesmo fosse um homem religioso e que não corresse atrás de "saias", o mesmo não obedece esse sincero pedido como ainda tenta engana-la. O livro se desenvolve em torno disso, Teodorico tem diversas provas que está errado, e após perder tudo, o mesmo ainda não se arrepende de seus erros e amarga na pobreza

Katia 21/05/2020

Maravilhoso
Foi ótimo acho que me envolvi com a leitura que toda vez que parava era como se eu voltasse para a realidade

Osvaldo 09/05/2020

A Relíquia
O livro traz uma crítica à sociedade do século XIX, sobretudo no quesito religioso

Rachel 27/04/2020

Não classificaria como meu preferido de Eça, porém, recomendo

Breno 15/04/2020

Clássico
A obra é um clássico e contém palavras mais sofisticadas. Não foi uma leitura que me prendeu muito. O começo e o final do livro são bem interessantes, mas o meio dele, não.

Carolina Zaghi 28/03/2020

null
Assim como em "A Cidade e as Serras", a descrição de cenários, objetos, etc, é excessiva, tornando a leitura entediante. Ambas as histórias são interessantíssimas.

AnaLaura 22/03/2020

Com detalhes e descrições achei um pouco cansativo.
A história de um sobrinho que se faz de religioso para alcançar a herança da tia.

Gui 12/03/2020

O auge fantasista de Eça de Queiroz
Incrível como ele consegue trazer essa dualidade e hipocrisia representadas em Teodorico que, além de protagonista, também e narrador. Muito bom, recomendo a todos.