O Encontro Marcado

O Encontro Marcado Fernando Sabino

Resenhas - O Encontro Marcado

Ana Seerig 22/04/2024

A geração dos 30 e poucos
"O encontro marcado" foi o primeiro romance que li do Fernando Sabino, depois de muitas, muitas crônicas. Na época, peguei na Biblioteca Pública (ou seja, lá se vão mais de dez anos) e nem tinha iniciado minha coleção particular do autor. A edição (também da Record, mas mais recente) tinha notas de referência sobre cada autor/livro citado e terminei a leitura com uma listas de nomes a buscar. Devo a Eduardo Marciano meu encontro com Hermann Hesse e essa é a única lembrança que guardo dessa primeira leitura.

Tantos anos depois, no meio dos meus inúmeros livros de Sabino, "O encontro marcado" ficou ausente - forçadamente, porque é o livro mais fácil de encontrar em sebos (tão fácil que sempre fui deixando para depois). Em 2022 comprei uma edição com a capa rasgada por dois motivos: porque não aceito passar uma edição da Feira do Livro sem comprar um volume e porque alguém me fez pensar sobre a teoria de eu só manter o livro mais famoso do Sabino de fora justamente por ser o mais famoso (sou tão do contra assim?).

Ainda na ressaca do mestrado, me prometi reencontrar os autores que tão feliz me fizeram anos atrás. Respirei fundo e resolvi encarar a frustração que tive com a primeira leitura de "O encontro marcado". Entendo hoje que me frustrei porque esse livro está muito distante do Sabino das crônicas. Relendo, depois de muitos anos apegada a cartas entre Sabino e seus amigos, encontrei os perfis de cada um e entendi porque o autor sempre teve que repetir que o livro estava longe de ser uma biografia da amizade dos quatro mineiros (mas a influência era inevitável).

No início da releitura, entendi porque o livro me desagradou da primeira vez: é um "livro de menino", uma visão do menino se transformando em homem na sociedade (amores, obrigações, sonhos, família). Ao final, entendi porquê é o livro de uma geração, mesmo décadas depois: é o registro da frustração de quem, com 30 e poucos, "fez tudo direitinho" (casar, ter estabilidade financeira) e se sente infeliz e é um consolo para quem "foi do contra" e convive com cobranças alheias para "constituir família".

Essa releitura demorou semanas, mas me deu o conforto que toda livro de Sabino me dá. "O grande mentecapto" continua sendo meu romance favorito do Sabino, mas fiz as pazes com a sua obra mais famosa.

Weslley.Lima 16/04/2024

Um soco no estômago
Um livro cru, extremamente poético e que lhe dá nojo, faz você achar graça e muitas sensação extremamente cruas

Vinicius.Escorce 09/04/2024

O autor nos envolve em uma obra muito bem escrita, com uma prosa realmente cativante. Entretanto, faltou um fim mais orquestrado para fechar com chave de ouro. Foi um livro que me pegou e chegou no final com a falta de um desfecho, perdendo um pouco de sua ?Graça?.

Isabela Zocolaro 31/03/2024

O encontro Marcado ? Fernando Sabino

Uma história cruamente real ? talvez por ter sido baseada na vida do autor ? mas que em meio a bela literariedade da escrita, falta a todo momento aquela sensação do conforto feliz que gosto de encontrar na literatura.

É uma narrativa incrível, diferente de tudo que já li. Durante a escrita nos sentimos dentro da cabeça do personagem ? Eduardo ? entre seus vai e vens de pensamentos, sempre confusos, como a cabeça da gente é.

Como os personagens são literatos, apaixonados por poesias e livros, os diálogos são muitas vezes belíssimos, cheios de referências, de questionamentos, neologismos, metáforas, relações, que em meio ao monte de palavras bonitas revelam uma geração perdida, em busca de uma identidade e de um sentido que nunca encontram porque estão imersos em uma vida boemia sem temperança, e em um fluxo constante de informações, ideologias e pessoas.

Embora tenha toda a beleza da narrativa, fiquei angustiada durante toda a leitura.
Dizem que o livro retrata o ?drama de uma geração? ? daquela e da nossa. É angustiante ver que hoje perdura ? sem a beleza da literatura e das palavras bonitas ? uma juventude que não encontra sentido na alma.

É angustiante ver o rumo que Eduardo dá para a própria vida, sendo sempre levado pelos seus instintos mais banais, e como muito bem definiu um moço em uma resenha que vi no skoob, o livro é ?A jornada da vida de um homem comum que se acha extraordinário, mas vive uma vida medíocre.?

Apesar de tudo, valeu a pena demais ter lido o livro!

Para finalizar, deixo vocês com a opinião de Clarice que meio que resume de um jeito bem mais bonito de quem sabe utilizar as palavras, tudo que eu disse aqui:

?O ritmo todo do livro é muito bonito. E a história é ?subjetiva? sem a pieguice do ?subjetivo?. O livro todo parece filmado em luz de rua, sem maquillage. Por isso dá às vezes a impressão desconcertante de falta absoluta de "literatura" - e então se sente que este é o modo até sofisticado de literatura. O estratagema é quase uma ausência de estratagema.?

Clarice Lispector

regifreitas 28/03/2024

O ENCONTRO MARCADO (1956), de Fernando Sabino.

Considerada a obra-prima do escritor mineiro, a história de O ENCONTRO MARCADO se desenrola entre os anos 1930 e 1940, inicialmente em Minas e depois na cidade do Rio de Janeiro. Acompanhamos a trajetória de Eduardo Marciano, seu desenvolvimento físico, moral, social e psicológico, desde a infância até a vida adulta. Assim, o romance é considerado um exemplo do que se costuma nomear "romance de formação".

Eduardo é um personagem complexo, sempre em busca de si mesmo, e de um sentido para a vida, questionando constantemente seus anseios e decisões. Desde a infância, ele se vê digno de empreender algo grandioso, primeiro como esportista, depois como escritor. Após o casamento com Antonieta e a mudança para o Rio de Janeiro, ele mergulha em uma vida boêmia, cercado de distrações que acabam por colocar seus propósitos em segundo plano. Assim, acaba se vendo frustrado nos seus intentos conforme o tempo vai passando.

Sabino é habilidoso em retratar a alma humana em suas sensibilidades e contradições. Além disso, sua prosa é fluida, repleta de diálogos que acabam dando uma agilidade maior à leitura. O livro explora temas como o amor, a morte, a amizade, a vocação e o papel do artista na sociedade.

Foi uma releitura, realizada mais de vinte anos após a primeira. E devo dizer que não agradou tanto desta vez. Era um livro que tinha impressionado bastante o jovem Reginaldo. Hoje, mesmo gostando do humor e da ironia que permeiam a história, achei os personagens meio maçantes, e as situações e os diálogos bem esquemáticos.

Danielle421 15/03/2024

"Não analisa não"
Precoce. Esse é o sentimento que tive ao decorrer das páginas.

Eduardo em todas suas fases busca por algo, mas nunca encontra. Ele não sabe o que procura e fica à espera de um coisa grandiosa, de um Encontro. Contudo, isso nunca acontece.

Desde pequeno ele se mostra como um ser humano singular e tudo que se propõe a fazer ele consegue se sobressair, mas para que? Ele nunca está satisfeito e nunca persiste em nada.

Durante a leitura pensei que ele iria escrever alguma coisa que o deixasse conhecido, como o livro que ele tanto falava, mas a impressão que tenho é que ele estava preso à espera de algo maior, que nunca chegou. Isso o fez perder muitas oportunidades.

O livro tem uma velocidade de acontecimentos que faz com que a leitura seja rápida e legal, acompanhar as aventuras do trio foi a melhor e mais engraçada parte do livro. Porém, ver como todos eles mudaram e se sentem infelizes é cruel.

É um livro muito real, procuramos por algo que nem sabemos se realmente existe e não conseguimos focar na caminhada.

Gostei muito da leitura, o conjunto de acontecimentos é tão rápido e confuso, mas ao mesmo tempo se encaixa numa caminhada tranquila em busca de uma razão.
P.s. o senso de humor é genial.

leeh moon 13/03/2024

Não tem importância
A linguagem do autor me deixou um pouco confusa... Tem saltos no tempo que nem dá pra perceber, as falas sem indicação... ai tem que adivinhar quem tá falando kkkk.
Mas o enredo é até interessante, vários plot twist, situações que te deixam nervosa/confusa/reflexiva por conta das atitudes do Eduardo Marciano.
no final, o encontro foi desencontrado.

beckyreads 05/03/2024

Somos todos um pouco Eduardo das ideias
Foi meu primeiro contato com o trabalho do Fernando Sabino e: uau!

Eduardo é gente como a gente, faz besteira quando criança, erra muito quando adolescente e pensa demais como qualquer adulto. Foi incrível acompanhar essa montanha russa de emoções, sentimentos, crescimento e aprendizado.

Recomendo muito o livro e já aviso para apertar o cinto, pois você estará começando uma bela de uma viagem. Em uma linha, ele está narrando um dia e na próxima já está em outro sem aviso prévio! O ritmo é bem acelerado em boa parte do livro; é bem difícil de ficar chatinho.

Única ressalva é que talvez eu seja muito jovem agora para entender alguns questionamentos e questões de vida após um tempo de leitura. Creio que quando reler em alguns anos (sim, irei reler este), eu terei uma visão completamente diferente e conseguirei me enxergar melhor no personagem.

P.s.: Eu também (bilu teteia da cabeça) me sinto encarnada em Raskólnikov, Eduardo! E também sou grande admiradora de Dostoiévski, Sabino

Memel 17/02/2024

Não me prendeu
Um livro muito famoso e conceituado e, por isso, comecei a leitura com grandes expectativas. Contudo, sinceramente não gostei muito. A história é arrastada e não me prendeu. Possui boas reflexões em alguns momentos, mas nada muito marcante.

Só dei 3 estrelas porque a partir de 70% do livro a história começa a ficar mais interessante para mim, pois a princípio ia dar uma nota menor.

Adriana dos Anjos 15/02/2024

Fernando Sabino, saiba que você me conquistou!
Sabe quando você olha para a sua estante de livros e sempre, ou quase sempre, tem aquele llivro que ficará para depois a sua leitura? Que toda a oportunidade que você tem de lê-lo faz questão de colocar outro no lugar e o tal livro volta para o final da fila?

Pois é, foi exatamente isso o que fiz com O ENCONTRO MARCADO, do autor Fernando Sabino. E digo-lhes: Se arrependimento matasse... Ganhei este livro de presente há tempos e o deixei pegando pó na estante.

É um romance que conta a história de Eduardo Marciano, desde sua infância até a vida adulta. Todos os altos e baixos que cercam a vida de um ser humano comum, nascido e criado dentro de uma família comum, estruturada, pobre. Que precisa ir para à escola, que lida com as circunstâncias de cada contexto de vida, infância, puberdade, vida adulta. Que faz boas escolhas, que faz péssimas escolhas e, às vezes, escolhas horríveis, realmente horríveis.

Não leia este livro com expectativas de encontrar um romance com narrativa romantica. Se seu gosto por literatura romantica tem como base somente os livros e-books que ficam na lista dos mais vendidos da Amazon, O ENCONTRO MARCADO não é, ainda, uma obra indicada. É um livro do GÊNERO romance, conta uma história com começo meio e fim. Ponto! Caso contrário a decepção será certa. Aliás, particularmente, recomendo a leitura deste livro quando você tiver lá para seus trinta anos de idade. Existem experiências que são iguais a um bom vinho, só melhoram com o passar do tempo. E esta obra equivale, para mim, como um vinho. Faz total sentido com o peso das nossas experiências. É aí que você se identifica com a personagem de Eduardo Marciano. Mesmo que você não tenha feito exatamente as mesmas escolhas que ele no decorrer da história, em muitos momentos você se pega pensando em situações parecidas com o que cada um de nós já vivemos.

Sem contar com o estilo de escrita e o senso de humor. Meu Deus do céu, como eu ri em determinados momentos com Eduardo e seus amigos.

Super recomendo a leitura.

Pedroe.Ramos 31/01/2024

Excelente livro!
- Hoje você não bebe do meu uísque. Me diga por que Deus gosta mais do filho pródigo, se é capaz?
- Porque voltou.
- Não senhor. E o outro, que nem saiu?
- Então por quê?
- Porque ele era mais simpático, só por isso. Assim deve ser a justiça de Deus: diferente da dos homens, a gente não sabe como é. Deus gosta mais e uns do que de outros é isso não é injustiça não, ouviu? Ele sabe o que faz, tem suas preferenciazinhas. Deus gosta, por exemplo, mais dos poetas, dos mendigos, dos doidos, dos
pródigos. E sabe por quê?
- Não - confessou Eduardo.
- Porque o homem é o brinquedo de Deus.

Monique355 22/01/2024

Comecei esse livro com boas expectativas porque vi pessoas nas quais confio indicando, mas acabei me decepcionando bastante. A leitura é meio lenta e arrastada e os personagens bem inconsistentes, mas o pior foi o tanto de machismo, racismo, sexismo, etc presente Ana narrativa. Algumas pessoas podem considerar que se trata da construção dos personagens dessa forma, mas pra mim não ficou claro que não era um posicionamento do autor. No mais, o livro tem alguns trechos e questionamentos interessantes, mas a história em si achei bem ruinzinha.
Adriana dos Anjos 15/02/2024minha estante
Se você leu este livro com expectativa de que fosse um romance romantico, realmente a experiência não foi boa. Eu já gostei bastante. E gostei justamente pelos mesmos motivos que você não gostou. Olha que interessante o poder da leitura, né?

Claudia.Mayara 21/01/2024

?Era preciso ir devagar-saber envelhecer.?
Adorei a narrativa, a sensação!
Conhecer Eduardo Marciano, acompanhar sua vida, desde a infância a vida adulta, com a família e amigos, muitas experiências em curtos períodos de tempo. Tudo muito inquietante, a busca por mais e mais sempre, tentando se encontrar ao longo de sua vida.

João Pedro 16/01/2024

Gosto de pensar que Eduardo é o Sabino
?Parece qualidade fora de moda, essa de um livro ?prender?. Acho qualidade essencial, invejável. (?) A primeira pausa, a primeira mesmo, vem exatamente e apenas no fim.? Foi assim que Clarice Lispector descreveu a experiência de ler esse clássico.
Nunca tinha lido Sabino, então comprei o primeiro que achei e em menos de 10 páginas já tinha sido fisgado pela história sem nem perceber.
Em alguns momentos eu me perdia no protagonista, não sei se isso faz algum sentido.
Tem tantos questionamentos aqui que acabam se misturando com os nossos próprios.
Em um certo momento com o protagonista mais Velho esse livro me pôs muito pra pensar no incerto futuro que me aguarda?
Também achei o sobrenome do personagem bem informativo, ?Marciano? kskskksks, achei genial.
Quero ler tudo do autor!

Uma Vida em Cada Livro 15/01/2024

???
Eu já falei do meu amor por Fernando Sabino ?

É uma obra nostálgica, cheia de sentimentos e descobertas. Juntamente com Eduardo a gente vai vivendo e relembrando momentos singulares da nossa existência.
Mesmo sendo uma obra de cunho autobiográfico, a leitura flui muito suavemente. Um dos melhores livros que já li.

Romance espetacular.
_johnathanbarbosa 15/01/2024minha estante
li esse livro ontem! perfeito!!