A Relíquia

Marcatti

Resenhas - A Relíquia

Felipe 23/02/2020

1? Muito bom
Um livro surpreendente em diversos aspectos. Com uma linguagem extremamente complicada, muitas vezes incompreensível e desnecessária, expressa diversos pocionamentos críticos do autor em relação à religiosidade, tratando de temas como a hipocrisia, a venda de relíquias e a sociedade da época. Foi uma leitura com altos e baixos, momentos fluidos e divertidos e baixos baixos demais, mas a mensagem garantiu uma nota um pouco melhor.

Valério 19/07/2019

Ode à hipocrisia
Em um livro pouco comentado e festejado (injustamente) Eça de Queiroz, com uma escrita elegante, precisa e detalhada, nos apresenta Raposão e suas diatribes em busca da herança de sua tia Patrocínio (Titi).
A história de raposão é agradavelmente contada desde sua infância, quando perdeu os pais e foi adotado por sua tia.
Esta, por sua vez, é milionária por ter herdado uma grande fortuna. Contudo, é carola, quase beata e viveu a vida sem paixões.
Sua casa vive rodeada de padres e sua devoção é das absolutas.

À medida em que cresce, Raposão vai conhecendo as delícias da vida. E, dentre elas, as mulheres.
E aí encontra sua devoção. Não obstante, vê no dinheiro da tia a possibilidade de uma existência devassa, luxuriosa e cheia das mais belas e agradáveis mulheres.

Contudo, a ojeriza de sua tia à vida dissoluta de seu sobrinho, caso o descubra, pode colocar tudo a perder para o jovem pretendente ao rico testamento.
Raposão, então, odiando as coisas religiosas, passa a viver uma vida dupla, vendendo a imagem de um devotado seguidor católico à tia, enquanto se esbalda em cômicas aventuras amorosas.
Um hipócrita como poucas vezes se viu na literatura.
E acaba sendo enviado pela tia, que crê inocentemente na candura de seu amado sobrinho, à uma excursão à Terra Santa - Jerusalém - com a missão de trazer uma relíquia Cristã que possa ajudar a tia a suportar o fim de seus dolorosos dias de moribunda.
Raposão vê como a oportunidade de ouro para ser o único herdeiro.

Daí pra frente, estragaria a surpresa se eu contasse o que acontece.
Mas posso dizer que o livro é uma delícia de se ler.
E, enquanto Raposão está em Jerusalém, o autor mistura os tempos atuais com os tempos de Cristo, fazendo com que Raposão acompanhe a condenação e crucificação de Cristo, nos levando a participar destes momentos por uma perspectiva totalmente nova.
Muito interessante e divertido.
Excelente livro.

Lari 09/07/2019

A leitura é um pouco difícil em certos pontos; faz-se muito a descrição do espaço e da paisagem, o que torna difícil a concentração. Apesar disso, o desfecho é sensacional, além da mensagem que a obra passa.
Realmente é um grande livro, se pararmos para pensar, pela quantidade de detalhamento e a grande história que ele guarda.

Viviane Carrijo 03/07/2019

Realista, mas não desta época
Detalhista, cansativo, mas com humor.

André 21/05/2019

Conhecereis a verdade e ela vos libertará.
Em A relíquia temos uma visão de uma situação humana, que pode ser bem familiar para muitos, que se desenrola entre o sacrifício e a recompensa.

bobbie 01/04/2019

Faz refletir o presente.
A Relíquia é um romance português do século XIX que trata da hipocrisia andando de mãos dadas com a ganância. Teodorico é um jovem que, ainda muito cedo, fica órfão de pai e mãe. Sendo assim, é levado para ser criado por Titi, uma senhora devota, religiosa até o último fio de cabelo. D. Titi vive sua vida para louvar o Senhor e exige que Teodorico faça o mesmo, para que viva debaixo de suas asas. O problema é que o rapaz tem um olho na herança da tia adotiva e outro nos rabos de saia que não param de lhe virar a cabeça. Ao descobrir que a tia pretende deixar toda sua fortuna para a obra do Senhor, o rapaz se desespera e não vê saída a não ser aceitar ser enviado em uma romaria para as terras onde Jesus Cristo passou: Jerusalém, Israel... E tem como objetivo maior trazer uma relíquia sagrada para a tia, para que sare de seus males do corpo. O problema é quando o rapaz não consegue se abster dos pecados da carne e isso acaba provocando sua derrocada. A saga de Teodorico nos mostra os efeitos da hipocrisia e termina com uma "lição" importante sobre o significado da fé. Leia para descobrir.

Comenta Livros 02/11/2018

Um livro de época
Vale a pena ler para conhecimento, não tão legal, veja mais no blog.

site: http://comentalivros.com/a-reliquia-eca-de-queiros/

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 24/09/2018

Resenha: A Relíquia
A Relíquia é um livro de grande importância para literatura escrito pelo autor Eça de Queiróz sendo de leitura obrigatória da Fuvest 2019.

O livro foi me emprestado da biblioteca da faculdade e é estruturado por capítulos numerados por números romanos.

Pode se dizer que o livro está no contexto histórico do realismo e naturalismo. Se trata de Teodorico Raposo ele não tinha dinheiro vivia às custas da tia, ele tinha acabado de viajar quando soube que a tia estava prestes a morrer e claro ele estava interessado na herança dela. A tia dele chama Dona Patrocínio das Neves como ela era muito religiosa a herança iria para igreja. Quando o Teodorico soube que seu rival era Cristo assim teria que dedicar mais a igreja. Quando todos estavam reunidos a tia Patrocínio quis que o Teodorico fosse a Jerusalém trazer uma relíquia para ela assim que ele foi ficou com uma prostituta inglesa Miss Mary e embrulhou a camisola dela e encontrou uns galhos e embrulhou como se fosse a coroa de Cristo para sua tia. Voltou e você já deve ter imaginado o que houve depois né para entender melhor leia eu indico.

Contudo esta análise esse livro mesmo sendo complexo e bem religioso sua reflexão é ótima, gostei dele recomendo mesmo que você não for prestar o vestibular. Ele mostra uma sátira humorística e o fanatismo religioso pela Dona Patrocínio.

Sobre o escritor: "Foi um dos mais importantes escritores lusos. Foi autor, entre outros romances de importância reconhecida, de 'Os Maias', 'O Mandarim', ' O Primo Basílio', ' A Relíquia' e 'O Crime do Padre Amaro'; este último é considerado por muitos o melhor romance realista português do século XIX."

Conheça meu Instagram Literário:
@kemiroxtvliterario

site: http://kemiroxtv.blogspot.com/2018/09/resenha-reliquia-eca-de-queiroz.html

Marcos Vinicius 04/08/2018

Crítica severa ao catolicismo
Eça de Queirós, em A Relíquia, constrói uma narrativa que circunda-se ao redor da crítica aos dogmas católicos através de fatos históricos Interligados ao cotidiano de uma abastada família portuguesa. Teodorico fica órfão cedo e logo vai morar com sua tia rica, forma-se em direito e aprende desde cedo a seguir fielmente os preceitos religiosos da tia. Determinado a agradar sua provedora, com o intuito de ter seu nome em destaque em seu testamento, o jovem aventura-se em uma exploração pela Terra Santa em busca de uma grande relíquia capaz de salvar a tia até mesmo de seus mais cruéis pecados. No entanto, o português trai a confiança de sua tia e através de gestos hipócritas, mergulha-se em aventuras promíscuas que prometem comprometer seu futuro e sua posição mediante à sociedade portuguesa de uma vez por todas.

Silvia.Leticia 06/06/2018

Não foi...
Amo Eça de Queirós, mas não consegui me envolver com esse livro.

O início é muito bom, sendo até engraçado em determinados momentos. O desfecho do livro, quando Teodorico volta da viagem também é tranquilo, mas o período em que ele visita Jerusalém e outros lugares eu achei muito cansativo.

Entendo a importância da obra e do autor, mas esse não foi, infelizmente...

Volnei 27/03/2018

A Relíquia
"O livro começa mostrando um pouco sobre a história do personagem que depois vai começas a contar como se deu inicio de sua vida e como se tornou órfão de mãe e depois de pai. Vai morar com uma tia e assim conta toda sua vida.
"Morando com a tia ele tem que se submeter aos seus mandos e desmandos. Uma tia carola que vê a vida de uma forma toda dedicada a igreja e para conseguir o dinheiro da tia este nosso personagem faz de tudo um pouco com vistas somente para o dinheiro da tia. Esta é uma história que mostra o quanto as pessoas são egoístas e apegadas a matéria. Depois de uma decepção amorosa nosso personagem , Teodorio, faz uma viagem até Jerusalém suas memórias relatando-nos toda a sua vida, desde a história do encontro de seus pais, até o momento da decisão de transformar suas experiências de vida em literatura.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br

Raphael 22/01/2018

A hipócrita relíquia
O livro "A Relíquia" de Eça de Queirós se enfoca na história de Teodorico Raposo, um homem "da vida" que foi criado por sua tia D. Patrocínio das Neves, uma religiosa fervorosa e totalmente avessa aos prazeres gerados pela carne humana. O grande anseio do protagonista é conseguir se tornar o principal herdeiro da fortuna de sua tia, porém para a obter precisa comprovar para ela que é um legítimo devoto de Deus, e com tal intuito acaba viajando a Jerusalém. A narrativa da obra, fiel ao estilo queiroseano é agradável e irônica como deve ser, porém em uma parte do trecho da viagem, a minha falta de conhecimento do texto bíblico me prejudicou para uma melhor compreensão da obra, no geral fica um saldo positivo da leitura e pretendo reler em outra ocasião.

Magda 31/12/2017

De longe, seu melhor livro
Sempre tive problemas para ler o Eça: linguagem massante, detalhista e monótona, todavia, me encantei com esse livro. Típica história do jovem esperto querendo se dar bem nas costas da tia rica e puritana. Maravilhoso e com um final surpreendente.