O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

RaquelTerezani 14/02/2021

Nada demais
Trata-se de uma história de um homem sem problemas, diversas vezes inclusive é dito ?o problema é o seguinte: não há problema". As coisas vão acontecendo, ele vai vivendo uma vida comum e nada demais acontece.

O ponto positivo para mim foi a forma da história, algo diferente do que estou acostumada: praticamente não há descrições e a história toda é baseada em diálogos.
O ritmo acompanha a idade do protagonista, mesmo sendo em terceira pessoa. No início, quando Eduardo é criança, a narração é bem rápida, quase atropelada eu diria, depois ela vai se acalmando, há alguns pensamentos mais elaborados e por fim há diversos momentos filosóficos.
Aliás, após uns 70% do livro não há nem mesmo momentos de humor (que eu gosto tanto nos livros do Sabino), combinando talvez com a quase depressão do protagonista.

Enfim, vai pra pilha dos ?não me agradou, mas pode agradar alguém".

Ravih 30/01/2021

Em busca d'O Encontro
Eduardo vivia pelo encontro, o encontro com algo que nem ele sabia nomear. Vivia por isso. Tinha traumas que o marcavam, mas ao não poder elaborá-los, repetia-os. O que mais o angustiava era a calmaria, o maior problema era não existirem problemas. Quanto mais Eduardo se aproximou do que queria, mais esse algo se distanciou.
O Encontro Marcado, para mim, fala sobre o desejo de existir para algo, o desejo de um mais que pode completar, mas que quando chega, angustia, desestrutura. O Encontro Marcado é o encontro com o Real, é um encontro com a negação do encontro, o encontro com o mais íntimo e com o mais externo de nós mesmos. É paradoxo, é antinomia.

analupbrito 25/01/2021

Final inesperado
Achei o final inesperado, mas a trama me pareceu um tanto confusa, assim como o próprio personagem.

Isabelle 27/10/2020

Segundo livro que leio do Fernando Sabino e acabei curtindo demais esse! Tantas reflexões...
Yuri 12/01/2021minha estante
lindo, lindo, lindooo

Peleteiro 30/08/2020

Uma narrativa fluida, leve, saudosista e bem triste, apesar dos seus bons momentos. Durante a leitura, tive a impressão de que envelheceu mal. De que é o retrato de uma geração que se perdeu ao se concentrar exclusivamente no campo das ideias e ao ser vítima do provincianismo dos valores da época. Porém, não à toa é tido como um clássico. O livro serve como um divertido retrato de um passado recente.
Alê | @alexandrejjr 02/09/2020minha estante
Concordo, ele envelheceu mal em alguns pontos. A notícia boa é que ele segue sendo um deleite de leitura!

Fernando.Mazeo 26/08/2020

Dentro da cabeça
A narrativa envolvente do Fernando Sabino, nos faz parecer estar dentro da cabeça da personagem, sentindo cada sentimento deste: alegria, esperança, angustia e tristeza...é tão tangível, quase como sentir você mesmo! Muito bom!

Tati Diorio 19/07/2020

"De tudo, ficaram três coisas:
a certeza de que ele estava sempre começando, a certeza de que era preciso continuar e a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupção um caminho novo. Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."

Quem não parou por alguns minutinhos para refletir sobre esse trecho? Aliás, o livro inteiro é reflexão. Da vida, de si, dos outros. Leitura obrigatória.
Alê | @alexandrejjr 08/08/2020minha estante
É um livro lindo, né, Tatiane?

Tati Diorio 30/09/2020minha estante
Sim! E o único desse autor que eu li. Conhece algum outro dele que tenha gostado?

Alê | @alexandrejjr 30/09/2020minha estante
"O grande mentecapto" é muito bonito também, uma espécie de Dom Quixote "à brasileira", Tati.

Tati Diorio 31/12/2020minha estante
Obrigada pela sugestão! Vou ler assim que for possível. :)

Sâmya Mesquita 16/07/2020

O Encontro Marcado: da "geração espontânea" aos millenials.
O Encontro Marcado, de Fernando Sabino, foi publicado em 1967, mas ainda é MUITO atual.
Quem sabe você foi mimado, como o personagem principal Eduardo. Ou já teve farras homéricas como as da sua turma da "geração espontânea". Ou mesmo, depois de ter assumido a vida de adulto, teve severas crises existenciais ao não saber o seu papel no mundo.
Eu li este livro aos 17 anos, em pleno furor do vestibular, e até achei que tinha aprendido muito com a história do livro. Ledo engano! Todos nós cometemos os erros de Eduardo: achamos que nossa vida é uma linha reta crescente, rumo à realização. Mas, ao contrário, ela é cheia de círculos, curvas e vértices.
Eduardo era um jovem precoce que cresceu rápido demais e não tinha mais o que alcançar antes dos 40 anos. Sua busca para ser sempre o melhor nos leva a perceber como o sistema nos joga pra uma corrida que, decididamente, não é rumo à felicidade. E o dito encontro marcado, do título, nada mais é do que o encontro com quem somos, de verdade.
Definitivamente, é um dos melhores livros em língua portuguesa. Acredite: ele vai mudar a sua vida.

site: https://www.instagram.com/p/CB8-m68HL4E/

Marcia 12/07/2020

resultado da minha leitura, nao é uma resenha
Não entendo muito de literatura, mas literaturamente falando: Que livro!! Que escrita!
O personagem principal é Eduardo Marciano, porém a história dele é inspirada na vida do escritor e os amigos do personagem são amigos do Fernando.
O livro é narrado em terceira pessoa e logo percebemos que o narrador o conhece bem. Não é para menos kkk
Pelo livro viajamos por Belo Horizonte e pelo Rio de Janeiro. Vivemos com o personagem todas suas dúvidas, seus problemas e empolgações.
Dentre os vários fatos narrados um me marcou bastante. Foi logo no começo quando ele conta , período da infância, que sua galinha de estimação virou o almoço. Me lembrei de uma galinha que tinha na casa da minha avó e eu a chamava de Galoba. Um dia ela foi pra panela. Com isso me identifiquei muito com o momento do personagem.
A vida dele, o relacionamento com os pais e com os amigos, suas frustações e mudanças.. . Tudo é contado de forma que vivenciamos junto.
Foi muito boa a leitura e gostei muito de conhecer Eduardo e todos seus amigos, seus pais e conhecidos. Queria ter tido a chance de conhecê-lo pessoalmente e conversar um bom tempo.
Há vários momentos de melancolia, fases depressivas e percebi a falta de alguém mais "forte" mais compreensivo para auxilia-lo nessas fases.
Bom, adorei a leitura e em breve lerei outro livro de Fernando Sabino.

Juliane 07/07/2020

O Encontro marcado de Fernando Sabino conta a histo?ria de Eduardo Marciano, mas poderia muito bem tambe?m ser a histo?ria de uma gerac?a?o.???
???
O livro e? dividido em duas partes: A procura e o Encontro e o personagem passa por essas tentando encontrar a si mesmo, buscando o sentido da existe?ncia.???
???
A primeira parte narra a infa?ncia e a juventude do personagem . Ele cresce na cidade de Belo Horizonte na companhia de dois outros amigos insepara?veis (Mauro e Hugo) e tem grandes ambic?o?es de se tornar um autor. Ele gosta de desafios e na maior parte das vezes, consegue atingir os seus objetivos por meio deles.???
???
Enquanto jovem, ele leva uma vida boe?mia e cheia de aventuras ate? conhecer Antonieta, uma jovem bem diferente dele. ???
???
Eduardo e Antonieta comec?am a namorar, ficam noivos e se casam apesar de serem ta?o diferentes e terem objetivos contra?rios. ???
Com o casamento vem a mudanc?a de cidade, o abandono dos estudos e as experie?ncias profissionais que o levam da euforia a? frustrac?a?o. ???
???
Esse livro e? considerado um romance de formac?a?o e muitos estudantes precisam ler quando ainda esta?o na escola. Eu na?o fui uma dessas estudantes que teve esse contato com a obra e o autor ainda jovem e eu agradec?o porque eu acredito que a minha paixa?o por esse livro tenha se dado exatamente por o ter lido agora, um pouco mais madura.???
???
A espontaneidade, determinac?a?o, sonhos e frustrac?o?es do personagem me sa?o muito familiar e talvez por isso esse livro tenha sido uma das minhas melhores leituras do ano ate? o momento. ???
Curiosidades:???
- Eduardo Marciano (nosso protagonista) e? o pro?prio Fernando Sabino;???
- Mauro e Hugo, os melhores amigos de Eduardo no livro sa?o He?lio Pellegrino e Otto Lara Resende.???
???
??De tudo, ficaram tre?s coisas: A certeza de que ele estava sempre comec?ando, a certeza de que era preciso continuar, a certeza de que seria interrompido antes de terminar. Fazer da interrupc?a?o um novo caminho. Fazer da queda um passo de danc?a, do medo uma escada, do sono uma ponte, da procura um encontro."???

Luana 26/06/2020

"Você tem medo da morte? Então desista de uma vez, porque morrer não tem importância - Mário de Andrade morreu e está mais vivo do que eu, do que você. Estou repetindo palavras dele! Tenha medo é dos escorregões. Não escorregue, caia de uma vez. Os medíocres apenas escorregam. Os bons quebram a cabeça."
Alê | @alexandrejjr 29/06/2020minha estante
Nossa, nem me lembrava desse trecho! É um livro lindo mesmo...

mystxxrio0 21/06/2020

Complexo e melancólico
Foi meu primeiro contato com Fernando Sabino depois de "O Menino no Espelho" e não poderia me surpreender mais. O livro tem uma narrativa filosófica, em alguns momentos permeada de uma forte melancolia. Por vezes você precisa parar de ler porque se sente tão perdido quanto o Eduardo tentando achar o rumo da sua história. E que personagem o Eduardo: você consegue amar e odiá-lo ao mesmo tempo. Embora, eu confesso, não seja um livro fácil de ler, é um livro que recomendarei sempre. Tornou-se um dos meus nacionais favoritos.

Sarah 21/06/2020

Terminei de ler e cheguei a seguinte conclusão: esse é um livro sobre a vida.

Algumas coisas acontecem rápido demais e voce precisa prestar atenção, senão você acaba se perdendo. Mas na vida ?real? as coisas também não funcionam assim?

Vamos envelhecendo e olhando para trás. Percebemos os amigos que fizemos ao longo da nossa trajetória, as histórias que ficaram, os amores que passaram e até as ilusões que tivemos.

Gostei muito do livro e acho que você tem que estar preparado para ler. Digo isso não pela complexidade do texto ou por passagens difíceis, mas por possuir questões sutis que mexem com o leitor.

y2024 14/06/2020

Eer
Quando eu li na adolescência até que gostei do livro mas depois que reli aos 22 anos achei muito ruim.